Audio List: O portal do som, acústica, gravação, sonorização, eletrônica, instrumentos musicais  

Multicabos para PA (Shows ao Vivo e Instalações Móveis)

Biblioteca  »  FAQ  »  Equipamentos e acessórios  »  Cabos e conectores

Descrição: Como fazer seu multicabo para sistemas de PA (som ao vivo)
Categoria: Cabos e conectores  ::  Tipo: Perguntas e respostas
Data: Dom 09 Jan 11 10:02  ::  Visitas 6245
Palavras-chave: multicabo, splitter, cabos

De: "Santista" <tratakowisk§bol.com.br>
27/08/03 23:20
Assunto: [Audio List] multicabo

Olá, gostaria de saber se, para obter 20 conexões num multicabo, sendo 10 XLR e 10 P10, seria de melhor desempenho passar tudo por apenas um multicabo, ou ter dois multicabos independentes com medusas separadas? Qual teria melhor qualidade e nível de ruído reduzido?

De: Edu Silva <bahi0387§terra.com.br>
29/08/03 12:24

Se todos vão trabalhar com sinais de áudio (microfone ou linha), não há problema algum em usar diversos tipos de conectores no mesmo multicabo.

Apenas não use, em hipotese alguma, linha de AC (energia elétrica) ou saida e potência dos amplificadores pelo multicabo, como já ví fazerem (!!!).

--
Edu Silva

Nova série de mensagens

Edu Silva
Ter 02 Mar 10 16:59
Comprimento do multicabo

Oi todos

Continuando o assunto iniciado em outro tópico:

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=7092

Osnei Oliveira escreveu:
Em sistemas pequenos 4SB e 4KF normalmente o palco não é maior que 12 m. então seguindo as dicas a House não ficará a mais de 25 m do palco.

Qual seria o comprimento ideal para o multicabo?

Huummm...  Boa pergunta. Nesse caso, um multicabo de 25 metros não dará conta do serviço, claro. Ele tem de "serpentear" pelo palco e ambiente até chegar na house.

Existem tamanhos padronizados que vão de 5 a 50 metros, em incrementos de 5 m (10, 15, 20, etc). Nem todos fabricantes tem todos os tamanhos, claro. Alguns fazem com 15, 30 e 45 metros. Cabos maiores (podem ter até 300 m) são feitos sob encomenda.

Há uma relação com o número de vias: quanto mais vias, maior o multi. Nada mais lógico, pois granes eventos, que exigem muitas vias, são realizados em grandes ambientes, que exigem cabos mais longos.

O split (saída para mesa de palco), quando existe, costuma medir 10 metros (para multis de até 50 m).

Os cabos individuais com os plugs podem medir e torno de 1 metro, pouco mais ou pouco menos, a depender do número de vias (e consequentemente, tamanho da mesa).

Meu primeiro multi tinha 5 metros; o segundo, 15 m. Ainda guardo os dois, até hoje.

Nova série de mensagens

De: "isaac" <ysak§onda.com.br>
30/10/01 00:19
Assunto: [Audio List] aterramento de medusa

Olá pessoal!

Trabalho com audio a varios anos, ja montei dezenas de multicabos, mas tenho sempre uma dúvida; como fazer o aterramento da medusa?... temo pela formação de laços de terra ao fazê-lo em todos os pares, costumo por via de dúvidas, aterrar somente um ou dois pares. Em linhas balanceadas também podem ocorrer os loops de terra?

Ficaria grato pela opinião dos profissionais da lista.

Obrigado

Ysak Siqueira Campos
Curitiba - Pr

Solde todos os tres pinos nos dois lados do cabo, como se fossem simples cabos de microfone. Deixe as carcaças livres: não ligue nada nelas, mas devem fazer contato elétrico com a caixa metálica (stage box).

Se o multicabo tiver uma blindagem extra que abrigue todas as vias, sem fazer contato com nenhuma delas, ou um dreno (um fio extra de aterramento), solde à caixa metálica onde estão as fêmeas. No outro lado, solde esse fio ao parafuso de terra da mesa (ou à carcaça do multipinos, se for o caso).

Se o multicabo não tiver a blindagem geral nem dreno, use como tal a malha de apenas uma via (de preferência, a menos utilizada): solde uma ponta (palco) da malha dessa via na carcaça da caixa, e a outra (mesa) no corpo do plug XLR macho que entra na mesa.

Isso lhe dará proteção contra RFI / EMI.

Citação:
costumo por via de dúvidas, aterrar somente um ou dois pares. Em linhas balanceadas também podem ocorrer os loops de terra?

Não sei se entendi direito como você faz, mas se não ligar a malha com os pinos 1 nos dois lados do multicabo, não poderá usar o phantom. O pino 1 é o (-) dessa tensão. Os pinos 2 e 3 recebem o (+). Levantando o pino 1, nada de phantom.

