TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE SOM

PARTE 1: VOLUNTARIADO X PROFISSIONALISMO NA SONORIZAÇÃO EM IGREJAS

Pequena conversa feita em treinamento realizado para uma equipe de sonorização de uma grande igreja com capacidade de 2.500 pessoas (que na nossa denominação chamamos de Anfiteatro), no dia 13 Novembro 2010.

VOLUNTÁRIO

Sei que todos aqui são voluntários no trabalho de sonorização neste local, assim como eu também sou voluntário. Ser “voluntário” quer dizer uma série de coisas. Não há salário, não há pagamentos algum (na verdade, muitas vezes paga-se para trabalhar, literalmente), assim como o grau de compromisso é bem menor que o exigido de um empregado. 

O voluntário trabalha quando pode, quando tem tempo, sem muito comprometimento. Isso na verdade é bom. Ninguém quer que alguém aqui sacrifique seu emprego, seus estudos ou mesmo sua família. Ninguém aqui vai deixar de viajar, passear, tirar férias porque está envolvido neste trabalho de sonorização. 

Por isto mesmo que a equipe tem hoje seis pessoas (e vamos tentar crescê-la ainda mais um pouco), enquanto apenas três ou quatro são necessárias para o trabalho em um evento. Com uma quantidade grande, podemos revezar as pessoas, sem ficar pesado para ninguém. 

Agora, ser voluntário não exclui uma outra palavra, que é “profissionalismo”. Somos voluntários no trabalho, mas devemos agir como um profissional faria! E uma vez que vocês escolheram participar dessa equipe, então vocês serão cobrados nisso, em ter uma postura profissional.

PROFISSIONAL

Se pudermos definir de forma rápida o que é ser “profissional”, ainda mais na área de sonorização, a definição será a seguinte: “aquele que busca fazer o melhor a cada dia”. O profissional tem esse objetivo porque sabe que um trabalho bem feito chama novos trabalhos, abre portas, o que significa mais dinheiro entrando. Lembrando que o profissional vive daquilo que faz.

Mas como é que se busca o melhor a cada dia? Através de uma série de atitudes, algumas pequenas, algumas grandes. Essas atitudes muitas vezes são “detalhes”, mas que fazem enorme diferença. Vejamos esses ”detalhes”:

1) Uniforme

Quando você começa a trabalhar em uma empresa, uma das primeiras coisas que recebe é um uniforme. Esse uniforme parece pequeno detalhe e muita gente não gosta, acha feio, mas feio mesmo é chegar em uma empresa grande e não haver uniforme para seus funcionários. 

Todo mundo aqui tem experiência de chegar em uma loja qualquer, cujos atendentes não usam uniforme, e não saber quem é funcionário ou quem não é, ou mesmo ser confundido com um. Por outro lado, chegar em uma loja cujos atendentes estão todos uniformizados ajuda e muito no atendimento. 

O uniforme mostra que a empresa investe em um padrão de qualidade, a ser seguido por todos. Um cliente rapidamente identifica quem é da empresa ou quem não é pelo uniforme.

Melhor ainda é quando há um uniforme e também um crachá, com a identificação do funcionário. Isso evita uma pergunta constrangedora: “como é seu nome mesmo?”. E quantas vezes nós não saímos de uma loja, mesmo sem ter perguntado o nome, mas com a identificação da pessoa na cabeça porque vimos o crachá?

Todo mundo aqui recebeu um uniforme. Vocês vão usá-lo toda vez que tiver evento. Se acharam feio ou tem uma sugestão melhor, vão discutir isso entre vocês e propor a mudança para a liderança do Anfiteatro. Vão pedir a eles também o crachá, que por aqui ainda não vi (um crachá padrão que se usa em todos os Anfiteatros). Mas por enquanto, esse uniforme será obrigatório. Ele deverá sempre estar limpo e preparado para uso quando houver evento (geralmente nos finais de semana). Nada de deixar ele jogado de qualquer jeito. Cuide bem dele.

2) Horários

No seu emprego, você tem hora para entrar, e hora para sair. Se você chega atrasado, seu chefe tem todo o direito pela Lei de te mandar embora e cortar seu dia. Então, no emprego de cada um, a gente evita ao máximo chegar atrasado. Da mesma forma, pedir para sair antes do horário é sempre mal-visto. 

