Curso a distancia de eletronica: Vale a pena?

digosoul

New Member
Olá amigos, um amigo meu me falou ontem que vai começar a fazer um curso de eletronica a distancia, pelo instituto Padre Reus, estive olhando o valor do curso e não é caro, to interessado em aproveitar o periodo de férias da faculdade pra me aventurar.

Vocês acham que vale a pena?

http://www.institutopadrereus.com/cursos/cursos_detalhe.asp?id=2


Esse é o curso que to pensando em fazer, quero fazer para aplicação no meu ministério mesmo de sonorização, sem pretenções comerciais, até porquee minha área comercial é outra, faço comunicação social (publicidade e propaganda)

abraço
Rodrigo
 
Para mim eletrônica se aprende com a mão na massa, queimando resistências em laboratório, com equipamentos e profissionais especializados para te orientar.

Fiz um curso no Senai de 300 horas, se não me engano. Não dá para comparar preços com hoje pois foi em 2003, mas foi mais ou menos o valor desse que você passou. No curso vimos os componentes básicos: resistores, capacitores, diodos, transistores, indutores, leds... Montamos vários circuitos, transformadores, retificadores... Aula prática do primeiro ao último dia. Tinhamos à nossa disposição todo o equipamento necessário: protoboards, fontes, geradores de função, osciloscópios, multímetros... um por dupla. E inúmeros componentes, muito mesmo. Repito as palavras do professor: "não se preocupem em queimar nada, vocês estão pagando para aprender e ter o material disponível".

Lembre-se que seu investimento não será apenas esse, você terá que comprar componentes (baratos mas tem que comprar), um bom multímetro (deve sair mais de R$ 100), protoboards (uns R$ 20 os mais simples). Em um curso presencial você terá tudo isso à sua disposição.

Quanto ao kit do curso, alguns itens não são vantagem nenhuma:
* Identificador de Resistores - se não conseguir memorizar a tabela de cores, <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html" onclick="window.open(this.href);return false;">http://www.areaseg.com/sinais/resistores.html</a><!-- m -->. Eu ainda lembro a tabela apesar de não mexer com eletrônica há algum tempo.
* Teste de Semicondutores (diodos e transistores) - um multímetro já possui
* Teste de Controle Remoto - de fácil montagem

Dê uma olhada no Senai da sua cidade, às vezes pode não ser tão mais caro e o investimento extra compensa.
 
Sinceramente concordo que a melhor maneira de se aprender eletrônica é "estourando capacitores e queimando resistores" com a presença de um instrutor ... :D
como dito , procure uma unidade do SENAI próximo a você ou se você for do grande ABC , o Colégio Pentágono em Santo André é uma fortíssima referência nesse curso. Em SP também existem as ETE - Escola Técnica Estadual - na capital e interior que disponibilizam o curso gratuito de 4 anos mas é concorrido tipo um vestibular ....
 
Ou então faça um profissionalizante em uma escola particular.
Aqui em BH tem uma escola estadual e uma particular.
São bons cursos.

William de Araújo
 
Boa noite

Bom sou da mesma opinão do carlosecg melhor se aprender na pratica, mas se tratando em aprender não vejo muita vantagem em se fazer curso por correspondencia a não ser é claro pelo diploma.
Pois veja bem hoje em dia na net se acha de tudo então acho que vai do intereçe das pessoas em aprender tem uns cursos e apostilas legais por ai, quando tiver um pouco mais de tempo vou enviar algumas aqui para o pessoal...

Olha veja bem não estou falando que o pessoal tem preguiça ou falta de intereçe mas na maioria das vezes preguiça procurar e querem tudo na mão com todo perdão, por exemplo a ligação de leds que é somente digitar no google e imagens que aperecera um monte de esquema e explicações de como ligar.

Obs: para quem quizer algumas apostilas mande mp para mim com e-mail que mando apostilas que tenho aqui perdidas no meu HD.

Para o pessoal que gostão das revistas nova eletronica aquelas antigas do tempo da onça como se dizem recomendo o blog <!-- m --><a class="postlink" href="http://blogdopicco.blogspot.com/">http://blogdopicco.blogspot.com/</a><!-- m --> tem uma porção de coisas legais ai.

