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Potência, uma coisa mais que complicada – Parte V

Cálculo de potência necessária em um ambiente fechado

No artigo anterior, disponível em http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=180, conhecemos a fórmula utilizada para cálculo de potência necessária em um ambiente qualquer. Eis a fórmula:

Onde estudamos cada um destes fatores. Apesar da fórmula se aplicar para qualquer tipo de ambiente, um destes fatores muda consideravelmente de comportamento quando estamos em campo aberto (um campo de futebol, praça, área livre, etc) e quando estamos em ambiente fechado: é a atenuação do som, em dB, em relação à distância que queremos alcançar.

Para entender como isso funciona, vamos dar uma estudada antes na propagação das ondas sonoras.  Quando uma fonte sonora (uma caixa de som, uma pessoa ou instrumento) emite som, em geral “joga som” em várias direções, não somente em direção ao público.

Em um ambiente aberto, parte deste som será dispersado em direções inúteis, como para o alto, onde em geral não há nenhum ouvinte. Porém, em um ambiente fechado, esse mesmo som que foi encaminhado para o alto encontrará uma superfície e sofrerá um fenômeno acústico chamado reflexão, e muitas vezes será redirecionado novamente para o público.


 

Em um ambiente aberto, o som comporta-se perfeitamente de acordo com a Lei dos Inversos dos Quadrados (veja artigo sobre isto: http://www.somaovivo.mus.br/artigos.php?id=148), perdendo 6dB de potência a cada vez que a distância é dobrada.

Mas em um ambiente fechado, essa lei já não é mais válida. O som que antes seria dispersado para o alto agora retorna ao ouvinte, somando-se em volume ao som que a pessoa está recebendo diretamente da fonte sonora. O que acontece então é que a atenuação não é mais de 6dB, mas sim menor que esses 6dB. Quanto mais  “fechado” o ambiente, quanto mais superfícies refletoras existirem para encaminhar as parcelas de som que seriam desperdiçadas para novamente para os ouvintes, menor será a atenuação encontrada.

Aqui, criamos dois problemas. A atenuação pode variar em função de duas coisas. Formato e  dimensões do local é uma delas. Existem ambientes que tem teto fechado e laterais abertas (uma quadra coberta, por exemplo), existem locais com teto e mais duas paredes fechadas (pouco comum), teto e quatro paredes fechadas (o mais comum). Locais com muitas janelas (por onde o som “escapa”) e locais com tudo fechado (por causa de ar-condicionado, por exemplo). Há locais com tetos altos, com tetos baixos;  retangulares, quadrados, com formato irregular, etc.

Para resolver este problema, os engenheiros chegaram à seguinte conclusão: para lidar com dimensões diferentes dos locais, usam o cálculo de volume (não volume de som, mas volume de espaço, de metro cúbico). Ora, ao sabermos o volume de um local, podemos até mesmo não saber suas dimensões (altura x largura x comprimento), mas temos uma boa idéia se o espaço é grande ou pequeno, amplo ou apertado. Então, quanto ao formato e dimensões do local fechado, problema resolvido.

Entretanto, dois lugares com absolutamente as mesmas dimensões podem apresentar valores de atenuações distintas, devido aos materiais empregados na sua construção e/ou presença de material de tratamento acústico. Por exemplo, um templo com muitas janelas e outro todo fechado por causa do uso de ar-condicionado apresentam acústica muito diferentes, mesmo que ambos sejam semelhantes em tamanho. Este é o segundo problema: o material empregado na construção do local (desde o tipo de revestimento à existência de janelas, cortinas, Sonex, etc) influencia também na atenuação do local.

Os engenheiros concluíram que seria necessário um valor que expressasse o comportamento do som neste ambiente, levando em conta as características do local. E chegaram assim ao RT60!

