Apostilas de Aúdio

Seguem algumas apostilas de áudio. Apesar de existirem várias, foram disponibilizadas apenas as melhores.
seta Apostila Básica de Áudio
Em 35 páginas, o autor descreve os componentes básicos de um sistema de sonorização e comenta da sua aplicabilidade nas igrejas evangélicas. Muito boa.  6ª edição – por Filippo Valiante Filho.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Apostila básica de Sound Forge
Apostila utilizada no curso de Música da UFRN, nela há primeiro a teoria básica da sonorização e depois um pequeno manual para a utilização do programa Sound Forge, utilizado para gravações em computador.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Apostila de Teoria de Áudio
Apostila do Professor Fernando Iazeetta, do Departamento de Música da USP. Ensina conceitos básicos (e os demonstra) de áudio. Um pouco “puxado” na matemática, mas muito bom!
Clique aqui para fazer o Download.
seta Apostila O som nas Igrejas
Apostila elabora por Gidenilson Alves Santiago, técnico de áudio em São Paulo. São apenas 25 páginas, mas o autor entra em assuntos de nível mais alto, como campo reverberante, diretividade de alto-falantes, determinação de potência necessária a um sistema, etc. É um excelente complemento para quem já leu as apostilas básicas.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Audio Dictionary (Dicionário de Áudio)
Elaborado pela empresa Rane, americana. Inclui áudio profissional, gravação, até uma lista de livros de áudio e sites de empresas. Em inglês, 28 páginas.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Choosing and Using Microphones (Escolhendo e usando microfones)
Texto da M-Audio (fabricante de excelentes microfones para estúdios) que aborda os critérios para escolha, cuidados, uso e técnicas de microfonação. 35 páginas, em inglês.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Coerência e Qualidade Técnica na Comunicação do Evangelho
Esta não é uma apostila que irá ensinar alguém a operar equipamentos de som. Mas ainda assim ela é importantíssima e indispensável. Ela traz todo o embasamento bíblico e espiritual necessário a todos os operam e/ou são usuários de um sistema de sonorização. Mostra muito bem porque as igrejas precisam ter bons sistemas de som. Agradecimentos ao autor David Distler e Editora Backstage por nos permitirem disponibilizar a obra para Download.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Curso Completo de Sonorização ao Vivo para Igrejas
Em 172 páginas, o autor descreve todos os elementos de um sistema de sonorização, entra no assunto mais profundamente, dá até dicas de aquisições. Destaque para a parte de mesa de som, onde o autor parte de uma mesa simples de 6 canais até chegar em um grande console de 48 canais. Excelente, leitura imperdível.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Curso de Alto Falantes
Disponibilizado pela Selenium, traz a teoria e noções básicas sobre alto-falantes. Para quem está começando, excelente leitura, bem fácil. 13 páginas
Clique aqui para fazer o Download.
seta Curso de Áudio de Cláudio Cezar Dias Batista (CCDB)
O Cláudio é um dos maiores nomes do áudio brasileiro de todos os tempos. Foi uma das pessoas que mais criticou a indústria nacional por causa de falta de qualidade, críticas que levaram a muitas melhorias que hoje vivemos. Apesar de serem textos antigos, da década de 70 e 80, tem muita coisa útil, e vale a pena serem lidos.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Dez princípios para um som melhor
Em 13 páginas, o engenheiro David B. Distler lança os fundamentos para uma boa sonorização. Ele toca exatamente onde costuma acontecer os problemas, e ensina como evitá-los.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Escolha e Operação de Sistemas de Microfones Sem Fio
Um incrível guia em português, feito pela Shure, que ensina os princípios básicos, operação, os diversos tipos, problemas e soluções, os modelos mais adequados dependendo do lugar, enfim – tudo sobre microfones sem fio. Simplesmente indispensável! 42 páginas.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Guia Prático de Sonorização de Palco
Apostila feita por um músico (!), 130 páginas, ideal para operadores de som ao vivo com alguma experiência. É a de nível mais avançado, explicando completamente as teorias envolvidas em sonorização, sem deixar de lado a prática. Vale a pena ler, apesar das fórmulas matemáticas, pois o Marcelo sabe muito! Fomato HTML. por Marcelo Mello
Clique aqui para fazer o Download.
seta Guide to Mixing (Guia da mixagem)
A SoundCraft, firma inglesa e um dos maiores nomes do áudio profissional, editou esse guia, com um estudo bastante profundo sobre mesas de som e mixagens. Independente de marca ou modelo de equipamento, é uma excelente leitura (desde que você saiba inglês). Em inglês, 40 páginas.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Introdução à Acústica
Apostila de Introdução à Acústica. Em 38 páginas (parecem slides de Powerpoint), todos os conceitos básicos são apresentados. Se prepare: muita matemática. Mas isso em nada desmerece o material, que pode ser muito útil ao ensinar como melhorar o tratamento acústico de um ambiente com materiais simples e baratos.
Clique aqui para fazer o Download.
seta Sound System Design Reference Manual – JBL
Manual de projeto de sistemas sonoros desenvolvido pela JBL, abrangendo os diversos tópicos do projeto de um sistema de sonorização para um determinado ambiente. 104 páginas, em inglês.
Clique aqui para fazer o Download.
seta The P.A. Bible (A Bíblia do P.A.)
A EletroVoice, empresa americana que faz excelentes caixas de som, montou uma série de textos sobre sonorização ao vivo. Material de altíssima qualidade. Infelizmente, como quase tudo que é bom em áudio, só em inglês mesmo. Em inglês, 80 páginas.
Clique aqui para fazer o Download.
seta The VCA Book
Vários dos grandes consoles fabricados atualmente são equipados com VCA´s. Um VCA é uma tecnologia nova, e ainda incompreendida por muitos. Nesta pequena apostila, feita pela Allen & Heath (um fabricante que usa VCA em seus consoles), os conceitos básicos e as vantagens são abordados. São dois arquivos: um em inglês com as fotos e outro com a tradução para português (viva!). 12 páginas.
Clique aqui para fazer o Download.

