Mesa de Som - Ligação com a Caixa Ativa

ThalesVasc1005

New Member
Bom dia, sou novo no forum, não encontrei nada sobre minha dúvida, peço desculpas de tiver algum artigo ou tópico referente à mesma dúvida.
Minha mesa é a Soundcraft Signature 12 MTK, mas vale para qualquer mesa, acredito eu.
O MAIN OUT dela L e R são XLR macho. Mesmo assim eu devo ligar na entrada LINE da caixa ativa? Se sim, gostaria de saber o porquê de não poder ligar no MIC da caixa de som, já que o cabo será um XLR balanceado, e que eu saiba este cabo é feito para ligar em entradas MIC, certo?
Obrigado por quem puder me esclarecer.
 
Não não @ThalesVasc1005. Cabo XLR é pra levar sinal balanceado em aparelhos, instrumentos ou microfones que tiverem essa saída/entrada. O que determina se é ligado na entrada mic ou line é a origem do sinal. Como a saída da mesa tem saída em nível de linha, deve ser ligada em entrada nível de linha. Simples. Existem vários posts no fórum sobre isso.
 
Não não @ThalesVasc1005. Cabo XLR é pra levar sinal balanceado em aparelhos, instrumentos ou microfones que tiverem essa saída/entrada. O que determina se é ligado na entrada mic ou line é a origem do sinal. Como a saída da mesa tem saída em nível de linha, deve ser ligada em entrada nível de linha. Simples. Existem vários posts no fórum sobre isso.
Aaah sim...então mesmo o L e R da mesa sendo XLR eu devo conectar no LINE da caixa ativa, certo?
 
Olá!
Salvo exceções Ronaldo1: nas caixas da oneal as entradas XLR pode se conectar mic ou line (direto da mesa, p. ex.).
Ou seja leia o manual da caixa pra ver ser é possivel.
Thales, pode sim e deve, pois o DI altera a impedância e ele deve ficar o mais proximo da fonte do som.

Ate mais,

Vladimir
 
@ThalesVasc1005 ;

O @Ronaldo1 tem razão. Vc só usará a entrada mic de uma caixa quando estiver conectando à ela um microfone, ou no caso raro de estar ligando à ela um instrumento através de DI. Em todo o resto vc vai usar a entrada Line mesmo.
 
Olá!
Como falei. Tem que ver o manual.
Nem todas as entradas xlr são exclusivas para microfone.
Oneal, rcf entre outras as entradas são híbridas. Ou regula a entrada ou saída do volume ou muda uma chavizinha.
Thalês, qual o modelo de sua caixa?

Até mais,

Vladimir
 
Olá!
Como falei. Tem que ver o manual.
Nem todas as entradas xlr são exclusivas para microfone.
Oneal, rcf entre outras as entradas são híbridas. Ou regula a entrada ou saída do volume ou muda uma chavizinha.
Thalês, qual o modelo de sua caixa?

Até mais,

Vladimir
Bom dia @TheVladBS Obrigado pelos esclarecimentos, minha caixa é uma Antera HPS 15.2A. Não tem equalizador nela, somente uma entrada XLR/P10. Com um botão que apertado é MIC e sem apertar é LINE. Esse modelo de mesa que comprei, na verdade estou esperando chegar ainda, não tenho o manual em mãos, mas já foi comprada. É uma que grava multi-pista, modelo: SoundCraft Signature 12 MTK.
Espero que tenha esta informação no manual, pois vejo todo mundo que conheço ligando mesa de som no MIC das caixas ativas e nenhum destes meus amigos reclamou de problema, nem a longo prazo. Eu queria saber isso pois a diferença de GAIN é absurda quando ligada no MIC.
 
@Ronaldo1 só uma última dúvida...se eu ligar meu violão num directbox, eu posso conectar o directbox na entrada "MIC" da mesa de som?
Oi Thales. Até aonde sei, pode sim. O direct box vai ajustar o nível de sinal e transformá-lo em sinal balanceado.
Quando ligar o violão, confere lá na mesa o nível de sinal que está chegando. Se estiver chegando muito, vc pode usar um controle de atenuação se o directbox possuir (PAD, -20dB, etc).
Outra dica também é deixar o directbox próximo do violão. Quanto menor a quantidade de cabo desbalanceado tiver no sistema, melhor.

