Organização do Louvor das igrejas

O louvor é uma das colunas de sustentação de qualquer igreja, não importanto a denominação. Sustentação no sentido de salvar vidas e as manter na igreja. O louvor é constituído por diversas pessoas, em diversos grupos que interagem entre si. São 3 os grupos envolvidos com o louvor da igreja:
 

a) Grupo de Instrumentistas*: responsáveis por tanger os instrumentos. São os músicos.
b) Coral: são os cantores. Usam suas vozes para louvar ao Senhor.
c) Equipe de Som: são os responsáveis por operar os equipamentos de som da igreja. Ajustam os volumes e equalizam os instrumentos e os microfones, para que o resultado final seja suficiente para todos ouvirem e agradável, harmonioso.

*Os nomes, obviamente, podem variar de denominação para denominação.

Esses 3 grupos devem trabalham em conjunto e harmonia. Um depende do outro. Não há som se não houver quem toque e cante. Da mesma forma, só música (sem ninguém cantando) pode ficar até belo, mas não transmite mensagem nenhuma. E cantar sem instrumentos pode até ficar bom, mas logo é cansativo e ninguém aguenta muito tempo assim (nem cantar nem ouvir).

Repare: os grupos são dependentes entre si. Não há grupo mais importante que o outro. O trabalho é em conjunto. Tanto é em conjunto que, quanto mais uma pessoa de um grupo conhece o trabalho do outro, melhor ficará o desempenho do louvor como um todo. E até é normal encontrarmos uma pessoa que faça parte simultaneamente de dois, ou até dos 3 grupos. Um instrumentista que também conhece canto é muito melhor que um que só conhece seu instrumento. Quem conhece canto sabe também o tom do hino em relação às vozes. Da mesma forma, um cantor que conheça de instrumento pode também sugerir arranjos, detalhes. Não vou dar muitos exemplos porque é fácil de se ver isso na prática.

Quanto ao operador de som, ele pode ser uma pessoa que entende apenas dos seus equipamentos. Conseguirá fazer um serviço bem razoável. Mas o operador não pode ficar somente nisso, ele precisa conhecer vozes e instrumentos. Um bom operador sabe que A canta lindo mas tem pouco volume de voz. Então receberá um microfone mais sensível, que proporcionará mais volume de som. De outro lado, B canta fortíssimo, então o volume do seu microfone será bem mais baixo que os outros. Também saberá que C está com o violão desafinado, e abaixará o volume deste. E que D ainda é um músico aprendiz, precisa estar com volume baixo, e por aí vai.

Na realidade, você será tanto melhor operador de áudio quanto mais de Música conhecer. Mais de instrumentos, mais de vozes. Nos meus bons tempos (anos atrás, quando ainda tinha um bom ouvido), conseguia ouvir 32 vozes e saber exatamente quem estava desafinando ou sobressaindo. Nos instrumentos, sei o nome de cada peça de uma bateria, mesmo sem nunca ter tocado. Isso só se aprende com treino, muito treino.

E onde treinamos? Nos ensaios. O operador de som precisa participar dos ensaios. Precisa conhecer as vozes (e seus donos), as facilidades e deficiências de cada um. Precisa conhecer os músicos, as características dos seus instrumentos e da forma particular de cada um tocar. Quanto mais ensaios, mais treinado seu ouvido ficará. E isso resultará em melhores resultados no louvor na igreja como um todo.

Nos ensaios também podemos fazer experimentos. Quem sabe aquela pessoa com a voz "estridente" não ficará com melhor com um outro tipo de microfone ou com outra regulagem? É a hora em que podemos fazer testes, experimentar. Deu microfonia? Não é problema. Nos ensaios, pode dar microfonia à vontade. É a hora de descobrirmos como evitá-las.

Muita gente acha que o papel do operador de som é de servir aos músicos e cantores. Está correto. Servir sim, mas sem ser subalterno. O operador pode e deve sugerir mudanças que deixem o seu trabalho melhor e mais fácil (e os resultados disso serão claramente audíveis). Em um grupo envolvido com o louvor, é papel do operador:

– conhecer cada microfone disponível e descobrir qual se adapta melhor à cada tipo de voz e/ou instrumento

– conhecer os diagramas polares dos microfones e adequar o posicionamento dos usuários (músicos e cantores) em relação às caixas acústicas

– ensinar aos usuários a melhor forma de utilizar os microfones. Muitos cantores seguram o microfone de maneira errada, e precisam ser corrigidos.

– cuidar do retorno / monitoria dos músicos (para eles, é importante ouvirem o que estão tocando eles próprios, como também ouvir o conjunto). É uma das tarefas mais difíceis, pois o assunto é complexo.

– sugerir, indicar e até mesmo aprovar a aquisição de novos equipamentos

– manter os equipamentos, tanto quanto a quantidade (não deixar nada sumir) quanto na qualidade (manutenções periódicas, consertos, etc).

– além de, é claro, operar os equipamentos.

Tudo isso dá uma trabalheira danada, e mostra como o operador de som é importante para o sucesso do grupo inteiro. É um trabalho de equipe, sempre!

———————–

Revisado/reescrito em 11/Mar/2008

 

Be the first to comment on "Organização do Louvor das igrejas"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.