Line array vertical vs caixas convencionais

Boa tarde..queria tirar uma dúvida...quando é necessário usar caixas de delay?
Quando devemos usar line array vertical?
Minha igreja tem as seguintes medidas:
10m de largura, 20 de comprimento e 5 de altura.
Podemos usar lines verticais? Precisa de caixas de delay?
 
Boa noite @Tarcizo Kill Filho.

Seu templo tem as mesmas dimensões que o meu, entao vou lhe passar o que vivo:

Uso um par de caixas convencionais (ti JBL D220TI, mais woofer 12 polegadas 12pw8 tambem jbl, processadas e em mono) , em fly, centralizadas em frente a cada fileira de bancos (dividindo a audiência em 2 áreas de 5m X 20m. Dessa forma tenho reflexões demais, devido a proximidade das caixas às paredes.

Minha ideia é instalar as caixas num cluster central e assim ganhar spl devido ao acoplamento.

Da forma com estão hoje, me atendem com folga, meu maior problema hoje é a bateria acústica, as vezes preciso de. Mais volume para atender a demanda, mas nem chega a acender o led de sinal nos amps (350w rms para a via de médio e 175 para a via de agudo).

Não vejo a necessidade de Caixas de delay, gostaria de testar (para aprendizado e estudo), mas precisaria de mais um processador, amp e etc.

Quanto aos lines verticais, os bons tem ângulos de abertura horizontais bem grandes, o que é justamente o que NÃO precisamos em salas estreitas ( mesmo problema do line array.

Acho que é isso, lembrando de algo mais volto aqui.

Abraço!
 
Boa noite @Tarcizo Kill Filho.

Seu templo tem as mesmas dimensões que o meu, entao vou lhe passar o que vivo:

Uso um par de caixas convencionais (ti JBL D220TI, mais woofer 12 polegadas 12pw8 tambem jbl, processadas e em mono) , em fly, centralizadas em frente a cada fileira de bancos (dividindo a audiência em 2 áreas de 5m X 20m. Dessa forma tenho reflexões demais, devido a proximidade das caixas às paredes.

Minha ideia é instalar as caixas num cluster central e assim ganhar spl devido ao acoplamento.

Da forma com estão hoje, me atendem com folga, meu maior problema hoje é a bateria acústica, as vezes preciso de. Mais volume para atender a demanda, mas nem chega a acender o led de sinal nos amps (350w rms para a via de médio e 175 para a via de agudo).

Não vejo a necessidade de Caixas de delay, gostaria de testar (para aprendizado e estudo), mas precisaria de mais um processador, amp e etc.

Quanto aos lines verticais, os bons tem ângulos de abertura horizontais bem grandes, o que é justamente o que NÃO precisamos em salas estreitas ( mesmo problema do line array.

Acho que é isso, lembrando de algo mais volto aqui.

Abraço!
Show! Muito obrigado amigo
 
A resposta sempre será: DEPENDE!
Boa tarde..queria tirar uma dúvida...quando é necessário usar caixas de delay?
Quando devemos usar line array vertical?
Minha igreja tem as seguintes medidas:
10m de largura, 20 de comprimento e 5 de altura.
Podemos usar lines verticais? Precisa de caixas de delay?

Inicialmente temos que entender alguns pontos de sua aplicação, e uma delas é: qual a proposta musical da igreja? como se comporta durante as apresentações/cultos?
o que funciona para um, as vezes não funcionará pro outro, tudo depende de muitos fatores.

Já vi igrejas com as mesmas medidas e não era necessário delay, as caixas que estavam no PA atendiam muito bem (FZ 102HPA nesta igreja, mas não era mérito das caixas, e sim de tudo que envolvia), em compensação, já fui em igrejas menores e que necessitavam (e muito) de caixas para o delay, os exemplos são de uma igreja Adventista tradicional e outra Assembléia de Deus, propostas totalmente distintas... e tempos bem parecidos.

Bom, como já entendemos que não se temos receitas de bolo pra nada neste segmento, precisamos saber um pouco mais da sua igreja para somente então darmos algumas dicas sobre utilização/aplicação.
 
Última edição:
A resposta sempre será: DEPENDE!


Inicialmente temos que entender alguns pontos de sua aplicação, e uma delas é: qual a proposta musical da igreja? como se comporta durante as apresentações/cultos?
o que funciona para um, as vezes não funcionará pro outro, tudo depende de muitos fatores.

Já vi igrejas com as mesas medidas e não era necessário delay, as caixas que estavam no PA atendiam muito bem (FZ 102HPA nesta igreja, mas não era mérito das caixas, e sim de tudo que envolvia), em compensação, já fui em igrejas menores e que necessitavam (e muito) de caixas para o delay, os exemplos são de uma igreja Adventista tradicional e outra Assembléia de Deus, propostas totalmente distintas... e tempos bem parecidos.

