Textos Diversos

Biblioteca de Artigos do SAV.

CAIXAS ACÚSTICAS E ALTO-FALANTES:

2 vias x 3 vias Texto disponível no site da Selenium, faz uma comparação entre caixas acústicas de 2 vias (drivers de titânio) com caixas acústicas com 3 vias (drivers fenólicos + twetter). Muito interessante para quem está querendo montar suas próprias caixas. Clique aqui para fazer o Download.
Caixas Acústicas Texto de David Fernandes, revisado por Walter Ullmann, sobre caixas acústicas. Leitura obrigatória para se entender os vários tipos de caixas acústicas existentes, as vantagens e deficiências de cada uma Clique aqui para fazer o Download.
Cálculos sobre Alto-Falantes e Caixas Acústicas O arquivo .ZIP contém 3 arquivos. Em todos, a partir dos parâmetros Thiele Small (que são fornecidos pelos bons fabricantes de falantes), é possível calcular: 1) a massa do conjunto móvel, EBP e sensibilidade além de informar modificações dos parâmetros no caso de adição de massa ao cone, importante quando se deseja modificar o Qts e Fs de um alto falante (Planilha TS.xls). 2) o volume necessário da caixa fechada para um determinado valor de Qtc além de plotar a curva de resposta em frequência (Sealed.xls). 3) Apresenta as mesmas funções da planilha Sealed porém simulando o comportamento do alto falante em caixa bass reflex (Ported.xls). Os arquivos são necessários para o projeto de caixas acústicas. Cortesia de Caio Ferrari. Obs: os arquivos são necessários para os projetos de subwoofer do Caio. Clique aqui para fazer o Download.
Projeto de Caixa de Som O Eng. Homero Sette e alguns amigos resolveram fazer um dos melhores projetos de caixa acústica já feita no Brasil. O arquivo contém todas as instruções de confecção e os componentes utilizados. Note o divisor de freqüência, extremamente elaborado. O projeto, aliás, é extremamente parecido com as caixas da Yamaha/Yes, e tal como estas têm um som fantástico, muito bom mesmo. Se você está pensando em montar caixas de som, esse é o seu projeto! Testado e aprovado. Clique aqui para fazer o Download.
Qualidade em caixas Texto sobre um dos aspectos mais importantes em uma caixa acústica, mas normalmente negligenciado: a madeira. Escolha, tipo, preparo, tudo aqui. Para quem está pensando em construir suas próprias caixas. Clique aqui para fazer o Download.
Subwoofer Bass-Reflex compacto Caio Ferrari apresenta o projeto de subwoofer bass-reflex, compacto (8″), de baixo custo e fácil de construir. O subwoofer responde até 27Hz! Clique aqui para fazer o Download.
Subwoofer compacto Caio Ferrari apresenta neste pequeno artigo o projeto de um subwoofer compacto (10″), de fabricação simples mas com ótimo resultado sonoro. Todos os componentes são nacionais e o projeto é de baixo custo. Ideal para igrejas pequenas. Clique aqui para fazer o Download.
Tabela de Alto-Falantes da Selenium Um quadro comparativo entre vários alto-falantes fabricados pela Selenium. Para quem está pensando em construir suas próprias caixas acústicas e quer usar material de qualidade. Clique aqui para fazer o Download.
Divisores e Capacitores Texto que aborda os componentes internos de uma caixa de som: divisores de freqüência e capacitores. Interessante para quem constrói caixas acústicas, mostra a escolha correta dos componentes e a atenuação necessária para que a caixa não fique com excesso de agudos. Clique aqui para fazer o Download.

AMPLIFICAÇÃO

Amplificadores Artigo de David Fernandes sobre amplificadores e suas características técnicas. Apresenta os principais conceitos sobre amplificadores, essenciais para a escolha de um desses equipamentos. Clique aqui para fazer o Download.
Amplificadores Apostila de autoria de Rosalfonso Bortoni sobre os parâmetros básicos dos amplificadores. Imprescindível para entender o que é cada coisa na especificação técnica de um desses equipamentos Clique aqui para fazer o Download.
Fator de Amortecimento – Uma Abordagem Introdutória Texto de Rosalfonso Bortoni, uma das maiores autoridades em amplificadores de áudio no Brasil, onde estuda-se a questão do Fator de Potência dos amplificadores, como tal aspecto é afetado pelos fios de conexão entre amplficadores e caixas acústicas, e seus reflexos práticos na sonorização de ambientes. Clique aqui para fazer o Download.

