XLR x CANNON

deoclecio

New Member
- qual a relação entre eles ? (XLR e Cannon)

- são muito comuns os Cannons (que ñ é tão Cannon assim ... ) aqui na região , porém entendi definitivamente o que é um cabo balanceado agora ... e percebi a gravidade das ligações dos cabos de mics e adaptadores em geral para instrumentos musicais ... e aviso que isso ocorre na maior parte das igrejas por aqui ... eu como caí de pára-quedas no sistema daqui , mantive a ligação mas nem imaginava isso ...

normalmente :

- pino 02 isolado por ser positivo

- pino 1, 3 e terra ligados em comum

... já conversei com o responsável geral na igreja e nessa semana mesmo ... vamos fazer as alterações nos cabeamentos ... e quanto aos conectores manteremos os "cannon" mesmo para evitar gastos maiores ....pelo menos por enquanto ... mandei essa questão ao bersan via msg privada ... mas num entendimento da minha parte achei interessante colocar no forum e expor essa diferença.... há tb um certo problema em regionalismos... nunca na vida ouviu-se falar em conectores xlr por aqui ...( hoje , no domingo , falei com um dos comerciantes do ramo aqui da cidade e ele disse desconhecer os xlr´s mas como falei na questão dos 3 pinos e o terra , ele logo disse : é a mesma coisa !... a ligação continua a mesma ... e pelo menos ,até onde eu consegui falar com os operadores de outras igrejas, tb conhecem apenas os "Cannon" e mantém a mesma ligação ...
- a questão em si ñ é se esse sistema de ligação é funcional ou não... mas a questão é que de um jeito ou outro... está funcionando de maneira errada... e requer atenção e cuidado ... numa pior das hipóteses ... pode ocorrer um estrago maior... agora entendo e compreendo pq todos por aqui na região tem medo da tecla Phanton ... :D
tenham todos boa semana..... e que Senhor Deus abençoe esse forum e todos os que participam cada vez mais... Paz !
 
Deoclécio disse:
- qual a relação entre eles ? (XLR e Cannon)

Deoclécio, deixe-me esclarecer uma coisa: XLR e canon é o mesmo conector. O nome correto do conector é XLR, mas ele é chamado de canon pq a Cannon foi a primeira empresa a fabricá-lo.

Deoclécio disse:
- pino 02 isolado por ser positivo

- pino 1, 3 e terra ligados em comum

O pino 1 é o terra. Vc deve estar se referindo ao pino que é ligado na carcaça do plug. Este pino não deve ser ligado pq se houver um loop de terra, o sistema fica desprotegido e pode haver curtos circuitos.

[]'s
 
bah o que eu já vi de confusão por causa dessa nomenclatura, não é pouca coisa heim...

uma certa vez um irmão de uma cidade próxima se prontificou a emprestar uns equipamentos dele para um congresso de jovens na minha igreja, aí ele perguntou: "A mesa de vocês tem entrada cannon?"... aí eu respondi: "sim, tem canais XLR", e ele tornou a perguntar: "mas e cannon, tem?" rsrs...

mas eh isso aí que o David falou... o padrão é 2 (+), 3 (-) e 1 (terra). Já vi muito disso de pino 1 ligado com carcaça, mas eu não faço...
 
É norma gente, IEC 268. Isso a Ciclotron faz muito bem: todas as suas mesas com entradas XLR/Cannon tem o desenho de como deve ser soldado o plugue.

E por ser norma, quando estamos a seguindo, estamos devidamente protegidos contra problemas com Phantom Power.

Eu uso muito Phantom, é até meus mic sem fio mais baratinho funciona com Phantom, sem problemas. Mas eles tem entrada balanceada.

Deoclécio,

fiquei muito feliz que o SomAoVivo pôde te ajudar e ao pessoal da sua região. Você apresentou situações comuns de serem encontradas, por desconhecimento dos operadores, e que podem gerar prejuízos sérios lá na frente. E o melhor é que já propôs rápida solução. Fico feliz porque é exatamente o objetivo do site.

Se possível, divulgue o SomAoVivo aí na sua região.

Um abraço,

Fernando
 
bah o que eu já vi de confusão por causa dessa nomenclatura, não é pouca coisa heim...

uma certa vez um irmão de uma cidade próxima se prontificou a emprestar uns equipamentos dele para um congresso de jovens na minha igreja, aí ele perguntou: "A mesa de vocês tem entrada cannon?"... aí eu respondi: "sim, tem canais XLR", e ele tornou a perguntar: "mas e cannon, tem?" rsrs...

mas eh isso aí que o David falou... o padrão é 2 (+), 3 (-) e 1 (terra). Já vi muito disso de pino 1 ligado com carcaça, mas eu não faço...

Pode me ajudar, qual seria o esquema correto para a ligação no XLR?
Procurando encontrei lugares dizendo para ligar o 1 e 3 juntos no Terra e de ligar o 1 no Terra e 3 na malha, mas não to botando fé de qual a maneira correta.
 