Claro que, imprevistos acontecem. Ontem mesmo um estagiário que trabalha comigo chegou 40 minutos atrasado, porque o ônibus quebrou, e ele mora em Guarapari (cidade próxima, a 50km). Sem problemas, isso acontece, mas ele tomou um brigueiro porque não telefonou para avisar. Problema de crédito no celular? Ligue a cobrar, mas não deixe seu patrão sem informações do que está acontecendo. 

Ontem mesmo, eu que também sou síndico no meu prédio, marquei com uma empresa a troca do portão eletrônico da garagem lá de casa, pois o mesmo quebrou. Marquei com eles às 08:00h da manhã, mas só chegaram após 11:50h, quando eu já estava no meu emprego. Eu tive que programar a minha vida toda em função das 08:00h, para depois ficar esperando a empresa à toa. Pior de tudo: eles não ligaram para avisar do atraso, eu que tive que telefonar para o responsável para saber o que estava acontecendo. Como resultado, tenho sérias dúvidas em indicar a empresa para outras pessoas.

Aliás, quem não conhece alguma pessoa que seja o popular “enrolado”? Não cumpre prazos, não cumpre horários. Pode até fazer as coisas, pode até fazer bem feito, mas se não cumpre prazos, compromete seu trabalho.

No trabalho no som é a mesma coisa. A primeira coisa é saber que provavelmente a equipe de som será a primeira a chegar e a última a sair. Isso tem que entrar na cabeça de cada um de vocês. No dia em que estiverem na escala do evento, então seus familiares, seus amigos, até mesmo as lideranças das igrejas que vocês participam (cada um é de uma igreja menor, o Anfiteatro é usado apenas para eventos) precisam ser informadas que o tempo de vocês é todo voltado para o evento. Desenrolem-se de compromissos tanto antes quanto após o evento, porque evento até tem hora para começar, mas nunca hora para acabar.

Aqui no Anfiteatro, há uma lei: tudo no som deverá estar pronto com 01 hora de antecedência ao início do evento. Então, programem-se para chegar em tempo suficiente para montar e testar tudo, antes desse prazo de 01 hora. Esse tempo é uma coisa que vocês mesmo precisarão definir, de acordo com a montagem. Conheço lugares onde, se monta tudo em menos de 30 minutos. Mas também conheço outros onde, por causa da condição do local, a equipe precisa chegar às com 04 horas de antecedência para montar tudo.

Esse tempo eu não sei precisar para vocês, pois depende de um monte de fatores. Há locais onde o equipamento já fica todo montado, bastando tirar uma lona de cima e ligar os aparelhos e está tudo pronto. Geralmente nesses lugares os equipamentos ficam em local fixo e há segurança para eles. Em outros, o pessoal tem que trancar tudo em uma sala, para evitar roubo, e demora bastante para montar tudo. Mas sei uma coisa: sempre, 01 hora antes, tudo precisa estar montado/testado.

Minha sugestão, pelo que eu vi aqui: se o evento começar às X horas, cheguem para montar com duas horas de antecedência. Duas horas antes AQUI, não saindo de casa. Assim vocês terão 01 hora para montar, o que acredito ser suficiente. 

Se o evento for muito cedo, tipo 08:00h da manhã ou até antes, é interessante montar tudo no dia ANTERIOR, bastando chegar no dia com 01 hora de antecedência no próprio dia. Só que é preciso conversar com as lideranças do local para saber sobre a questão de segurança. Mas preparem-se: em alguns casos vocês vão precisar chegar cedo mesmo, 06:00h da manhã, 05:30h, dormir no local…

Eu sei que alguns de vocês acham exagerado chegar tão cedo assim. Mas vou dizer uma coisa que aprendi em 20 anos de experiência: o que vocês mais sentirão falta em um evento é de tempo. As coisas vão acontecer, problemas poderão surgir, mas a reunião sempre se iniciará no horário marcado. Por isso é importantíssimo ter tempo de sobra.

3) Alimentação

Um outro aspecto, intimamente ligado ao tempo, é a questão de alimentação. Temos evento em que há, entre pregações, intervalo de10, 15 ou 20 minutos para lanche, por exemplo. Quero deixar claro que esse tempo é para o público, não para a equipe de som. Esses minutos serão necessários para resolver um pequeno problema que apareceu, para rever uma ligação errada, para soldar um cabo que quebrou, para qualquer coisa, menos para que a equipe de som entre em uma longa fila para pegar o lanche.

