Line array seria uma boa opição?

igreja pequena, não precisa de tanto tiro.... e a cobertura vertical é de apenas 30º na nxl24a (+5º - 25º - pra cima só 5º, pra baixo 25º).

Aquele vidro a frente da galeria que ferra um cadin pra fazer o som lá..... provavelmente fica prejudicado, mas isso pode ser solucionado mais pra frente (se não der conta, é claro)
 
igreja pequena, não precisa de tanto tiro.... e a cobertura vertical é de apenas 30º na nxl24a (+5º - 25º - pra cima só 5º, pra baixo 25º).

Aquele vidro a frente da galeria que ferra um cadin pra fazer o som lá..... provavelmente fica prejudicado, mas isso pode ser solucionado mais pra frente (se não der conta, é claro)

Acho que essa foto é do dono do tópico. Confere aí. ;-)
 
vdd...

ele postou a outra foto (vi pelo direct do topico...rs), e a igreja é pequena.... exagero a NXL.... a não ser que pense em expandir muitooo...
 
Opa, sou novo, e ainda nem aprendi a fazer um novo topico, entao vou nesse mesmo...

Por enquanto apenas a nivel de conhecimento mas com intençoes futuras.. duvida:
Se tenho 1000 wrms de medias altas quanto de sub preciso para ter um melhor aproveitamento?
Sei que deoende de ambiente, numero de publico, mas na media, fazendo uma base, como ficaria?

Obrigado.
 
Bem vindo @Vitor rios.

W rms não é o parâmetro indicado para comparações entre caixas, nem para alinhamento de sistemas. Essa medida indica apenas a quantidade de energia elétrica que o conjunto consome dos amplificadores.

Para fazer esse alinhamento entre médias-altas e subs, é preciso considerar o quanto de pressão sonora cada via produz. Essa energia sonora é medida em dB SPL.

Naturalmente, é necessário uma quantidade maior de energia para se produzir frequências baixas em relação às altas. Mas, não há como estabelecer uma relação direta, visto que existe uma grande diferença na quantidade de dB SPL de um modelo para outro, mesmo que consumam a mesma quantidade de W rms.
Por exemplo: determinado sub pode produzir 130 dB SPL @ 1m com 1000W. Enquanto outro só consiga 90 dB SPL com os mesmos 1000W. Isso vai depender de fatores como o projeto e os componentes de cada caixa.

Não existe uma regra estabelecida. Mas por padrão é comum mantermos aproximadamente 3 dB SPL a mais nas vias de baixa para termos um bom equilíbrio. Mas isso varia de acordo com o gosto e o programa musical.
 
Bem vindo @Vitor rios.

W rms não é o parâmetro indicado para comparações entre caixas, nem para alinhamento de sistemas. Essa medida indica apenas a quantidade de energia elétrica que o conjunto consome dos amplificadores.

Para fazer esse alinhamento entre médias-altas e subs, é preciso considerar o quanto de pressão sonora cada via produz. Essa energia sonora é medida em dB SPL.

Naturalmente, é necessário uma quantidade maior de energia para se produzir frequências baixas em relação às altas. Mas, não há como estabelecer uma relação direta, visto que existe uma grande diferença na quantidade de dB SPL de um modelo para outro, mesmo que consumam a mesma quantidade de W rms.
Por exemplo: determinado sub pode produzir 130 dB SPL @ 1m com 1000W. Enquanto outro só consiga 90 dB SPL com os mesmos 1000W. Isso vai depender de fatores como o projeto e os componentes de cada caixa.

Não existe uma regra estabelecida. Mas por padrão é comum mantermos aproximadamente 3 dB SPL a mais nas vias de baixa para termos um bom equilíbrio. Mas isso varia de acordo com o gosto e o programa musical.



Traduzindo para um extremo leigo da parte tecnica...

3 db a mais?
Somados todos os dbs das medias altas, depois acrescenta 3db para os subs independentes da potencia..

Resumo

4cx altas:

Pressão Sonora de Pico Plano ao Terra - 128 dB (Z) / 127 dB (A) @ 1m; cada uma
128 x4cx = 512db

Meus subs pra este "sistema" tera que ter 515db pelo menos?

Aproveitando o quemsignifica este "z" e o "a"?
Obrigado, gosto de som.. muito, mas de tecnica nenhuma...
Entao tirarei varias duvidas...
Obrigado novamente.
 
Olá, @Vitor rios ! Seja bem vindo ao SAV!
Pesquise no SAV e leia os artigos referentes a potência, e a decibel. Vc passará a entender muita coisa. Por exemplo, quando vc soma duas fontes sonoras de mesma intensidade o resultado será +6 dB, ou seja, dizemos que o dobro do volume é 6 dB a mais, de modo análogo, a metade do volume é -6 dB, dB a menos.
 
Kkkkkk ok, entendi...
Procurarei e lerei o artigo.


Mas minha duvida inicial... ainda to com ela...

Tentendi denovo...
Preciso ter 3db amis de sub do que das altas seria isso...

Somando da forma que o amigo ali passou... é isso?
4cx 137dv portanto terei q ter subs q somados dê 140dbs é isso? Kkkk

Obrigado denovo....
 
Kkkkk não tenho caixas e muito menos dinheiro,
Sou apenas um amante do audio e quero montar um som para pequenos/medios(1500 pessoas) eventos em lugar aberto, para pregar a palavra.

E estou sondando, avaliando, aprendendo....
Estou de olho nas cxs da mark audio LMK6 ou LMK8... por questoes de custo beneficio, e agora avaliando dados tecnicos... acho uma boa opcao...

Mas para este publico ainda n sei quantas destas comprar e quantos e quaia os subs suficientes para o sistema.

O som da minha igreja é simples,
2 cxw 3vias feitas
Uma watsom 720(referencia)
Mesa de 16 canais analogica( n lembro qual)

Pretendemos melhorar mas pea hj ta otimo...


Se puder ajudar a organizar o sistema, mesmo que nao compre ainda....

Obrigado
 
Ja percebi isso lendo os artigos...

Mas gosto de som e quero aprender sobre audio..
Sobre como montar as caixas e quais os tipo... etc....

Mas de qualquer forma obrigado pela ajuda que todos estao me dando no apremdizado, atravez de todos os topicos...
Obrigado
 
15 metros não há necessidade de line array
Neste caso vejo 3 opções...

1 - Duas caixas com alto spl, onde as de hoje estão.
O problema vai ser a cara feia das pessoas da primeira fileira.
Pois para que o pessoal do fundo ouça bem, o pessoal do começo vai ouvir bem alto.

2 - 4 caixas medianas.
2 onde as de hoje estão e 2 a 7 metros de distância, fazendo a configuração delay .
Todos vão ter a percepção da mesma pressão sonora.
Vai precisar de um processador de áudio.

3 - 2 caixas vertical arrey.
Eu posicionaria na parede, próximo as telas, um pouco mais no centro.
Vai evitar as reflexões das paredes e teto, melhorando muito a inteligibilidade do sistema .
E a pressão sonora vai chegar no fundo, com a mesma intensidade da primeira fileira.
(isso é o que me faz pensar nesta caixa para minhas aplicações)
Esta comodidade para todo o público é um benefício bem notado.





Para 15metros precisa de delay?

Obrigado
 
Back
Topo