Audio List: O portal do som, acústica, gravação, sonorização, eletrônica, instrumentos musicais  

Multicabos para Instalações Fixas (definitivas)

Biblioteca  »  FAQ  »  Equipamentos e acessórios  »  Cabos e conectores

Descrição: Multicabos & Cia para PA e Estúdio: o Básico
Categoria: Cabos e conectores  ::  Tipo: Perguntas e respostas
Data: Dom 16 Jan 11 22:37  ::  Visitas 6119

De: David Pfannemuller Guimaraes
Data: Seg, 16 de Set de 2002
Assunto: [Audio List] Instalação definitiva

Alguém conhece algum bom fornecedor de caixas para conexão XLR, com tampa, que possam ser embutidas em um palco de madeira?

Não precisa ser com XLR, mas que pelo menos tenha espaço para furação, e para os conectores dos cabos.

De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
Data: Seg, 16 de Set de 2002 7:44pm

Oi David

Não creio que existam caixas exatamente como voce quer, ao menos no mercado nacional. Será preciso adaptar uma caixa já existente e embutir numa cavidade no piso do palco, com tampa.

Mas eu não faria assim, é melhor usar um multi comum, com o cabo escondido sob o piso (mas de maneira que possa ser retirado para manutenção). A caixa poderia ser guardada num nicho adequado numa lateral do palco, e retirada quando necessário.

Nunca faça a instalação de forma que não possa ser desfeita facilmente depois, quando necessário.

Edu Silva

Nova série de mensagens

De: Janio Carminatti
Data: Seg 04 Jun 07 07:39
Assunto: Multicabo com P10

Olá listeiros

Estou pretendendo montar um multicabo de 48 vias e estou com uma dúvida: É necessário usar algumas vias com plugs P10? Para que? Deverá ser mono ou estéreo? Eu tenho pouca experiencia com som ao vivo, por isso as dúvidas.

Abraços: Janio

De: Edu Silva
Data: Ter 05 Jun 07 12:36

Vai depender da sua mesa: Se ela tiver algumas entradas e saidas tipo P10 (TS ou TRS), você precisará deles no multicabo também. Normalmente temos esse tipo de conector em linhas não-balanceadas, muito embora nada impeça de usar em linhas balanceadas também (seria o conector TRS, conhecido como "estéreo").

Nas mesas maiores, temos apenas conectores XLR, mas é bom lembrar que nem todos trabalham com PA de grande porte. Muitas (na verdade, a maioria delas) tem diversos conectores P10 (TRS), e justamente por isso as montadoras sempre oferecem multicabos com caixas e medusas com esse conector nos modelos menores. Quem trabalha com mesas com essas características (ou seja, em pequenos PAs), sempre encontrará plugs P10 no palco a espera de uma entrada. E quem trabalha com mesas maiores onde só há XLR, tem DIs em quantidade suficiente para não precisar de entradas P10 na caixa de conectores.

Avalie seu sistema e veja se e quantas vias com P10 você precisará. Mas sempre use conectores de boa qualidade, marca conhecida. Não vale a pena economizar "merreca" em algo tão importante.

Edu Silva

De: Rudberck
Data: Sáb 09 Jun 07 00:51

Oi pessoal!

Como o Edu já disse a sua escolha deve ser em função da mesa, mas confesso que não tenho nenhuma saudade do P10! Quando usava uma medusa somente com P10, sempre tinha um que puxava o fio demais, soltando o plug ou provocando ruídos.

Abs, Rudberck.

Data: Qua 13 Jun 07 21:01

Alô.

Uma opção, para quem tem que encarar algum P10, é usar este tipo:

jack p10 cliff

Pega muito bem, e não solta fácil. Basta tomar cudado com os produtos de baixa qualidade (e baixo preço), e não terá muitos problemas. É o mesmo que se vê nos melhores amplificadores para guitarra do mercado. Existem versões mono (TR) e estéreo (TRS), com terminais para placa ou fio.

Edu Silva

Nova série de mensagens

De: flavo
Qui 24 Mai 07 11:17
Onde comprar conectores multipinos?

Ola,

tenho um estúdio e quero levar a tralha para o palco e trazer de volta sem muita dor. Para isto gostaria de interligar os racks com multicabos e mais precisamente com conectores multipinos.

Já pesquisei bastante e o único preço/lugar que encontrei foi na penn elcom onde o conjunto macho/fêmea de 37 pinos fica por 600 reais.

Existem outro mais baratos, e onde eu encontro?