Abraços!
 
Oi Thales. Até aonde sei, pode sim. O direct box vai ajustar o nível de sinal e transformá-lo em sinal balanceado.
Quando ligar o violão, confere lá na mesa o nível de sinal que está chegando. Se estiver chegando muito, vc pode usar um controle de atenuação se o directbox possuir (PAD, -20dB, etc).
Outra dica também é deixar o directbox próximo do violão. Quanto menor a quantidade de cabo desbalanceado tiver no sistema, melhor.

Abraços!
Olá @Tiago Lima então...esse db é o ADI21 da Behringer, eu sempre tenho que ligar esta chave -20db senão o gain fica absurdamente alto.
 
Bom dia @TheVladBS Obrigado pelos esclarecimentos, minha caixa é uma Antera HPS 15.2A. Não tem equalizador nela, somente uma entrada XLR/P10. Com um botão que apertado é MIC e sem apertar é LINE. Esse modelo de mesa que comprei, na verdade estou esperando chegar ainda, não tenho o manual em mãos, mas já foi comprada. É uma que grava multi-pista, modelo: SoundCraft Signature 12 MTK.
Espero que tenha esta informação no manual, pois vejo todo mundo que conheço ligando mesa de som no MIC das caixas ativas e nenhum destes meus amigos reclamou de problema, nem a longo prazo. Eu queria saber isso pois a diferença de GAIN é absurda quando ligada no MIC.

Rapaz, tem gente aqui com muito mais gabarito do que eu pra te explicar isso, mas em termos práticos, existe um componente no circuito do microfone chamado de pré-amplificador. Ele existe pq o sinal que vem do microfone é bem baixo, e ele (como o nome já diz) amplifica esse sinal antes de passar pelo equalizador, fader de volume, etc. Já o violão, saída da mesa de som ou qualquer outro instrumento/periférico de som possui uma saída em nível de linha (LINE) que é bem mais forte que o sinal de microfone (enteda-se pelo menos 10 vezes mais).

O que acontece é que agente as vezes esquece que esses sinais são sinais elétricos, então ligar um equipamento de linha em uma entrada de microfone é basicamente colocar um equipamento 110V em uma tomada 220V. Uma hora o pessoal pesa a mão, envia muito sinal e queima o pré-amplificador. Como ele é o primeiro na cadeia de sinal, vc perde aquele canal todo (no melhor dos casos).

A analogia foi meio exagerada mas é mais ou menos isso.
 
Rapaz, tem gente aqui com muito mais gabarito do que eu pra te explicar isso, mas em termos práticos, existe um componente no circuito do microfone chamado de pré-amplificador. Ele existe pq o sinal que vem do microfone é bem baixo, e ele (como o nome já diz) amplifica esse sinal antes de passar pelo equalizador, fader de volume, etc. Já o violão, saída da mesa de som ou qualquer outro instrumento/periférico de som possui uma saída em nível de linha (LINE) que é bem mais forte que o sinal de microfone (enteda-se pelo menos 10 vezes mais).

O que acontece é que agente as vezes esquece que esses sinais são sinais elétricos, então ligar um equipamento de linha em uma entrada de microfone é basicamente colocar um equipamento 110V em uma tomada 220V. Uma hora o pessoal pesa a mão, envia muito sinal e queima o pré-amplificador. Como ele é o primeiro na cadeia de sinal, vc perde aquele canal todo (no melhor dos casos).

A analogia foi meio exagerada mas é mais ou menos isso.
Entendi...
Mas isso que o @TheVladBS disse procede? Sobre entradas híbridas? O problema é que não da pra saber se minha caixa tem isso, pois nem manual veio nela rsrs...só um certificado de garantia e o cabo de força.
 