Acostumem-se a isso: vocês comem em hora diferente de todo mundo. Às vezes, nem vão comer. Previna-se e não conte com a alimentação do local, leve seu próprio lanche. Eu mesmo ando sempre com barrinhas de cereal. Não chegam nem perto de uma coxinha, um churrasquinho, mas melhor que ficar de estômago vazio.

Cuidado com almoços. O evento de hoje é às 14:00hs. Como eu disse, vocês tem que estar aqui às 12:00hs para montar. Então, venham almoçados de casa. Não deixem para almoçar “se sobrar tempo” porque muito provavelmente vocês não almoçarão. Muito menos cheguem aqui, vão almoçar e só depois montar. Não vai dar tempo de montar tudo.

Duas sugestões práticas: quando temos a pregação, onde geralmente não há muito o que fazer (já está tudo regulado), em revezamento os membros da equipe vão se retirando para lanche, de um em um. Nunca deixando a mesa de som sem ninguém! Quando isso não for possível, então na hora do intervalo um único membro da equipe vai até o lanche e trás para todo mundo que ficou resolvendo os problemas. Uma garrafa térmica e uma bolsa para colocar o pão ajudam muito nessa hora.

No caso de intervalos maiores, como o intervalo de almoço, preparem-se para serem os últimos a chegar na fila, e os primeiros a retornar ao trabalho. Isso porque após o encerramento das aulas da manhã use o tempo para fazer os acertos necessários, melhorar o que for possível. E retorne antes de todo mundo para novamente testar tudo. Guardem isso com cuidado: após um intervalo grande, é preciso testar TUDO de novo!

4) Organização

O XXX (um dos rapazes da equipe) aqui trabalha em uma empresa de seguros, eu sou cliente de lá. O trabalho deles é muito interessante, pois geralmente os corretores se deslocam até o cliente, e não o contrário. Eu mesmo nunca precisei ir na empresa, mas se eu um dia eu for lá e encontrar tudo bagunçado, documento jogado de qualquer jeito, pilhas de papel para organizar… duvido muito que eu renove o seguro do carro com eles.

Eu quero alguém que cuide das minhas coisas melhor que eu mesmo cuidaria. Então, quero alguém organizado, que mantenha tudo em ordem. Quero encontrar a empresa limpa, cafezinho e biscoitinhhos na mesa, placas de identificação em cada porta, pastas devidamente etiquetadas, papéis organizados, funcionários com uniforme e crachá.

No som, é a mesmíssima coisa. É necessário organizar, cuidar, identificar tudo e todos. O que puder ser feito para organizar o trabalho será de grande ajuda na questão de tempo e também será muito observado pelas outras pessoas. Lembrem-se: as pessoas podem não entender nada de som, mas sabem muito bem identificar uma bagunça!

O que fazer para organizar? São muitas as coisas a serem feitas:

pasta com todos os manuais dos equipamentos, de fácil acesso para permitir consultas, em caso de necessidade. O mesmo para notas fiscais.

  • Identificar todo o material. Cada equipamento, até mesmo cada cabo deve ter Anfiteatro X, Telefone Y. Isso já está feito, estão de parabéns.

  • Fazer lista de todos os nomes dos membros da equipe, com os telefones em que podemos encontrar cada um de vocês. Casa, trabalho, celular. É essa a lista aqui (mostro a lista previamente feita com as informações recolhidas de cada um). Uma cópia ficará na porta da sala dos equipamentos, outra cópia ficará no Quadro de Avisos do Anfiteatro, para qualquer eventualidade saberem para quem ligar. Vocês também receberam uma cópia dela por e-mail. Imprimam e coloquem na carteira, é essencial vocês terem os telefones uns dos outros. Se possível, decorem.

  • Montar esquemas de ligação. Eu sou péssimo em desenho, mas tem sempre alguém que sabe fazer um desenho bem feito. Então a gente monta os esquemas de conexão de equipamentos, o quê liga-se aonde, faz o desenho e afixa junto de onde os equipamentos ficam instalados. Isso ajuda muito, ajuda a todos saberem o que fazer, e socorre na hora que dá algum tipo de problema.

E falando em organização….

