Lojas de Sonorização na Grande Vitória

Um operador é tão melhor quanto mais equipamentos conhecer. Ainda que os equipamentos sejam semelhantes entre si, conhecer as particularidades entre eles e das marcas é essencial para não se perder tempo quando de um evento.

Uma coisa que gosto de fazer regularmente é “passear” por lojas de equipamentos de sonorização. Saber das novidades, ver os lançamentos, ter oportunidade de testar novos produtos. É assim que descubro novas marcas, mantenho-me atualizado, etc. Visitar essas lojas é um bom programa de sábado, podendo se aprender muito. Vou listar as de Vitória/ES, onde moro.

– VAM – Vitória Áudio e Música – http://www.vitoriaaudioemusica.com.br/
Fica em frente do Supermercado Wall Mart, na Reta da Penha, no Ed. Fontana.
Telefone: 3235-8400. Procure o Fábio, gerente nota 10.
A loja é pequena, mas charmosa. Tem um pouquinho de tudo, instrumentos musicais e equipamentos de sonorização. O site deles tem também a lista dos preços dos produtos, mas é só chorar um pouco que se consegue um bom desconto à vista. Os preços dos produtos em exposição são em 4x.

– Carneiro – http://www.carneiromusic.com.br/
Várias lojas, incluindo Cachoeiro e Colatina. Em Vila Velha, na Av. Jerônimo Monteiro, 1310, tel. 3239-4626. Em Vitória, na Rua Barão de Itapemirim (a rua do Teatro Carlos Gomes). Tel. 3222-6155.

A loja é especializada em instrumentos musicais e equipamentos de áudio. Eles realmente tem muita coisa, nada a dever às lojas da rua Santa Ifigênia em São Paulo. Na loja de Vitória, o espaço é amplo, dá para testar os equipamentos e há muita diversidade de marcas e produtos. Aliás, são os únicos no Estado com mesa digital para demonstração. A loja é de encher os olhos. Staner, Ciclotron, Phonic, Behringer, Yamaha, tudo um do lado do outro. São difíceis de dar desconto à vista, mas dividem o preço em exposição em até 8x. Dica: a loja dá desconto de 10% à vista para quem é assinante de A Gazeta (Cartão Clube do Assinante).

– Loja Calmon – http://www.lojascalmon.com.br/
A mais antiga loja de instrumentos musicais do Estado, resiste bravamente na Rua General Osório 80, centro de Vitória. Telefone 3223-1087. Tem equipamentos de som e instrumentos, e os preços são mais ou menos. Vale a visita, para pesquisar preços.

– Laser Discos – http://www.laserdiscos.com.br/
A Laser começou vendendo CDs e discos mas de uns anos para cá vem investindo em equipamentos de áudio e instrumentos musicias. Tem preços muito bons, costuma anunciar no jornal de domingo com promoções excelentes. Não tem muita variedade não: produtos da Behringer e alguns microfones, mas ainda assim vale a visita. As lojas dos Shopping Vitória (3137-2217 3335-1254) e do Shopping Praia da Costa (3139-9082 3320-6101) são as maiores e que mais tem produtos de sonorização.

– Songs Instrumentos Musicais
Outrora a maior loja do Estado, foi caindo, caindo, quase quebrou. Restaram duas lojas: uma em Vila Velha e outra em Vitória, na Av. Princesa Isabel, em frente à Escola de Música. Telefone 3332-3929. Agora que conseguiram uma excelente localização (como ninguém havia pensado nisso antes?), está crescendo novamente. Tomara que consiga. Tem muita coisa de instrumentos musicais, além de produtos de áudio, principalmente cubos e microfones, caixas, potências e mesas.

– Martini Equipamentos de Som Usados
Fica em uma das ruas entre a Av. Jerônimo Monteiro e a Princesa Isabel, no centro, próximo da Danúbio Móveis. Telefone 3222-6550.

O Martini (o dono) trabalha com compra e venda de usados. Paga sempre muito pouco (para comprar barato) e vende nem sempre a um preço melhor que as lojas. O problema dele é que ele não pesquisa preços nem acompanha a variação do dólar. Então, se o produto encalhou e está lá desde a época do dólar alto, ele não abaixa o preço só porque o dólar caiu. Mas sempre dá para negociar. De qualquer forma, o Martini é última opção, só depois que se olhou em todas as lojas e na internet e não encontrou-se melhor alternativa.

Você pode testar o equipamento antes de adquirir o mesmo, evidente, mas é muito interessante levar o aparelho em uma técnico de confiança para fazer uma revisão. Muitos equipamentos que estão com pequenos defeitos são muito mal consertados pelo técnico do Martini (fica na sobre-loja), e soldas ruins e fios no lugar do fusível é comum. Desconfie sempre.