Defini-se tempo de reverberação (RT) de um recinto como o intervalo de tempo, expresso em segundos, necessário para que a energia acústica nesse recinto decresça 60dB (daí RT60) de seu valor original a contar do momento em que fonte que produz a energia é desligada (Luiz Fernando  Otero Cysne, no livro Áudio, Engenharia e Sistemas, página 19).

Entendeu? Um exemplo para facilitar. Quando vou cuidar do som em um lugar diferente, sempre que posso grito bem alto “Som”, e tento perceber quanto tempo demora para o som (na verdade, as suas reflexões) sumirem totalmente. Em geral, locais com boa acústica o som some rapidamente, não mais que 1 segundo. Em locais com acústica razoável o som some em um tempo razoável e em locais com acústica ruim o som demora a sumir. O pior evento que já fiz foi em um ginásio onde contei até 4 (segundos) para sumir todo o som. Não é um cálculo exato, longe disso, mas algo que me dá uma idéia do que vou encontrar na hora de hora de operar os equipamentos.

Só que calcular o RT60 de um lugar é uma tarefa enorme. Além de exigir um nível de conhecimento muito grande, exige equipamentos e softwares de medição, que não são baratos. Por sorte, há algumas “calculadoras” disponíveis gratuitamente na Internet,  Quem quiser experimentar:

http://wwwp.feb.unesp.br/jcandido/acustica/Calculos/Tempo_de_reverb.htm

Mas não espere resultados muito precisos. A coisa é bem, bem complicada (seria assunto para vários artigos).

Voltando ao cálculo de potência necessária em um ambiente fechado, conhecendo o volume do local e o RT60, podemos finalmente calcular a atenuação aplicável ao caso, e finalmente aplicar a fórmula para descobrir quanto de potência necessitamos.

Apresentamos a seguir algumas tabelas, envolvendo alguns exemplos de ambientes. Usando como base 1 pessoa por metro quadrado (como o Corpo de Bombeiros usa, para pessoas sentadas, já contando os corredores, etc), temos os seguintes casos:

Ambiente 1) 10m x 20m (largura x comprimento) x 7m (pé-direito):  para 200 membros

Ambiente 2) 15m x 30m (largura x comprimento) x 7m (pé-direito): para 450 pessoas

Ambiente 3) 40m x 100m (largura x comprimento) x 10m (pé-direito): para 4.000 pessoas

Cada tabela é apresentadá com 3 valores de RT60 por ambiente, com valores variando de 1,5 a 5 segundos. Na falta de termos como calcular o RT60 específico, vamos considerar o valor de 1,5s como um local com boa acústica, 3s como um local com acústica razoável e 5s como um local com acústica ruim.


TABELA 1


TABELA 2


TABELA 3

Infelizmente só conseguimos essas 3 tabelas. Uma pena, pois seria bom termos ambientes intermediários a esses valores.

Assim, já de posse de valores de atenuação em ambientes fechados, finalmente vamos ver um exemplo prático.No artigo anterior, calculamos o seguinte:

Qual a potência necessária para sonorizar um evento ao ar livre (reforço de voz apenas) mantendo um nível de programa de 85 dB SPL à uma distância máxima de 60 metros dos projetores de som, sendo que estes têm sensibilidade de 98 dB SPL ?

Dados:
ΔD2 para 60 metros = 35,56 dB
TMP = 10 dB
Sensibilidade = 98 dB
Nível desejado no último ouvinte (60 metros de distância) = 85 dB

E encontramos o valor de 1.800Watts. Agora, vamos fazer o mesmo cálculo, só que considerando o local como um ginásio de esportes (ambiente grande, 40.000m³), com algum tratamento acústico e RT60 de 3s:

Dados:

ΔD2 para 60 metros = 27,21 dB (como a tabela não apresenta valor para 60m, usamos o valor referente a 100m)
TMP = 10 dB
Sensibilidade = 98 dB
nível desejado = 85 dB

Resposta:

Observe o valor: pouco mais de 260W RMS!!! Se fosse para música (TMP = 20dB), o valor necessário seria de 520W RMS! São valores muito menores que os encontrados para as mesmas condições, só que em ambientes abertos (1800W para voz, 3.600W para música).

