[Duvida] Ajustes na Mesa de Som e duvidas de som em geral

raul aruajo

New Member
Pessoal, boa noite a todos, tenho algumas duvidas e gostaria de pedir a ajuda de vocês, já avisando que eu não manjo NADA de som, sei o básico pra me virar, mas muitos termos técnicos eu não conheço muito, enfim, minha duvida é a seguinte, faço parte de uma igreja pequena, com aproximadamente 50 membros, temos lá 2 caixas de som master próximo ao altar viradas para os membros da igreja, e temos ligado nessas 2 caixas uma mesa de som da Wattsom MXM 4II, nessa mesa de som, temos ligado o amplificado (não lembro o modelo) e um receptor de microfone sem fio.

A duvida é a seguinte, o som na igreja esta péssimo, esta muito estridente, muito mesmo, queria que o som no geral ficasse mais harmonioso, seria possível conseguir uma qualidade sonora razoável apenas fazendo ajustes na própria mesa de som? tipo naqueles botoes de MID, LOW, HIGH.

O Amplificador também possui esses ajustes, no caso se for tentar conseguir um bom ajuste, o ideal seria faze-lo nos 2 equipamentos?

Outra duvida, a mesa de som é MONO, e o som vem de um DVDPLAYER e é ligado na mesa de som através de um adaptador RCAxP10, sabe aquele RCA de cor branca e vermelha ? então, é esses dois plugues conectados a somente um plug P10, pergunto a vocês mais experientes no assunto, se o dvd produz som stereo o ideal não seria que fosse conectado o rca branco e vermelho de forma individual em cada canal da mesa? pois o dvd atualmente esta ligado em somente um canal.

E com relação a caixa de som, como disse a caixa de som la na igreja são da MASTER, são caixas passivas, como não entendo nada de som, sempre que olho aquelas caixas e tenho a impressão que são de péssima qualidade, não sei se é porque aparentam estar velhas, mais queria que o som melhorasse, seria bom trocá-las por caixas mais novas e colocar também um sub no chão, ou poderia deixar do jeito que esta visto que é uma igreja pequena?

E somente mais uma duvida, a mesa de som da wattsom MXM 4II pelo que pesquisei é BEM simples, seria possível obter uma qualidade MAIOR no som colocando uma mesa de som mais nova e atual? ou a mesa de som é um acessório meio que "padrão" em questão de qualidade, mudando apenas a quantidade de canais e algumas features que cada uma possui em particular? Digo isso porque também acho essa mesa de som muito simples, vi que ela custa muito barato se comparado a outras mesas.

Peço desculpas por tanta duvida, mais a intenção é ajudar, já que pra mim Deus sempre faz o melhor, busco sempre retribuir com o meu melhor também.

Agradeço a todos, muito obrigado.
 
Olá! realmente parecem ser equipamentos bem simples! mas sempre tem como dar uma melhorada. vc falou que o som está estridente, isso pode indicar duas coisas, tá sobrando frequencia! recomendo por os controles na posição 12 horas! e tambem pode ser que algo nas suas caixas esteija com problema, falante ou driver parado... tente verificar se ta tudo funcionando em suas caixas! e depois de ter deixado todos os controles de equalização no meio. vai tentando ajustar de pouco a pouco!!! os ajustes tem que ser minimos!!! quanto menos mexer tem mais chance de dar certo....
 
Olá! realmente parecem ser equipamentos bem simples! mas sempre tem como dar uma melhorada. vc falou que o som está estridente, isso pode indicar duas coisas, tá sobrando frequencia! recomendo por os controles na posição 12 horas! e tambem pode ser que algo nas suas caixas esteija com problema, falante ou driver parado... tente verificar se ta tudo funcionando em suas caixas! e depois de ter deixado todos os controles de equalização no meio. vai tentando ajustar de pouco a pouco!!! os ajustes tem que ser minimos!!! quanto menos mexer tem mais chance de dar certo....

Entendo, voce me recomendaria ajustar também o amplificador? como disse ele tem os ajustes do mid, high e low.

vou procurar fazer ajustes leves, nao quero piorar mais do que ja esta, mesmo assim agradeço a ajuda.
 
Não amigo, deixe os ajustes do amplificador em 12 horas, é melhor não mexer em nada.

Obrigado amigo, vou tentar ajustar somente a mesa de som entao.

Será que se seu trocar a mesa de som por uma mesa mais sofisticada, terei algum ganho? ou no geral o trabalho da mesa é algo simples e nao mudaria nada?
 
@Raul araujo, a mesa é o coração do sistema, ciclotron e uma das piores marcas que existe. Tanto que é conhecida por ciclotreco. Trocando a mesa de som você terá sim um ganho na qualidade. Mas coração não vive só, então caixas de som também são muito importantes, e outra coisa importante demais também são os cabos, que embora sejam a parte mais barata do sistema, são eles que levam o sinal até a mesa e até as caixas, então também devem ser de ótima qualidade.
 
@Raul araujo, a mesa é o coração do sistema, ciclotron e uma das piores marcas que existe. Tanto que é conhecida por ciclotreco. Trocando a mesa de som você terá sim um ganho na qualidade. Mas coração não vive só, então caixas de som também são muito importantes, e outra coisa importante demais também são os cabos, que embora sejam a parte mais barata do sistema, são eles que levam o sinal até a mesa e até as caixas, então também devem ser de ótima qualidade.

Entendi, voce poderia me tirar 2 duvidas?

Primeiro, qual mesa daria pra colocar com bom custoxbeneficio até 500 reais? pode ser de 4 canais.

