Modo Bridge

Dúvidas, macetes, melhor forma de usar, potência, tudo sobre amplificação de áudio.

Modo Bridge

Mensagempor Nani35 » Dom, 14 Fev 2010 9:40 pm

Ola pessoal. Sou totalmente leiga no assunto relacionado a som e achei esse forum por acaso e gostei muito. E peço ajuda de vocês, para se possivel retirar uma duvida minha.

Tenho um par de caixas de 3 vias com 400 watts 8 omhs cada e uma amplificador alesis matica 500 com menor potencia do que as caixas ( sei eu não é o certo, mas por enquanto é o único que possuo). Fiz a ligação das caixas em modo bridge em pararelo. Minha é, posso usar o equalizador utilizando essa ligação? Corro risco de queimar meu amplificador/caixas em modo brigde? E como em modo bride só estou usando um canal para ligação,como ligar o equalizador ?

Segue o manual do amplificador:

http://www.4shared.com/file/222140591/b17ba293/Matica_Manual.html

Não possuo mesa de som

Fico agradecida desde ja !
Nani35

Re: Modo Bridge

Mensagempor bersan » Seg, 15 Fev 2010 6:58 am

Olá Nani35, seja bem vinda ao SomAoVivo.

A ligação padrão para qualquer amplifcador em bridge é a seguinte:

MESA MASTER L > EQUALIZADOR CANAL A > AMPLIFICADOR CANAL A

90% de chance de ser assim. Quando em modo bridge, o amplificador trabalha em mono, por isto uma única entrada funciona, geralmente a A. É bem raro, mas se não funcionar na A, tente na B (os outros 10%).

Agora... uma pergunta. Se você não possui mesa de som, qual a sua fonte sonora?

Fernando
bersan
Site Admin

Mensagempor Nani35 » Seg, 15 Fev 2010 11:05 am

Ligo ao mixer x cdj...estava com receio se usando em modo bridge o amplificador ou as caixas poderiam queimar...corro esse risco?
Nani35

Mensagempor isinho » Seg, 15 Fev 2010 6:04 pm

90% de chance de ser assim. Quando em modo bridge, o amplificador trabalha em mono, por isto uma única entrada funciona, geralmente a A. É bem raro, mas se não funcionar na A, tente na B (os outros 10%).

As vezes é um pólo no lado A e outro no B...
Imagem
Igreja Adventista do Sétimo Dia

-- Não tiro dúvidas por MP!!!!!! --
isinho

Mensagempor bersan » Seg, 15 Fev 2010 9:08 pm

Olá Isinho,

correto, mas isto que você disse é referente as saídas para as caixas, isto que eu escrevi, tendo por base esta pergunta...

E como em modo bride só estou usando um canal para ligação,como ligar o equalizador ?

Foi referente as ligações, ou seja, seção de entrada.

MIXER (CDJ) > EQ > CANAL A do Amp

A ligação das caixas, a que você se referiu, é bem complicada e varia muito mais, logo é imprescindível estudar o manual quanto a isto...

Mas você me lembrou algo... Em modo bridge, as potências dos canais se somam, assim como se somam as impedâncias também (esta pouca gente lembra). Assim, tome cuidado com as impedâncias. Veja só?

Amplificador de 2 Ohms/canal. Em modo bridge, ele aceitará como mínimo 4 Ohms. Assim, podemos ligar 2 caixas de 8 Ohms em paralelo (o que dá 4 Ohms). Tudo certo, sem problemas.

Amplificador de 4 Ohms/canal. Em modo bridge, ele aceitará como mínimo 8 Ohms. Assim, só podemos ligar uma única caixa de 8 Ohms. Se ligarmos 2 x 8 Ohms / paralelo, corremos risco de queimar o amplificador.

Um abraço,

Fernando
bersan
Site Admin

Mensagempor Nani35 » Ter, 16 Fev 2010 4:44 pm

Não entendo nada de som. Liguei no canal A os dois fios vermelhos e No canal B os dos fios pretos . Vi no manual que ligando desse modo e acionando a chavinha na parte traseira, ele funcionaria em modo bridge e assim teria mais potencias nas caixas, sendo que o amplificador é inferior as caixas .

Mas em relação a impendencia não entendo nada...

Manual: http://www.4shared.com/file/222140591/b17ba293/Matica_Manual.html

Só tenho medo de usar essa forma e queimar o amplificador ou danificar algo mais;

Não sei qual impendencia minima de cada canal esse amplificador trabalha...vi o manual, mas naõ entendi e não sei se posso usar da forma que estou pretendendo usar, sem queima-lo...quem souber por favor me ajude

obrigada
Nani35

Mensagempor bersan » Qui, 18 Fev 2010 5:44 pm

Nani,

Só tenho medo de usar essa forma e queimar o amplificador ou danificar algo mais;

Esse medo é sadio. É o que nos faz entrar na auto-escola ANTES de querer sair por aí dirigindo um carro e atropelando pessoas.

Bem, você precisa estudar sobre impedâncias ANTES de usar o amp, ainda mais modo bridge. Há dois artigos aqui sobre isso (Amplificadores, falantes e uma tal de impedância). Mas, se serve de consolo...

Tenho um par de caixas de 3 vias com 400 watts 8 omhs cada

Neste esquema, duas caixas 8 Ohms, ligando tudo em paralelo (vermelho com vermelho, preto com preto), pode usar tranquilo. Seu amp aceita modo bridge em 4 Ohms, fornecendo 650W nessas condições. Página 18 do manual.

Um abraço,

Fernando
bersan
Site Admin

Mensagempor Nani35 » Qui, 18 Fev 2010 10:38 pm

bersan

Muito obrigada pela ajuda...vou dar uma estuda mesmo sobre impedâncias e tudo relacionado a audio. Spu totalmente leiga no assunto. Obrigada mais uma vez pela sua ajuda

:D
Nani35

Voltar para Amplificadores