Observe também o seguinte cálculo:

- Mesmo local, com acústica boa, de 1,5s: ΔD2 para 60 metros = 30 dB => potência necessária de 501W

Mesmo local, com acústica razoável, de 3s: ΔD2 para 60 metros = 27 dB => potência necessária de 251W

Mesmo local, com acústica ruim, de 5s: ΔD2 para 60 metros = 25 dB => 159W

Os valores de atenuação e potência foram arredondados para facilitar. Para música, considere o dobro do valor da potência.

Note: quanto maior o tempo de reverberação de um local (ou, de uma forma mais popular, “quanto pior a acústica do lugar”), menor a potência que precisamos!!!

Note também: esses são os cálculos para um ginásio de esporte, com capacidade para aproximadamente 4.000 pessoas. Uau!!! Ainda que sejam para 2.000 pessoas, ou mesmo para 1.000 pessoas, ainda assim são números surpreendentes.!

Complicando mais…

Tenho certeza que muitos ficaram felizes ao descobrir que podem fazer eventos para alguns milhares de pessoas com relativa pouca potência. É verdade, mas há complicações que não consideramos.

As reflexões de som (as reveberações) atrapalham a inteligibilidade do som no ambiente. Dissemos para considerar 3s como um local de acústica razoável, mas a verdade que 3s de RT60 já é um local com acústica ruim, enquanto 5s de RT60 é muito, muito ruim. Por causa disso, para manter a inteligibilidade do sistema, muitas vezes teremos que distribuir caixas pelo local, e aí complica tudo novamente. Serão necessários vários cálculos, caixa por caixa, para saber a potência necessária para cada uma delas, em relação ao setor do ginásio que a mesma atende.

De qualquer forma, uma dúvida deste autor está sanada. No artigo anterior, citei o seguinte:

“Certa vez, fiz um evento para 6.000 pessoas em um ginásio, e consegui apenas 2.000 Watts de potência disponível, o que achei muito pouco, mas não tinha como conseguir mais. Ainda assim, mandaram abaixar o som 4 vezes!”

Agora sei porque funcionou bem e mandaram abaixar!

  1. Cassiano:
    Bersan, muito bom o artigo... Parabéns.
    Legal mesmo informações, preciosas que você está dando de bandeja para todos membros do SomaoVivo.

    Abração

    Cassiano Ricardo
  2. Edson Soriano:
    Parabéns pelo artigo! Muitas pessoas pensam que sonorização é plugar alguns equipamentos e apertar botões, mas é uma CIÊNCIA, algo que exige um pouco de estudo. Uma boa sonorização depende de cálculos, teoria e não somente o "ouvidômetro", por isso é bom um artigo com mais "sustância".
    Sugiro fazer um novo capítulo desta série, considerando a atenuação de interiores na sua fórmula mais completa onde é levado em conta o fator de Qualidade (Q - ou o ìndice de Diretividade = 10 x LOG Q) das caixas, para demonstrar que para cada tipo de ambiente é necessário um tipo específico de caixa, com a diretividade correta das cornetas.
  3. bersan:
    Edson,

    [quote:haxjk64u]que exige um pouco de estudo[/quote:haxjk64u]

    de uns tempos para cá tenho achado que é MUITO estudo. Mas nada impossível.

    [quote:haxjk64u]fator de Qualidade (Q - ou o ìndice de Diretividade = 10 x LOG Q) das caixas[/quote:haxjk64u]

    Eu até tentei encaixar isto neste artigo, mas resolvi deixar para o próximo realmente. É mais um fator a ser levado em conta, e acho que já estava complicado demais, por isso a opção de deixar para depois.