Apenas no caso de um split (multicabo que divide o sinal em dois, para as mesas de PA e monitor), voce pode fazer isso. Deixe o pino 1 dos conectores que vão ter à mesa de palco desconectados, evitando problemas com ground loops que poderiam ocorrer ao se aterrar o multicabo em dois pontos diferentes (ou seja, as duas mesas).

Mas lembre que assim, você só poderá enviar o phantom pela mesa de PA.

abraços,
Edu Silva

Nova série de mensagens

De: "jorgelrmf <jorgelrmf§zipmail.com.br>"
06/04/03 09:16
Assunto: [Audio List] Multicabo

Caros amigos listeiros

Fui presenteado por um amigo com um rolo com uns 20 a 25 metros de um cabo para multicabo com a seguinte referencia: pirelli ctp alp 40x20 p lo 505.  É um bom cabo para multicabo? acho que vou pegar uns 4 metros aqui pro estudio e vou vender o resto, qual seria mais ou menso o valor desse presente de grego?

jorge marques

De: "Luiz Reis IG" <luiz.ac.reis§ig.com.br>
06/04/03 09:47

Jorge,

Presente de grego! Trata-se de um multicabo telefônico, isolado em capa de polipropileno ou polietileno com capa de alumínio (CTP-APL) de 0,40mm de diâmetro do condutor com 20 pares, sem blindagem par-a-par, portanto, não recomendado para conexões de áudio de alta qualidade, devido às suas características elétricas, apropriadas para transmissão de voz em telefonia. Veja no catálogo da Pirelli:

http://www.br.pirelli.com/pt_BR/cables_systems/...ol/pdf/Ctpapl.pdf

Abs,
Luizinho REF

Nova série de mensagens

De: "Carlos Cristino <carlosrutis§yahoo.com.br>"
30/05/03 22:00
Assunto: [Audio List] multicabos

Alguém sabe me indicar um multicabo "espaguetados", ou seja possui cada via envolvida por termoplástico ou material semelhante?

Como é para uma instalação fixa não vejo necessidade de muita proteção!

De: Edu Silva <edu.audiolist§terra.com.br>
31/05/03 18:50

multicabo

Sim, no Brasil há espaguetados e numerados, o que facilita bastante a montagem: voce não precisa ficar decorando cores... Estou com uns deles aqui mesmo na minha frente, eles são trançados com passo de 25 mm.

Citação:
como é para uma instalação fixa não vejo necessidade de muita proteção!

A diferença entre multicabos não se limita a resistência fisica, conforme já comentamos. A capa isolante (de cada via) tem importancia do desepenho do cabo: o material utilizado precisa ter baixa constante dielétrica (polietilieno e polipropileno são os preferidos), garantindo baixa capacitância, mesmo em cabos longos. As perdas nas altas frequencias são menores aqui.

Em multicabos esse fator pesa mais, uma vez que o isolante deve ser bem mais fino que num cabo comum, para melhor aproveitamento do espaço.

Outros pontos, como ruidos de manipulação, preenchimento (fibras de algodão), capa de PVC condutivo, blindagem em folha metalizada ou malha, etc, etc... tem maior peso em instalações móveis.

Edu Silva

Nova série de mensagens

Data: Wed, 2 May 2001 17:12:05 -0300
De: "Alisson Aguiar" <aaguiar§emov.com.br>
Assunto: Multicabo

Pessoal, preciso tirar uma dúvida a respeito de um multicabo de 50 metros: Que tipo de fio precisa, cannons, quantas vias, já pronto para mesa de palco de uma mesa 32.8 para uma 32.4 ...  Alguem teria algum esquema, ou onde eu possa obter maiores informações?

Data: Thu, 3 May 2001 00:23:36 -0300
De: "Doo Sung You" <audiodsystem§yahoo.com.br>

Você precisa de um multicabo que atenda a sua necessidade. Quero dizer, imagine um cabo grosso o suficiente, que comporte "n" cabos de microfone "dentro" dele. Cada cabo de mic chamamos de "vias". É claro que cada via tem sua bitola muito menor que um cabo de microfone convencional. Então, sugiro que use um multicabo de pelo menos 32 vias. Consegue imaginar como será esse cabo?

No seu caso (32 vias), seu multicabo não chegará a ter 1/2 polegada de diâmetro. (eu acho!)

Atente no detalhe que cada "via" de seu multicabo deve ser balanceado, quero dizer, (+)quente / (-)frio / terra.

Sugiro que use apenas conectores tipo CANNON, se preferir, o nome correto deste tipo de conector é XLR 3 pinos.

Sua mesa é 32.8, presumo que sejam 32 canais de microfone e 8 buss de saída. Se você está pensando em usar algumas vias de retorno para o palco, dê preferencia em usar as mandadas auxiliares e não os busses.

A maioria dos multicabos é feita em "Y", uma ponta com "n" vias para monitor e outra com "n" vias para PA, sem nenhum isolamento galvânico, nem casamento de impedâncias.

