Ligacao de Equalizador

Equalizadores, compressores, efeitos, delays, racks, pedestais, todos os equipamentos que não se enquadram nas outras categorias

Ligacao de Equalizador

Mensagempor wanilton » Dom, 05 Dez 2010 2:33 am

Ola Amigos Do SaV,

na minha igreja estou jaentrando em duvidas quanto a ligacao de equalizadores, umdos musicos
insiste em ligar equalizador e serie, por ex: ele quer pega um equalizador esterio e ligar o lado L ao lado R
com a grande afirmacao de filtrar melhoro audio e assim por diante, de tanto me "SOLICITAR"
essa ligação resolvi "permitir" o uso no baixo,porem agora ele ja quer usar outro equalizador da mesma forma
no teclado e outro no violao, acho se tiver disponivel ele acaba colocando um pra cada mic da bateria
no conceito que tenho vejo isso como errado pois um re-fara o que o outro ja fez
ou seja disperdicio.

preciso muito do maior numero de opinioes possiveis e de explicacoes intendiveis paraque possa repassar essas infomaçoes, obrigado desde ja a todos que colaborarem.
wanilton

Re: Ligacao de Equalizador

Mensagempor Jefe... » Dom, 05 Dez 2010 6:36 am

Oi amigo pra mim isso é um disperdicio de equalizador,
e a quetão de usa uma via separado para L e R, tambem é viavel usar uma só vc vai ter um som unico nos dois lador, e assim sobrara uma via do equalizador, podera usar num bumbo por exemplo.
Eu uso assim se ta serto ñ sei.
tem uma galera que entende mais que eu, eles podem te dar algumas ideias.
Jefe...

Mensagempor meninodosom » Dom, 05 Dez 2010 9:44 am

Bem, o modo mais comum:

Saída L/R da mesa -> L/R do equalizador -> L/R do amplificador
Nesta opção você equaliza o som como um todo com a "capacidade estéreo". Você pode fazer alterações pra cada lado, mas em geral se usa a mesma configuração nos dois lados.

Outra possibilidade é ligar o som em novo(apenas a saída L da mesa).
Assim você fica com um lado do equalizador livre pra insertar em um canal da mesa.

Não sei se é exatamente isso o que você deseja saber, mas vou tentar explicar. Você não pode ligar dois equalizadores "um atrás do outro", mas no caso de inserts não tem problema. Porque a lógica disso é a mesma da equalização de canal que já existe na mesa, só que ampliando as possibilidade, uma vez que o controle paramétrico de canais infere em no máximo 4 banda enquanto um equalizador pode chegar a 31.
Imagem
Bruno Santos - Igreja Adventista do Sétimo dia - Vitória/PE
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32
meninodosom

Mensagempor Danilo Gomes Santana » Dom, 05 Dez 2010 10:31 am

Amigo,a idéia que ligar a saída do equalizador L na entrada R,por exemplo não filtra melhor não(até onde conheço não e nunca ví isto) principalmente se em cada lado for uma equalização,ai fica equalização sobre equalização...

O sinal pode até ficar pior,pois quanto mais se passa o sinal por prcessadores(equalizadores,compressores,etc...),mais o som se distãncia do som original,e inclusive se acrescenta um pouco de ruído natural contido nos equipamentos...

Achou isso um disperdício,ou seja se o sinal já foi equalizado,por que equalizar novamente???
Afinal,este outro canal do equalizador poderá ser usado para outro sinal da mesa...

Usar equalizadores insertados é luxo,e só é usado em casos em que se tem equalizadores sobrando...ou quando se tem a nessecidade de uma equalização minuciosa...

Pois é preverivel usar primeiro nas saídas,ou seja em conjuntos de sinais,ou seja sinais mixados com R e L,Aux 1,mais uma equalização corretiva,as vezes cortar graves,cortar uma frequência que está apitando...até talvez um pouquinho de brilho no P.A mais nada que comprometa a mixagem,pois estaremos equalizando um conjunto e não um canal isoladamente...

Afinal pensando por um lado,os canais já tem equalizadores,diferente de suas saídas que geralmente não tem,exceto mesas de algumas mesas é ai que entra os equalizadores,no caso de ser insertados nos canais é caso de se necessitar de uma equalização minusiosa que creio que não é
o teu caso,aonde é mais usado em vozes,quando se precisa cortar uma frequêcia que está irritando,ou dar um brilho mais só caso o eq de 3 bandas da mesa não der contar,ai entra em cena o equalizador gráfico de 31 bandas,15 bandas ou 10 bandas...

