Limpeza e manutenção de microfones

Finalmente você chegou aonde queria: investiu em um microfone de alta qualidade para vocal, e sua voz nunca soou tão bem. Infelizmente, outro cantor do seu conjunto resolve que quer usar o teu microfone durante uma participação vocal. Você range os dentes enquanto ele praticamente come o microfone. Você mal consegue olhar quando ele encoraja outras pessoas a gritar no microfone. Depois disso, ele te devolve o microfone, que ainda funciona, mas está consideravelmente mais úmido e anti-higiênico.

Microfones são sujeitos a uma quantidade incrível de maus tratos, especialmente em música ao vivo. As grades de proteção e as espumas anti-puf podem ficar saturadas com saliva, entupidas com batom, e outras coisas mais. Limpar regularmente seu microfone vai não somente melhorar sua performance, como também é um bom hábito de higiene. Esse texto informa técnicas simples porém eficientes para limpar microfones.

Microfones Dinâmicos

A melhor maneira de limpar um microfone é removendo a grade (bola). A maioria das grades de microfones de vocais são rosqueadas, como por exemplo no SM58 e no BG3.1. Caso a grade não saia com facilidade, pressione para a frente e para trás com suavidade, enquanto puxa-a para longe da cápsula. Não puxe subitamente ou com força excessiva, para evitar danos à cápsula ou deslocamento de sua posição no corpo do microfone. Uma vez removida, a grade poderá ser limpa cuidadosamente sem risco de danos ao microfone. Como a maioria do material ofensivo na grade vem do corpo humano, água pura deve ser suficiente para limpar. Um detergente suave (de cozinha) acrescentado à água servirá como um desinfetante brando, e removerá odores absorvidos pela espuma anti-puf. Para limpar batom e outros matérias presos na grade, use uma escova de dentes com cerdas macias. Em alguns modelos, a espuma anti-puf pode ser removida da grade, mas isso em geral não é necessário, já que a água não danifica a grade. A maioria das grades dos microfones Shure possui acabamento niquelado, mais resistente à ferrugem, e substituir a espuma anti-puf pode ser difícil e demorado.

A coisa mais importante a lembrar é: seque completamente a grade antes de instala-la no microfone! Microfones não gostam de água e, embora microfones dinâmicos resistam a pequenas quantidades de umidade, uma espuma anti-puf encharcada trará mais água que o aceitável. Um secador de cabelo e o melhor modo de secar uma grade, mas atente para usa-lo na potência mais baixa. Mantenha o secador afastado da grade, pois calor excessivo pode fundir algum material da espuma.

O trabalho de limpeza de microfones cuja grade não seja removível, como o SM57 e o 545, deve ser feito de modo mais cuidadoso. Usando uma escova de dentes macia, segure o microfone com a cápsula para baixo e limpe a grade com suavidade. Segurar o microfone na posição invertida evita que umidade excessiva escorra para a cápsula. Essa técnica também é útil para limpar a espuma que cobre o diafragma dentro de um SM58. Repetindo, mantenha o microfone de ponta-cabeça e seja muito gentil.

Em situações ao vivo com múltiplos artistas, pode ser desejável limpar os microfones entre as apresentações. Use uma escova de cerdas macias para aplicar uma solução de enxaguatório bucal (como Listerine ou Cepacol) diluído em água no microfone, seguro com a cápsula para baixo. No mínimo, essa técnica fará com que o cheiro do microfone seja mais agradável para o artista. Lembre-se sempre de verificar se o sistema de som está desligado, antes de começar a limpeza!

Microfones Condensadores

Devido à natureza mais delicada dos microfones a condensador,nunca use água ou qualquer outro líquido para fazer a limpeza. Mesmo uma pequena quantidade de umidade pode danificar o elemento condensador. Para microfones com grade removível, como o Beta 87 ou o BG5.1, a grade e a espuma anti-puf podem ser lavadas como descrito acima. Mais uma vez, a grade e a espuma devem estar completamente secas antes de serem reinstaladas no microfone. Para limpar um microfone com grade instalada permanentemente, como o SM81 ou BG4.1, use uma escova de dentes macia seca para escovar gentilmente a grade. Tome cuidado para não permitir que cerdas soltas fiquem presas na grade. Essa técnica também funciona bem para microfones de lapela e microfones miniatura tipo gooseneck.

Nos casos de microfones a condensador sujeitos a condições severas de uso, como aplicações em vocais e em teatro, é aconselhável usar uma espuma anti-puf externa removível. Esta protegerá o microfone contra saliva e maquiagem, e pode ser removida e limpa com água e sabão após cada apresentação. Lembre-se, nunca deixe água próximo a um elemento condensador!

 

3 Comments on "Limpeza e manutenção de microfones"

  1. Bom dia
    Estou tendo problema comum
    Um Mic da shure sm58,que do nada começa a dar microfonia no agudo, e detalhe a microfonia acontece mesmo se não tem nenhum retorno próximo…
    Alguma ideia..me ajudem
    Obrigado

  2. GUSTAVO CRUZ SULMAN | 11 de dezembro de 2018 at 13:24 | Responder

    Leandro, a microfonia é um problema de realimentação, onde o microfone vai captar de alguma fonte sonora (retorno) o som emitido pelo próprio microfone. Mesmo que o retorno não esteja tão próximo, pode estar ocorrendo um problema de microfonia. Se você canta baixo, em um palco com muito barulho, a probabilidade disto ocorrer é bem mais alta.

    minha sugestão é:

    1. identifique de onde vem a microfonia. De qual retorno ela esta vindo.
    2. Se possivel tente um posicionamento adequado. O SM58 é um microfone de padrão cardiode, então o melhor local para se posicionar o retorno é atras do microfone.
    3. Identifique as frequências que sobram e de um corte no equalizador do canal auxiliar (canal de saída do retorno).

    Valeu

  3. Preciso fazer a limpeza de um microfone sennheiser, só que a cápsula dele não sai igual os outros! Alguma dica?

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.