W Horn - JBL

Projeção de som e assuntos relacionados com caixas de som e fones de ouvido

W Horn - JBL

Mensagempor James » Ter, 17 Nov 2009 11:37 pm

Pessoal, lendo um tópico no Audiolist - http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=1025

Percebi que eu não era o único que sou louco e apaixonado pelos graves reproduzidos, por esta caixa projetada pela JBL na década de 70, tanto que quando começar a projetar meu PA vou fazer os SUBs da W-Horn.

Bom Abri este tópico com o intuito de discutir sobre esse projeto, saber quem tem, que já usou ou trabalhou com elas, enfim essa caixa para mim é a melhor para reprodução de freqüências graves
Operador de Som - Igreja de Cristo Comunidade em Recife / Piedade
Aluno de Tecnologia de Áudio - André Sonoda
Aluno Produção Fonográfica - AESO
James

Re: W Horn - JBL

Mensagempor giorgio henrique de assis » Qua, 18 Nov 2009 7:04 am

olá james!
vamos começar pelo seguinte:
aonde deseja usar os graves?
que tipo de publico deseja atingir?
qual o tamanho do p.a?
e outras coisa que devem ser levadas a serio.
gosto sim da whorn e sei da sua eficiencia ,mais para determinados tipos de som se torma desajeitadas.
tem mais alternativas para quem não quer bass reflex, tipo l36 que nosso irmão beto pode dizer melhor, tem as t18,band pass,etc..., mais primeiro tem que definir o que vc quer.
se for analizar a grosso modo a whorn é imbativel, mais assim como toda caixa cornetada ela presisa de ter suas cornjetas grandes.
um cara bom pra falar do assunto seria o walter, se ele passar por aqui será muito bom. abs!
Deus seja louvado!
Funcionário publico (Operador de som e tv )
giorgio henrique de assis

Mensagempor James » Qua, 18 Nov 2009 10:01 pm

Então Giorgio, eu ja tenho duas W-Horn na Igreja, pois tinham guardado a muito tempo estava encostada e eu reativei, vi de cara a grande sonoridade produzida e comecei a pesquisar sobre o assunto, as irmãs que não gostam muito, acham ela feia, mas vou dar um jeito nisso.

Sobre o Projeto, pretendo ir montando um PA aos poucos, duas W Horn com falante de 600W, 4 de médio agudo com 300W cada, e aos poucos ir construindo mais, nada muito grande, também vou fazer uns Subs menores para eventos menores em salões de festa, como casamento, 15 anos (não da pra levar um W horn num casamento. hhehe.

Enfim quero mesmo é trocar experiências sobre essa caixa, pois vi que no SAV não tinha nenhum tópico falando a respeito.
James

Mensagempor Caio Fábio » Qua, 18 Nov 2009 11:16 pm

Ja viu isso aqui?
http://audiolist.org/siteantigo/caixas/keele_w_box.zip
Mostra todos os detalhes dela.
Não tive o prazer de ouvir essa caixa funcionando. Mas que sabe, se a reconstrução for bem sucedida poderei ter uma noção de como ela eh.

Acho muito complicado reproduzir uma caixa dessas pois tem muita coisa em se levar em consideração, tudo influencia, a madeira utilizada, os ângulos exatos dos refletores dentro dela, o alto falante usado nela nem deve existir mais.

Acredito que ela use um sistema tipo o labirinto acústico de Stromberg-Carlson

Boa sorte no projeto, se der certo talvez eu faça uma pra mim :D
Caio Fábio Amaral D' Paula
Técnico de som ICEJA
Técnico em informática
Tecnólogo em Redes de Computadores
Caio Fábio

Mensagempor Donalire » Qui, 19 Nov 2009 12:32 pm

Olá james;

Eu nunca trabalhei com whorn´s mas o modelo também me chamou a atençao e estou começando a projetar uma.
Deverei construí-la entre final de dezembro e início de janeiro próximos.

Já cosntruí muitas caixas, mas este trabalho será único.,! Estou aceitando o desafio whorn.
Para melhorar este aspecto " quase feio " da caixa, vou trazê-la a um aspecto um pouco mais HI-TEC "
Será uma caixa um tanto desengonçada, mas com um visual quase BATMAM !

As dimensões do desenho são preliminares, desta forma não se baseie por elas, trata-se de um tamanho que é apenas confortável para o resto do meu equipamento, estou fazendo outros cálculos para ter dimensões finais.
principalamente da câmara interna e das aberturas das cornetas.

