Termos “sonoplasta” x “operador de som” x “técnico de áudio” x “mesário”

Um amigo encrencou que quem cuida de som nas igrejas não é "sonoplasta". Mandou-me a seguinte mensagem:

"O termo SONOPLASTA, de SONOPLASTIA, não é ideal para dar nome ao infeliz que fica em uma mesa de som. Sonoplasta é aquele cara que põe efeitos sonoros em teatro,  filmes, programas de tv, etc. Acho que o melhor termo a ser usado é Operador de Áudio".

Ele está corretíssimo. Sei o significado do termo Sonoplasta a mais de 15 anos. Na verdade, aprendi no filme "Um tiro na noite" (1981), filme em que Jhon Travolta faz um sonoplasta que se envolve em um assassinato, através de um tiro que foi captado por seu microfone. A melhor definição de sonoplasta seria "artista plástico do áudio", e ele faz exatamente o que você falou.

Existe muita dúvida sobre qual o nome para definir quem opera o sistema de som. Nas igrejas, chamam de tudo: "sonoplasta", "peazeiro", "operador de áudio", "mesário", "técnico de som", "menino do som", e por aí vai.

Então, para esclarecer, vamos definir cada uma, até encontrar o melhor termo.

– "sonoplasta" deve ser usado para quem trabalha com áudio de teatro, cinema ou televisão, editando as trilhas sonoras de filmes ou programas, inserindo efeitos especiais, etc;

– "operador de som", "operador de sonorização" ou "operador de áudio" para quem trabalha cuidando da operação de um sistema de equipamentos de som, inclusive nas igrejas. Esse é o melhor termo.

– "técnico de som", "técnico de sonorização" ou "técnico de áudio" para quem, além de trabalhar cuidando de sistemas de sonorização, também faz manutenções nesse sistema (soldas, conserto de equipamentos, pequenos projetos, etc). Muitas vezes é usado como sinônimo de "Operador", mas na verdade o técnico faz mais que o operador.

– "peazeiro" é o nome popular para o operador/técnico de som que trabalha com grandes sistemas de áudio, grandes eventos. É um termo mais adequado para profissionais, para quem ganha dinheiro com isso. 

– "mesário" é quem cuida de mesa. É um termo usado apenas para os chefes das seções eleitorais (época de votação). Quem cuida de uma seção eleitoral são os mesários, cuidam das mesas de votação.  Não deve ser usado para áudio.

– "menino do som". A explicação é óbvia, mas até que eu, do alto dos meus 33 anos, barrigudo e perdendo muito cabelo, não me importo de ser chamado assim.

É melhor para todos (isto inclui o autor deste artigo, que anda escrevendo muito "sonoplasta", mas prometo me corrigir) passarmos a usar os termos corretos, principalmente para não passarmos vergonha diante de profissionais, em cursos ou em lojas. 

Mas a melhor definição mesmo foi a do meu amigo: "o infeliz que fica em uma mesa de som". Lá na igreja dele as coisas devem ser bem difíceis.

————————–

Revisado/reescrito em 05/Mar/2008

3 Comments on "Termos “sonoplasta” x “operador de som” x “técnico de áudio” x “mesário”"

  1. chiatada não falaram do Creuzebek “Atenção,

    Creuzebek;
    Creuzebek meu filho, vamos lá que vai começar a baixaria”

  2. “Atenção, Creuzebek; Creuzebek meu filho, vamos lá que vai começar a baixaria”

    faltou falar do Creuzebe

  3. Júlio Werner de Oliveira Fernandes | 27 de janeiro de 2017 at 15:03 | Responder

    Pra mim o termo mais adequado é de “Técnico em mixagem sonora”. Abraços.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.