Mesa yamaha mg06 dando choque

tremmesom

Member
Ola pessoal, alguem de vcs ja levou choque na mesa de som?
Pois é ontem eu estava tocando em um evento e os conectores passavam alguma descarga, ñ é mto forte mais incomoda.
A mesa esta ligada em um xover cpx 2341 da ciclotron, ainda ñ tenho um equalizador, estou de olho em um fbq da behringer.
Peço q me ajudem a resolver o problema das descargas.
Desde já agradeço.
 
@tremmesom;

Seja bem-vindo ao SAV.
Sim eu já tomei choque na mesa, e ainda levo na mesa que tenho em casa. Isso quer dizer, no meu caso, que o abençoado que fez a instalação para simplesmente não não instalou um terra na rede embora eu tenha sido enfático nesta questão. No seu caso deve ser a mesma coisa, algum problema com o terra. Precisamos, eu e vc, resolver isso o mais rápido possível pois o Bersan em um de seus post, tratando sobre o assunto, alertou que equipamentos eletrônicos utilizam o terra para referência e a ausência deste, além dos choques, pode ocasionar mal funcionamento ou diminuição da vida útil dos equipamentos. Se for Beh então nem se fala.
 
Pois é, eu acho q concerteza pode danificar os equipamentos.
Por tanto vou esperar q alguem de vcs profissionais me ajude com essa questão.
Lembrando q em minha cidade o 220 são 2 fazes de 110 sem o neutro.
 
2 fases de 110v
Sem neutro?
Caramba amigão sério risco.
Muito pior do que apenas sem o aterramenro.
Vê se é isso mesmo e retorna aí.
 
Isso mesmo Dj Garam, 2 fazes sem o neutro.
Só no 110 q têm o neutro é claro.
Eu axo q quando a mesa de som é tocada o terra faz no operador.
Cara é uma sacanagem, dá choque nos plugues, nos microfones e etc...
Mas têm q ter um jeito de eu resolver isto.
Aguardo por vcs prof...
 
Esse tópico esta me fazendo lembrar uma história que meu pai conta aqui na igreja... Isso ja faz mais de 20 anos atras!
Ele conta que quando montaram o som da igreja, dava choque até no microfone. Certa vez um tio meu ficou com a boca grudada no mic kkkkkk
Ou seja, esse defeito é incabível nos dias de hoje!
 
Isso mesmo Dj Garam, 2 fazes sem o neutro.
Só no 110 q têm o neutro é claro.
Eu axo q quando a mesa de som é tocada o terra faz no operador.
Cara é uma sacanagem, dá choque nos plugues, nos microfones e etc...
Mas têm q ter um jeito de eu resolver isto.
Aguardo por vcs prof...

Peraí, acho que a coisa é mais simples do que parece.
Do jeito que escreveu ...

"" Só no 110 q têm o neutro é claro ""

Então tem neutro
Pois o neutro não é atrelado ao 110, como o nome já diz "neutro"
Basta você pegar duas fases de 110v "" nunca as junte, só pra, ficar claro ""
E um cabo de neutro.
Sacou?

Ou entendi errado?
Calma que tem jeito, vamos por parte.
 
@DJ GARAM,
Pelo que ele escreveu na cidade dele a energia é 110v. Quando quem 220v usam dois fios fase para assim chegar aos 220. Nunca tinha visto falar disso na vida, e trabalho em construção a muito tempo. Dessa forma não tem como ligar o neutro e a mesa vai dar choque mesmo.
Já quando fazem a ligação tem 110v tem o neutro normalmente.
 
Aqui na minha cidade tambem é assim.
110v - fase - neutro - terra
220v - fase - fase -terra.

Ambas as ligações são devidamente aterradas, desde que o cara pegue o terra desde a barra de cobre fincada no chão lá no quadro de energia e passe o fio terra em todas as tomadas (3furos). Equipamentos que necessitam de aterramento tambem com tomada 3 pinos.
Se o som é móvel, não é todo salão de festa que vai encontrar essa estrutura de aterramento. geralmente o terceiro furo das novas tomadas o instalador deixa vazio. Infelizmente.

Diferença entre terra e neutro tem muito material na internet, só pesquisar.
 