5) Zelo

Vocês vão trabalhar com equipamentos caros, e terão que dar conta daquilo que usar. No seu emprego, o chefe lhe dá ferramentas para trabalho. Tem gente que ganha uma maleta de ferramentas igual esta aqui (mostro maleta com ferramentas diversas, usadas na manutenção), tem gente que ganha uma mesa, um computador e um telefone, e tem gente que recebe notebook e celular. Em todos os casos, se os equipamentos começarem a sumir, mesmo que se faça um B.O., o chefe vai notar que há alguma coisa estranha e começará a questionar se vale a pena manter um funcionário que a cada 3 meses precisa de novas ferramentas de trabalho, enquanto outro mantém as mesmas ferramentas bem cuidadas há anos. Então, o correto a ser fazer é um INVENTÁRIO de equipamentos , como este aqui (mostro o inventário feito previamente). Aqui estão todos os bens encontrados aqui na no dia 11/Novembro. Todos descritos com marca/modelo/quantidade. Pode-se acrescentar detalhes como cor predominante, estado, até mesmo para que é usado. Esse inventário não é nada estático, imutável. Se alguma coisa for acrescentada, será feito o acréscimo na lista. Se alguma coisa quebrar e não tiver conserto, será dada a baixa. Mas o importante é que o inventário exista, que todo evento seja tudo conferido ao final do trabalho, na hora de guardar, e que vocês dêem conta dele. Esse inventário foi enviado para a liderança do Anfiteatro, eles têm essa cópia e tem todo o direito de um dia chegar aqui e conferir todo o inventário. Se tudo for encontrado bem, amém. E se não for encontrado, teremos problemas…

No meu emprego há uma regra, que eu quero repetir para vocês. Se sumir alguma coisa, o pessoal do setor paga. Vamos aplicar a mesma regra aqui, com tudo. E para que não doa no bolso de ninguém, o melhor é sempre conferir tudo. 

6) Compromisso 

Hoje é um sábado, e nossos patrões nos esperam na terça-feira, depois do feriado, às 08:00h da manhã, para trabalhar, como fazemos todos os dias. Podemos faltar na terça-feira? Ah, sabemos todos que não. Para faltar o trabalho precisamos de um motivo bem forte mesmo. Ligar para o chefe e falar que está passando mal não resolve. Precisamos de um atestado médico para comprovar. 

Vocês são voluntários. Vamos mandar um e-mail durante a semana avisando dos eventos do final de semana e perguntaremos quem poderá ir nesse evento. Quem puder, ótimo, quem não puder, sem problema algum. Você é voluntário no que pode ajudar. 

Agora, uma vez que você informa que pode ir, que estará lá presente, é um compromisso que você está firmando. Agora, não há volta, não poderá haver falhas. O evento conta com você. Não será mais o voluntário falando, mas sim o profissional.

Claro que imprevistos podem acontecer. Você pode passar mal e ir parar no hospital, o chefe pode te obrigar a fazer hora extra. O detalhe é que você ficará preocupado com o evento, e irá ligar (você mesmo ou alguém que você pedir) para outro membro da equipe te cobrir naquele evento. Você vai ligar para todos para avisar o acontecido e só vai parar de se preocupar quando encontrar um substituto.

7) Dê bom exemplo

Em um Anfiteatro, muita gente trabalha. Há o pessoal da limpeza, há o pessoal da cantina, há o pessoal de uma série de outras equipes. Não deixe que o mau exemplo dado por outras pessoas ou mesmo equipes contamine o seu trabalho.  

Não é porque você vê desorganização nos outros que você será desorganizado. Não é porque você vê alguém jogando lixo no chão que você também jogará. Antes, você pegará o lixo que o outro jogou e colocará no lugar devido. 

Vou dar um exemplo, que será o mais comum. Vocês têm uma ordem: tudo precisa estar pronto 01 hora do evento. Isto porque os músicos e cantores tem que chegar com uma hora de antecedência, para fazer a passagem de som em 30 minutos. 30 minutos antes do evento tudo precisa estar pronto, incluindo som, músico e cantores. 

Infelizmente, vocês verão músicos e cantores chegando faltando 10 minutos, 5 minutos, 1 minuto, talvez até depois do início do evento. Não haverá passagem de som, o resultado não ficará bom, vocês ficarão tristes. Isso irá acontecer diversas vezes. 

Não deixem isso desanimá-los nem usem isso como motivo para chegarem mais tarde, deixarem para montar tudo em cima da hora. Mantenham um padrão de qualidade constante, mas deixem bem claro para as lideranças que os problemas acontecendo são causados não por culpa de vocês. Vocês cumpriram sua parte.