    Um abraço,

    Fernando
  4. Spurgeon:
    Fernando,

    Como é que vc faz para trabalhar, ter tempo para a família e ainda estudar tanto? (Desculpe pela pergunta insdiscreta)

    De vez em quando a patroa te manda ir dormir? To começanda a achar que suas madrugadas são longas! rsrs...

    Parabéns pelo texto, ensina muita coisa!

    Abraços,
  5. bersan:
    Rapaz, tem hora que nem eu acredito.

    Mas o segredo é organização. Não assisro TV, por exemplo, exceto jornal. Leitura só de material indispensável.

    Tiro um dia na semana para "vadiar", cuidar da casa, do neném, etc. O restante, trabalhando, muito.

    Mas valeu pelo elogio.

    Um abraço,

    Fernando
  6. Caio Fábio:
    Bom dia!
    Tentei fazer o calculo do EPR, mas o valor que estou encontrando e muito baixo.
    Estou usando os seguintes valores:

    Nivel desejado em db = 85db
    TPM = 20db
    ΔD2 = 16,08
    Sensibilidade = 113 dB SPL @ 1m

    O resultado que acho é: EPR=6,42
  7. bersan:
    Olá Caio,

    há um erro na sua conta.

    Sensibilidade é um parâmetro das caixas. Eu nunca vi nenhuma caixa com sensibilidade maior que 102dB/1W/1m. Geralmente, caixas de PA tem sensibilidade entre 94-97dB (as mais simples) e 98-101dB as melhores. Aquelas caixinhas para sonorização ambiente costumam ter entre 87-90 (as mais simples) e 91-92 (as melhores).

    Logo, seu valor de sensibilidade = 113 está errado.

    Um abraço,

    Fernando
  8. David Fernandes:
    [quote="bersan":u09ze2to]Sensibilidade é um parâmetro das caixas. Eu nunca vi nenhuma caixa com sensibilidade maior que 102dB/1W/1m...

    Logo, seu valor de sensibilidade = 113 está errado.[/quote:u09ze2to]

    Com a evolução da tecnologia, hoje já existem caixas no mercado com bem mais que isso. Vou relacionar algumas prá vc.

    [b:u09ze2to]FZ 108[/b:u09ze2to]
    Sensibilidade - 108 dB SPL @ 1 m

    [b:u09ze2to]FZ 102 e 102HPA[/b:u09ze2to]
    Sensibilidade - 125,5 db SPL @ 1m

    [b:u09ze2to]RCF H1315[/b:u09ze2to] (caixa triamplificada)
    Sensibilidade dos graves - 100 dB SPL @ 1 m
    Sensibilidade dos médios/agudos - 108 dB SPL @ 1 m

    Há outras, que não tive tempo de procurar... estas foram as que me lembrei.

    []'s
  9. isinho:
    125 db??????
    :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
  10. meninodosom:
    Quanto uma caixa dessa dá de pico então!?!
  11. isinho:
    Ninguém sobreviveu pra responder ainda...
  12. David Fernandes:
    Não... perdão Isinho... fui conferir agora... 125 é o valor máximo para período continuo... pelos meus cálculos, a sensibilidade axial dela é de 104,5 db SPL para os médios e agudos e de 99 dB SPL para os graves, mas estas informações não estão disponíveis nas especificações técnicas...

    Só prá vc entender como cheguei nestes valores, o valor máximo de SPL é medido com a caixa fornecendo toda sua potência. No caso da FZ 102HPA, 500 W para os graves e 125 W para os médios e agudos. É só vc transformar estes valores de potência em dB e subtrair do valor máximo.

    Ah, Bruno... a caixa chega a 131,5 dB SPL no pico, com a máxima potência...

    []'s
  13. isinho:
    Pois é, e o legal é que eles dão o pico, e o contínuo...
  14. bersan:
    Pois é David,

    os valores que apresentei (102dB no máximo que já vi) são para caixas passivas, com divisores passivos internos.

