Problemas com acústica da igreja

Boa noite galera.
Vou contar uma historia. Nossa igreja tem 20 m comprimento x 10 m de largura x 4,5 m de altura, e a duas semanas começamos a forrar o templo com PVC. Hoje fui montar o equipamento, e ao entrar no templo já percebi que o ambiente estava muito reverberante. Ta complicado, bateria acústica estrondando, som embolado e etc. Então, queria saber se tem algum esquema de calculo de tratamento acústico, material para isso, ou se me aconselham buscar um profissional para isso. Caso recomendem um profissional, recomendam algum em Recife-PE ou Caruaru-PE? E qual a media de custo para isso?
Relembrando, nossa igreja tem 20 m comprimento x 10 m de largura x 4,5 m de altura, e é um retângulo perfeito.
 
O que poderiam ter feito pra melhorar bastante sem nem contar com profissional pra fazer o projeto é NÃO ter colocado o forro de PVC... A utilização de um forro de lã Mineral teria tido custo pouca coisa maior e proporcionaria um conforto acústico bem maior...

Considerando que o teto é a maior área não ocupada de um ambiente ou seja, que permite a instalação de mais material absorvente, o profissional que você contratar certamente irá mecher nele... seja pedindo a troca em si, ou pedindo a instalação de espuma acústica sobre o mesmo, não tem muito como correr disso...
 
@deneripr na nossa igreja foi feito isso e também estamos com o mesmo problema...
Sera que se colocar alguns painéis na parede não irão produzir nenhum efeito?

E se colocar os painéis no teto, sera que não fica feio ou você teria fotos de uma aplicação parecida?
 
@deneripr na nossa igreja foi feito isso e também estamos com o mesmo problema...

Eu disse por experiência própria infelizmente.... :(

Sera que se colocar alguns painéis na parede não irão produzir nenhum efeito?

Irá produzir sim, a questão é que tem menos área disponível nas paredes para tal, e ao fazer o projeto terá que ser verificar se só com o que for possivel aplicar na parede vai conseguir chegar a um resultado satisfatório...

E se colocar os painéis no teto, sera que não fica feio ou você teria fotos de uma aplicação parecida?

Não seria painéis, e sim a espuma acústica, ela tem um acabamento muito bonito por sinal... bem mais bonito que o pvc na minha opnião rsrs

cleanbadar%C3%B3.jpg
 
Olá pessoal, sei que o post é antigo, mas não pude deixar de notar as medidas da Igreja do Ruan. Quase as mesmas medidas da minha igreja, e o forro da minha é de tiras de pvc de 10cm por 3m. Pelo que o Dener comentou, não sobra alternativa senão trocar o forro. Mas se tivesse como melhorar um pouco a sonorização da minha igreja.:(
 
Olá pessoal, sei que o post é antigo, mas não pude deixar de notar as medidas da Igreja do Ruan. Quase as mesmas medidas da minha igreja, e o forro da minha é de tiras de pvc de 10cm por 3m. Pelo que o Dener comentou, não sobra alternativa senão trocar o forro. Mas se tivesse como melhorar um pouco a sonorização da minha igreja.:(

Boa tarde Joasiel, vc pode melhorar sim, mas nada setá tão eficiente como tratar a partir do teto. Segue anexo 4 projetos "simples" que, com boa vontade, um pouco de dinheiro e um bom argumento pra comprarem sua ideia, vc pode se surpreender com o resultado.

Acabei de instalar em minha igreja 10 painéis desses, sendo 3 "médias e altas" no palco e 7 "médio-graves" no fundo. Não consegui seguir ao pé da letra o projeto pois não encontrei em minha cidade a lã resinada, substitui por uma de "rolo" da isover, ressalto que o efeito foi de ótimo para excelente de modo geral.

A quem interessar posso dar mais detalhes.


abs_mdag.gif abs_mgrv.gif abs_modular.gif manual-acustica-estudios-37-728.jpg
 
@Bruno Lps você podia mandar fotos do seu projeto ja instalado...
Estava pensando em montar alguma coisa assim la na igreja.

Parabéns pelo trabalho, e que Deus abençoe!

Olá @amorimgui, fui ver agora que não tenho fotos dos painéis depois de prontos, vou no lá no sábado tirar essas fotos. Da parte interna eu já tenho.

Mas já podemos adiantar a proza. Pra ficar mais prático e não poluir o tópico, abra um com as fotos da sua igreja e o que tem em mente. Prometo ajudar em tudo que eu conseguir.

Abraço!
 
Olá amigo, gostei muito do seu projeto das placas acústicas. Minha igreja tem 20x25x4,5 e teto de pvc. Há um tempo venho estudando e estou querendo fazer algum tratamento no teto. Pensei em colocar placas de lã de rocha, e bass traps nos cantos, mas ainda preciso estudar mais sobre acústica e aprender a fazer placas que atuam especificamente num região de frequência.
Gostaria de saber qual foi o orçamento necessário para o seu projeto, para ter uma noção do investimento.
 