Se você tiver dinheiro para investir, esse isolamento e casamento podem ser feitos com a adição de transformadores na "medusa", mas isso, acho que já é outra história para ser discutida.

Não sei de que cidade você é. Se for de São Paulo você pode dar um pulo na Sta Efigênia

Doo Sung.
São Paulo

Nova série de mensagens

De: Janio Carminatti
Data: Seg 04 Jun 07 07:39
Assunto: Multicabo com P10

Olá listeiros

Estou pretendendo montar um multicabo de 48 vias e estou com uma dúvida: É necessário usar algumas vias com plugs P10? Para que? Deverá ser mono ou estéreo? Eu tenho pouca experiencia com som ao vivo, por isso as dúvidas.

Abraços: Janio

De: Edu Silva
Data: Ter 05 Jun 07 12:36

Vai depender da sua mesa: Se ela tiver algumas entradas e saidas tipo P10 (TS ou TRS), você precisará deles no multicabo também. Normalmente temos esse tipo de conector em linhas não-balanceadas, muito embora nada impeça de usar em linhas balanceadas também (seria o conector TRS, conhecido como "estéreo").

Nas mesas maiores, temos apenas conectores XLR, mas é bom lembrar que nem todos trabalham com PA de grande porte. Muitas (na verdade, a maioria delas) tem diversos conectores P10 (TRS), e justamente por isso as montadoras sempre oferecem multicabos com caixas e medusas com esse conector nos modelos menores. Quem trabalha com mesas com essas características (ou seja, em pequenos PAs), sempre encontrará plugs P10 no palco a espera de uma entrada. E quem trabalha com mesas maiores onde só há XLR, tem DIs em quantidade suficiente para não precisar de entradas P10 na caixa de conectores.

Avalie seu sistema e veja se e quantas vias com P10 você precisará. Mas sempre use conectores de boa qualidade, marca conhecida. Não vale a pena economizar "merreca" em algo tão importante.

Edu Silva

De: Rudberck
Data: Sáb 09 Jun 07 00:51

Oi pessoal!

Como o Edu já disse a sua escolha deve ser em função da mesa, mas confesso que não tenho nenhuma saudade do P10! Quando usava uma medusa somente com P10, sempre tinha um que puxava o fio demais, soltando o plug ou provocando ruídos.

Abs, Rudberck.

Data: Qua 13 Jun 07 21:01

Alô.

Uma opção, para quem tem que encarar algum P10, é usar este tipo:

jack p10 cliff

Pega muito bem, e não solta fácil. Basta tomar cudado com os produtos de baixa qualidade (e baixo preço), e não terá muitos problemas. É o mesmo que se vê nos melhores amplificadores para guitarra do mercado. Existem versões mono (TR) e estéreo (TRS), com terminais para placa ou fio.

Edu Silva

Nova série de mensagens

De: djdanieldorneles
Data: Seg 12 Mar 07 16:08
Assunto: passar multicabo de 28 vias para 56

bom galera estou com um poblemao acabei de mudar minha mesa e agora estou sem grana pra comprar outro multicabo. sera que eu poderia usar o fio que ia no pino 3 pra virar outro canal, por exemplo iriam dois canais dentro de uma mesma malha, sera que eu teria problema com isso?

DJ Daniel Dorneles

De: Luiz Reis (Referencia)
Data: Seg 12 Mar 07 16:49

Não tem jeito, tem que comprar o multicabo com o no. de vias necessário. Já foi explicado, você vai perder o balanceamento, nivel de sinal e deteriorar a relação sinal/ruido, além de não poder usar phantom power.

Luiz Reis - AES 56232 - Recife, PE

Data: Seg 12 Mar 07 17:01

eu nao tinha pensado nisto mas eu posso fazer desse jeito nas vias de retorno tipo eu posso usar 15 canais ligados do jeito certo e 13 divididas?

DJ Daniel Dorneles

Data: Ter 13 Mar 07 09:18

Embora não seja recomendável, é comum em pequenos sistemas se fazer isso, usar uma só via para conduzir dois sinais não balanceados. Geralmente nas vias de retorno em sistemas sem mesa de palco. Nunca em microfones!

Deixe todos os canais que recebem sinal, além dos master como balanceados. Não os divida, como já recomendaram o Luiz e o Gleyson. Os demais (auxiliares) não são balanceados, e podem ir dois a dois numa mesma via se houver necessidade. O crosstalk é pequeno para essa aplicação.

Exemplo: se seu multicabo tem 28 vias balanceadas e sua mesa tem 24 canais, deixe 26 vias do multi como estão (24 de entrada + os master L e R) e as duas restantes você divide. Terá 4 vias de retorno assim.