    Só que o Caio Fábio, ao perguntar, deve ter levado em consideração alguma caixa ativa, ao apresentar o valor de 113dB. Só que caixas ativas não costumam apresentar a sensibilidade dos falantes, mas sim o Máx SPL que a caixa pode produzir*. Aliás, 113dB de SPL Máx é o valor das caixas Tapco ativas (baixíssimo para uma caixa ativa, aliás).

    *Nota: os melhores fabricantes sempre apresentam dois valores: Máx SPL contínuo e Máx SPL de pico. Qualquer conta deve sempre levar em conta os valores contínuos, nunca os de pico.

    Mas a pergunta dele foi muito interessante. A conta apresentada no artigo só vale para Caixas PASSIVAS (com divisor de freq interna) ou mesmo SISTEMAS MULTIVIAS (com crossover externo, mas aí tem que fazer a conta via por via, falante por falante).

    Não serve para caixas ativas por um motivo bem explícito: a conta serve para encontrar a potência máxima necessária, mas em caixas ativas já sabemos previamente a potência que temos, que é a potência do amplificador da caixa.

    Mas... e quem quer saber quanto de som suas caixas ativas vão dar? Será que elas vão dar conta? Neste caso, é simples aplicação da Lei dos Inversos dos Quadrados, para descobrir como será o dB SPL máximo na posição do último ouvinte.

    Um abraço,

    Fernando
  15. Pedro Gustavo:
    Fala galera...
    bom..eu tenho algumas duvidas (pra variar neh?)

    1- A formula

    [tex:1u23tgtg]EPR= 10^{(\frac{nivel + tpm + \Delta D2 - sensibilidade}{10})}[/tex:1u23tgtg]

    essa formula me dá o valor necessário de amplificadores? pelo o que li, a respota eh a potencia necessária de amplificador. Estou certo?
    Quer dizer..se o resultado dessa conta for 400W, entao vou precisar de 400W de amplificadores e logo 200W em caixa?
    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    2- Sendo a formula citada acima usada para definir a potencia em amplificadores, como posso especificar a sensibilidade das caixas antes de saber qto de potencia vou precisar? 95dB/1W/1m, e 98dB/1W/1m sao valores padroes ou pode haver muita variancia de acordo com os modelos? se essa variancia ocorrer, como vou especificar a sensibilidade da caixa, e a caixa, antes de fazer o calculo da potencia?

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    3- Sobre o nivel, por exemplo, em um projeto pra minha igreja, eu defina um nivel de 90dB...esse valor eu especifico de modo que eu escute 90dB na House Mix, correto?
    agora, o valor de "destaD2" corresponte a distancia da CAIXA até o último banco da igreja, ou da house mix até o ultimo banco da igreja?
    por exemplo:
    a house mix fika a 15m das caixas, enquanto o ultimo banco fika a 20m das caixas, o valor de deltad2 que tenho que usar eh a referente a 20m ou a 5m(distancia entre a house e ultimo banco)?

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    acho que isso...desculpem se minhas perguntas sao muito "obvias"..mas melhor perguntar do que ter duvida obvia.rs.

    outra coisa, se eu citar os dados do templo da minha igreja aki, alguem consegue dar uma estimativa do RT60?


    abraço a todos e que Deus nos abençoe!
  16. Caio Fábio:
    [quote="Pedro Gustavo":150j7in1]1- A formula

    EPR= 10^((nivel + tpm + deltaD2 - sensibilidade)/10)

    essa formula me dá o valor necessário de amplificadores? pelo o que li, a respota eh a potencia necessária de amplificador. Estou certo?
    Quer dizer..se o resultado dessa conta for 400W, entao vou precisar de 400W de amplificadores e logo 200W em caixa?[/quote:150j7in1]

    O resultado dessa formula diz qual a potencia eletrica necessaria (W RMS) para atingir o nivel de pressão sonora (dB SPL) desejado com base no headroom necessario, atenuação do som e sensibilidade(dB/W/m) da caixa escolhida por vc.
    Se vc vai usar 2, 3 ou 4 caixas isso depende da potencia da caixa usada no calculo.