About the Author

Carlos Gonçalves
Webmaster - Som ao Vivo

9 Comments on "Apostilas de Aúdio"

  1. Olá muito bom, é muito importante se profissionalizar.

  2. Raimundo Saraiva | 9 de abril de 2018 at 10:55 | Responder

    Bom dia,muito bom os seus artigos, já trabalho com sonorização há trinta anos, mas observo e falo aos amigos que som todo dia modifica alguma alguma coisa, é isso é ótimo, vc tem sempre a oportunidade de criar algo no seu pa,obrigado.

  3. eu adorei os formularios vou estudar muito com o cntiudo agradeso com boa informaçoes de audio profissional obrigado que venham mais imformaçao do contiudo de audio.

  4. Os Links estão OFF 🙁

  5. SOU TÉCNICO DE SOM A 14 ANOS, E O CONHECIMENTO NUNCA É POUCO. ESSES MATERIAIS QUE VOCÊ TEM SÃO OBRAS PRIMAS PARA UM ESTUDO COM QUALIDADE. MUITO OBRIGADO POR PUBLICAR ESSES LINKS AQUI PARA QUE POSSAMOS APRIMORAR UM POUCO MAIS.

  6. JOMAX DE PAIVA RODRIGUES | 21 de julho de 2020 at 23:21 | Responder

    EXCELENTE SITE!
    MUITAS DICAS E ARQUIVOS MUITO BONS PARA DOWNLOADS. E GOSTEI DOS ARQUIVOS ZIP. PARABÉNS À TODOS PELA BOA-VONTADE E CAPRICHO EM TUDO!

  7. Escelente! mais material para estudo 🙂
    Por acaso vc teria os esquemas e manuais de serviço das marcas Gradiente, Polivox, Cce dos amplificadors clássicos (de casa ou de PA)

    Muito Obrigado.
    Deus te abençoe

    Alexandre Pottker

  8. Andre Quintino de Almeida Junior | 3 de janeiro de 2023 at 10:56 | Responder

    estudos muitos bons mesmo, agora poderei oferecer um som de maior qualidade na minha igreja, mas alguns links tão com endereço escrito errado. porém eu consegui concerta e acessar o link correto. muito obrigado SOM AOVIVO!!!

  9. Andre Quintino de Almeida Junior | 3 de janeiro de 2023 at 11:04 | Responder

    Eu troquei o “mus.br” por “.org” na barra do link do computador. dessa forma conseguir acessar o estudo.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.