Outro: o mesmo multi de 28 vias, mas a mesa tem 32 canais. Atualmente, as mesas "populares" não têm todos seus canais completos, alguns são apenas de linha. Por exemplo, 20 de mic e 12 de linha (6 estéreo) totalizando 32. No multi, deixe 20 vias balanceadas para mic e 2 para os master; as 6 restantes, divida em duas e terá 12 canais não balanceados que deverão ser distribuídas entre linhas (teclados stereo, por exemplo) e auxiliares (retorno) conforme a necessidade. Faltarão vias, mas não há outra saída.

Veja que é uma solução pobre, assim que puder, venda esse multi e compre um que satisfaça suas necessidades. Ou compre outro do mesmo tamanho e use para  os auxiliares e master, mantendo o antigo multi para os mics e linhas.

Mas leve em consideração possíveis ampliações no sistema: pode ser que em breve você precise sonorizar ambientes maiores (que pedem multicabos mais longos) ou que compre uma mesa de palco, e se não pensar nisso antes, poderá ter de trocar o multi mais uma vez...

Planeje antes de comprar, para não se arrepender mais tarde.

Só mais uma coisa: você comprou uma mesa maior e nem pode comprar um multicabo adequado. Será que não está fazendo algo errado? Precisa mesmo dessa mesa? Não teria sido melhor investir noutros equipamentos? Veja um artigo interessante:

http://www.dgcaudio.com.br/artigos/voce_esta_pe...investimentos.pdf

Edu Silva

Data: Ter 13 Mar 07 09:51

Eu usava uma mesa 24 canais com 3 vias quando as bandas chegavam pra passar o som. Eles falavam que o som nao comportavam a banda, por causa dos power play. Ai eu iventava umas gambiarras para dar o numero de vias que eles queriam. Pensa que ja cheguei a trabalhar com tres mesas!

Entao eu comprei uma de 32 canais com 8 vias e agora estou trabalhando em cima do palco. Eu tenho muito serviço, so que no momento estou meio descapitalizado. É que troquei todas as potencias, dobrei a qualidade do som sem trocar as caixas. Todas as potencias com limiter e apesar de que uso um processador digital, estava tendo muitos problemas com queima de alto-falantes.

Mas ta bom, vou fazer como você me falou Edu, daqui uns dias eu troco este multicabo ou coloco outro junto pra completar o tanto de vias que eu preciso e que tem mais uma agranvante eu gonto de trabalhar com o crossover junto de mim na mesa de pa valeu pelas dicas.

DJ Daniel Dorneles

De: Sebastião Wilson Cardoso
Data: Qua 14 Mar 07 09:42

Olá,

Edu, e se o multicabo dele for longo (tipo uns 10 metros ou mais) isso não lhe trará problemas (ruídos) nos canais debalanceados que foram criados?

sds,
Wilson

Data: Qua 14 Mar 07 15:38

10 metros é curto! Sinais em nível de linha, baixa impedância, como as vias auxiliares podem percorrer algumas dezenas de metros sem problemas com captação de ruídos, mesmo não sendo balanceados (a menos que esteja perto de uma emissora de rádio ou TV). Aliás, mesmo que quisesse, o Daniel não poderia mandar sinais balanceados para o palco, uma vez que as mandadas AUX e RETURN não são balanceadas.

O único problema que poderia haver em tranmitir o sinal de dois auxiliares polos condutores de uma mesma via do multi seria o "crosstalk", ou vazamento de uma via para a outra. Os dios fios estão muito próximos entre si e não há blindagem separando-os. Mas na prática, esse vazamento é mínimo, niguém lá no palco percebe...

Mas conforme já falei, é um "remendo", só vale se não houver outra alternativa. No caso do Daniel (que tem uma mesa 32/8/2), ele deve comprar um multi com 48 vias e reservar 32 balanceadas para as entradas, 6 para as vias do crossover (estereo) e as 10 restantes ele pode usar para as 8 vias de retorno sem dividir, e ainda sobram 2 vias balanceadas para necessidades extras. A solução "econômica" seria um multi de 36 vias (aprox. 25% mais barato), reservando 24 balanceadas para microfones (geralmente essas mesas baratas de 32 canais tem 24 mic e 8 line), 3 balanceadas para o xover (PA mono), e as restantes dividir: 4 para canais de linha (8 linhas mono), 4 para retorno (8 linhas), ficando uma balanceada sobrando que pode ser dividida ou não.

Veja que essa última idéia só vale a pena para quem já tem o multi e compra uma mesa com mais canais, pode então trocar apenas a caixa de conectores (ou "banheira") por uma maior, refazendo a ligações como explicado. O certo mesmo é pensar no sistema já prevendo futuras ampliações. Por exemplo, ao comprar a caixa (erradamente chamada "medusa"), já pegar uma com saida para o cabo de palco, mesmo que trabalhe agora com apenas uma mesa.

Edu Silva

Nova série de mensagens

De: flavo
Qui 24 Mai 07 11:17
Onde comprar conectores multipinos?