Entendi...
Mas isso que o @TheVladBS disse procede? Sobre entradas híbridas? O problema é que não da pra saber se minha caixa tem isso, pois nem manual veio nela rsrs...só um certificado de garantia e o cabo de força.

Sim é verdade. A saída da mesa de som, por exemplo, é uma saída XLR só que em nível de Linha.
No site da Antera a foto está meio borrada, mas parece que tem um botão aonde vc seleciona se a entrada é MIC ou Line. No caso de vc usar a saída da mesa de som, vc deixa a caixa em LINE.
Quanto ao manual, dá uma ligada na empresa e pede pra te mandarem por email. Bem provável que consiga.
 
Bom dia @TheVladBS Obrigado pelos esclarecimentos, minha caixa é uma Antera HPS 15.2A. Não tem equalizador nela, somente uma entrada XLR/P10. Com um botão que apertado é MIC e sem apertar é LINE. Esse modelo de mesa que comprei, na verdade estou esperando chegar ainda, não tenho o manual em mãos, mas já foi comprada. É uma que grava multi-pista, modelo: SoundCraft Signature 12 MTK.
Espero que tenha esta informação no manual, pois vejo todo mundo que conheço ligando mesa de som no MIC das caixas ativas e nenhum destes meus amigos reclamou de problema, nem a longo prazo. Eu queria saber isso pois a diferença de GAIN é absurda quando ligada no MIC.
Querido a coisa é menos complicada do que parece. Antigamente as mesas não possuíam entrada em nível de linha ( Line ) somente em nível de mic e com plug P10. Isso ocasionava a queima frequente de canais por ligarem diretamente na mesa instrumentos e até hoje quando a gente fala de conectar um baixo por exemplo direto na mesa ( que hoje em dia já vem com ambas as entradas ) o pessoal da antiga fica cabreiro pois ele costumava ser o grande vilão da história.
As mesas mais modernas possuem um conector que chamamos de universal e este é um XLR e um P10 em um conector só . Embora seja um só conector estão associados à ele 2 circuitos diferentes, um balanceado e em nível de mic ( XLR ) e outro desbalanceado e em nível de linha.
Sua caixa é igual , nessa questão das entradas à minha RCF. Elas têm um plug XLR e um P10 na entrada que permitem maior flexibilidade no uso seja como PA ( que normalmente são XLR ) seja como retorno ( que normalmente são P10 ).
Então como determino se a entrada será em nível de linha ou de mic?
Através da chavinha seletora destinada para este fim que geralmente fica próxima aos plugs.
Como vc disse, tem gente que usa sinal de linha e seleciona a entrada como mic. Sinceramente não sei como conseguem trabalhar assim, pois além de contrariar as especificações da caixa fica difícil de controlar o som. Só posso imaginar que a estrutura de ganho esteja muito errada. Ou que as caixas utilizadas sejam bem ruins ( fracas ).
 
Boa noite, acabei de criar minha conta neste Fórum. Acabei de comprar um par de caixas de som ativas, Mark Áudio, modelo MK1225A-BT. Ela possui duas entradas XLR e P10 para microfones e uma entrada RCA com chave pra MP3 e Line. Elas serão ligas a uma mesa Yamaha MG 12 XU, cuja saída main tem as opções XLR e P10. Eu teria que fazer cabos com uma ponta XLR ou P10 e a outra RCA?
 
Seja bem vindo!

Não precisa disso tudo não.... vc vai fazer um cabo XLR/XLR pra conectar da mesa diretamente na caixa e mais nada.
 
Boa noite, acabei de criar minha conta neste Fórum. Acabei de comprar um par de caixas de som ativas, Mark Áudio, modelo MK1225A-BT. Ela possui duas entradas XLR e P10 para microfones e uma entrada RCA com chave pra MP3 e Line. Elas serão ligas a uma mesa Yamaha MG 12 XU, cuja saída main tem as opções XLR e P10. Eu teria que fazer cabos com uma ponta XLR ou P10 e a outra RCA?
Exatamente, uma ponta RCA outra p10 ou xlr.
 
Back
Topo