Como conseguir equipamentos emprestados

Às vezes, por causa de um culto especial (casamento, ceia, vigília, etc) ou evento fora da igreja, precisamos conseguir equipamentos emprestados. Não basta simplesmente telefonar para algumas pessoas e pedir, conseguir equipamentos emprestados tem todo um ritual, que é necessário ser seguido para evitar problemas.

Quem quer equipamento emprestado?
A pergunta pode parecer óbvia, mas ela vai influenciar diretamente na resposta da próxima pergunta. Tanto o operador pode querer alguma coisa para facilitar o seu trabalho (uma mesa melhor, por exemplo), quanto é o responsável do grupo de louvor que pode querer algo (mais microfones) e até mesmo as lideranças (uma caixa do lado de fora).

Quem pede equipamento emprestado?
Quem estiver querendo o equipamento emprestado é quem vai pedi-lo emprestado. Ao pedir, assume uma responsabilidade em relação à quem empresta. No caso de haver problemas (roubo, danos, etc), quem pediu emprestado é que vai se responsabilizar!

Lembrando uma coisa: operadores de som pedem para outros operadores, responsável de grupo pedem para outros responsáveis e líderes pedem para outros líderes. Se você é o operador, não aceite ligar para um líder, mesmo que à pedido do dirigente da sua própria igreja.  

O que pedir emprestado?
O mínimo necessário, com alguma reserva. Precisa de mais 6 microfones? Consiga 7, e oito cabos (algum pode estar com problema). Claro que você vai pedir coisas que você sabe trabalhar. Se você conhece somente microfones de mão, não invente de usar um microfone over para o grupo. Se você nunca trabalhou com submasters, então não invente de arranjar uma mesa que tenha subs. Se é a única alternativa, então leve alguém acostumado a mexer junto.

Ao pegar emprestado, monte uma relação de material. Peça para quem está lhe emprestando anotar quantidade, marca e modelo e até mesmo características físicas de cada material (cor, por exemplo). Antes de devolver, confira se todo o material "bate" com o que está na relação.

A quem pedir emprestado?
Primeiro peça para as igrejas (da sua própria denominação, claro) mais próximas a você. As igrejas próximas são as mais fáceis para buscar e para devolver o material. Lembre-se que haverá uma enorme chance de ser você mesmo que terá que devolver tudo. Só no caso de não conseguir nada próximo é que você tentará em outras igrejas mais longe.

Quando pegar emprestado?
Se você conhece o equipamento que vai utilizar, então pode na véspera ou no dia do evento. Se você não está acostumado com o material, então precisa pegá-lo bem antes, e precisa testá-lo, passar alguns cultos funcionando com ele. Uma semana é um bom tempo.

Como utilizar o material?
Utilize-o dentro das possibilidades. Descobriu que os cabos são mais curtos que o necessário? Não corte, não faça emendas, etc. Descobriu que um dos microfones está com mal contato e alguém da igreja se ofereceu para consertar? Então ligue antes para o dono e veja se ele permite isso.

Quando devolver?
O ideal é você devolver logo após o uso, mesmo que seja na casa do operador da outra igreja. Se o evento é em um sábado, eles podem precisar do material no domingo pela manhã. De qualquer coisa, devolva sempre a tempo do próximo culto. Qualquer problema, não espere a pessoa te telefonar, ligue antes e avise o que aconteceu (carro quebrou, pneu furou, ônibus atrasou) e já dê uma data alternativa de entrega.

Não "fure". Nada pior que deixar quem lhe emprestou material esperando por uma devolução que atrasa horas, sem motivo aparente. Provavelmente não haverá um próximo empréstimo, caso isso aconteça.

Como devolver o material?
Você deve devolver melhor do que pegou. Pegou o equipamento sujo? Limpe-o. A caixa de papelão estava rasgada? Então conserte com fita durex. Os cabos, devidamente enrolados, um por um. O microfone sem fio lhe foi entregue sem pilhas? Devolva-o com pilhas novas, como uma forma de agradecimento. Agradeça mesmo: emprestar para uma pessoa responsável é um prazer, para um irresponsável é coisa que só acontece uma vez. A limpeza, arrumação e pilhas novas mostra que você é responsável.

Responsabilidade
A partir do momento em que você pega emprestado, você se responsabiliza pelo material. Se acontecer qualquer coisa, você precisa estar preparado para resolver. Perdeu ou roubaram? Você terá que repor. Quebrou? Vai ter que mandar consertar. Pense bem nisso antes de pegar emprestado, e é um dos motivos para você devolver o mais rápido possível e envolver mais pessoas nessa responsabilidade.

Uma história um pouco chata. Emprestei equipamento para três rapazes fazerem um culto em uma escola, no sábado. Pegaram o material da minha igreja comigo e mais alguma coisa de um Anfiteatro. Ao final, devolveram todos os materiais no Anfiteatro, sem me avisar. Inclusive, passou o domingo todo e nenhum dos 3 me telefonou para avisar nada, eu que tive que ir atrás deles para saber o que tinha acontecido. Encontrei os equipamentos no Anfiteatro, e tudo bagunçado. Os cabos foram simplesmente embolados e largados em uma caixa. Cabos foram cortados, plugues sumiram. Levei 3 horas para arrumar tudo, mas não deixei por menos: informei aos líderes que não emprestava mais nada, e dei os motivos. Acho que tudo que podiam fazer errado fizeram, e de uma só vez . Típica coisa que não pode acontecer.

—————————–

Revisado/reescrito em 12/Mar/2008

Be the first to comment on "Como conseguir equipamentos emprestados"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.