Abraços a agradecimentos antecipados

De: Álvaro JR
Qui 24 Mai 07 16:34

em verdade esse negócio de conector é bem gozado, uma situação  que passei:

estava a procurar um conector circular de pelo menos 50 pinos, achei um da penn/elcom por (na epoca), 200 U$D, desconjurei e fui atras de empresas fora do campo de audio. bem, achei conectores na santa ifi usados a preço de sucata.

você pode optar por conectores trapezoidais mas são mais dificeis de manobrar (demora um pouco mais só) poderia usar DB37 ou até DB50, mas da um trampo fazer um acabamento da luva...

quanto a isolação (phantom), fique tranquilo, o que enche o saco é apertar aqueles parafusos laterais.

Nova série de mensagens

De: Rogério Raso
Seg 25 Jun 07 09:17
Assunto: multipinos

Caro Edú e demais membros da Audiolist,

Fiquei um tempo fora destas discussões e ao ler esta questão de multicabos gostaria de saber porque o pessoal ainda não está usando multipinos para aliviar o trabalho de montagem e desmontagem dos equipamentos? O estigma de que são caros e inacessíveis não vale mais porque existe uma oferta destes itens no mercado assim como Medusas mais altas para eles, sem contar que muitas empresas de grande porte os utilizam há tempos.

Forte abraço a todos,
Rogerio

Ter 26 Jun 07 17:09

Pois é.

Talvez por desinformação ou falta de conhecimento técnico sobre sua montagem e uso - afinal não é tarefa das mais corriqueiras e quem não tem experiência sofre muito da primeira vez, principalmente se não tiver a ferramenta de crimpagem...

A propósito, nesse artigo há um bom guia passo-a-passo de confecção de um multicabo com conector multipinos:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-...t/elco/elco.shtml

http://www.hugeuniverse.com/live/labbest/elco/elco.shtml

multipino

Já os uso desde há muito tempo, quando ainda começava a trabalhar com PA e gravação. Logo entendí suas vantagens, mas como não encontrava aqui os multipinos específicos para áudio, partí para conectores industriais e de telecomunicações (nacionais e de boa qualidade), como estes pares, utilizados em painéis de controle industriais:

Hoje, conectores multipinos para áudio são mais fáceis de serem encontrados em nosso mercado, não há mais razão para a rejeição.

Nova série de mensagens

De: bersan
Data: Sex 15 Fev 08 13:38
Assunto: Emenda em multicabo.

Olá a todos,

tenho um multicabo de 12 vias, e por motivos de força maior estou precisando fazer uma emenda, de 1,5 m aproximadamente, via por via, para levar a banheira para um outro local. O multicabo está dentro de canaleta, em instalação própria, ficando fixo.

Espero fazer as emendas com todo o cuidado, a saber:

- ferro de solda de baixa potência
- isolando cada solda com fita isolante 33+
- isolando cada via da outra com aquele papel alumínio (tipo o que vem no próprio multicabo).

Em tese e teoria, acho que vai funcionar, mas queria saber se alguém já fez e se houve algum tipo de problema.

Junior Dorico
Sex 15 Fev 08 15:01

Fernando, beleza?

Eu faria com um conector apropriado, e aproveitando a deixa, colocaria um pouco mais que o 1,5 metro que você necessita, para quando você precisar levar a medusa para "outro outro" local, não tenha de mexer novamente.

Sei lá, apenas uma opinião.

Edu Silva
Sex 15 Fev 08 15:19

Pelo preço de um bom conector (par macho e fêmea), poderia sair mais barato comprar outro multicabo, do tamanho certo. Sem falar que existe a possibilidade de mau contato.

Ao contrário do que se pensa, não há problema algum em emendar um multicabo, desde que seja uma instalação fixa, e as emendas sejam blindadas.

O problema é que não é tão fácil quanto parece, à medida em que vão sendo feitas as soldas, o espaço disponível entre as vias vai se reduzindo, e aumentam a possibilidade de solda fria e curtos.

O melhor então é usar uma barra de terminais, como se faz em telefonia:

barra de terminais

barra de terminais

Já fiz esse tipo de instalação sem nenhum problema.  

Obs: esta é com terminais de parafusos, mas podem ser soldáveis também, é mais barato. Até mesmo uma placa universal de circuito impresso (tipo protoboard) pode ser utilizada:

circuito impresso

circuito impresso

Em qualquer caso, a barra deve ser instalada numa caixa de passagem metálica, ligada ao terra geral (fio dreno) do cabo. As emendas assim, estarão blindadas contra interferências externas. Não é necessário blindá-las individualmente.