Pode demorar, mas uma hora haverá uma prestação de contas, e a liderança da igreja vai fazer alguns acertos. Nesse momento, ela precisará de um bom exemplo, e que esse exemplo seja o pessoal da equipe de som.

8) Seja constante

Quem é bom de trabalho, é bom de trabalho no emprego, em casa, na igreja, onde quer que vá. Quem é preguiçoso, por sua vez, é preguiçoso em casa, no trabalho e no emprego. 

O que estou ensinando aqui não é apenas uma coisa que vamos cobrar no trabalho do Anfiteatro. Vamos exigir de vocês o mesmo comportamento nas igrejas de vocês, junto às famílias de vocês.

No dia que um pastor de vocês vier aqui reclamar que você trabalha aqui no Anfiteatro mas não cuida da sua própria igreja, você será cortado da equipe. No dia que uma esposa ou mãe aparecer aqui no Anfiteatro reclamar que você não ajuda em nada em casa, você será cortado da equipe. Queremos gente boa de trabalho em qualquer lugar, não só aqui. Gente com uma postura só, onde quer que esteja.

9) Confiança

A maioria de vocês gostaria de ter outros equipamentos de sonorização, tanto aqui no Anfiteatro quanto nas igrejas. Gostariam de trabalhar com equipamento melhor, ter melhores condição de trabalho, e reclamam que as lideranças não atendem seus pedidos. Vou contar o caminho para isto: é mostrar confiança aos seus chefes. No emprego, ninguém começa por cima, é sempre um caminho longo. Você começa pequeno, mas mostra eficiência nas tarefas menores. Logo seu chefe estará te testando em tarefas maiores. Mostrando bom serviço, cada vez mais seu chefe confiará em você para tarefas cada vez maiores. No som é a mesma coisa. Conheço “n” pessoas que se você der para ela 10 cabos novos, se voltar 3 meses depois verá que só há 5 ou 6 cabos, pois muitos a pessoa nem sabe onde está. Como confiar em alguém assim? Não reclame de equipamento. Faça um bom serviço com o equipamento que tem. Mostre ao seu pastor que ele pode contar com você para qualquer trabalho, por mais ingrato que seja. Mostre dedicação, amor, vontade de crescer. Faça ele confiar em você. E aproveite, nas oportunidades que aparecerem, em dizer “como seria bom se eu pudesse contar com…” Naturalmente, os equipamentos irão aparecer…

10) Preparem-se para a cobrança

Sabiam que é muito mais fácil fazer um mega-show de um artista famoso, com 100.000 pessoas de público esperado, que fazer som aqui, para 2.500 pessoas? Sim, é muito mais fácil sim. 

Em um show desses, onde o público paga entrada ou alguém banca o show, a mentalidade das pessoas envolvidas no evento é que tudo tem que dar certo. Então, exige-se o melhor mas se dá o melhor. As pessoas envolvidas têm treinamento, contrata-se pessoas experientes para estar há frente, há planejamento com prazos definidos, etc. Precisou de um equipamento? O equipamento estará lá no outro dia. 

Esse mês mesmo eu fiquei surpreso. Eu li em uma revista especializada (Backstage Novembro/2010) que o show da Ivete Sangalo lá em Nova Iorque foi planejado por 2 anos inteiros. Quando chegou perto do evento, o produtor que era o responsável geral se mudou para lá, ficou morando 3 meses na cidade, para conferir tudo de perto. Isso tudo para que um evento de aproximadamente 4 horas fosse perfeito. E foi.

Já nas igrejas… bem, as coisas aqui são muito diferentes. A mentalidade é diferente. “Vamos gastar o mínimo possível”. “Acho que isso aqui está bom”. “Ah, na hora a gente resolve” são frases que vocês vão ouvir muito. Os eventos serão marcados com poucos dias de antecedência. Algumas vezes, vocês só ficaram sabendo de tudo poucas horas antes. Coisas de voluntários, não de profissionais.

Mas preparem-se: quando as coisas não derem certo, quando os problemas surgirem, principalmente no som, vocês serão cobrados como se profissionais fossem. 

Essa cobrança não será fácil. Vocês serão chamados a atenção na frente de 2.500 pessoas, mesmo estando certos no que estão fazendo. Serão culpados por problemas que não causaram, serão cobrados como se fossem engenheiros de áudio com 10 anos de experiência e cursos mil. Ninguém lembrará que são voluntários sem treinamento algum, e que fazem isto aqui por amor. Já vi muita gente não agüentar a pressão, até sair de vez da igreja. 

