Emprestando equipamentos

Quem nunca ficou com um nó na garganta ao emprestar um equipamento? Quem nunca emprestou mas, no coração, estava preocupadíssimo? Estar na posição de quem empresta equipamento é algo também complicado, e merece um artigo só sobre isso.

O material é seu ou da igreja?
Quando o equipamento é pessoal, o dono pode emprestá-lo da forma que quiser. Quando é da igreja, o processo é diferente, precisa ser muito mais cuidadoso.

É preciso autorização?
Quando o equipamento é da igreja, o operador precisa primeiro saber que só pode emprestar o que está sobrando. Não empreste algo que você irá precisar. Caso o material não seja devolvido a tempo, as pessoas vão reclamar de você, não de quem pegou emprestado. Após isso, é necessário informar ao responsável pelo louvor, pois pode haver alguma atividade (viagem, culto especial) que você não saiba. Por último, peça para quem está querendo os aparelhos emprestados para pedir autorização às lideranças da igreja. Eles precisam estar informados de tudo.

Quem está pedindo equipamento emprestado?
Como emprestar materiais caros para um rapaz de 15 anos de idade, sem carro, sem condição de se responsabilizar por nada, que você não conhece direito? Ele tem autorização para pedir emprestado, ou está pedindo porque quer? Na dúvida, não empreste. Peça para o rapaz entrar em contato com um dos líderes da igreja e ele sim entrar em contato pedindo o material. 

O que emprestar?
O que estiver sobrando, sem que sua igreja fique desassistida. Converse com quem está pedindo material emprestado, verifique se ele não está cometendo algum exagero. Mostre alternativas, de forma a diminuir a quantidade de material a ser emprestada. Isso é bom para quem empresta e para quem pede emprestado. Revise com ele o planejamento do evento, e mostre a ele que tais e tais itens são desnecessários ou podem ser resolvidos de outra forma.

Como emprestar?
Primeiro, separe todos os materiais e liste-os. Marca, modelo, quantidade, características físicas (cor, por exemplo). Faça um rol completo, em duas vias: uma é sua, outra é da pessoa que está levando o material. Também anote os dados da pessoa, telefone, igreja, inclusive dos líderes responsáveis.

Depois, explique o funcionamento de tudo, os possíveis problemas, tire as dúvidas. Por último, marque a devolução, em um prazo razoável. Eu costumo deixar a pessoa marcar, mas sempre acrescento: é você que está marcando, se falhar, nunca mais.

Como receber o material?
De posse da sua lista de material, confira todos os itens. Pergunte se ouve algum problema, se descobriu algum cabo com problema ou algo com defeito. Confira o funcionamento dos equipamentos. Não deixe para depois: se algo vier a dar problema logo depois, não adianta reclamar se você não testou quando o recebeu.

Tudo isso pode parecer burocrático demais, mas equipamento custa caro! Se é pessoal, você sabe quanto custou aquilo. Se é da igreja, se quem pegou emprestado te deixar na mão, sempre vai ter alguma reclamação que vai "sobrar" para você. 

Por último, tem uma placa comum nas estradas. "Na dúvida, não ultrapasse". O mesmo com empréstimos.

—————————

Revisado em 12/Mar/2008

Be the first to comment on "Emprestando equipamentos"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.