Sistemas de proteção em amplificadores de potência

PROTEÇÃO CONTRA DC (CORRENTE CONTÍNUA)

Amplificadores são fontes de corrente alternada (AC) para alto-falantes. Essa corrente faz a bobina ir para a frente e para trás, movimentando o cone e com isso produzindo o som.

Ora, o movimento da bobina além de gerar som, gera também uma pequena movimentação de ar ao seu redor, e com isso a própria bobina é refrigerada.

Em situações normais, o amplificador nunca manda corrente contínua ao falante. Se o falante a receber, o cone é deslocado em um sentido, mas então permanece nessa posição (a corrente é contínua, o movimento é contínuo também), enquanto houver a energia. A bobina não se movimenta, e a energia recebida é transformada em calor, gerando aquecimento da bobina, até que a mesma rompa. O próprio deslocamento do cone pode ser também ruim, pois muitas vezes é excessivo, forçando o conjunto móvel (cone mais anel de suspensão mais aranha).

Se alguém quiser fazer uma experiência prática com isto, basta utilizar uma pilha AA 1,5V para alimentar um falante. Será possível ver o cone se movimentar em um sentido (para frente ou para trás, a depender da polaridade da pilha), e lá permanecer até que a pilha seja retirada. A energia fluirá continuamente pela pilha, passando pela bobina, aquecendo-a. Evidentemente, faça isso por poucos segundos.

Ora, o circuito de proteção contra DC analisa continuamente a saída de potência do amplificador. Caso detecte a presença de corrente contínua, o circuito desliga a saída, seja acionando algum dispositivo (por exemplo, um relé), seja queimando um fusível ou até mesmo um compenente. O que importa é que não chegue corrente DC aos alto-falantes.

Essa não é uma proteção para o amplificador em si, mas para proteger os altos-falantes. Considerando o alto custo de alguns falantes, é mais que bem-vinda.

Cenário prático

Quando essa proteção é acionada, é porque algum componente interno ao amplificador já sofreu danos e o mesmo terá que ser encaminha à assistência técnica. Isso pode ser fruto de algum componente interno queimado. Mas a presença dessa proteção garante que os nossos caros alto-falantes continuem funcionando bem em outros equipamentos.

O equipamento deverá ser encaminhado imediatamente à assistência técnica.

Nacionais x Importados

Nem todo amplificador tem essa proteção, infelizmente. Precisamos olhar caso-a-caso, conferindo no manual.

Conclusão

Se você sabe quanto custa o conserto de um bom alto-falante, procure sempre um amplificador que tenha proteção contra DC nas suas saídas. Garantirá a saúde das suas caixas acústicas. Quem tem caixa importada, cujo reparo é ainda mais caro, não deixe de só utilizar equipamentos com esse recurso.

11 Comments on "Sistemas de proteção em amplificadores de potência"

  1. José Claret dos Santos | 5 de janeiro de 2017 at 23:20 | Responder

    Se o alto-falante funciona com corrente alternda. porque eu meço com o voltimetro e é contínua?

  2. Boa noite, tenho um amplificador XTC de DB8000 DA-BRAT SERIES, MAX POWER 8000W. Quando ligo ele nao funciona, mas sim cende a luz protectora vermelha ao envez do amarelo. Gostaria de saber qual podera ser o problema e o que devo fazer? Estou triste porque e muito novo, peco ajuda ai pessoal

  3. Muito bom mesmo
    Tem o detalhe necessario e exemplos práticos

    Obrigado pela postagem

  4. I have noticed you don’t monetize somaovivo.org,
    don’t waste your traffic, you can earn additional bucks every month with new monetization method.
    This is the best adsense alternative for any type of website (they approve
    all websites), for more details simply search in gooogle: murgrabia’s tools

  5. Rede boa para eventos e trifásico de 220volts dividir más a carga

  6. Há luz amarela acedeu não está há potência não está jogando pra caixas. O que pode ter ocorrido

  7. Opte usar Dr e DPS isso é muito importante pra uso de proteção no esquema eletrica de som

  8. Olá. Muito bons os artigos mas gostaria de destacar um engano logo no primeiro parágrafo onde aparece fase (positivo) e neutro (negativo). Essa nomenclatura não está correta. Ou seja, como se trata de AC(Corrente Alternada) não existe polaridade positivo ou negativo. Essa nomenclatura é utilizada em DC (Corrente Contínua). Assim Fase não é a mesma coisa que Positivo assim como Neutro não é Negativo. Obrigado.
    Há ainda que se destacar que a entrada de um amplificador usa corrente alternada então fase e neutro e na saída para as caixas é corrente contínua aí sim positivo e negativo. Espero ter ajudado. Obrigado.

    • Olá, gostaria de destacar que na saída dos amplificadores de potência temos corrente alternada, e não contínua, se não fosse assim, os falantes não se moveriam para frente e para tráz (acompanhando os sinais senoidais); assim, podemos entender que o borne vermelho seja a “fase”, e o preto seja o “neutro ou terra”.
      Essa convenção de se utilizar cores nos terminais de saída dos amplificadores deve-se ao fato de criar uma “polarização” dos cabos a fim de manter coerência nas ligações de várias caixas num mesmo amplificador ou num mesmo canal, todos com o primeiro ciclo do sinal “batendo” para fora ou para “dentro”, e ainda assim todos “em fase” entre sí. A corrente contínua só estará presente na saida de um amplificador quando algum transístor de saída entrar em curto-circuito, nesse caso, seja ele o PNP ou o NPN, teremos assim as tensóes (+) ou (-) proveniente da fonte de alimentação nesta saída e sobre as caixas acústicas que estiverem conectadas, o que pode levá-las a queima, pois nenhum falante suporta corrente DC.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.