    [quote="Pedro Gustavo":150j7in1]2- Sendo a formula citada acima usada para definir a potencia em amplificadores, como posso especificar a sensibilidade das caixas antes de saber qto de potencia vou precisar? 95dB/1W/1m, e 98dB/1W/1m sao valores padroes ou pode haver muita variancia de acordo com os modelos? se essa variancia ocorrer, como vou especificar a sensibilidade da caixa, e a caixa, antes de fazer o calculo da potencia?[/quote:150j7in1]

    Voce deve escolher a caixa ou arranjo que tenha a dispersão sonora que vc deseja de forma que cubra todo o ambiente, entao vc pega a sensibilidade e calcula a potencia eletrica necessaria para gerar o nivel de pressão que vc deseja. No manual da caixa diz qual a sensibilidade (pelo menos deveria), ou entao vc devera calcular com base no nivel maximo de pressão.

    dB SPL máx = sensibilidade + 10 x Log (Pot/1)

    [quote="Pedro Gustavo":150j7in1]3- Sobre o nivel, por exemplo, em um projeto pra minha igreja, eu defina um nivel de 90dB...esse valor eu especifico de modo que eu escute 90dB na House Mix, correto?
    agora, o valor de "destaD2" corresponte a distancia da CAIXA até o último banco da igreja, ou da house mix até o ultimo banco da igreja?
    por exemplo:
    a house mix fika a 15m das caixas, enquanto o ultimo banco fika a 20m das caixas, o valor de deltad2 que tenho que usar eh a referente a 20m ou a 5m(distancia entre a house e ultimo banco)?[/quote:150j7in1]

    ΔD2 é a atenuação em dB para a distancia que vc deseja alcançar.
    Vc precisa saber qual RT60 e as dimensões da sala.
    Agora depende o que vc quer definir.
    Se sua igreja possui 20M de comprimento e vc deseja que a pressao sonora no ultimo ouvinte seja 90dB, vc precisa olhar na tabela postada no artigo o valor de ΔD2 que corresponda ao RT60, volume e distancia que deseja alcançar(no caso 20M).

    Ex:
    Se vc tem uma sala com RT60 de 3s e dimensões 7x10x20 e vc deseja 90dB SPL a 15M o valor de ΔD2 na tabela e 12,60.

    Ex:
    Se vc tem uma sala com RT60 de 3s e dimensões 7x10x20 e vc deseja 90dB SPL a 7M o valor de ΔD2 na tabela e 12,12.
  17. bersan:
    Perfeito, perfeito!

    Só faltou isto aqui:

    [quote:34lnym5s]como posso especificar a sensibilidade das caixas antes de saber qto de potencia vou precisar?[/quote:34lnym5s]

    Você está correto. Na verdade, a fórmula exige que você tenha saia de antemão a sensibilidade da caixa. Mas e se você ainda não comprou a caixa?

    A solução que vejo é: examinar as caixas disponíveis no mercado, ver uns 3 ou 4 modelos que você gostaria de adquirir, e fazer a conta para cada caixa. Você terá diversos resultados, e obviamente terá que ser bastante crítico quanto a eles. Levar em conta sim a potência, mas ver também resposta de frequência, qualidade, etc.