 

PROCESSAMENTO DE SINAIS E CONEXÕES

Balanceamento de Sinais Artigo de David Fernandes sobre técnica de balanceamento de sinais. Ao explicar como usar sistemas balanceados, David ensina a minimizar os problemas de ruídos no sistema de som de uma igreja Clique aqui para fazer o Download.
Cabos e conexões
São dois arquivos contendo diagramas de montagem de praticamente todos os tipos de cabos utilizados em sonorização. Quer montar um cabo XLR – RCA? Aqui tem o esquema, desse e muitos outros. Apesar de estar em inglês, as figuras são auto-explicativas e bem fáceis. Clique aqui para fazer o Download.
Conectores para sistemas de microfones sem fio
Padrões de conectores (tipo de conector, pinagem) para uso em diversos tipos de sistemas de transmissão sem fio, de diversos fabricantes. Clique aqui para fazer o Download.
Dimensionamento de Cabos de AC e de caixas acústicas Trabalho dos eng. Ruy Monteiro (StudioR) e Rosalfonso Bortoni falando sobre dimensionamento de cabos de AC (cabos de força) para um sistema de sonorização e também de cabos que ligam os amplificadores às caixas de som. Clique aqui para fazer o Download.
Equalização   Artigo de David Fernandes sobre princípios de equalização. Clique aqui para fazer o Download.
Equalização e Alinhamento de Monitores
Artigo de David Fernandes sobre equalização e alinhamento de monitores. Dá dicas valiosas sobre o uso de monitores e o uso de equalização para evitar microfonias e outros problemas. Clique aqui para fazer o Download.
Equalizadores
Artigo de David Fernandes, publicado na Revista Comunhão nº 32, sobre equalizadores gráficos. Os equalizadores são apresentados em de uma maneira bastante fácil de entender e com muito humor. Clique aqui para fazer o Download.
Equalizadores Paramétricos
Artigo de David Fernandes sobre equalizadores paramétricos. Apresenta os conceitos básicos e dá dicas de utilização para esse poderoso equipamento. Clique aqui para fazer o Download.
Mascaramento e Timbragem de Instrumentos
Artigo de autoria de David Fernandes, onde ele mostra o básico sobre mascaramento, e demonstra possiblidades de, através da timbragem dos instrumentos, combater esse mal. Clique aqui para fazer o Download.

 

MICROFONAÇÃO

Microfones Amigos – parte 1 Artigo de David Fernandes sobre o emprego de microfones do ponto de vista do usuário (1ª parte).  Os textos (1ª e 2ª partes) são de leitura indispensável, pois ensinam regras básicas de utilização dos microfones que, se seguidas, vão tornar a vida do usuário mais fácil (e a do técnico de áudio também). Imprima e leve para os usuários de microfone da sua igreja. Clique aqui para fazer o Download.
Microfones Amigos – parte 2
Artigo de David Fernandes sobre o emprego de microfones do ponto de vista do usuário (2ª parte). Clique aqui para fazer o Download.
Shure
Diversos textos da Shure sobre a utilização de microfones nas mais diversas situações: PA, estúdio, baterias, etc. Além disso, há textos sobre áudio em igrejas, áudio em gravações de vídeo, conferências, etc. São mais de 300 páginas. Imperdível, mas infelizmente em inglês. Clique aqui para fazer o Download.

 

ACÚSTICA E LEGISLAÇÃO

Conforto Acústico em Templos Religiosos: Um Estudo de Caso Trabalho de conclusão da graduação em Física de um dos membros do SomAoVivo (carlosecg), onde ele estuda a acústica de uma igreja e faz os cálculos necessários para o tratamento acústico visando melhoria geral da qualidade sonora do templo. Serve como base para todos verem como “tratamento acústico” é algo complicado, composto por inúmeras variantes, e que exige um profissional qualificado para fazê-lo com eficiência. Também fica claro que o tratamento deve ser realizado em conjunto com mudanças no sistema de sonorização, pois ambos estão intimamente interligados Clique aqui para fazer o Download.
Controle de Emissão de Ruídos
Artigo de David Fernandes sobre a necessidade do controle de emissão ruídos. O texto trabalha sobre o problema de níveis de volume altos alcançados nas igrejas e como isso pode atrapalhar na salvação de vidas. Clique aqui para fazer o Download.
Legislação
Pacote de legislações municipais sobre meio ambiente, poluição sonora, disque-silêncio. Leis municipais do Rio de Janeiro, Curitiba e Vitória, e Resolução do Conama – Conselho Nacional de Meio Ambiente. Se você está com problemas com a Prefeitura, é bom conhecer a lei. Cortesia de David Fernandes. Clique aqui para fazer o Download.
Saúde e o Ouvido
Som alto pode provocar várias doenças, inclusive dores de cabeça, alergias, gastrite e diarréias. Para saber mais dos cuidados com o seu ouvido, não deixe de ler este artigo de David Fernandes Clique aqui para fazer o Download.

 

TREINAMENTOS E APOSTILAS

Treinamento Artigo de David Fernandes, publicado na Revista Comunhão nº 23, sobre a importância do Treinamento do Técnicos de Áudio. Leia e imprima, leve para os responsáveis pela igreja, para eles terem noção de como o Treinamento em Áudio é importante. Clique aqui para fazer o Download.
Som na igreja
Apresentação de PowerPoint, oferece dicas e truques em sonorização de igrejas, em uma visão mais genérica. Clique aqui para fazer o Download.

About the Author

Carlos Gonçalves
Webmaster - Som ao Vivo

1 Comment on "Textos Diversos"

  1. JOMAX DE PAIVA RODRIGUES | 22 de julho de 2020 at 1:52 | Responder

    Parabéns pelo site. O resultado do trabalho ficou excelente! Os arquivos para download teem ótima didática e trazem muitas informações importantes. Um dos melhores sites que já vi que tratam de áudio e sonorização.

Leave a comment

Your email address will not be published.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.