Olá amigo, gostei muito do seu projeto das placas acústicas. Minha igreja tem 20x25x4,5 e teto de pvc. Há um tempo venho estudando e estou querendo fazer algum tratamento no teto. Pensei em colocar placas de lã de rocha, e bass traps nos cantos, mas ainda preciso estudar mais sobre acústica e aprender a fazer placas que atuam especificamente num região de frequência.
Gostaria de saber qual foi o orçamento necessário para o seu projeto, para ter uma noção do investimento.

Vou te adiantar por alto, mas pretendo fazer um post mais detalhado.
De modo geral vc pode economizar em "tudo" como por exemplo as placas de compensado. Meu marceneiro sabe onde vende chapas com leves defeitos, ai o preço foi bem menor. O custo do mdf vai depender da quantidade que vc pretende usar. Já adianto, vc não precisa encher a igreja, use em locais críticos o absolvedor correto, caso tenha necessidade acescente.

A lã de vidro, só achei em rolo de 12m x 1,2m, cada rolo custa 100,00 reais, usei dois e sobrou 20% de um, para 10 painéis. (média de 60 x 280 cm).

A mão de obra é um caso particular (se souber vc pode fazer ou paga pra fazer).

E tem o tecido de revestimento. Optei por não usar "tecido ortofônico" procurei um que tenha a aparência desejada e que não seja de "trama muito fechada", que contenha poliéster pela durabilidade e melhor limpeza. As opções são várias, desde oxford até tecidos mais caros. O custo varia de acordo com o valor e consumo do tecido. Usamos um que custa 30,00 o metro.

Se o prédio for alugado vc não precisa fixar com buchas na parede como eu fiz, vc pode usar como o modelo que postei ou pensar em algo melhor.

Abraço e vamos melhorar a experiência de áudio em nossas Igrejas!
 
Vou te adiantar por alto, mas pretendo fazer um post mais detalhado.
De modo geral vc pode economizar em "tudo" como por exemplo as placas de compensado. Meu marceneiro sabe onde vende chapas com leves defeitos, ai o preço foi bem menor. O custo do mdf vai depender da quantidade que vc pretende usar. Já adianto, vc não precisa encher a igreja, use em locais críticos o absolvedor correto, caso tenha necessidade acescente.

A lã de vidro, só achei em rolo de 12m x 1,2m, cada rolo custa 100,00 reais, usei dois e sobrou 20% de um, para 10 painéis. (média de 60 x 280 cm).

A mão de obra é um caso particular (se souber vc pode fazer ou paga pra fazer).

E tem o tecido de revestimento. Optei por não usar "tecido ortofônico" procurei um que tenha a aparência desejada e que não seja de "trama muito fechada", que contenha poliéster pela durabilidade e melhor limpeza. As opções são várias, desde oxford até tecidos mais caros. O custo varia de acordo com o valor e consumo do tecido. Usamos um que custa 30,00 o metro.

Se o prédio for alugado vc não precisa fixar com buchas na parede como eu fiz, vc pode usar como o modelo que postei ou pensar em algo melhor.

Abraço e vamos melhorar a experiência de áudio em nossas Igrejas!


Boa tarde, vc teria como passar seu contato Whatts? ou me add e da um alô: 73 9 9984 7861, também estou na questão dos amigos ai, e se você poder me da umas orientações ficarei agradecido.
 
Boa tarde, vc teria como passar seu contato Whatts? ou me add e da um alô: 73 9 9984 7861, também estou na questão dos amigos ai, e se você poder me da umas orientações ficarei agradecido.

Olá Ed, te adicionei. Mas tudo que for de proveito para a comunidade vamos tratar por aqui, para que outras pessoas possam de alguma forma serem ajudadas.
 
Boa tarde a todos,

Ressuscitando o tópico rsrsrs

Bruno, se possível poste as fotos da sua igreja e dos painéis montados.

Você tem os parâmetros do tempo de reverberação antes e depois?

Saudações cristãs.
 
A paz do Senhor Jesus.
Durante muito tempo estive procurando uma solução para a acústica da minha igreja. Estes projetos são a solução para mim. Apenas que minha igreja é bem maior, com 70 mts por 45 mts e com um pé direito de 5 mts. O teto é todo forrado com pvc. Além disso tem duas galerias, uma em cada extremidade. Para piorar as paredes são forradas até a metade com cerâmica em todo o seu contorno interno. E agora?
 
A paz do Senhor Jesus.
Durante muito tempo estive procurando uma solução para a acústica da minha igreja. Estes projetos são a solução para mim. Apenas que minha igreja é bem maior, com 70 mts por 45 mts e com um pé direito de 5 mts. O teto é todo forrado com pvc. Além disso tem duas galerias, uma em cada extremidade. Para piorar as paredes são forradas até a metade com cerâmica em todo o seu contorno interno. E agora?


É sua situação até agora é a pior rsrsrrsrs posta umas fts aí do templo!
 
Back
Topo