Melhor caixa subgrave

Projeção de som e assuntos relacionados com caixas de som e fones de ouvido

Re: Melhor caixa subgrave

Mensagempor Ariovaldo » Sáb, 19 Mar 2011 5:30 pm

Ola Rodrigo, vamos ver se a gente consegue resolver o problema.
primeiro gostaria de saber as potencias que vc usa para tocar todo o som e que tipo de crossover ou processador vc usa para as caixas?
existem muitos processadores de PAs que sao proprios para elas.
Ariovaldo

Mensagempor Rodrigobeg » Sáb, 19 Mar 2011 6:08 pm

Quanto as potencias... Duas delas são fabricadas por uma pequena empresa aqui da regiao que já é bem conceituada aqui e vem sendo substituindo amplificador até de verdadeiros line arrays...

São:

1 - Krugger Audio 5000 - 2300watts 4ohm por canal (entrada balanceada xlr e entrada normal p10)
1 - Krugger Audio 4000 - 1600watts 4ohm por canal (entrada balanceada xlr e entrada normal p10)
1 - Wattson DBK 3000 - Não recordo a potencia, mas é algo em torno de 400watts por canal (entrada normal p10)

Normalmente o 5000 é usado para subgraves, o 4000 para medio graves e o 3000 para medios e agudos...

No caso seria:

1 - Krugger Audio 5000 - 2 T18 por canal com oversound 800 ou 18sw1p
1 - Krugger Audio 4000 - 2 woofer 15pw5 ou eros 415 por canal
1 - Wattson DBK 3000 - 2 d220ti por canal

O wattsom provavelmente trabalha com impendancia errada por ser 8 ohms e o uso de dois drivers resultaria em 4ohms, mas devido a sua alta potencia em relação aos drivers o mesmo não aquece e não tem perda aparente de rendimento...

No momento uso apenas o equalizador da propria mesa (behringer) e um crossover alugado dos behringer mais simples...

A ideia era pegar o gerenciador de PA da behringer ULTRADRIVE PRO DCX2496, nunca usei processadores, delays, enfim, não sei se é uma coisa realmente necessaria no meu caso... Talvez vocês possam me recomendar uma crossover mais simples que cumpra a mesma função...

Enfim, diga o que vocês recomendam...
Rodrigobeg

Mensagempor C.Dias » Sáb, 19 Mar 2011 6:30 pm

Aproveitndo, estava querendo usar um Snake HPX2180 (1000W), com uma T18. Acham que ficaria bom, T18 aguentaria uma potencia desta e com qualidade.
Desculpa colocar assim, mas como ficar dificil localizar alguem que tenha estas caixas e com um falante pelo menos aproximado em potencia para passar uma experiencia estou postando aqui, e espero conseguir ter uma ideia sobre o conjunto.
C.Dias
C.Dias

Mensagempor lucasoliveira » Sáb, 19 Mar 2011 8:46 pm

C.Dias escreveu:Aproveitndo, estava querendo usar um Snake HPX2180 (1000W), com uma T18. Acham que ficaria bom, T18 aguentaria uma potencia desta e com qualidade.
Desculpa colocar assim, mas como ficar dificil localizar alguem que tenha estas caixas e com um falante pelo menos aproximado em potencia para passar uma experiencia estou postando aqui, e espero conseguir ter uma ideia sobre o conjunto.

Pode usar, desde que seja bem construida e tenha reforço na tampa em que o falante é para fusado.

Abraço
Lucas Oliveira - Desenvolvimento de projetos Acústicos e Eletrônica do Áudio
lucasoliveira

Mensagempor Rodrigobeg » Dom, 20 Mar 2011 10:00 am

Pessoal, queria deixar um relato aqui...

Essa noite em uma festa pude ver do que as w-horn são capaz...

