Alinhamento de PA

Keven Augusto

New Member
Olá,

Estava enfrentando um problemas com a equalização na minha igreja, os canais estavam sobrando muitas frequências e acabava sendo complicado de equalizar. Além do fato de que, quase toda semana, o som estava diferente.

Resolvi fazer um alinhamento das frequências usando um RTA básico, sem nenhum kit de fato e somente com o microfone do iPhone mesmo para testar e ver se melhorava. Criei uma nova cena na mesa para caso não desse certo...

Após o alinhamento, eu percebi que os agudos estavam bem mais presentes no som, até começaram a sobrar muito mais!! Sem contar de que começou a aparecer muita microfonia de locais onde eu não entendi. Por exemplo em um microfone que estava com um HPF de 125 Hz e cortando mais grave na EQ, mas mesmo assim deu microfonia de grave.

É realmente necessário fazer um alinhamento e, se sim, alguém teria um bom material sobre o assunto para me recomendar?
 
Qual é a sua mesa?
Pra fazer um RTA direito, mesmo que mais ou menos, e que seja aproveitável vc vai precisar de um microfone específico pra isso, que será um omni de resposta plana .

Minha mesa é uma Soudcraft Si Expression 3.

Sim, sei do microfone omni direcional e tudo mais, mas resolvi fazer com o do iPhone mesmo somente para teste e ver se sentia alguma melhora de fato.
 
Minha mesa é uma Soudcraft Si Expression 3.

Sim, sei do microfone omni direcional e tudo mais, mas resolvi fazer com o do iPhone mesmo somente para teste e ver se sentia alguma melhora de fato.
Ok, tranquilo! Qual conclusão vc chegou usando o Iphone?
Não conheço o programa da SI 3, mas imagino que tenha como analisar cada canal com o RTA, como as Behringer X permitem. Se for o caso analise cada canal de entrada, não seria nenhum absurdo cortes HPF acima de 125Hz, principalmente para vozes femininas. Vc poded utilizar o RTA para auxiliar o ouvidômetro na equalização dos canais. Se ainda não for o suficiente faça o mesmo nos canais de saída ( L&R ), com minha XR18 ainda não precisei mais que isso. Seria interessante tb considerar os microfones que vc está usando, quais são?
 
Qual conclusão vc chegou usando o Iphone?

Não foram boas conclusões não, hahaha. Percebi que a precisão não foi das melhores e o alinhamento não ficou tão bom. O que parecia alinhado pelo RTA do celular, na verdade estava com sobra de frequências no PA.

Não conheço o programa da SI 3, mas imagino que tenha como analisar cada canal com o RTA

De maneira nativa na mesa, mesmo após ler o manual da mesma, acredito que não haja essa possibilidade.

Vc poded utilizar o RTA para auxiliar o ouvidômetro na equalização dos canais

Acho que vou começar a fazer isso mesmo, acredito que irá me economizar um tempo de procura pela frequência indesejada.

Seria interessante tb considerar os microfones que vc está usando, quais são?

Para as vozes, usamos microfones de primeira e segunda linha da Shure, mas não me lembro agora o modelo exato de cada um.
 
Back
Topo