Ola,

tenho um estúdio e quero levar a tralha para o palco e trazer de volta sem muita dor. Para isto gostaria de interligar os racks com multicabos e mais precisamente com conectores multipinos.

Já pesquisei bastante e o único preço/lugar que encontrei foi na penn elcom onde o conjunto macho/fêmea de 37 pinos fica por 600 reais.

Existem outro mais baratos, e onde eu encontro?

Abraços a agradecimentos antecipados

De: Álvaro JR
Qui 24 Mai 07 16:34

em verdade esse negócio de conector é bem gozado, uma situação  que passei:

estava a procurar um conector circular de pelo menos 50 pinos, achei um da penn/elcom por (na epoca), 200 U$D, desconjurei e fui atras de empresas fora do campo de audio. bem, achei conectores na santa ifi usados a preço de sucata.

você pode optar por conectores trapezoidais mas são mais dificeis de manobrar (demora um pouco mais só) poderia usar DB37 ou até DB50, mas da um trampo fazer um acabamento da luva...

quanto a isolação (phantom) fique tranquilo, o que enche o saco é apertar aqueles parafusos laterais.

Nova série de mensagens

De: Rogério Raso
Seg 25 Jun 07 09:17
Assunto: multipinos

Caro Edú e demais membros da Audiolist,

Fiquei um tempo fora destas discussões e ao ler esta questão de multicabos gostaria de saber porque o pessoal ainda não está usando multipinos para aliviar o trabalho de montagem e desmontagem dos equipamentos? O estigma de que são caros e inacessíveis não vale mais porque existe uma oferta destes itens no mercado assim como Medusas mais altas para eles, sem contar que muitas empresas de grande porte os utilizam há tempos.

Forte abraço a todos,
Rogerio

Ter 26 Jun 07 17:09

Pois é.

Talvez por desinformação ou falta de conhecimento técnico sobre sua montagem e uso - afinal não é tarefa das mais corriqueiras e quem não tem experiência sofre muito da primeira vez, principalmente se não tiver a ferramenta de crimpagem...

A propósito, nesse artigo há um bom guia passo-a-passo de confecção de um multicabo com conector multipinos:

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-...t/elco/elco.shtml

http://www.hugeuniverse.com/live/labbest/elco/elco.shtml

multipino

Já os uso desde há muito tempo, quando ainda começava a trabalhar com PA e gravação. Logo entendí suas vantagens, mas como não encontrava aqui os multipinos específicos para áudio, partí para conectores industriais e de telecomunicações (nacionais e de boa qualidade), como estes pares, utilizados em painéis de controle industriais:

Hoje, conectores multipinos para áudio são mais fáceis de serem encontrados em nosso mercado, não há mais razão para a rejeição.

Nova série de mensagens

De: "Alencar Sena Saldanha" <assaldanha§yahoo.com.br>
16/10/02 12:22
Assunto: [Audio List] Multicabo & Maquina de Fumaca

Posso usar uma via do multicabo para controlar a maquina de fumaca e outra para o rack de luz?

De: "Cristiano Nunes de Souza" <cristalsistemas§uol.com.br>
17/10/02 20:11

Alencar,

Não sei que tipo de equipo voce tem ai, mas acho que que o sinal elétrico em questao não é nem DC nem AC. Trata-se de um sinal digital serial que é 5V ou 0V. O problema neste caso, é que as informacoes que trafegam nestes fios estao em alta velocidade e isso exige do meio fisico (cabo), detalhes construtivos especiais, para que o mesmo nao suma com parte da informacao, ou a torne impropria para que o aparelho receptor possa entender o que o aparelho transmissor quer "falar".

Vou pegar, como exemplo, o protocolo DMX512, onde os dados fluem a uma taxa de 250 Kbit/S (cada bit tem 4 micro segundos). Este protocolo é transmitido por uma interface conhecida popularmente com RS485, que faz uma especie de balanceamento do sinal, como em audio, para que o protocolo DMX512 possa trafegar em cabos de até 1 Km. O cabo em questao, deve ser o recomendado pelo padrao EIA485, com par trançado e com excelente malha de protecão. Os multicabos e cabos para microfone são improprios para sinais de alta frequencia, pois sao feitos para trabalhar com audio.

Porém, existem protocolos fechados, (cada fabricante tem o seu), onde a frequencia do sinal é bem menor, pois sao previstos menos canais na "REDE". O DMX 512, por exemplo, pode transmitir até 512 canais por um unico cabo!!! Nestes protocolos fechados de menor velocidade até da pra usar cabo de microfone, porém eu nao recomendo de jeito nenhum, porque nao sei a ação de sinal no próprio sinal de audio, além de erros que podem acontecer na transmissao do sinal serial digital.

Taí o que eu sei... Desculpe se eu compliquei

Cristiano Nunes de Souza
Cristal Sistemas de Som e Luz
Telêmaco Borba - Paraná

De: "castor" <castor_transa§hotmail.com>
18/10/02 07:11

Citação:
O cabo em questao, deve ser o recomendado pelo padrao EIA485, com par trançado e com excelente malha de protecão.

