Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potência

Dúvidas, macetes, melhor forma de usar, potência, tudo sobre amplificação de áudio.

Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potência

Mensagempor gabrielhowat » Dom, 18 Set 2011 10:05 pm

Qual a diferença entre um Módulo automotivo pra um Amplificador de Potência, por que eles tem uma grande diferença de preços? Eu posso usar um módulo para dar festas, mas claro usando um transformador adequado?
gabrielhowat

Re: Diferença entre módulo automotivo e amplificador de potê

Mensagempor oseiasgsousa » Seg, 19 Set 2011 11:13 am

Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.
Oseias Guimaraes
Técnico Eletrica/Eletrônica
Técnico Som Igreja Assembleia de Deus, União, Belo Horizonte.

Buscando a perfeição, para alcançar a satisfação.
oseiasgsousa

Mensagempor Junior Dorico » Seg, 19 Set 2011 1:13 pm

É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil, são relativamente pequenos e pesam míseros 3, 4kg, sendo que os amplificadores de potência profissionais, o mais forte que se tem registro é de 22 mil watts rms, custa uma fábula na casa dos R$ 15 mil, e pesa cerca de 50kg, além de ser extremamente grande.

Eu falei que não voltaria mais a postar aqui, mas confesso que não resisti!!
Junior Dorico

Mensagempor gabriel_equalize » Seg, 19 Set 2011 1:29 pm

Junior Dorico escreveu:É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms, custam perto de R$ 1,5 mil,

Isso porque os falantes automotivos tem BAIXÍSSIMA sensibilidade. Por isso a necessidade de tanta potência.
gabriel_equalize

Mensagempor gabrielhowat » Seg, 19 Set 2011 9:26 pm

Amigos, eu achei um anúncio no ML de um sub automotivo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... mpleta-_JM

Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas, podem me esclarecer se essa caixa serve pra colocar no meu sistema de som?
gabrielhowat

Mensagempor gabriel_equalize » Seg, 19 Set 2011 10:02 pm

gabrielhowat escreveu:Mas meu pai está falando q som automotivo é pra carro e som profissional é pra festas

Que "som automotivo é para carro" é bem simples de entender :D

Agora, som profissional é para festas? Depende.
Som profissional é para usos profissionais.
Já vi muita festa movida à som automotivo. Um carro encostado na garagem com porta-malas aberto e fazendo a barulheira danada.

Se as festas em que você pretende prestar serviço estão dispostas à pagar por um serviço PROFISSIONAL, você deve usar equipamentos profissionais.
gabriel_equalize

Mensagempor Djvaini » Ter, 20 Set 2011 1:04 am

Boa noite

oseiasgsousa escreveu:Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini
Guilherme Vaini Alves
Djvaini

Mensagempor Metal » Ter, 20 Set 2011 10:16 am

Junior Dorico escreveu:É que os módulos de som automotivo mais comuns dão 20, 30, 40 mil watts rms...

Dorico, por curiosidade, eles dão tudo isso mesmo? ou há controvérsias?
Ahhh! e não deixe de postar, seus posts fazem falta.
Abraços

Imagem
Metal

Mensagempor Junior Dorico » Ter, 20 Set 2011 10:29 am

Metal

Claro que não dão, a minha resposta foi em tom irônico, pois o povo do som automotivo sempre enfativa que possui um sub de 3000 rms e um módulo de 12.500 rms. Esse pessoal não tem nenhuma informação técnica, e alguns instaladores que conhecem acabam entrando nessa para sobreviver no mercado.

Como sempre dizia um amigo velho conhecido em fóruns sobre áudio, o famoso Álvaro JR, potência é uma grandeza física, e pelo que sabemos, os conceitos físicos não mudaram desde que foram descobertos.

Então, apenas de forma simples: Uma potência da Advance 500X, que fornece 800 watts totais em 4 ohms, consome uma corrente de 8,8 amperes aproximadamente a plena potência (tanto que utiliza um fusível de 10A na entrada de rede). Todos sabemos que quanto menor a tensão, maior a corrente, pois tenho aqui um pequeno módulo que utilizo para som de rua em uma moto, e que consome praticamente igual a Adavance, porém esse módulo fornece cerca de 120 watts segundo o fabricante.

Pois bem. Considerando isso, qual seria então o consumo de um sistema automotivo de milhares de watts? Deixo para que alguém mais entendido no assunto possa desmistificar isso, pois até hoje não recebi nenhuma respostas convincente sobre tal.