Espero ter ajudado...
Danilo Gomes Santana

Mensagempor andry110 » Dom, 05 Dez 2010 11:22 am

meninodosom escreveu:
Não sei se é exatamente isso o que você deseja saber, mas vou tentar explicar. Você não pode ligar dois equalizadores "um atrás do outro", mas no caso de inserts não tem problema. Porque a lógica disso é a mesma da equalização de canal que já existe na mesa, só que ampliando as possibilidade, uma vez que o controle paramétrico de canais infere em no máximo 4 banda enquanto um equalizador pode chegar a 31.

Um bom EQ parametrico de 3-4 bandas facilmente substitui um grafico de 31 banda.
Os graficos so tem vantagem no caso de "cortar" frequencia pre-determinada na hora de surgir um principio de microfonia (re-alimentacao positiva).Ligar EQ em serie vale nos casos se voce tem uma banda e precisa de mais bandas (pode ser encontrada em alguns EQ caros pois estao sendo tratados exatamente como "insert" individual).
Pode sugerir para pessoa que esta "solicitando" esta ligacao para caso de 31 banda porcurar a estudar os principios de processadores de amplitude (ja que EQ faz parte desse grupo).

Abrcs,
andry110
andry110

Mensagempor gabriel_equalize » Dom, 05 Dez 2010 12:26 pm

A ligação de equalizadores gráficos via insert não é errada, mas no seu caso, é um EXTREMO EXAGERO.
Se a mesa de vocês é vagabunda, e a equalização por canal dela não supre, é aí que tem que investir.
Aproveita e explica melhor como é o seu sistema.

Obs: mesmo no meio profissional, com a popularização das mesas digitais, ficou muito mais fácil ter acesso a bons equalizadores paramétricos de 4 bandas, como o Andry citou. Assim, ficou muito mais raro encontrar gente que ainda faça insert de EQ gráfico.
gabriel_equalize

Mensagempor wanilton » Dom, 05 Dez 2010 1:20 pm

entao vamos falar mais sobre o Som e deixar mais claro o que estou falando...

primeiro:
a ligacao sugerida é INSTRUMENTO> EQUALIZADOR LADO"L"> EQUALIZADOR LADO "R">
>MESA> CAIXAS ATIVAS

ou ainda:
INSTRUMENTO> EQUALIZADOR LADO"L"> EQUALIZADOR LADO "R">OUTRO EQUALIZADOR LADO"L">
OUTRO EQUALIZADOR LADO "R">MESA> CAIXAS ATIVAS

SEGUNDO:

quanto ao equipamento:
temos uma yamaha 01v96 com dois ada8000 um cross beginger(nem sei com escreve) uma caixa sub ativa e uma pasiva em mono, duas caixa ativa+duas passivas no PA, e uma ativa+passiva retorno
os musicos usa fones para retorno individual, no retorno das vozes(ativa+passiva retorno) tem um equalizador adicional.
acho que nao preciso falar dos recursos da mesa, as ai fica a ideia, essa mesa ja tem recurso pra deixar oaudio muito bome nao vejo nescessidade para mais coisas, claro que se a grana fosse facil
teriamos qualidade de studio na igraja, mais dou graças ao Senhor peloque ja temos.

faço mais um "apelo" , deem mais opinioes,poispreciso de argumentos para convencer o nosso colega a
abondonar essa pratica!
wanilton

Mensagempor andry110 » Dom, 05 Dez 2010 3:28 pm

wanilton escreveu:faço mais um "apelo" , deem mais opinioes,poispreciso de argumentos para convencer o nosso colega a
abondonar essa pratica!

Nao tem como opiniar.
Me desculpe mas isso 'e superultraarquitremendasemdireitoanada BOBAGEM!Voce deveria se preocupar em gastar seu tempo com estudar , verificar os cabos, sei la - descansar!
Simplesmente podemos sugerir a seu colega ler algo a respeito de distorcao de fase e cumulo de erros . Sugiro tambem que procure saber sobre :
- estrutura dinamica de audiotrato ;
- relacao Sinal/Ruido (se isso parecer pouco e ele continuar com "baratas na cabeca" posso sugerir um artigo sobre distorcoes e ruidos nos semi-condutores e elementos lineares e nem tanto...);
- funcionamento dos filtros passivos e ativos (afinal ele quer "filtrar" o QUE ?).
- SUGERIR A EXPLICAR O QUE ELE QUER do sinal final.Possivelmente ele nao sabe que o sinal "musical" do baixo pode ser corrigido com simples regra 2C (compressor/chorus)?