Por outro lado, quanto mais profissional você for, quanto mais confiança você passar para a liderança, mais leve será a cobrança. Se confiarem muito em você, antes de brigar vão perguntar o que aconteceu, qual a origem do problema. E então você poderá colocar os pontos necessários. Mas se não confiarem… se você não age de maneira profissional, pode ter certeza que mesmo calado você estará errado!

11) Prevenção

Isso da cobrança levanta outro ponto, que é o da prevenção. É normal que às vezes aconteça uma coisa nova, algo que você está despreparado. O problema virá, acontecerá o brigueiro depois. Mas erra-se uma só vez. 

Tenha sempre essa pergunta em mente: o que posso fazer para evitar problemas? Como posso me prevenir para, no caso de uma necessidade de última hora (sim, elas vão surgir), resolver um problema com o mínimo de dor-de-cabeça possível.

No seu emprego, se você sabe que o chefe está chegando de viagem e lhe pedirá um relatório detalhado do que aconteceu quando ele estava fora da empresa, previna-se e faça o relatório logo, antes dele chegar. Deixar para depois é brigueiro certo!

No meu emprego, depois de problemas com várias contas atrasadas por falha no pessoal, o chefe baixou uma norma. Quem der causa a atrasos em um pagamento, irá pagar a multa e os juros do seu bolso. Agora, todo mundo já sabe que o que tem prazo precisa ser imediatamente resolvido. 

Mais um exemplo, esse aqui com vocês. Hoje o tempo está chuvoso, um pouco frio. A maioria de vocês está sem blusa de frio, enquanto eu estou aqui com um moleton. Agora, são 12:30hs, e estou realmente com calor aqui dentro desse moleton. Mas está suportável. Só que esse evento está programado para entrar noite adentro, e acredito que mais tarde irá esfriar bem. Então, quantos de vocês têm uma blusa de frio pronta, para qualquer necessidade? (esfriou sim, muito, e alguns passaram frio, porque não se preveniram. Todos sabiam que a reunião poderia ir até 20:30h).

Previnam-se. Tudo o que falei aqui antes reflete prevenção. Se ater com cuidado com os horários significa ter tempo de folga para resolver algum pequeno problema. Se alimentar antes e carregar uma barrinha de cereais, um pacote de biscoito, previne o estômago vazio. Fazer um inventário e conferi-lo sempre previne que alguma coisa suma e você demore a dar conta, tendo então que pagar. Ter cabos sobrando, equipamento de reserva, isso tudo ajuda no caso de alguma coisa quebrar. 

Esteja preparado. Sempre. Evitará dor de cabeça. 

12) Vida Espiritual

O último aspecto é também o mais importante, ao meu ver. “Nossa luta não é contra a carne o sangue, mas contra potestades malignas”, diz a Bíblia*.

Vocês já pararam para ver o significado da palavra “potestades”? Não é uma palavra fácil de se encontrar por aí. No dicionário, ela significa Poder, Força, Potência.

A luta do som não é batalha pequena não, porque uma falha no som afeta todo o evento. Então, se eu fosse o inimigo das nossas almas, eu faria o som falhar, porque sem som não tem evento! Eu já tive essa experiência: 8.000 pessoas reunidas, e sem som… não é bonito não.

Então, se não podemos deixar falhar o som no aspecto técnico, de fios, cabos, aparelhagem, também não podemos deixar falhar nossa vida espiritual. Jejum, madrugada, muita oração, tudo para fazer esse trabalho funcionar sem brechas. 

Mas vocês todos aqui são servos já com muito tempo de igreja, não vou entrar em detalhe. Não são mais meninos, ainda que alguns sejam novos. Mas daqui para a frente vamos trabalhar com Homens, que oram por este trabalho, que colocam suas vidas à disposição do Senhor. 

Tudo certo até aqui? Porque agora vamos acertar alguns aspectos mais


*Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. (Efésios 6:12)

 

 

2 Comments on "TREINAMENTO DE UMA EQUIPE DE SOM"

  1. Gostei desse artigo mané, maneiro de mas. #PorMaisArtigosEm2016

  2. Muito bom o artigo, estou lendo muito aqui por esses dias e pelo que percebi no texto, são do ES né?
    Muito show, sou de Anchieta, Igreja Batista em Ubú, tenho certeza que os artigos vão me ajudar muito.
    Valeu pelas dicas!

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.