Também pretendo trabalhar com 600W pois apresenta-se como uma potência viável R$ !!!

http://img690.imageshack.us/img690/4007 ... irinto.jpg

Conforme eu for desenvolvendo, vou comentando.

FORTE ABRAÇO !
Porque ouvir é o quinto sentido !!!
Donalire

Mensagempor Ullmann » Qui, 19 Nov 2009 5:21 pm

Pois bem ...
Caio citou :
... Acredito que ela use um sistema tipo o labirinto acústico de Stromberg-Carlson

Não, as W-HORN não tem nada disso, são apenas e simplesmente CORNETAS DOBRADAS.
As Stromberg-Carlson são algo completamente diferente.
E por sua vez um LABIRINTO ACUSTICO é completamente diferente de todo o resto, sendo basicamente uma llinha de transmissão, onde seu comprimento é calculado em função da menor frequencia que se deseja reproduzir, desde que esteja na faixa de atuação do falante a ser utilizado.
De nada adianta pegar o desenho de uma que desça a 30 Hz com um BOM WOOFER e trocar o dito por outro qulquer, se este não reproduzir a mesma faixa de frequencia do outro, e FUNDAMENTALMENTE, não tiver um Fs semelhante ao do original.

Ao rapaz (eu creio) que quer mexer no desenho da W-HORN, corentas em geral tem tres dimensões CRITICAS, a saber :

* Comprimento Total (controla Fl)
* Area da Graganta (controla Fh e eficiencia do sistema)
* Area da Boca, (controla Fl)

Fl = frequencia mais baixa a ser reproduzida
Fh = Frequencia mais alta a ser reproduzida

Portanto, mexeu em UM mexeu nos OUTROS, fisica pura e simples, não existe invenção, nem alquimia neste caso.

Diferentes falantes podem melhorar em parte a eficiencia, mas alteram basicamente timbre.
Não lembro de cabeça, qual a menor frequencia da WHORN, mas praticamente qq woofer do mercado pode tocar nela, pois acho que pelo menos a 45 Hz ela desce. E mesmo falantes de otima relação custo beneficio (ou seja LIXO) podem tocar nela, se o som vai ser bom ou ruim ai é outra hiostoria. Se vai renedr tanto quanto a original ? Tambem outra historia.

Em tempo, deve-se tomar muito cuidado para a qualidade do cone a ser usado (falante) pois a pressão no ponto onde estão os falantes é muito alta e se o cone for delicado ou vagabundo (falantes de otima relação custo beneficio, em geral) vai acabar rasgando.

MAs se for usado materia de boa qualidade essa caixa tem um som e um rendimento fantastico. Muito embora seja realmente um TRAMBOLHO de carregar e olhar !

Abs e Paz

Walter
Ullmann

Mensagempor isinho » Qui, 19 Nov 2009 5:37 pm

falantes de otima relação custo beneficio (ou seja LIXO)

hauhauahahuahu

--E que aula ein!!!
Imagem
Igreja Adventista do Sétimo Dia

-- Não tiro dúvidas por MP!!!!!! --
isinho

Mensagempor James » Qui, 19 Nov 2009 9:00 pm

Muito embora seja realmente um TRAMBOLHO de carregar e olhar !

É por isso que as irmãs da igreja não gostam.
Walter uma Duvida, ou melhor, duas.

As W-Horn que uso estão bem surrados, estou pensando em adesivar-las (o mesmo adesivo que empresas usam em carros e caminhões),
com uma impressão maderada, para dar um toque melhor ao ambiente, vou adesivar a parte de fora e na saída do som colocar tela ortofônica.
Acho que não vai alterar o som o que você me diz.

A Outra é que quando for construir mas caixas, pensei no modelo que o Edu Silva falou no AudioList, sobre colocar alças, e rodinhas para facilitar o transporte
e uma chapa de ferro para o calor de dentro ir para fora, o que você me diz sobre isso, altera o som, melhora o desempenho?
James

Mensagempor Ullmann » Sex, 20 Nov 2009 12:19 am

Pergunta 1 : Não creio que faça diferenças, alem da parte estetica ! os olhos da comunidade agradecem !
Pergunta 2 : Alterar o som ? Depende apenas do falante ! A chapa de ferro ? Sim, melhora o desempenho ! Alças, rodinhas etc, essas interferencias vão atrapalhar apenas e tão somente se colocadas na camara de compressão dos falantes ( o volme fechado) caso contrario serão "transparentes" ao som e ao desempenho !
Abs
Ullmann

Mensagempor MarceloCavic » Seg, 03 Mai 2010 8:51 pm

James escreveu:

As W-Horn que uso estão bem surrados, estou pensando em adesivar-las (o mesmo adesivo que empresas usam em carros e caminhões),

James você me assustou, quando comecei a ler a frase pensei que ia colocar aquelas faixas reflexivas da 3M! Hehehe

Mas falando sério, quando puder coloque algumas fotos dos exemplares da sua igreja.