Bom por enquanto tai...

Guilherme Vaini
 
Opa

Alias nos que estamos aqui presente diariamente todos estamos dipostos a apreender e ensinar tambem então ta ai uma dica minha :lol: :lol: :lol: ...

E para quem não me conhece aqui ainda sou novo aqui
mas efim Sou o Guilherme Vaini Alves e sou gente boa tambem ta pessoal :lol: :lol: :lol: ....
 
Curso presencial é insubstituível, mas...

Pra quem não mora nos grandes centros (como é o meu caso), um curso à distãncia já é de grande ajuda. Fazem mais de 10 anos que eu fiz um (instituto universal brasileiro) e com ele eu aprendi o que sei hoje. É claro que se torna muito mais difícil e tem que haver o que chamo de "vocação" pra não desistir.

Conheci todos os componentes, aprendi a testar, identificar e a entender os circuitos que é o mais importante. Conserto tv, som, amplificadores de áudio, mesas analógicas e até impressoras (matricial, jato de tinta e laser).

As vezes gastamos em coisas tão fúteis... investir em conhecimento é sempre melhor.
 
D som disse:
Curso presencial é insubstituível, mas...

Pra quem não mora nos grandes centros (como é o meu caso), um curso à distãncia já é de grande ajuda.
As vezes gastamos em coisas tão fúteis... investir em conhecimento é sempre melhor.

Sim claro concordo conhecimento é uma coisa que não tem preço.
Mas como falei vai mais do cabra se ele tem o não interece se não, não adianta de nada, e hoje em dia a internet anda bastante chegando a muito lugares onde nos mesmo nem imaginamos então acredito que ainda no nosso pais ainda a muita falta de cultura e interece por parte de das pessoas.
Ha de concordar comigo veja como exemplo esse forum e outros por ai que tem um bom nivel de conhecimento para as pessoas e o que é melhor ainda sem custos algum mas grande parte da grande maioria das pessoal não se intereça em adquirir conhecimento (não de nos em que participa).

Falo isso por mim tambem fiz curso de apreendizado e tecnico e uns outros ai mas boa parte digamos que 75% do que aprendi foi em pesquisas, procurando conhecimento pricipalmente na net em foruns como este.

Guilherme Vaini
 
O ideal é uma formação completa em eletrônica, mas engenharia leva 5 anos. Um curso técnico 1 ano e meio. Vc pode recorrer à cursos livres de capacitação, pelo menos terá o ponta pé inicial. Até pra ver se é o que vc quer mesmo. Você terá contato com a eletrônica de bancada, poderá começar a ter contato com os componentes, instrumentos de medidas, primeiros projetos e reparos. Certas empresas como lojas ou no ramo de instalações não pedem o diploma de curso técnico, vc poderá trabalhar como auxiliar ou até por conta própria, depois vc procura uma formação completa já com uma grande experiência. Recomendo o que eu fiz, são 60 hs e é presencial. www.timelinecursos.16mb.com/ELETRONICA
 
bem eu acho que vale a pena , meu pai ja vez e teve tres oficina na decada de 70, e muitos de seus colegas fizeram , claro se for pra trabalhar por conta ,
mas caso mais específicos como o post acima realmente é bom ter um curso presencial . E muitos cursos a distancia tras kits pra montagem
alguns instrumento de teste como o multimetro.
eu fiz acho que uns tres ouquatro , mas na verdade nunca cheguei a trabalhar na area, fiz até mesmo uns dom melhores curso a distancia que o instituto nacional ciencia
que tinha uma bagagem imensa de materiais fora os seus laboratorios que eram presenciais , e que hoje não existe mais .
Mas não basta só fazer o curso tem que se guardar o que aprende , analisar circuitos adeguadamente , conhecer e saber medir componentes eletronicos
e sabdr usar o instrumentos de medição e o que o mais pega aí acho ao meu ver é o osciloscopio por ser um pouco mais complexo
 
Back
Topo