EQUALIZADOR OU CROSSOVER?

Completamente perdido? Não sabe nem por onde começar? Este é o espaço para isso!

EQUALIZADOR OU CROSSOVER?

Mensagempor DJ MAYCO_RIBEIRO » Sáb, 05 Mar 2011 11:11 pm

Ola galera to aqui mais uma vez, precisando da ajuda de vocês.

estou montando um PA, sou dj, irei usar o som em casamentos, aniversarios, festas eletronicas, etc...

E me surgiu uma duvida quanto a equalização.

USO EQUALIZADOR OU CROSSOVER?

ATIVO OU PASSIVO?

SEI QUE BO SERIA UM CROSSOVER DIGITAL, MAS ESTOU SEM CONDIÇÕES $$$$

ESTÃO É ISSO AI AGUARDO A OPINIÃO DE VC...
ABRAÇOS
DJ MAYCO_RIBEIRO

Re: EQUALIZADOR OU CROSSOVER?

Mensagempor marciorogeriu » Sáb, 05 Mar 2011 11:20 pm

DJ MAYCO_RIBEIRO escreveu:E me surgiu uma duvida quanto a equalização.

USO EQUALIZADOR OU CROSSOVER?

Crossover é para efetuar os cortes no PA não para equalizar, salvo em gerenciadores, que tem
crossover, eq, limiter, compressor etc.
Se é para equalizar, equalizador . . . .
Abraço
Márcio Rogério da Silva
Minis. Som IMM
marciorogeriu

Mensagempor manhaes » Sáb, 05 Mar 2011 11:49 pm

DJ _ Ribeiro, mano casamento o som tem que ser bom, se não você já incentiva a separação do casal, ou pior a noiva pode até desistir de casar dependendo do que vc estiver tocando.

O melhor é fazer o que eu tenho feito, ler, ler muito. Aqui no fórum tem muitas soluções e pessoal profissional que vão fazer de você um ícone na sua cidade em se tratando de sonorização. Como nada é de graça o preço é sua dedicação e profissionalismo.

O crossover te permite separar as frequências graves, médias e agudas evitando queima ou sobrecarga nos alto-falantes e principalmente nos twitter. O equalizador bahhh ...esssse sim, tendo as 31 banda mano tu fás maravilhas com ele, o som fica lindo. Você vai precisar dos dois e não esqueça papira brother, procura não misturar digital com analógico.

O fórum tá repleto de dicas e tutorias pra que os teus casamentos não terminem em divórcio. por culpa do DJ sss Paz.
Paz e prosperidade em tudo seja convosco.
manhaes

Mensagempor DJ MAYCO_RIBEIRO » Dom, 06 Mar 2011 11:55 pm

Hum... muito obrigado pela ajuda.
vcs saberiam me dizer um bom equalizador e um crossover? vendo em conta questao custo beneficio.

vou usar de inicio dois sub's de 18 que vou comprar e duas caixas com 1x15'', drive titanio, e super twiter. essa eu ja tenho.

e qnto a questao do crossver ser ativo ou passivo?

aguardo um força

obrigado a todos :D
DJ MAYCO_RIBEIRO

Mensagempor Deluna » Ter, 08 Mar 2011 2:09 pm

Driver de TI com Tweeter???
♪André Luna♪
Operador de áudio da Tv Brasil
Nao digite em caixa alta(caps lock) em TODO o texto.
Contato: Claro (21)7647-8677
Imagem
Deluna

Mensagempor DJ MAYCO_RIBEIRO » Qua, 09 Mar 2011 12:13 am

isso mesmo uma falante de 15, uma cornta com drive titanio e um super twiter.

tem algum problema??
essas caixas na verdade é do meu sócio.
DJ MAYCO_RIBEIRO

Mensagempor Ricardo cabral » Dom, 05 Jun 2011 12:18 pm

Bom dia pra todos do som ao vivo?

Na verdade eu não estou aqui para responder,e sim para perguntar,pois não achei onde fazer a pergunta.

Meus amigos eu já tenho um equalizador no meu equipamento,e quero colocar um crossover ativo,e minha pergunta e dúvida é,

um crossover no meu equipamento,vai tirar potência dos meus amplificadores?

Obs:tenho duais caixas de som,uma caixa com tweett e driver com dois falantes 12",e a outra só com dois falantes de 15",a caixa de 15" quero que fique

só pra graves,e tenho dois amplificador,um pra caixa de médio grave,e a outro amplificador só pra grave,teria que ser um crossover de vias?

Valeu e obrigado.!
Ricardo Cabral
Recife:PE
Ricardo cabral

Mensagempor Leonardo Go » Dom, 05 Jun 2011 7:40 pm

Ola Ricardo..