Enfim , nao sei se ajudei mas nos demais contatos com musicos desse tipo acabava dando uma aula de "luta livre" :D :D ...

Abrcs,
andry110
andry110

Mensagempor andry110 » Dom, 05 Dez 2010 10:01 pm

E quase esqueci !!

O que vai acontecer se voce usar um equalizador GRAFICO de 31 banda ligado em serie fazendo +15dB na Freq 500Hz em canal L enquanto no canal R voce sugere -15 dB na mesma Freq?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Pergunte isso ao seu "solicitador" (ja que amigo ele nao 'e com certeza , nem o PRO da area)....

Se responder - "praticamente NADA alem de chiado e distorcao a mais "- pode colocar 3 EQ de 6 canais somatorios para um so baixo!
Se nao - mande comprar a pizza e passar o restante de semana limpando o chao da sua casa PORQUE ELE MERECE!

Abrcs,
andry110
andry110

Mensagempor gabriel_equalize » Dom, 05 Dez 2010 11:33 pm

Sua mesa tem recursos o suficiente para timbrar bem as entradas.
Na O1V96 você tem excelentes prés, EQs paramétricos de 4 bandas, com possibilidade de fazer HPF, LPF, Shelving, Peaking... Ainda tem um pequeno equalizador a mais que pode ser aplicado via FX.

Se os instrumentos forem RAZOAVELMENTE bons, e vocês não conseguem tirar som assim, precisam é investir em treinamento de pessoal.
gabriel_equalize

Mensagempor V. do FLY PA » Seg, 06 Dez 2010 10:06 am

Olha o que da ouvir demais musico, da nisso, mesma coisa de criarem um clone seu que faz as mesmas coisas que você faz. :mrgreen:

A mesa que vocês tem é bem legal, tem varios recursos, os EQ via FX são bem precisos e os parametricos por canal sã uma mão na roda para regular qualquer intrumento ou voz diferente,tem é que manejar o EQ para eventos externos, em mesa digital eu gosto de fazer o seguinte, colocar eq para monitor via caixa o o PA fica por conta de nada, tudo na EQ dos canais.

Agora (desculpe a expressão) se o maluco queria fazer isso para dar um efeito especial, manda ele tocar o instrumento dele que você da um jeito com a mesa.

andry110 escreveu:O que vai acontecer se voce usar um equalizador GRAFICO de 31 banda ligado em serie fazendo +15dB na Freq 500Hz em canal L enquanto no canal R voce sugere -15 dB na mesma Freq?

Burrice... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :lol: :lol: :lol: :lol:
'O tecnico de som é o gerente do som de uma banda."
V. do FLY PA

Mensagempor wanilton » Seg, 06 Dez 2010 2:38 pm

otimo,
as respostas estao de acordo com o pouco conhecimento que tenho, agora me deixe fazer um outra pergunta!

alem de um chiado muito chato ( e para musicos o "brilho") o que acontece se colocarmos dois EQ
e colocarmos +15db nas frequencias de 6k ate 20k,isso nos dois?
wanilton

Mensagempor Deluna » Seg, 06 Dez 2010 3:57 pm

Vc vai queimar os altofalantes de agudo, ou fones de ouvido.
♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
Imagem
Deluna

Mensagempor andry110 » Seg, 06 Dez 2010 4:39 pm

wanilton escreveu:otimo,
as respostas estao de acordo com o pouco conhecimento que tenho, agora me deixe fazer um outra pergunta!

alem de um chiado muito chato ( e para musicos o "brilho") o que acontece se colocarmos dois EQ
e colocarmos +15db nas frequencias de 6k ate 20k,isso nos dois?

Microfonia - no minimo..
No maximo - vai apanhar das pessoas torturadas com esse tipo de "experiencia"..

Abrcs,
andry110
andry110

Próximo

Voltar para Periféricos e afins