Eram 2 whorn e 2 tops com 12+ti, era uma ambiente para umas 400 pessoas e o som dessas caixas é algo foora de séérie... A 2 metros e a 40 metros das caixas o grave era de uma pressão fortissima, era aquele grave que você sente tudo e todos tremendo... Extremamente definidos e controlados, pude observar também que o sistema não estava trabalhando a nem 50% do que poderia porque era notavel que os amplificadores e falantes aguentavam muuito mais volume ainda sem distorção... Incrivel o que duas dessas caixas podem fazer...

Bom... Eu quero uma W-horn :lol: :shock: :shock: :shock:

Pude observar que as w-horn apesar de cornetas são completamente diferentes das que eu tenho... Observo que as minhas caixas tem graves nada omnidirecionais, muitas vezes com muuito grave nas laterais e atrás da caixa e nada de grave na frente, também pude observar que as W tem um grave muuito forte proximo a elas, diferente as minhas... Estou começando a achar que as minhas foram mal construidas ou mal projetadas, porque a diferença de som era muuuito gritante... E olhe que essas w-horns já estão beem no fim de suas vidas, todas mal conservadas, com os cantos apodrecendo e tal...

Enfim... Que espetaculo :)
Rodrigobeg

Mensagempor fernandojosepeixoto » Dom, 20 Mar 2011 4:57 pm

Caro Rodrigobeg a paz de Cristo reine sempre entre nós.
Posso dar-lhe uma sugestão?
Tente uma caixa de Sub da DB Tecnologia. Veja as especificações já aprovadas pelas indústrias de alto falantes a qual assinamos aqui no caso Eighteen Sound (Italy).

Scoop Compact 12” 900

Subgrave Scoop tipo corneta – Mini Scoop ¼ de onda.
Resposta de Frequência (+ ou – 3 dB) 40 Hz a 120 Hz.
Potência AES: 900 watts.
SPL 102 dB (@1w, 1m).
SPL Maximo de 131 dB
Impedância de 8 Ohms
Corte recomendado: L-Riley 24 dB/oitava de 40 Hz a 120 Hz
Transdutor: 01 Alto Falante de 12 polegadas da 18 Sound OEM
Dimensões (L x A x P) 456 x 603 x 702
Peso: 40 Kg
Conexão: Speakon® 4 polos.
Pintura Texturizada em Poliuretano.

Scoop Compact 15” 1000
Resposta de Frequência (+ ou – 3 dB) 35 Hz a 120 Hz.
Potência AES: 1000 watts.
SPL 104.7 dB (@1w, 1m).
SPL Maximo de 134 dB
Impedância de 8 Ohms
Corte recomendado: L-Riley 24 dB/oitava de 40 Hz a 100 Hz
Transdutor: 01 Alto Falante de 15 polegadas da 18 Sound OEM
Dimensões : (L x A x P) 550 x 710 x 730
Peso: 46 Kg

Meu nobre sinceramente desconheço qualquer tipo de caixa de Subgrave de 18 polegadas que tenham timbre naturais bem definidos e um rendimento de dar inveja à muitos experts do áudio e também superem estas de 12 pol. da DB e o que falar da de 15 pol., o falo isto como profissional de estrada já atuante há 40 anos pois os outros 3 foram como Disck Joquei (na minha época se chamava assim), pois já trabalhei em tudo que possas pensar de caixas de som salvo raríssimas exceções, desde projetos sérios aclamados mundialmente até os nossas caixas feitas no Brasil e as horrivelmente clonadas e feitas a facão de Trios Elétricos a PA.
fernandojosepeixoto

Mensagempor Rodrigobeg » Dom, 20 Mar 2011 7:44 pm

Fernando, muuitissimo obrigado pelo seu post!

Certa vez de passagem por uma loja, pude ouvir uma caixa de line array com falante de 8+ti acompanhada de um subwoofer de 12 polegadas com esse selinho escrito 18Sound e um db do lado... Pedi para o atendende dar volume e eu quase cai de costas com o som daquelas caixas!

Nunca soube que caixas eram, mas agora acabei descobrindo!

Levei muuita fé nessa Mini Scoop de 15 sabendo do potencial de 12...