Vamos por partes, ok.
Primeiramente vamos enteder o que é um crossover, segue assunto: http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?t=1502

Agora o que você precisa saber, é se seus falantes consegue responder a frequencia que você deseja, para poder utiliza-lo, segue informação:

20 a 24Hz / 25 a 29Hz - Limite audível dos graves. Mais “sentido” que ouvido”. Somente caixas com alto falantes grandes, em geral de 18” ou até mesmo 21”,
conseguem reproduzir esses sons. Na grande maioria das caixas de som, elas não conseguem ser reproduzidas. Esses sons podem ser
reproduzidos em alto-falantes menores, desde que estes sejam projetados para isso. Por exemplo: subwoofers.

30 a 34Hz / 35 a 39Hz - Em geral, é o limite de resposta dos alto-falantes de 18”. Alguns alto-falantes de 15” conseguem reproduzir esses sons, mas são poucos. 30Hz é o som mais grave que um contrabaixo elétrico de 5 cordas consegue produzir.

40 a 44Hz / 45 a 49Hz - A maioria dos falantes de 15” consegue reproduzir sons a partir dessa faixa (e outros menores também, desde que fabricados
especificadamente para essas freqüências). 40Hz é o som mais grave que um contrabaixo elétrico de 4 cordas consegue produzir.

50 a 54Hz / 55 a 59Hz -Praticamente todos os falantes de 15” respondem essa faixa.

60 a 64Hz / 65 a 69Hz - A maioria dos falantes de 12” começam a produzir som a partir dessa faixa.

70 a 74Hz / 75 a 79Hz - A maioria dos falantes de 10” começam a produzir som a partir deste ponto.

80 a 84Hz / 85 a 89Hz -Alguns alto-falantes de 8” já conseguem reproduzir sons a partir daqui.

90 a 94Hz / 95 a 100Hz - Praticamente todos os falantes de 8” conseguem reproduzir estes sons. A voz masculina dos baixos começa aqui.

1KHz -Faixa dos médios. Principal faixa da voz.

5KHz - Início dos sons agudos

10KHz - Som bastante agudo. Freqüência que ainda está na metade da escala audível (20 a 20K).

16KHz - Som muito agudo, já perto do limite do espectro audível (20KHz).

20KHz a 20Hz - Sinal que vai desde o mais agudo possível ao mais grave possível. Todo os sinais têm a mesma amplitude (volume). Serve para teste de
sistemas e ajuste de equalização.

Agora, você vai precisar segundo suas informações um de 4 vias, 1 via para os Tweeters, outra para do Driver, outra para os Woffer de 12" e outra para os de 15".

[]'s
Leonardo

Pesquise primeiro, antes de perguntar.. Faça BUSCA.. Lembre-se, que a vários Tópicos que podem responder e resolver suas duvidas..
Leonardo Go

Mensagempor Ricardo cabral » Seg, 06 Jun 2011 11:20 am

Bom dia Leonardo?

Então posso comprar um crossover de 4 vias,você só não me falou se o crossover tira a potência do amplificador,tira ou não?

E os meus falantes são woof 12" e 15",e não subwoof.

Obs:O crossover que eu quero adquiri é ativo,e não aqueles que ficam dentro das caixas de som.

Obrigado pelas informações.

Ricardo Cabral
Ricardo cabral

Mensagempor Leonardo Go » Seg, 06 Jun 2011 12:53 pm

Ola Ricardo..

Crossover é um divisor de frequências, e não "tirar a potência do amplificador". O que pode acontecer é que você pode aumentar o Input do canal, a qual esteja sentindo falta da frequência, mas isto não significa mais potência.
Você deve liga-lo assim: uma saida da mesa, entra no crossover, e do crossover 4 vias, sai os canais, que irão entrar na potencia, como você tem 2 potencias, vai utilizar os 4 canais dela sendo: uma para tweeter, outra para drivers, outra para os de 12", e outra para os de 15".
Tome cuidado quanto a potencia que irá utilizar nos tweetes e drivers, elas devem ser mais baixas que os falantes.

Lembre-se de fazer os cortes de frequência, como mostra a tabela acima.

[]'s.
Leonardo

Pesquise primeiro, antes de perguntar.. Faça BUSCA.. Lembre-se, que a vários Tópicos que podem responder e resolver suas duvidas..
Leonardo Go

Mensagempor Ricardo cabral » Seg, 06 Jun 2011 3:01 pm

Boa tarde Leonardo?

Valeu e obrigado pelas informações,irei comprar o crossover de 4 vias,e depois venho aqui pra dizer como ficou.!

Forte abraço..!
Ricardo Cabral
Ricardo cabral

Mensagempor VETTORE SOUND MUSIC » Ter, 22 Jan 2013 8:32 pm

GLR BOA NOITE.
TENHO VARIAS DUVIDAS, POREM EU POSSO USAR UM EQUALIZADOR E UM CROSSOVER NA MESMA APARELHAGEM
TENHO 2 CXS DE 18 // 4 CXS DE 15 // 2 TITANIOS
É PRECISO TER 4 POTENCIAS PARA ESSE APARATO
FORTE ABRAÇO
VETTORE SOUND MUSIC

Voltar para Problemas diversos