Sons

Costuma-se muito se falar em graves, médios e agudos, mas quem está começando em áudio fica um pouco perdido: como é o som dos graves, dos médios e dos agudos?

Para resolver isso, disponibilizamos alguns arquivos de áudio MP3 para download. Esses arquivos possuem as freqüências puras (fundamentais, sem harmônicos), lhe ajudando a identificar os sons.

Clique em cima do link com o botão direito do mouse e selecione a opção “Salvar como”, para fazer o download.

20 a 24Hz25 a 29Hz
Limite audível dos graves. Mais “sentido” que ouvido”. Somente caixas com alto falantes grandes, em geral de 18” ou até mesmo 21”, conseguem reproduzir esses sons. Na grande maioria das caixas de som, elas não conseguem ser reproduzidas. Esses sons podem ser reproduzidos em alto-falantes menores, desde que estes sejam projetados para isso. Por exemplo: subwoofers.
30 a 34Hz35 a 39Hz
Em geral, é o limite de resposta dos alto-falantes de 18”. Alguns alto-falantes de 15” conseguem reproduzir esses sons, mas são poucos. 30Hz é o som mais grave que um contrabaixo elétrico de 5 cordas consegue produzir.
40 a 44Hz45 a 49Hz
A maioria dos falantes de 15” consegue reproduzir sons a partir dessa faixa (e outros menores também, desde que fabricados especificadamente para essas freqüências). 40Hz é o som mais grave que um contrabaixo elétrico de 4 cordas consegue produzir.
50 a 54Hz55 a 59Hz
Praticamente todos os falantes de 15” respondem essa faixa.
60 a 64Hz65 a 69Hz
A maioria dos falantes de 12” começam a produzir som a partir dessa faixa.
70 a 74Hz75 a 79Hz
A maioria dos falantes de 10” começam a produzir som a partir deste ponto.
80 a 84Hz85 a 89Hz
Alguns alto-falantes de 8” já conseguem reproduzir sons a partir daqui.
90 a 94Hz95 a 100Hz
Praticamente todos os falantes de 8” conseguem reproduzir estes sons. A voz masculina dos baixos começa aqui.
1KHz
Faixa dos médios. Principal faixa da voz.
5KHz
Início dos sons agudos
10KHz
Som bastante agudo. Freqüência que ainda está na metade da escala audível (20 a 20K).
16KHz
Som muito agudo, já perto do limite do espectro audível (20KHz).
20KHz a 20Hz
Sinal que vai desde o mais agudo possível ao mais grave possível. Todo os sinais têm a mesma amplitude (volume). Serve para teste de sistemas e ajuste de equalização
Ruído Rosa
Todas as freqüências de áudio, misturadas, todas com a mesma amplitude. Serve para, junto com um analisador de espectro, observar a acústica de uma sala e realizar o ajuste de equalização. Se alguma freqüência “aparecer” mais que as outras no analisador de espectro, então deverá ser atenuada no equalizador.
Direito Esquerdo
Teste para se ouvir o funcionamento dos canais do equipamento. O som ora sai por um canal, ora por outro.
Problema de Polaridade
Manter a polaridade de um sistema é sempre importante. Este arquivo mostra o que acontece quando uma caixa de som está com a polaridade invertida em relação à outra.
Qualidade do Aúdio
Utilizado para testar a qualidade de áudio, o violino tem que soar claro e definido, como um instrumento ao vivo.
Sem Ruído
Arquivo sem som nenhum. Tudo o que você ouvir nele será ruído inserido pelos equipamentos. Quanto “menos” se ouvir, melhor.
Mais sons podem ser obtidos no seguinte endereço:
http://www.realmofexcursion.com/downloads.htm

About the Author

Carlos Gonçalves
Webmaster - Som ao Vivo

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