Você sabe me informar onde posso conseguir estas caixas, ou se posso comprar diretamente da db tecnologia?
Rodrigobeg

Mensagempor lucasoliveira » Dom, 20 Mar 2011 10:25 pm

Olha a scoop de 15 ai

lucasoliveira

Mensagempor C.Dias » Dom, 20 Mar 2011 11:20 pm

Lucas, agora tenho 2 falantes 12 400w e qual drive Ti deveria colocar para acompanhar HPX2180. Sera que só esses 2 ficariam legal? pois tenho outras 2 caixas de 12 400w tambem só que com D250X + ST350.
C.Dias
C.Dias

Mensagempor Deluna » Seg, 21 Mar 2011 12:19 am

fernandojosepeixoto escreveu:Scoop Compact 12” 900

Resposta de Frequência (+ ou – 3 dB) 40 Hz a 120 Hz.
Potência AES: 900 watts.
SPL 102 dB (@1w, 1m).
SPL Maximo de 131 dB
Impedância de 8 Ohms
Corte recomendado: L-Riley 24 dB/oitava de 40 Hz a 120 Hz
Transdutor: 01 Alto Falante de 12 polegadas da 18 Sound OEM
Dimensões (L x A x P) 456 x 603 x 702
Peso: 40 Kg

Ela responde até 40Hz mesmo?
Que potência é esta AES?
Isso não é a sensibilidade do falante?
Esse spl é de pico né? Se sim quanto é o continuo?

VC tem o gráfico de resposta desta caixa?
♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
Imagem
Deluna

Mensagempor lucasoliveira » Seg, 21 Mar 2011 2:48 am

Amigo Deluna, a descrição responde todas as suas perguntas, é só ler novamente com calma.

Abraço
lucasoliveira

Mensagempor Rodrigobeg » Seg, 21 Mar 2011 12:39 pm

Pelas descrições parece muuito bom, e 18 sound é 18 sound...

No video não da pra ter muita noção, esse barulho todo seria alguma coisa vibrando? Porque parece muuuito violento :shock:

Entrei em contato com a DB a respeito das caixas... O que o pessoal acha?

Quatro mini scoop de 15 ou quatro t18?

Sei que a scoop deve ter uma qualidade muuuito maior, mas sera que consegue dar a pancada, pressão e spl de um falante de 18?

Sinceramente depois que ouvi as w-horn não tenho nada contra falantes de 18, alias me surpreendeu muuito...
Rodrigobeg

Mensagempor lucasoliveira » Seg, 21 Mar 2011 1:07 pm

Atualmente, falantes de 15 e de 18 se tem um resultado semelhante, mas devido o cone do de 18 sendo fisicamente maior, não se poderá comparar.

Bem, vai depender dos tipos de eventos que vai fazer. Não pude escutar em volume alto, mas tem a HP1505 que é uma corneta dobrada estilo W-horn, e o resultado com o selenium 1507 foi bacana, mas não posso afirmar se realmente ficou forte, devido estar em volume baixo, e na época a caixa ainda não estafa 100% vedada e parafusada.

Agora eu gostei dos resultados desse Scoop, no video, é só ligar um fone BOM, e perceber que o grave é bem forte e gera vibrações no telhados e outros lugares próximos dali.

Para grave sempre defenderei a idéia dos de 18, mas nem sempre é o mais indicado a depender do porte de eventos. Casamentos, formaturas em lugares fechados, creio que o de 15 vai atender bem também.

Abraço
lucasoliveira

Mensagempor D som » Seg, 21 Mar 2011 1:14 pm

Rodrigo

Tem uma coisa que havia esquecido de te responder: o ganho da T-18. Segundo as especificações dela, o ganho é de 99 dB. Mas olhando o gráfico, existem picos de 110 dB (isso a original com o falante original).

http://www.electrovoice.com/sitefiles/downloads/T18_Subwoofer_EDS.pdf
D som

AnteriorPróximo

Voltar para Caixas acústicas ativas e passivas, cubos, caixas amplificadas, fones