Recentemente a Avid lançou uma nova versão de uma das DAWs mais utilizadas pelo mundo, o Pro Tools, que nessa versão recebe o nome de First, com um diferencial muito interessante pra quem esta começando agora a trabalhar com mixagem ou simplesmente tem curiosidade e vontade de aprender a mexer no software, ele é gratuito e não necessita de placa de audio externa para funcionar e funciona direto na placa on-board do seu desktop ou laptop.
Para ter acesso ao download da versão, basta fazer o cadastro no site da Avid (http://www.avid.com/BR/), e procurar pela aba de download, vale lembrar que essa versão não necessita de iLook para ativar portanto basta fazer o download e ter acesso a uma conexão a internet. O programa esta disponível para PC e MAC, e não necessita de configurações exageradas de hardware (mais detalhes sobre compatibilidade podem ser encontrados na pagina de download do programa).
Interface
A interface do programa pode assustar um pouco no começo pra quem nunca usou nenhuma espécie de DAW antes, mas basta alguns minutos para começar a entender como funciona, no geral é bem simples, você tem as pistas de áudio em forma de barras, em cima você tem as opções básicas (play, stop, rec) e um monitor de tempo e sinal, e em cada pista (track), você tem as funções de Mute (M), Rec, Solo (S), e os inserts, que são os plugins (EQs, compressores, gates, efeitos) que você vai utilizar em cada pista, lembrando que como que se trata de uma versão gratuita, você tem algumas limitações, uma delas é o uso máximo de 4 inserts por canal e o limite de 16 pistas (mono ou estéreo).
A interface principal do programa, a forma de trabalhar, os atalhos e a simplicidade (que é um dos principais diferencias da DAW) é a mesma das versões completas (Pro Tools 12 e Pro Tools 12HD), o que facilita a migração para as versões caso a usuário se identifique com o programa e necessite de mais recursos futuramente.
Aqui temos uma tela especial para a mixagem, depois de feitos todos os ajustes de equalização, compressão, gate, efeitos etc, ela tem apenas os recursos necessários para mixar sua track, como volume, pan, mute, solo e os plugins insertados (essa interface lembra muito um console de mixagem).
Plugins e recursos
Apesar de ser um versão gratuita, o programa conta com alguns dos plugins encontrados nas versões pagas do programa, o que para um usuário iniciante é o necessário para se fazer uma boa mixagem.
Vamos começar com o equalizador paramétrico:
O programa disponibiliza duas versões do EQ, uma com 1 via e outra com 7 vias, o funcionamento de ambos é o mesmo, você tem um filtro Hi-pass e outro Low-pass e 5 filtros totalmente configuráveis, com parâmetros de frequência, ganho e largura de banda (Q), que é mais do que suficiente para fazer qualquer tipo de ajuste de equalização, mas caso não seja suficiente você pode insertar novamente o EQ e ter mais 7 bandas de equalização.
O funcionamento do compressor também é bem simples, você tem os ajustes de threshold, attack, release, ratio, knee e ganho, alem de um filtro Hi e Low pass e side chain.
O funcionamento do Gate é semelhante ao compressor, apenas com os parâmetros de um gate.
programa conta com mais alguns plugins de efeito, na imagem acima vemos uma maquina de efeito (reverb), com os ajustes principais para obter o efeito desejado.
Além dos plugins nativos do programa, o usuário pode comprar a parte alguns outros plugins, a Avid ainda oferece um plano de assinatura anual, onde você paga um valor por ano e tem acesso a diversos plugins mais sofisticados.
Limitações e considerações finais
Como é de se esperar de um programa gratuito, ele não tem todos os recursos da versão paga, o programa é limitado ao uso de 16 pistas, 4 inserts por canal, e você pode apenas criar 3 sessões de mixagem, lembrando que nessa versão, umas das novidades do programa é que você pode salvar sua sessão na nuvem e acessá-la de qualquer computador com o programa.
Para usuários iniciantes ou para pessoas simplesmente que querem estudar, o Pro Tools First acaba sendo uma boa opção, ja que é inteiramente gratuito, e tem as ferramentas básicas encontradas nas versões pagas, é um programa relativamente leve, e basta um computador com conexão a internet e uma configuração razoável para desfrutar da DAW (dispensado o uso de placas de audio). Obviamente monitores de audio ou fones razoáveis são uma boa pedida para se ter referencia do que esta sendo feito.
Be the first to comment on "Pro Tools First"