Problema no amplificador

Dúvidas, macetes, melhor forma de usar, potência, tudo sobre amplificação de áudio.

Problema no amplificador

Mensagempor mto_loko » Sáb, 12 Nov 2011 1:12 pm

Ola, possuo um amplificador Oneal OP 5500, 1000w rms em 4ohms e 580w rms em 8 ohms, ligo nele 2 caixas de 350w rms, com falante de 15 + driver, a uns tempos começei a perceber que um canal estava clipando antes que o outro, as caixas eram iguais e tinha uma diferença de volume de uma pra outro, a caixa no canal A falava muitos mais do que a caixa do canal B, um pouquinho antes de clipar. Continuei fazendo eventos com o amplificador, só que dai num evento eu percebi que tava clipando um canal antes do outro e que quando o canal A estava sem volume, no -90 db, e o canal B em 0 db, a caixa do canal B tinha um grave forte com o outro canal sem volume, dai quando eu abri o volume do canal A e deixei em 0 db, com as 2 caixas tocando, PRATICAMENTE ACABOU O GRAVE das 2 caixas, isso também aconteceu quando eu liguei o canal A e depois o canal B, O GRAVE SUMIU PRATICAMENTE DAS 2 CAIXAS.
Porque um canal esta clipando antes que o outro? Porque o grave some quando eu uso as 2 caixas e 2 canais ao mesmo tempo?
O que pode estar acontecendo no meu amplificador?
mto_loko

Re: Problema no amplificador

Mensagempor brunolw » Sáb, 12 Nov 2011 4:52 pm

Doutor mto loko (rsrs)

Isso pode ser problema ma mesa, cabos ou periféricos antes do amp ou pode ser no próprio amp.

Faça o seguinte teste:

Inverta os cabos de entrada do amplificador e veja se o problema troca de lado. Se inverter, se o outro canal passar a clipar mais rápido, não tem problema com amp. É algo antes. POde ser até o cabo que liga a mesa no amp ou algum equalizador no meio do caminho.

Se o problema não trocar de lado, então é o amp mesmo. Pode ser o potenciômetro do controle de volume dele (é o mais provável) ou na parte de pré-amplificação dele. Ambos os problemas são relativamente baratos de resolver.
brunolw

Mensagempor Evandro P. » Sáb, 12 Nov 2011 6:09 pm

Boa tarde amigo

Quanto as caixas sumirem os graves quando ligadas as duas juntas, as polaridades das caixas devem estar invertidas. Basta a inversão de apenas uma pra ocasionar tal coisa.
Evandro P.

Mensagempor Junior Dorico » Seg, 14 Nov 2011 10:03 am

O problema de acabar o grave o Evandro já matou, com certeza tem caixa com fase invertida, isso é fácil de resolver.

Em relação a clipar um canal antes que o outro, se o amigo mto loko usa um programa estério (não digo dois canais, mas estéreo mesmo), o conteúdo de um é diferente do outro, e obviamente ele iria chegar ao clip antes mesmo.

A ideia de inverter os cabos e ver se o 'defeito' muda de lado é uma boa.
Junior Dorico

Mensagempor gabrielhowat » Dom, 20 Nov 2011 12:48 pm

O problema de um clipar antes do outro, naum acho que é um problema, pq o meu ampli da Oneal OP1600 também acontece isso, talvez seja a mesa, pq ela divide frequencias para cada canal, um canal toca mais que o outro, o meu sistema também acontece isso, naum creio que seja um problema, mas do grave sumir assim naum sei o porquê!
gabrielhowat

Mensagempor mto_loko » Dom, 20 Nov 2011 4:11 pm

Ja troquei os cabos, verifiquei as poloridades e elas nao estavam invertidas, esse negocio do grave sumir so pode ser o amplificador ne?
mto_loko

Mensagempor gabrielhowat » Dom, 20 Nov 2011 4:19 pm

mto_loko escreveu:Ja troquei os cabos, verifiquei as poloridades e elas nao estavam invertidas, esse negocio do grave sumir so pode ser o amplificador ne?

Talvez! Tente falar com a fábrica, entre so site da Oneal e envie uma mensagem pra eles. Nada que a fábrica naum resolva!
gabrielhowat

Mensagempor Junior Dorico » Dom, 20 Nov 2011 6:12 pm

Muito Loko!!!

Amigo, veja bem, não é apenas verificar se está ivertida ou não. Muitas vezes o alto falante pode estar ligado invertido dentro da caixa, ou mesmo na própria conexão.

Não sei como você verificou, mas se não fez isso que vou relatar agora, faça. Se já fez, te peço desculpas.

Coloque o equipamento pra tocar normal, chegue até um volume onde você perceba que o grave começa a sumir.

Desligue o power, mas não retire nenhum cabo, nada. INVERTA OS FIOS DE APENAS UMA CAIXA, A OUTRA DEIXE DO JEITO QUE ESTÁ.

Ligue novamente o power e veja o que acontece. Se o problema desaparecer, realmente uma das caixas está invertida. Se continuar, daí só analisando mesmo o equipameto e a ligação mais afundo.

Detalhe: Caso você constate que o problema está na ligação das caixas, pegue uma bateria de 9 volts e coloque no fio. Quando você liga + da bateria com o + da caixa, e o - da bateria com o - da caixa, o falante tem de se movimentar para fora. Se ele mexer ao contrário, você encontrou a caixa invertida, confira os cabos e conexões para acertar isso.
Junior Dorico

Voltar para Amplificadores