Em relação ao amigo que pretende colocar um som automotiFo pra festas...colega, aqui vai uma sugestão. Compre duas caixas ativas altas, e uma caixa de graves (ou sub, como queiram), e 'seje' feliz pra sempre. É a melhor coisa.

E agora, o mais importante de tudo. ESTUDE SEMPRE, BUSQUE CONHECIMENTO A TODO MOMENTO, pois camarão que dorme a onda leva.
Junior Dorico

Mensagempor oseiasgsousa » Ter, 20 Set 2011 10:31 am

Djvaini escreveu:Boa noite

oseiasgsousa escreveu:Bom, com relação ao som não vou opinar, vou deixar pros mais conhecedores. Quanto ao tansformador, você esta equivocado, você deverá usar um retificador, que será alimentado com tensão alternada em 127/220v e fornecerá tensão contínua em 12v para os amplificadores.

Sim mas se for por esse caminho o que é que vai fazer o papel de rebaixar essa tenção de 127v/220v para 12vcc, lembrando que a maioria desses são progetado para 13,8vcc normalmete bateria carreda fornece essa tensão e principalmente quando o veiculo em movimento.

Na verdade para ser sincero a vocês não vejo vantagens em usar modulos automotivos não por varios fatores como ja falados:

* Mentem sua potencia
* Tamanho e peso da fonte para poder ser alimentalos em corrente CA

Guilherme Vaini

Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.
Oseias Guimaraes
Técnico Eletrica/Eletrônica
Técnico Som Igreja Assembleia de Deus, União, Belo Horizonte.

Buscando a perfeição, para alcançar a satisfação.
oseiasgsousa

Mensagempor nilrosewilliam » Ter, 20 Set 2011 11:29 am

Bom,vamos a um calculo simples.
No sostema elétrico do automóvel temos uma tensão de 12 volts.
NENHUM sistema consegue ter aproveitamento de 100%,assim,imaginando algo hipotético,suponhamos que um módulo consiga essa proeza.
Assim,suponhamos que o mesmo forneça uma potência de saída de 3000 watts.(tem módulos mais potentes ???)
Então,no nosso módulo hipotético o rendimento é de 100%,assim.
P=vxI
3000=12 X I
3000/12=I
I=250 amperes.
Ou seja,nosso módulo consumiria uma corrente de 250 amperes funcionando à plena potência.
Para um sistema alimentado por 2 baterias de 60 amperes já é um consumo acima do suportado.
Imagina com uma só bateria.
Lógico que a potência declarada está longe da potência real.
Se você usar fonte de alimentação pra esse módulo,a corrente do primário do trafo deverá ser de um dácimo da corrente do secundário ou seja 25 amperes em 127 volts.
Pra 220 essa corrente será de metade ou seja 12,5 amperes.
Qualquer amplificador profissional consome mais que isso.
E olhe bem,o amplificador em questão,o automotivo,não perde energia.(não existe tambem)
Isso sem mencionar as taxas de distorção,a resposta de freqüência,taxa de subida,sinaç/ruido e etc.
Pra falar a verdade,pra mim,som no carro só um radinho com cd basta.
Se quero qualidade de hifi,ouço em casa mesmo.
nilrosewilliam

Mensagempor gabrielhowat » Ter, 20 Set 2011 1:16 pm

[/quote]Guilherme, só quis ser o mais simples possível, sendo coerente com o questionamento do post. Não quis e não posso entrar em tantos detalhes técnicos, como o funcionamento de uma fonte retificadora, para não confundir o Gabriel. Agora, se alguém se dispunha, fique á vontade para detalhamentos.[/quote]

Não precisa simplificar o assunto, pq eu sei como essas coisas funcionam!
gabrielhowat

Mensagempor Junior Dorico » Ter, 20 Set 2011 1:26 pm

Penso assim também. No meu carro apenas 4 alto falantes full range, que montei com difusor de agudos (nem tweeter nem nada) um dvd e nada de módulo.
Se quero alta fidelidade, ouço meus valvulados em casa. E se quero alto SPL (geralmente não quero, é por questões profissionais), monto meu sistema que utilizo para trabalho, com diversos alto falantes.

Em relação aos automotivos, não tem conversa, e nem compensa ficar discutindo. Cheguei a ouvir uma vez que os watts rms de som automotivo são diferentes dos watts rms de som pra 'casa' e som profissional.

Ainda bem que eles não sabem que decibel (DB) é igual pra tudo.
Junior Dorico

Voltar para Amplificadores