E como expliquei ai em cima, do DVDPLAYER vem um cabo RCA vermelho e branco a qual é ligados juntos em um unico plug P10 (atraves de um adaptador) e sao ligados em 1 unico canal da mesa, nao seria o ideal que esses 2 cabos RCA branco e vermelho fossem ligados cada um em 1 canal da mesa?

Sou muito bom na área de informatica ao qual eu trabalho, mais de som, realmente não intendo nada, rsrs, obrigado pela força.
 
@Ronaldo1;
Mais uma que pensamos igual. Quando o @raul aruajo falou em mesa barata logo lembrei das RCF. Sugiro que se esforce mais um pouco e compre a Livepad 8 pois acho que 2 canais de mic é muito pouco, em ambas as mesas vc terá canais Estéreo com entradas RCA pra conectar o DVD, PC, etc...
 
Última edição:
http://www.ninjasom.com.br/mesa-de-som-6-canais-livepad6x-l-pad6x-rcf-13511.aspx/p
Essa de seis canais, dois de microfone com efeitos.
http://www.ninjasom.com.br/mesa-de-som-08-canais-livepad-8c-l-pad-8c-rcf-13512.aspx/p
E essa de 8 canais, 4 de microfone e sem efeitos foram as mais batatas e recentes que achei.


@Ronaldo1;
Mais uma que pensamos igual. Quando o @raul aruajo falou em mesa barata logo lembrei das RCF. Sugiro que se esforço mais um pouco e compre a Livepad 8 pois acho que 2 canais de mic é muito pouco, em ambas as mesas vc terá canais Estéreo com entradas RCA pra conectar o DVD, PC, etc...


Muito obrigado pelas ajudas meus amigos, tirando agora minha ultima duvida, qual caixa de som passiva vcs recomendariam com bom custoxbeneficio para igreja? lembrando que é uma igreja pequena e a capacidade maxima dela é de 50 membros, preciso também de uma caixa de retorno, pois nao temos nenhuma, oque vcs recomendariam?
 
Amigo, não indicaria nenhuma passiva, te indico a staner SR212 pra PA e uma pra retorno. Pra retorno também pode usar a SR110, que esta bem Barata na kabum.
E aquele caso do DVD, se a mesa é mono não faz sentido ligar em dois canais. Então esta certo sua ligação atual.
 
Amigo, não indicaria nenhuma passiva, te indico a staner SR212 pra PA e uma pra retorno. Pra retorno também pode usar a SR110, que esta bem Barata na kabum.
E aquele caso do DVD, se a mesa é mono não faz sentido ligar em dois canais. Então esta certo sua ligação atual.

Amigo, porque nao utilizar as passivas? já que temos a mesa de som e o amplificador também ?

É que li a respeito e vi que as caixas ativas normalmente sao mais usadas quando nao se tem um amplificador, pois as mesmas ja possuem controle e amplificador de volume internamente

Já as passivas depende de um sistema externo como a mesa de som com amplificador.

Voce poderia me explicar porque usar ativa seria melhor que passiva?

Muito obrigado amigo, voce esta me ajudando bastante.
 
@raul aruajo ;

Acredito que a recomendação do @Ronaldo1 é devido ao fato de, como vc relata, a caixa ativa já possuir internamente uma seção de amplificação projetada e ajustada exclusivamente para ela, está dimensionada de forma correta. Isso poupa o sistema de erros no dimensionamento e ajuste dos amplificadores que podem vir a queimar os transdutores das caixas em um som passivo.
Qualé mesmo o modelo de seu amplificador?
 
@raul aruajo ;

Acredito que a recomendação do @Ronaldo1 é devido ao fato de, como vc relata, a caixa ativa já possuir internamente uma seção de amplificação projetada e ajustada exclusivamente para ela, está dimensionada de forma correta. Isso poupa o sistema de erros no dimensionamento e ajuste dos amplificadores que podem vir a queimar os transdutores das caixas em um som passivo.
Qualé mesmo o modelo de seu amplificador?


Entendi, vou deixar aqui em anexo a foto com a mesa e o amplificador, assim fica mais facil ajudar :)

Duvida, tenho aqui um SubWoofer Hertz Dieci DS 250 - 300w, seria interessante colocar o sub la pra ajudar a equilibrar nos graves? obrigado!

20160501_115416.jpg 12.jpg 13.jpg
 
Se ligar baixo e bumbo na mesa, sim, você precisa de um sub. Se não... Na verdade essa resposta só você pode se dar, depende muito do gosto e programa musical da igreja.
Quanto a caixas passivas, só recomendo aqueles kits da 4vias, e eles já vem com amplificador. Não consegui abrir as fotos, mas não acredito que seu amplificador seja tão bom. Boas caixas passivas também são caras. Logo, prefiro a praticidade e facilidade de caixas ativas.
 
Se ligar baixo e bumbo na mesa, sim, você precisa de um sub. Se não... Na verdade essa resposta só você pode se dar, depende muito do gosto e programa musical da igreja.
Quanto a caixas passivas, só recomendo aqueles kits da 4vias, e eles já vem com amplificador. Não consegui abrir as fotos, mas não acredito que seu amplificador seja tão bom. Boas caixas passivas também são caras. Logo, prefiro a praticidade e facilidade de caixas ativas.

Muito obrigado pelas sugestoes, a respeito das fotos, eu testei agora e estao abrindo normalmente aqui, agora com relação as caixas passivas e ativas, vou avaliar qual seria melhor opçao para igreja, assim que tivermos caixa disponivel vou providenciar a compra, mas a sugestao da mesa de som de 6 canais que vc passou foi muito boa, já da uma ajuda bem legal pro sistema.
 
Back
Topo