@Sandro_Alves ;

Usar a barra que todo quadro, ou relógio como chamamos aqui pelas nossas bandas, tem tb não é recomendado. Nã verdade ela Não é um aterramento mas faz parte do neutro da instalação. Se vc observar o relógio da sua casa vai ver que, no padrão da distribuidora aqui de nossa região, se sua instalação for 220v, como no caso que estamos analisando, vão chegar á ele 3 cabos ( ou 4 se for trifásico ) vindos do poste:
- 2 fases ( 3 se for trifásico );
- 1 neutro.
Este neutro não passa pelos disjuntores , ele é ligado a barra da qual estamos falando e vai direto para a instalação da casa. Por isso, segundo o padrão de nossa região e acredito que de todo no qual existe neutro, ele faz sim parte da instalação. Acontece que como a distribuidora não cobra, embora recomende a instalação do terra, e é possível funcionar os aparelhos eletro-eletrônicos sem ele, a gente não instala. Para isso é necessária a instalação de barras de cobre, independentes da que já tem no relógio ( esta é exigida ) em quantidade e disposição determinadas pelas particularidades de cada caso.
 
Peraí, acho que a coisa é mais simples do que parece.
Do jeito que escreveu ...

"" Só no 110 q têm o neutro é claro ""

Então tem neutro
Pois o neutro não é atrelado ao 110, como o nome já diz "neutro"
Basta você pegar duas fases de 110v "" nunca as junte, só pra, ficar claro ""
E um cabo de neutro.
Sacou?

Eu axo q expliquei errado Garam, eu quiz dizer q na rede existe 2 fazes + o neutro.
Portanto o 220 são 2 fazes, quanto ao 110 é faze + neutro.
Nos salões, normalmente ñ existe o terra entende?
Por isso preciso de uma solução p/ ñ levar mais choque.
Como eu ñ uso local fixo, o 220 dos salões de festa ñ têm o terra.

Ou entendi errado?
Calma que tem jeito, vamos por parte.
 
Nos salões de festa por aqui ñ existe o terra, então são só duas fazes e pronto.
Preciso de uma solução, pq fica ruim até nossa imagem.
As pessoas reclamam e até pode me danificar os equipamentos.
Têm q ter uma solução.
Aguardo...
 
@tremmesom ;
Acho que a gambiarra técnica mais comum neste caso seria vc improvisar um terra de alguma estrutura metálica existente, se for em local aberto, pois normalmente estas possuem um bom aterramento e vc poderia pegar uma carona nele. Agora se é em local fechado e ele não dispõe de um terra ou estrutura metálica a única outra alternativa que imagino seria mesmo ligar á haste de aterramento do quadro. Uma coisa que me ocorre agora, e que já aconteceu comigo, é que os seus cabos de microfone podem estar com o pino 3 e o terra interligados, verifique e se este for o caso desfaça esta interligação. Na igreja da qual fazia parte isto resolveu alguns problemas que tinhamos com choques e ruídos nos canais de microfone.
 
@DJ GARAM,
Pelo que ele escreveu na cidade dele a energia é 110v. Quando quem 220v usam dois fios fase para assim chegar aos 220. Nunca tinha visto falar disso na vida, e trabalho em construção a muito tempo. Dessa forma não tem como ligar o neutro e a mesa vai dar choque mesmo.
Já quando fazem a ligação tem 110v tem o neutro normalmente.

Não entendi quando você diz "" nunca ter visto falar disso,"" poderia me explicar, nem consegui imaginar o que você entendeu.

Viu que eu destaquei ...? = "" nunca as junte, só pra, ficar claro ""
 
DJ GARAM disse:
Peraí, acho que a coisa é mais simples do que parece.
Do jeito que escreveu ...

"" Só no 110 q têm o neutro é claro ""

Então tem neutro
Pois o neutro não é atrelado ao 110, como o nome já diz "neutro"
Basta você pegar duas fases de 110v "" nunca as junte, só pra, ficar claro ""
E um cabo de neutro.
Sacou?

TREMESOM disse:
Eu axo q expliquei errado Garam, eu quiz dizer q na rede existe 2 fazes + o neutro.
Portanto o 220 são 2 fazes, quanto ao 110 é faze + neutro.
Nos salões, normalmente ñ existe o terra entende?
Por isso preciso de uma solução p/ ñ levar mais choque.
Como eu ñ uso local fixo, o 220 dos salões de festa ñ têm o terra.

DJ GARAM diz:
Agora faz mais sentido amigão
Sendo assim basta providenciar um aterramento móvel.
 
Back
Topo