Os condutores dos multicabos de áudio também são trançados. A rejeição de ruídos de um sistema balanceado, necessita que os pares de fios de um cabo de sinal sejam trançados.

castor

De: "Sidsom" <sidsom§uol.com.br>
19/10/02 12:37

Meu multicabo e demais cabos de audio têm par trançado e com malha de proteção por par.

Sidnei de Oliveira

De: rogerio§santoangelo.com.br
18/10/02 18:33

Caro Cristiano e iluminados amigos,

Seu comentário procede pois os sinais DMX utilizam cabos com Impedância Média de 110 Ohms e não 50 Ohms dos sinais de Áudio. Porém, o mais importante é a Capacitância ficar em torno de 52 pF/m e não a forma construtiva da blindagem, uma vez que o passo de torção dos condutores internos destes cabos também é normalizado.

Mas vejam como a realidade brasileira atropela os padrões: quantas companhias de iluminação vocês conhecem que utilizam cabos digitais em seus equipamentos? A imensa maioria, utiliza cabos de microfone normais, para a transmissão do protocolo DMX porque as distâncias são pequenas. Para vocês terem uma idéia, a norma americana pede a Capacitância acima mencionada, para distâncias máximas de 2500 ft (760m) entre a mesa e o moving-light.

Nós, fabricantes, precisamos de padrões para produzir mas também do bom senso dos usuários no sentido de utilização dos produtos. Portanto, alternativas de utilização dos multicabos, sempre respeitando os limites dos materiais, sempre serão respeitadas.

Rogério Raso
Santo Ângelo

Nova série de mensagens

Edu Silva
Ter 02 Mar 10 16:35

Oi gente

Continuando de outro tópico, sobre o posicionamento da house mix:

http://audiolist.org/forum/viewtopic.php?t=7092

João Paulo escreveu:
Outra coisa que me intriga ainda mais é "por onde passar o multicabo", sem que as dondocas de salto alto fiquem pisando em cima. Não fazem a mínima ideia de quanto custa.

Ivo José escreveu:
Mas os maiores problemas é passar o multi, afinal, o preço do equipamento proibe que deixemos ele ser pisoteado.

Gostaria de saber dos colegas como protegem seus multicabos. Passam pelo canto da salão (em ambientes fechados), enterram na chão (em ambientes abertos), penduram no teto, rezam pra ninguém pisar...

Junior Dorico
Ter 02 Mar 10 17:04

Eu costumo acompanhar paredes ou locais onde a probabilidade de alguém pisar é menor. Mas já trabalhei em locais onde ele ficou no meio do povo, não tinha outro jeito, foi bastante pisoteado. Inclusive uma vez um sujeito invadiu a placa de transito impedido durante um comício, e passou com o carro em cima. Em outra ocasião, outro sujeito manobrava um carro e parou com o pneu em cima do multi-cabo. Mas até hoje está intacto, nenhuma via parada.

Uso um multi-cabo marca SAME-PIRELLI, nunca mais encontrei desse pra comprar. E tenho um de menor número de vias, acho que é Conex, não tenho certeza, que uso pro Crossover

Edu Silva
Sex 05 Mar 10 15:30

Em ambientes abertos, já usei tubos de PVC cortados ao meio (no sentido do comprimento). Para fixar no chão, uns desses ganchos para calha de chuva resolvem.

Mas o tubo não resiste a um carro passando por cima...  Uma saída seria usar um tubo metálico. Ou mandar fazer um desse, como os gringos usam:

http://www.whirlwindusa.com/cablerun.html#cp5

Uma dica legal para quem precisa estender o multi em campos de futebol, por exemplo, onde há circulação de muita gente, e terra para sujar tudo: proteja seu cabo com uma correia transportadora, dessas que se usam em minas e portos, para transportar minérios, cereais, etc;

Mas não é a máquina toda, claro, é só a correia (esteira) de borracha:

Dá para encontrar usada a preços interessantes:

http://lista.mercadolivre.com.br/Correia-Transportadora-Usada

http://www.google.com/search?q=Correia+Transpor...a=X&tbs=img:1

Uma busca nos classificados dos jornais trará preços melhores. Muitas empresas as jogam fora, depois de esgotada sua vida útil.

Para usar, é simples: estenda uma ne caminho do cabo, como um tapete, passe o cabo. e ponha outra correia por cima. A primeira evita sujar com terra, a segunda protege contra pisões.

PROBLEMAS COM RUÍDOS

De: "Castor_Transasom" <castor_transa§ig.com.br>
22/04/02 16:15
Assunto: [Audio List] multicabos

Prezada lista

Aqui na Empresa, utilizamos sistemas originais MEDUSA SERIES da WHIRLWIND como multicabos de nossos eventos, e um dos sistemas está fazendo ruído em canais que utilizam phantom power. Algúem da lissta já passou por isso e sabe a solução?