    Um abraço,

    Fernando
  18. Pedro Gustavo:
    Gente, desculpe a minha ignorancia..mas nao entendi 100% ainda sobre a distancia que devo usar para escolher o "deltaD2"

    Faz de conta que eu estipule o nivel de 90 dB....e esse eh o nivel que quero "ouvir" da minha house que fika a 20m(por exemplo). Mas o ultimo banco nao fika a 20m das caixas, mas sim a 25m(por exemplo)

    Qual distanci aeu devo adotar pra deltaD2?

    temos aki 3 distancias diferente:

    1- 20metros (caixas até house mix)

    2- 25metros (caixas até o ultimo banco)

    3- 5metros (house mix até o ultimo banco)

    eu devo consultar o deltaD2 de acordo com 20m, 25m, ou 5m?...lembrando que o nivel de 90dB que estipulei é o que quer ouvir da house mix.
  19. Caio Fábio:
    [quote="Pedro Gustavo":j5x6c7qq]Faz de conta que eu estipule o nivel de 90 dB....e esse eh o nivel que quero "ouvir" da minha house que fika a 20m(por exemplo). Mas o ultimo banco nao fika a 20m das caixas, mas sim a 25m(por exemplo)[/quote:j5x6c7qq]

    Ea distancia das caixas ate o local desejado.
    No seu exemplo seria 20M.
  20. bersan:
    Pedro,

    em igrejas é diferente por ser em ambiente fechado, mas em eventos externos, é muito comum a house mix estar no meio do comprimento da área ser sonorizada.

    Então, você estipula um valor de volume, 100dB por exemplo na house mix. Você sabe que quem estiver à frente terá um volume maior, quem estiver atrás terá volume menor. Isso é natural, a pessoa escolhe onde quer estar.

    [img:2zij1cm3]http://farm4.static.flickr.com/3543/3303773075_003057e981.jpg[/img:2zij1cm3]

    Por último, calcule Delta2 para 20m e 25 metros. Você verá que a diferença é minima.

    Um abraço,

    Fernando
  21. Pedro Gustavo:
    Brigado Caio..agora fikou claro..rs....


    Fernando, eu entendi, e sabia que as house mix fikaem no meio do publico em shows etc....minha duvida maior nao era entre o som das caixas até a house, e o som das caixas ate o ultimo banco..
    eu tinha pensado no seguinte:

    geralmnete, nas aulas de fisica e etc "delta" eh a diferença de alguma coisa ( 1= 10min,2= 15min -> deltaT=5 minutos; 1=50kgf,2=30kgf -> deltaN= -20kgf), ou seja, eh o primeiro menos o segundo...entao, primeiramente eu tinha pensado que eu devia usar o "delta"D2 conforme a diferença das distancias entre a primeira distancia(20m) e a segunda distancia(25m)....ai entao eu pensava que eu usaria "delta"D2 referente a 5mt........eu tinha pensado que eu ouviria os 90dB da house mix, e o ultimo espectador, a 5mts de distancia de mim, ouviria os 90dB-''deltaD2"..entendeu o que eu tinha pensado?rsrsrsr

    bom..ja aprendi que nao eh assim....

    aprendi que eu tenho que esitupular o nivel que quero ouvir da house mix(90dB)....e que se a house mix fika a 50mt das caixas, eu tenho que usar o "deltaD2" rferente a 50mts...correto?

    rsrsrs...


    abraço a todos e obrigado
  22. Pedro Gustavo:
    [quote="Pedro Gustavo":25cjpwqb]geralmnete, nas aulas de fisica e etc "delta" eh a diferença de alguma coisa ( 1= 10min,2= 15min -> deltaT=5 minutos; 1=50kgf,2=30kgf -> deltaN= -20kgf), ou seja, eh o primeiro menos o segundo[/quote:25cjpwqb]

    CORRIGINDO

    nao eh o primeiro menos o segundo....e sim o SEGUNDO menos o primeiro..rsrsrs..meus professores que nao olhem isso..rsrsrs
  23. rafaellerm:
    Ih, se for olhar por isso, delta pode ser tanta coisa...
  24. bersan:
    Ok Pedrão, agora está tudo certo.

    E sim, Delta pode ser muita coisa:

    [img:1diqortq]http://media.giantbomb.com/uploads/1/10820/228967-normal_delta_force_splash_large.jpg[/img:1diqortq]

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