Abraço,

Marcelo
Claudio Marcelo Cavichioli
AES 83975

__________________________________________________________________________________
MarceloCavic

Mensagempor James » Ter, 04 Mai 2010 11:21 pm

Marcelo Cavic, Rachei de Rir sobre as Faixas Refletivas, rs, é impressão em adesivo mesmo, é que trabalho com isso, adjetivação de e faixadas de Loja.

Posso tirar umas fotos das caixas, ainda não adesivei, ou seja elas ainda estão surradas, rs. Talvez mande reformar mesmo, ficaria mas bonito.

Eton, você é de Recife ? Conheço um Eton que faz o curso de som de André Sonoda, é você ? Sobre ouvir podemos marcar para ligarmos elas, pois estão no momento paradas, estou sem Amplificador e sem crossover, mas marcando agente arruma e liga, sem problemas.

Vou Tirar as Fotos e posto aqui !!!
James

Mensagempor Ricardo cabral » Seg, 18 Abr 2011 10:23 am

Bom dia pra todos do som ao vivo?

Amigos passei por aqui pra dar uma olhada nos comentários,e ví que estão falando das caixas de som W-HORNS

meus amigos fiquei muito satisfeito com o som da w-horn :mrgreen: ,tenho uma com dois alto-falantes de 12" oversound no mesmo cabinete,e olha que o meu

amplificado não tem muita potência é um op 2300 oneal,e me :shock: espantei com a qualidade do som,meu filho é DJ e ele toca o som em festas,não pegamos

ainda uma festa grande,a maior que pegamos tinha na faixa de 100 há 150 pessoas,e atendeu muito bem.

Estamos montando outra w-horn com alto-falantes 15" ovesound para tocar com outro amplificador com um pouco mais potência,comprei um op 2700 oneal.

O problema delas é o tamanho,é grande demais mas vale pelo SOM,quando vamos levar o som pra tocar nas festas,tenho que colocar a carrocinha no meu carro.

Depois colocarei as fotos das duais caixas w-horn.

Ricardo Cabral
Recife-PE
bairro:Apipucos
Ricardo cabral

Mensagempor lucasoliveira » Seg, 18 Abr 2011 11:14 am

Eu gosto muito do modelo horn da selenium,

Sobre o falante custo/benefício, não concordo em dizer lixo, um exemplo dos falantes que vejo sendo usados por aqui, inclusive alguns amigos de T18 com sub oversund 800rms.

A qualidade é muito boa, e o timbre bom, junto a t18 eleva uma pressão sonora bem forte

E custa a metade do preço do sub 800rms da selenium, que também é bom.

Quanto as horn, o som é incrivel.

Acopladas fica forte de mais,

A uns dois anos atrás eu acho, num campinho de futel foi colocado 4 delas para um show de fim de semana, o som era simplesmente incrivel, sempre fui admirador dessas caixas.

No casamento da minha prima que foi a ao ar livre, foi usado 4 modelo horn com falantes de 15, e o volume estava pouco longe do maximo, e já atendia o ambiente com dance legal.

Abraço
Lucas Oliveira - Desenvolvimento de projetos Acústicos e Eletrônica do Áudio
lucasoliveira

Mensagempor D som » Seg, 18 Abr 2011 11:51 am

Ricardo cabral escreveu:Bom dia pra todos do som ao vivo?

Amigos passei por aqui pra dar uma olhada nos comentários,e ví que estão falando das caixas de som W-HORNS

meus amigos fiquei muito satisfeito com o som da w-horn :mrgreen: ,tenho uma com dois alto-falantes de 12" oversound no mesmo cabinete

Ricardo Cabral
Recife-PE
bairro:Apipucos

Mesmo gabinete? como assim? Nunca vi uma com dois de 12"

Coloca as fotos pra apreciarmos, principalmente aberta pra ver-mos como foi colocado.
D som

Próximo

Voltar para Caixas acústicas ativas e passivas, cubos, caixas amplificadas, fones