Obrigado
Castor

24/04/02 17:21

Já ví caso semelhante, em cabos sem capas individuais, onde as blindagens "raspavam" umas nas outras e geravam ruidos, ao menor movimento do cabo. A presença da tensão do phantom pode piorar a situação.

Além disso, esse seu cabo já pegou chuva, por acaso? A umidade excessiva pode oxidar internamente o cabo e dar esse tipo de problema.

Edu Silva

De: "rogerio" <rogerio§santoangelo.com.br>
25/04/02 09:52

Prezada Lista,

O Edu tem razão quanto aos cabos expostos ao tempo. Ocorre que a umidade entra pelos conectores e daí atinge o interior do multicabo de Áudio, causando oxidação nas soldas, blindagens, etc... Isto também ocorre e muito nos multicabos de energia das barras de lâmpadas Par nos boxes de Iluminação Profissional.

Solução: especificar conectores com classe de Isolação IP67, que é uma norma internacional para exposição ao tempo. Para vocês terem uma idéia do que isto significa, a classe IP68 quer dizer: conectores e uniões a prova de imersão completa em água.

Mais um detalhe: quais eram os conectores utilizados nas tomadas de Áudio nas cenas molhadas do filme "Titanic"? Conectores XLR Neutrik da série HD, classe de vedação IP65.

Obrigado pela paciência.
Rogério / Santo Angelo

De: DGC Audio <dgc§dgcaudio.com.br>
23/04/02 02:32

Castor,

o que geralmente ocorre e a oxidacao (aparece um po esverdeado dentro do multicabo). Os aluminios utilizados nas blindagens das vias possuem um lado condutor e outro isolante (prata e azul). Com o passar do tempo, em funcao de oxidacao, movimento e umidade estes papeis se cortam e colocam diversos terras em contato.

Por isso ao ligar determinadas vias com outro multicabo ou cabos individuais o problema desaparece.

Os melhores multicabos sao os espaguetados que nao permitem os contatos dos aluminios utilizados na blindagem das vias.

Denio Costa

De: "rogerio" <rogerio§santoangelo.com.br>
24/04/02 23:01

Caro Denio e Lista,

Quase todos fabricantes nacionais e mesmo muitos estrangeiros produzem multicabos como os utilizados pelo Castor e a grande maioria dos PAzeiros nacionais (sem a capa individual), porque o que foi feito pelas indústrias até agora foi adaptar cabos telefonicos para trabalharem como multicabos de Áudio.

Sabem por que? Porque a capa individual aumenta o diametro final do multicabo, tornando-o mais pesado e portanto mais caro, devido ao maior volume de PVC empregado. A grande vantagem na capa individual é evitar o problema citado pelo Denio, ou seja, maior vida útil deste acessório tão importante.

Um abraço a todos.
Rogério / Santo Angelo

De: "castor" <castor_transa§uol.com.br>
24/04/03 21:21

Oi lista;

Solucionamos o problema! Ninguém me cobrou um resultado, mas lá vai:

1 - Os multicabos Whirlwind, assim como diversos outros, tem os condutores coloridos enrolados juntamente com um condutor de fio flexivel nú (terra)

2 - todos esses fios são envolvidos por uma fina fita de papel aluminio isolada do lado de fora (para evitar contato dos terras de canais diferente) e condutora do lado de dentro para ter um contato firme com o fio nú e assim ter o mesmo resultado ou até melhor que a malha trançada na blindagem de terra;

3 - todo esse conjunto é então envolvido por uma fita plástica transparente e todos os cabos então são envolvidos pela capa plástica.

Todo esse sistema é perfeito com apenas um senão:

- As banheiras internamente também são montadas com os mesmos cabos, sendo que eles não recebem a capa plástica e quanto mais voce as utiliza, mais as fitas condutoras se soltam, ocasionando ruido entre o terra e os dois contatos da phantom power.

Solucionamos o problema trocando os cabos internos por cabos de malha trançada.

Espero que essa história ajude outros!

abçs
castor§transasom.com.br

De: José Dionísio de Andrade Neto <jdan§...>
Data: Sex, 25 de Abr de 2003 9:32 am

Concordo com você Castor.

Multicabo com blindagem de fita aluminizada e condutor dreno nú só em instalações fixas ponto a ponto i.e. na interligação entre a técnica e o stage box ou com o rack de amp's, etc. Nas situações de medusas, sub-snakes, etc o ideal é usar o cabo com blindagem traçada.

O problema é que mesmo fazendo testes de isolação no cabo depois da montagem dos conectores (quase ninguém faz) a "bronca" só irá aparecer no futuro, com o uso.