As empresas telefônicas fazem emendas em seus multicados há décadas. Basta sair na rua e procurar os armários de distribuição das linhas, ou as caixas de emendas nos postes, para entender:

http://www.geocities.com/chicopontoedu/FotosRT/Fotos_RT.html

terminais

Conjunto de Emenda Aérea
Não-Selada [CEANS]

armário de distribuição

Armário de Distribuição (até 3.300 pares)

Nova série de mensagens

(a discussão a seguir inicia-se no meio de outra, sobre tema diferente)

Edu Silva bahi0387§terra.com.br
27/06/05 10:26
Assunto: Re: [Audio List] ATERRAMENTO

(...)

E por falar em RF e interferências, vai uma dica de filtro para usar no multicabo, em especial nas vias de microfone e noutras que carreguem sinais de baixo nível, como as vias com DI passiva (não precisa desligar a blindagem, como na dica anterior).

Dentro de cada plug XLR macho (ou pelo menos naquelas vias que captam interferência), monte o seguinte circuito:

filtro contra rfi

Você deve soldar um resistor de filme com 4750 ohms (4k75) entre os pinos 2 e 3 do plug. Solde também um capacitor com valor entre 1 e 10kpF entre os pinos 1 e 3, e outro igual entre os pinos 2 e 1.

O resistor deve ser de metal film (com qualquer tolerância) para não adicionar ruido. Os capacitores são de cerâmica, com 50 V ou mais. Como vai precisar de muitos, compre logo 100 de cada componente numa loja pela internet, sai mais em conta.

Mas esse filtro só será útil se sua mesa não os tiver internamente. Consulte o manual e veja se há alguma referência a filtros de RF nas entradas. Lembre-se: é apenas uma dica, se você não tem problemas com RF é porque o lugar é slencioso ou a mesa já tem a filtragem, então não precisa disso.

abraços,
Edu Silva

gimbabf§yahoo.com.br
27/06/05 11:11

Olá Edú,

eu tenho uma dúvida 10 Kpf é = 10 nf?, nesse caso não seria um valor muito alto?, tenho um pequeno PA e no multicabo os capacitores são de 100 Pf, então 10 nf não iria cortar agudos?

obrigado
Gilberto

Edu Silva bahi0387§terra.com.br
28/06/05 17:36

Oi Gilberto e lista,

O valor de 10 kpF (10 nF) é esse mesmo, e foi calculado para máxima atenuação em entradas de microfone. É o valor mais alto para essa aplicação, e se aumentar mais, terá mesmo perda nos agudos. Entradas de linha tem maior impedância, e o capacitor deve ser menor: 1 kpF (1 nF) é um bom valor. O certo é fazer experiências: comece com valores baixos (1kpF) e vá aumentando até sentir uma ligeira perda de agudos.

A idéia é para de sistemas fixos (creio ser esse o caso da instalação do Leversom) e onde há mesmo problemas com RF. Em instalações móveis pode-se usar um valor um pouco menor, formando um filtro mais "genérico".

É possivel, em vez disso, fazer uns cabos supressores de ruido, para usar apenas onde/se houver o problema. Monte um pequeno cabo (uns 10 cm) tendo aquele circuito que já mostrei dentro dos plugs, como na figura abaixo:

cabo supressor de ruídos

O pino 1 do XLR macho não é ligado a nada. A blindagem do cabo é soldada apenas ao terminal da carcaça do XLR fêmea, e é deixada livre na outra ponta. Do pino 1 do XLR fêmea, puxe um fio com uma garra.

Quando ocorrer a captação de ruido de alta frequência (rádio, etc), descubra em que entrada ocorre o problema e intercale esse cabo supressor entre o cabo original e a entrada ruidosa da mesa. Prenda a garra no parafuso de terra da mesa. O sinal com a interferência passará pelo cabo supressor, que rejeitará o ruído.

Cool

Faça logo uma meia dúzia deles e leve sempre em todo evento, para qualquer emergência. Claro que, nesse caso, não é necessário filtro no multicabo.

abraços,
Edu Silva

Nova série de mensagens

Pauliano
Seg 03 Mai 10 14:38
Mil metros de cabo

Listeiros,

Trabalho no áudio da minha igreja há uns cinco anos (e gosto disso ), e desde então acompanho o Audio List, que é tão completo que só hoje tive uma dúvida que não achei solução da FAQ.