Eletrônicas
– Gorza: 3222-6555, Av. Princesa Isabel (Centro) e Praia do Canto (em frente aos Correios, bem próximo do Centro da Praia Shopping), ambas em Vitória. Além de material eletrônico, ambas as lojas tem muitos produtos de áudio. Na loja do centro,  procure o Valdo, chore desconto à vista.
– Strauch – 3222-6022 – Av. Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória. É mais eletrônica que equipamentos de áudio, mas tem bons produtos e materiais. Procure o Anderson, chore muito que às vezes você conseguirá uma boa surpresa.
– Faé – 3331-3166 – Av. Princesa Isabel, Centro de Vitória. Procure direto o Tião ou o Fabrício, dono e filho do dono. Derrame-se em lágrimas, você conseguirá excelentes preços. Destaque para os equipamentos de sonorização da Alto.
-Eletrovix – 3332-3929 – Av. Jerônimo Monteiro, do lado da Strauch. A mais nova das eletrônicas, parece que é um e-sócio ou ex-gerente da Faé que resolveu montar uma empresa. Muita coisa de sonorização da Oneal.

As eletrônicas vendem, além de componentes eletrônicos, praticamente todo tipo de equipamento de áudio e vídeo. São bons, todas têm bom mostruário e vendedores competentes. Não tem instrumentos musicais, pois o forte delas é áudio: amplificadores, caixas, microfones, cabos, etc.

Uma coisa interessante é que, nas proximidades da Av. Jerônimo Monteiro e Av. Princesa Isabel encontramos diversas lojas, todas próximas entre si, não só as eletrônicas mas também a Carneiro, a Laser (atrás da C&A), Songs, e outras pequenas, como Ponto do Músico e Center Presentes, que também trabalham com esses produtos. É uma mini-Santa Ifigênia. Isso facilita muito a pesquisa de produtos e preços.

Esta lista não é definitiva. Há outras lojas, listei as minhas preferidas.

Por último, como não poderia deixar de ser, um site na internet:

http://www.joaberosa.com.br/ Loja virtual de São Paulo. Já comprei, é excelente, em termos de preços e entrega. Comprei 3 vezes, nas 3 vezes chegou em 7 dias. Os preços são muito bons mesmo. Mas observe o valor do frete: às vezes pode não compensar.

NUNCA deixe de fazer uma boa pesquisa antes de comprar, seja aqui em Vitória ou na Internet. Comprei dois Samson C02 no Joaberosa a 460,00 à vista (480,00 com o frete), depois descobri que o mesmo estava custando 450,00 em 8x na Carneiro. Quebrei a cara, em Vitória mais barato que em São Paulo. Vivendo e aprendendo.

Em Cariacica, descobri uma lojinha, chamada ShowMusic Instrumentos Musicais. Telefone 3336-9397 / 3396-9090. Tem até site na internet, www.showmusicinstrumentos.com.br . A loja é pequena, mas jeitosa. O interessante é que vi vários produtos lá que ainda não vi em outros lugares. Falantes da NeoNovik, caixas de som SoundBox, tudo a um preço muito bom. Se você estiver passando pela avenida principal de Itacibá, não deixe de dar uma parada. Fica logo no começo, depois da praça.

——————————

Revisado em 12/Mar/2008

  1. gope:
    Só digo para ter cuidao com vendedores, na loja dele o preço é sempre melhor e os produtos tbm> Eles sempre tentam nos levar a esse raciocinio,
    vá pesquisar e descubra por vc mesmo.
    Se for testar equipamento, preste bastante atenção na mesa e nas caixas.Isso concerteza altera todo resultado.
    Pesquise!

    Abçs
  2. thiago:
    Eu conheço o dono Da Show Music e a loja dele é boa para instrumentos pois todos os vendedores são musicos e entendem rasoavelmente de sonorização. Inclusive, um dos vendedores é da minha igreja, é o único Contrabaixista que toca muito, mas muito baixo mesmo. Sempre peço para ele aumentar o volume.
  3. Álvaro:
    eu trabalho na carneiiro de Vila Velha e realmente estamos muito bem de equipamentos de som. Semana passada chegou uma mesa da yamaha de 32 canais muito boa e pelos recursos é bem barata, chegou uma behringer de 24 digital e um lançamento uma caixa ativa que fala muito. Sempre que posso pergunto para os vendedores que mais entendem de som pra eu ficar por dentro de tudo...Abraços
  4. Anonymous:
    Há um ano iniciamos nossas atividades na filial de Campo Grande, Cariacica - ES. Nos últimos meses demos uma turbinada em nosso line-up e agora temos pronta entrega dos principais produtos disponíveis até então somente nas lojas maiores. Outra ferramenta interessante é o nosso blog, na web desde o início do mês. As postagens são sobre equipamentos, eventos, novidades, tudo ligado a som em geral.

    Nosso e-mail é:
    [email protected]

    Visite o nosso blog:
    www.carneiromusic.zip.net
  5. meninodosom:
    A JoabeRosa tem um equalizador entitulado DBX 1231 Equalizador grafico Joaberosa. E vendem sob encomenda, eles fabricam ou apenas assinam?
  6. R. Leal:
    Esse é um dbx, marca excelente, tenho até um EQ dessa marca, mas creio que desse vendedor seja contrabando.

Deixe seu comentário no fórum