Apesar de tudo, o impossível possível acontece. No ano passado, tivemos problemas de ruído/baixa isolação em cabos com blindadem de fita instalados no sistema de um teatro que havíamos projetado e instalado.  O pessoal da manutenção elétrica resolveu usar o eletroduto onde estava instalado o multicabo para lançar cabos de CFTV e no "puxa-puxa" alguns pares mais externos torceram e o problema apareceu. Substituímos o multicabo avariado por um Gotham com blindagem dupla (aliás, que blindagem) e o problema foi resolvido.

P.S.: No caso que relatei acima, o cliente nos questionou acerca da garantia dos serviços. Felizmente tínhamos à mão os relatórios dos testes de certificação dos cabos que foram emitidos quando da instalação, devidamente vistados pelo fiscal da obra. UFA!

Ufa!

Neto.
Audium Engenharia Ltda.

Nova série de mensagens

(a discussão a seguir inicia-se no meio de outra, sobre tema diferente)

Edu Silva bahi0387§terra.com.br
27/06/05 10:26
Assunto: Re: [Audio List] ATERRAMENTO

(...)

E por falar em RF e interferências, vai uma dica de filtro para usar no multicabo, em especial nas vias de microfone e noutras que carreguem sinais de baixo nível, como as vias com DI passiva (não precisa desligar a blindagem, como na dica anterior).

Dentro de cada plug XLR macho (ou pelo menos naquelas vias que captam interferência), monte o seguinte circuito:

filtro contra rfi

Você deve soldar um resistor de filme com 4750 ohms (4k75) entre os pinos 2 e 3 do plug. Solde também um capacitor com valor entre 1 e 10kpF entre os pinos 1 e 3, e outro igual entre os pinos 2 e 1.

O resistor deve ser de metal film (com qualquer tolerância) para não adicionar ruido. Os capacitores são de cerâmica, com 50 V ou mais. Como vai precisar de muitos, compre logo 100 de cada componente numa loja pela internet, sai mais em conta.

Mas esse filtro só será útil se sua mesa não os tiver internamente. Consulte o manual e veja se há alguma referência a filtros de RF nas entradas. Lembre-se: é apenas uma dica, se você não tem problemas com RF é porque o lugar é slencioso ou a mesa já tem a filtragem, então não precisa disso.

abraços,
Edu Silva

gimbabf§yahoo.com.br
27/06/05 11:11

Olá Edú,

eu tenho uma dúvida 10 Kpf é = 10 nf?, nesse caso não seria um valor muito alto?, tenho um pequeno PA e no multicabo os capacitores são de 100 Pf, então 10 nf não iria cortar agudos?

obrigado
Gilberto

Edu Silva bahi0387§terra.com.br
28/06/05 17:36

Oi Gilberto e lista,

O valor de 10 kpF (10 nF) é esse mesmo, e foi calculado para máxima atenuação em entradas de microfone. É o valor mais alto para essa aplicação, e se aumentar mais, terá mesmo perda nos agudos. Entradas de linha tem maior impedância, e o capacitor deve ser menor: 1 kpF (1 nF) é um bom valor. O certo é fazer experiências: comece com valores baixos (1kpF) e vá aumentando até sentir uma ligeira perda de agudos.

A idéia é para de sistemas fixos (creio ser esse o caso da instalação do Leversom) e onde há mesmo problemas com RF. Em instalações móveis pode-se usar um valor um pouco menor, formando um filtro mais "genérico".

É possivel, em vez disso, fazer uns cabos supressores de ruido, para usar apenas onde/se houver o problema. Monte um pequeno cabo (uns 10 cm) tendo aquele circuito que já mostrei dentro dos plugs, como na figura abaixo:

cabo supressor de ruídos

O pino 1 do XLR macho não é ligado a nada. A blindagem do cabo é soldada apenas ao terminal da carcaça do XLR fêmea, e é deixada livre na outra ponta. Do pino 1 do XLR fêmea, puxe um fio com uma garra.

Quando ocorrer a captação de ruido de alta frequência (rádio, etc), descubra em que entrada ocorre o problema e intercale esse cabo supressor entre o cabo original e a entrada ruidosa da mesa. Prenda a garra no parafuso de terra da mesa. O sinal com a interferência passará pelo cabo supressor, que rejeitará o ruído.

Cool

Faça logo uma meia dúzia deles e leve sempre em todo evento, para qualquer emergência. Claro que, nesse caso, não é necessário filtro no multicabo.

abraços,
Edu Silva

SAÍDAS PARA PALCO E GRAVAÇÃO (SPLITTERS)

Um exemplo de saídas extras para palco e gravação ou transmissão.

setup de transmissão

Aqui, o multicabo é "splitado" em três: mesa de PA, mesa de palco e umidade externa.

As informações sobre multicabos com "split" estão num novo artigo:

http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=129

--
Edu Silva

Vídeos relacionados

Link

Saiba mais

Biblioteca  »  FAQ  »  Equipamentos e acessórios  »  Cabos e conectores
Compartilhe

Navegação