O templo da minha igreja está em reforma e estamos tendo a oportunidade de fazer instações elétrica e de áudio totamente novas . Minha dúvida é quanto a utilização do multicabo. O cabeamento será todo interno (parede e teto), e fiquei com uma questão: devo comprar um multicabo (iremos precisar de 40 canais), ou consigo comprar somente os fios (unidade) que compõe o muticabo? Se é possível comprar somente o "cabinho", peço indicação de onde comprar em atacado, já que pelos nossos calculos vamos precisar de uns mil metros.

Desde já agradeço.

Edu Silva
Seg 03 Mai 10 17:15

E qual seria a justificativa de se usar uma montoeira de cabos separados, em vez de único multicabo?

Pauliano
Seg 03 Mai 10 23:50

Bom,

Já tentamos convencer o pessoal responsável pela obra, e pelo que disseram, não é possível instalar (na parede) um duto que acomode o multicabo , uma vez que esta não é muito grossa, então a opção foi instalar 4 dutos de 1 polegada cada, um ao lado do outro, por isso, em um primeiro momento pensei em utilizar esta opção. Seria conveniente "abrir" o multicabo no ponto destes dutos?

Outra questão que temos é que os conectores (fêmeas) ficariam espalhados por vários pontos pelo palco, assim o tamanho dos cabos seriam diferentes.

Edu Silva
Ter 04 Mai 10 05:29

É, parece que vocês não fazem muita ideia do que seja um multicabo...     Ainda bem que você escreveu antes!

Pauliano, não se passam multicabos por dutos de iluminação (não me refiro ao diâmetro, mas ao tipo), seria muito trabalhoso, pois os multi são meio rígidos. Existem uns bem flexíveis (para estúdios), mas caros demais.

Dutos para essa função devem ser bem mais largos e permitir acesso fácil para instalação e manutenção. Como se faz em informática (CPDs, etc). Exemplos:

Retiram-se placas do piso, e ali o multi pode ser instalado e removido quando necessário. Muito prático. Nada de encanamentos, os cabos ficam livres para o manuseio. É o chamado "piso suspenso".

Claro que são apenas exemplos, o importante é a ideia. Este duto deve ser escavado próximo a uma parede e fechado de acordo com as possbilidades.

Citação:
os conectores (fêmeas) ficariam espalhados por vários pontos pelo palco, assim o tamanho dos cabos seriam diferentes.

Não é assim que se faz, não invente. No palco fica um painel com os conectores fêmea, chamado popularmente de "banheira" ou "caixa de conectores" (e erradamente conhecido como "medusa"). Como essa:

Pode ficar "solta" como essa, ou parafusada numa parede, faça como for mais prático. Nela são ligados os cabos dos instrumentos e microfones.

Se necessário, pode ser utilizado um "subsnake" para a bateria. Trata-se de um multi pequeno, com poucos canais, que é conectado no principal. Nele vão os cabos dos mics de bateria. Serve como uma "extensão", organizando melhor o cabeameno no palco. Mas nem sempre é necessário, apenas em palcos grandes. Veja como seria:

Recomendo a leitura do texto abaixo, sobre multicabos, vai ajudar a clarear as idieias:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=302

Pauliano
Ter 04 Mai 10 12:29

Edu,

Muito obrigado pela ajuda, acho que agora tenho mais argumentos pra convencer o pessoal da obra.

Deus te abençoe.

Nova série de mensagens

nelio rabelo
Sáb 04 Out 08 11:31
Proteção para cabos e multicabos

Estou querendo comprar aqueles revestimentos de cabos do tipo "FLEXGUARD" mas não acho nem um link de uma loja no brasil onde seja vendido esse produto.

Edu Silva
Dom 05 Out 08 04:28
Flexguard

Dá para explicar melhor? O termo "Flexguard" é marca registrada, há diversos produtos sob este nome. Veja este endereço:

http://www.nei.com.br/guia/resultado.aspx?o=t&a...amp;area=produtos

Lá você encontra o resvestimento em nylon, aço inox. e varios revestimentos bem interessantes.

--
Edu Silva

SAÍDAS PARA PALCO (SPLITTERS)

As mensagens sobre mulyicabos com "split" foram transferidas para este novo artigo:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=129

--
Edu Silva

Vídeos relacionados

Link

Saiba mais

Biblioteca  »  FAQ  »  Equipamentos e acessórios  »  Cabos e conectores
Compartilhe

Navegação