Bom, como já entendemos que não se temos receitas de bolo pra nada neste segmento, precisamos saber um pouco mais da sua igreja para somente então darmos algumas dicas sobre utilização/aplicação.

Boa tarde amigo!
Vou te passar uma lista do que temos aqui...
Faço parte de uma comunidade católica.
A maioria das missas ou celebrações são realizadas com as vozes, 2 violões e a bateria que NÃO é microfonada... as vezes o baixista toca, o baixo é ligado direto no p.a... esse é o cenario mais comum!
As vezes em festas e dias especiais tem alguns instrumentos a mais...por ex as vezes um cajon microfonado ou uma sanfona que precisamos microfonar...
1 vez por mes tem missa com coral(2 mics) e teclado...



Os microfones são bem simples da marca csr, modelo ht 58a..

Os mics sem fio(1 par) são da tagima....bem simples, foi uma doação...
Precisamos trocá-lo .. pensei no akg perception pw45... oq acha?


Multicabo é desbalanceado, precisa ser trocado tambem kllk mas a prioridade não é ele na minha opinião...

Mesa phonic 16 ch am844d usb, analógica, ao meu ver muito boa...

Esse é um dos problemas... n temos processador nem eq grafico nem pros retornos nem pro p.a..

Segundo problema..P.a: tem 22 anos kkk sao 4 caixas "facão" point source, na parede... 12 pol +driver t.i
Os falantes ja estão cansados, tem pouco agudo ... potencia unic zx400..ta dando ruídos e estalos durante a celebração kkk

Retorno musicos: caixa passiva 12pol antiga...retorno vocais: 2 caixas datrel 8 pol. (at+passiva) ambas sem equalizador...

Oq vc me recomenda , com um bom custo ×benefício pra colocar?

Desde já agradeço, e se algo não ficou claro pode me perguntar kkk
 
Boa tarde amigo!
Vou te passar uma lista do que temos aqui...
Faço parte de uma comunidade católica.
A maioria das missas ou celebrações são realizadas com as vozes, 2 violões e a bateria que NÃO é microfonada... as vezes o baixista toca, o baixo é ligado direto no p.a... esse é o cenario mais comum!
As vezes em festas e dias especiais tem alguns instrumentos a mais...por ex as vezes um cajon microfonado ou uma sanfona que precisamos microfonar...
1 vez por mes tem missa com coral(2 mics) e teclado...



Os microfones são bem simples da marca csr, modelo ht 58a..

Os mics sem fio(1 par) são da tagima....bem simples, foi uma doação...
Precisamos trocá-lo .. pensei no akg perception pw45... oq acha?


Multicabo é desbalanceado, precisa ser trocado tambem kllk mas a prioridade não é ele na minha opinião...

Mesa phonic 16 ch am844d usb, analógica, ao meu ver muito boa...

Esse é um dos problemas... n temos processador nem eq grafico nem pros retornos nem pro p.a..

Segundo problema..P.a: tem 22 anos kkk sao 4 caixas "facão" point source, na parede... 12 pol +driver t.i
Os falantes ja estão cansados, tem pouco agudo ... potencia unic zx400..ta dando ruídos e estalos durante a celebração kkk

Retorno musicos: caixa passiva 12pol antiga...retorno vocais: 2 caixas datrel 8 pol. (at+passiva) ambas sem equalizador...

Oq vc me recomenda , com um bom custo ×benefício pra colocar?

Desde já agradeço, e se algo não ficou claro pode me perguntar kkk
Se suas caixas tem 22 anos, a chance desse driver não ser de TI é bem grande. Deve ser um fenólico, que não reproduz as frequências mais altas. Apenas os de titânio chegam bem nos agudos.

Os akg são microfones honestos, mas não têm muitas opções de frequências. Se for usar bem pertinho, funciona bem.

O sistema de som é baseado por seu elo mais fraco. Se o mic é ruim, não adianta ter a melhor caixa. Se a caixa é ruim, não adianta a melhor mesa... Sugiro que vc vá evoluindo aos poucos se não puder trocar tudo. de uma vez.
Sobre o multicabo, as novas mesas digitais podem ficar perto dos microfones e instrumentos, não se fazendo necessário o uso dos multicabos.
 
Se suas caixas tem 22 anos, a chance desse driver não ser de TI é bem grande. Deve ser um fenólico, que não reproduz as frequências mais altas. Apenas os de titânio chegam bem nos agudos.

Os akg são microfones honestos, mas não têm muitas opções de frequências. Se for usar bem pertinho, funciona bem.

O sistema de som é baseado por seu elo mais fraco. Se o mic é ruim, não adianta ter a melhor caixa. Se a caixa é ruim, não adianta a melhor mesa... Sugiro que vc vá evoluindo aos poucos se não puder trocar tudo. de uma vez.
Sobre o multicabo, as novas mesas digitais podem ficar perto dos microfones e instrumentos, não se fazendo necessário o uso dos multicabos.
Obrigado pela atenção amigo!!!
 
Back
Topo