Atendendo a alguns pedidos, fiz um quadro resumo envolvendo os tipos de microfones mais comuns em uma igreja. O quadro é baseado nas informações já publicadas no nosso Curso de Microfones, a saber:
Lapelas – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=66
Goosenecks – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=67
De mão – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=68
Headsets – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=69
Earsets – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=71
Para Corais – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=72 , http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=73 , http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=101
De Estúdio – http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=74
TIPOS DE MICROFONES E SUAS CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS
DE MÃO | LAPELA | GOOSENECK | HEADSET* | EARSET* | CORAL | ESTÚDIO | |
TIPO DE CÁPSULA | dinâmico | condensador | condensador | condensador | condensador | condensador | condensador |
DIAGRAMA POLAR MAIS COMUM | cardióide | ominidirecional | cardióide | cardióide | ominidirecional | cardióide | um mesmo mic pode ter vários padrões |
SENSIBILIDADE MÉDIA | baixa, -50 a -60dB | alta, -30 a -40dB | alta, -30 a -40dB | baixa | baixa | alta, -35 a -45dB | alta, -25 a -35dB |
PREÇOS MÉDIOS (R$) | 50,00 a 900,00 | 50,00 | 150,00 a 300,00 | difícil de encontrar | 1.500,00 a 2.500,00 | 300,00 a 500,00 (par) | 200,00 a 5.000,00 |
ACÚSTICA LOCAL | qualquer uma | tem que ser boa | tem que ser boa | qualquer uma | qualquer uma | tem que ser muito boa | tem que ser ótima |
MESA DE SOM | qualquer uma | qualquer uma (usam pilhas) | qualquer uma (usam pilhas) | qualquer uma | qualquer uma | alguns modelos precisam de Phantom Power, outros não | todos precisam de Phantom Power |
PRINCIPAIS VANTAGENS | robusto, barato, poucas microfonias | discreto, leve, agradável de usar, barato | discreto. Por ficar fixo em um lugar, acaba sendo bem robusto | liberdade para as mãos. O menos propenso a microfonias de todos | discretíssimo, pouco propenso a microfonias | poucos mics, muitas vozes | a melhor qualidade sonora de todos |
PRINCIPAIS DESVANTAGENS | exige estar muito próximo da fonte sonora (5-10cm) e corretamente apontado. | ominidirecional dá muita micronofia (regulagem difícil), frágil. | menos problema de microfonia que o lapela, mas ainda exige cuidado. | incômodo de usar, difícil de colocar e tirar. | fragilíssimo, caríssimo. | exiger ter muito cuidado com microfonias (regulagem difícil). | caros e frágeis, grandes e pesados |
PREGADOR EM PÚLPITO (pouco se mexe) | "Prende" o pregador, que não pode se afastar do microfone | Boa liberdade | Boa liberdade | Boa liberdade | Boa liberdade | não se aplica | não se aplica |
PREGADOR EM PALCO (se movimenta muito) | usado na mão, dá boa liberdade e ajuda a enfatizar a pregação | não se aplica (muito risco de microfonias) | não se aplica (é feito para ficar em cima de uma superfície) | Excelente, total liberdade com baíxíssimo risco de microfonias | Excelente, total liberdade com baixo risco de microfonias | não se aplica | não se aplica |
CANTORES | Excelente, mas deve ser usado apontado corretamente | não se aplica | não se aplica | Excelente para quem canta e dança / canta e toca instrumentos | não se aplica | poucos mics, muitas vozes. É o que dá menos trabalho de montagem, operação e desmontagem | o melhor resultado sonoro. Também podem ser utilizados para captação de corais. |
INSTRUMENTOS MUSICAIS | bons resultados. É o tipo de mic que funciona bem em qualquer lugar e com qualquer tipo de uso. | não se aplica | não se aplica | não se aplica | não se aplica | podem ser usados para captação de naipes (cordas, metais) mas com grande risco de vazamentos. | podem ser usados para captação de naipes (cordas, metais) mas com grande risco de vazamentos. |
* são mais encontrados em sistemas sem fio.
Repare que são as características mais comuns. Existem variações diversas. Um microfone de mão, por exemplo, pode ser condensador e hipercardióide, um gooseneck pode ser dinâmico e de baixa sensibilidade. Não deixe de consultar o manual.
Quando colocamos o texto "não se aplica", é porque o microfone não foi feito pensando nessa finalidade, ou não é o mais indicado para tal uso. Mas existem outras formas de utilização. Tudo depende do resultado que se quer obter.
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Revisado em 06/Mar/2008
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