“Personal Sonorizator”

No serviço público, existe um tipo de emprego chamado "cargo em comissão". Esse cargo não exige concurso público, e é feito para que os prefeitos, governadores e presidente, entre outros, possam contratar pessoas da sua mais extrema confiança. Apesar do nepotismo, apadrinhamentos e outros, a função do cargo em comissão é permitir ao governante poder contar com pessoas de confiança, que vão fazer tudo em favor dele, não vão deixá-lo na mão quando ele precisar.

Alguns líderes de igrejas também aprendem a contar com as pessoas quando o assunto é Louvor. Passam a confiar em um determinado grupo de pessoas porque delas não escuta frases como "Não vai dar", "Agora estou ocupado", "Pode ser outro dia?". O Pastor coordenador da minha Área (um grupo de igrejas) fez isso por muito tempo, levando o grupo de louvor da igreja B que não era a dele (igreja A) para as inúmeras viagens que ele fez (e ainda faz). E isso porque ele ficou anos na igreja B e durante todo o tempo, sempre que precisou, o grupo estava disponível. Mesmo avisando de um evento com uma hora de antecedência apenas (mais do que tarde), o grupo nunca o deixou na mão. E ele aprendeu a confiar. Acabaram sendo o grupo de louvor "em comissão" daquele pastor.

Há líderes que fazem o mesmo em relação ao som. Por estarem cientes de que o som é algo muito importante, quando encontram um técnico competente e em que podem confiar, alguém que está sempre disposto e sempre faz tudo para atender o melhor possível, esse técnico acaba virando "Personal Sonorizator" do líder. Este leva-o nas viagens, nos eventos; quer que o seu "Personal Sonorizator" cuide do som de todos os cultos e eventos para ele. Isso é absolutamente normal, pois o líder, com o tempo, aprendeu a confiar na pessoa.

Se você pensar na situação do "Personal Sonorizator", isso tudo é uma benção para a sua vida, mas a cobrança também é grande. Quando você não está estudando ou está desempregado, é fácil ficar viajando todo final de semana. Mas e quando tem serviço no próximo dia? E quando a próxima semana é de provas na escola? Quantas vezes a pessoa não chega em casa de madrugada e às 06:00hs já está se levantando para sair? Mal vê a família, esposa, filhos, etc. A vida é abençoada, mas não é fácil, é muito desgastante.

Agora, tem operador de som que não entende isso. Vê o rapaz chegando na sua igreja, o líder pedindo que ele ceda o lugar e o operador local fica oprimido, achando que "o posto é meu e ninguém tira". Está errado esse pensamento! Ceda o lugar feliz, o rapaz é o "Personal Sonorizator" do líder visitante e pronto. Não tem nada de ficar oprimido, enciumado.

Há também o problema dos grandes eventos. É muito comum ir uma equipe de técnicos de áudio montar os equipamentos e, na hora de cuidar do evento, quem opera é outro, que foi com o líder. E tão logo acaba o evento, o líder vai embora e leva o "Personal Sonorizator" junto, que não ajuda a guardar nada. Já vi o pessoal que montou e guardou sair falando mal do rapaz, dizendo que "se for desse jeito, nunca mais participo desses eventos".

Calma gente, isso é "cargo em comissão"! Ninguém está chamando ninguém de incompetente, é apenas o fato de que o líder não conhece a equipe, então não confia. E só não confia porque ainda não conhece! Não podemos ter uma mentalidade de ciúme, inveja e dissenssão dentro da igreja. Está todo mundo no mesmo time, com o mesmo objetivo: salvar vidas para Jesus. Se o seu trabalho foi montar e guardar tudo, agradeça a Deus por poder assistir a reunião e descansar um pouco, e não fique reclamando. Provavelmente, você faz isso uma vez ou outra, enquanto o Personal Sonorizator faz isso todo dia, sem descanso, muitas vezes sem ganhar $$$ por isso. E lembre-se que qualquer coisa que aconteça de errado, a responsabilidade é dele também.

Quer ser um "Personal Sonorizator"? Então elimine do seu vocabulário as expressões "não posso", "não dá", "estou ocupado". Esteja sempre pronto, sempre preparado porque pode surgir uma "emergência" em que o Personal Sonorizator não possa ir, e é nessas emergências que você poderá mostrar o seu valor. Faça um excelente serviço, tenha o melhor embasamento técnico e espiritual possível, de forma que os próprios líderes vão notar que você é digno de confiança.

————————–

Revisado em 11/Mar/2008

Be the first to comment on "“Personal Sonorizator”"

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.