A conexão de 1 e 3 juntos só é feita qd é uma ligação desbalanceada.

Se o cabo for xlr nas duas pontas a ligação é como a imagem.
1 Aterramento
2 +
3 -


Se for XLR x P10(1/4 TR, "mono") aí vc liga o 1 e 3 juntos.
 

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A conexão de 1 e 3 juntos só é feita qd é uma ligação desbalanceada.

Se o cabo for xlr nas duas pontas a ligação é como a imagem.
1 Aterramento
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3 -


Se for XLR x P10(1/4 TR, "mono") aí vc liga o 1 e 3 juntos.

Vai ser XLR x P10 (Mono, P2 e P3 kkkk) vou fazer os cabos pra um mic mono que vem só com XLRxXLR, mas ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar? Apesar que o phanton power só vai rolar com o xlr xlr, ou to errado?


Muito obrigado, salvou muito.
 
Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?
Pq aí quem resolve o resto é o mic e a interface de áudio, pelo menos é o que minha intuição me diria pra fazer.
 
No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?
 
Como diria Jack, vamos por partes:

Vai ser XLR x P10 (Mono, P2 e P3 kkkk)

Não entendi. Além do plug P10 desbalanceado vc quer fazer outros cabos com plug p2 e p3?


QUOTE="Luis Guilherme, post: 188180, member: 13351"]ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar?[/QUOTE]

De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.
 
Como diria Jack, vamos por partes:



Não entendi. Além do plug P10 desbalanceado vc quer fazer outros cabos com plug p2 e p3?


QUOTE="Luis Guilherme, post: 188180, member: 13351"]ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar?

De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.[/QUOTE]


Os P2 e P3 são pra poder usar o mic no PC e celular, a P10 e XLR vou fazer balanceada, porque não teria motivo pra desbalancear.
Pelo que entendi o P2 posso manter balanceado, mas o P3 desbalanceia de qualquer forma ou tem jeito de manter balanceado?
 
Como diria Jack, vamos por partes:



Não entendi. Além do plug P10 desbalanceado vc quer fazer outros cabos com plug p2 e p3?


QUOTE="Luis Guilherme, post: 188180, member: 13351"]ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar?

De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.[/QUOTE]

Os P2 e P3 são pra poder usar o mic no PC e celular, a P10 e XLR vou fazer balanceada, porque não teria motivo pra desbalancear.
Pelo que entendi o P2 posso manter balanceado, mas o P3 desbalanceia de qualquer forma ou tem jeito de manter balanceado?
 
Como diria Jack, vamos por partes:

Vai ser XLR x P10 (Mono, P2 e P3 kkkk)

Não entendi. Além do plug P10 desbalanceado vc quer fazer outros cabos com plug p2 e p3?


QUOTE="Luis Guilherme, post: 188180, member: 13351"]ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar?[/QUOTE]

De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.
De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.

Os P2 e P3 são pra poder usar o mic no PC e celular, a P10 e XLR vou fazer balanceada, porque não teria motivo pra desbalancear.
Pelo que entendi o P2 posso manter balanceado, mas o P3 desbalanceia de qualquer forma ou tem jeito de manter balanceado?[/QUOTE]
Sobre a pinagem do p2 ou p3 não sei te informar. Não sei se todos aparelhos seguem o msm padrão.

Mas, provavelmente, a conexão seja desbalanceada no celular. No computador não sei te precisar.

Tb não garanto que vá funcionar. Os microfones precisam de pré amplificadores para funcionar. Alguns tb precisam de Phantom. Pode ser que funcione mas fique mt baixo.

Na mesa de som, cada canal tem seu pré amplificador. No celular e pc não tem. Por essas e outras que nas conexões profissionais utilizamos interfaces.
 
Como diria Jack, vamos por partes:



Não entendi. Além do plug P10 desbalanceado vc quer fazer outros cabos com plug p2 e p3?


QUOTE="Luis Guilherme, post: 188180, member: 13351"]ele aceita phanton power, ligando 1 e 3 juntos ainda dá pra usar?

De forma ALGUMA, sobe NENHUMA hipótese, vc deve fazer a ligação do pino 1 ao 3 se for utilizar Phantom Power. Para q o mic funcione e não ocorra nenhum dano ao sistema, vc deve fazer a solda com a pinagem correta. A pinagem que te passei anteriormente.

Por padrão, o Phantom só funciona no XLR. Mt difícil vc achar algum equipamento que funcione no p10. E se isso ocorrer, será com p10 TRS, uma ligação balanceada. JAMAIS deve usar Phantom em uma ligação que não seja balanceada.


"Só mais uma coisa, se for XLR-XLR é só ligar 1 com 1, 2 com 2 e 3 com 3, não é?"

Não. Vc deve seguir o que manda a regra. Malha sempre no pino 1, pino 2 positivo, pino 3 negativo.

Numa ligação balanceada, a malha serve como proteção contra interferências que o cabo pode sofrer ao longo do caminho. Indução por proximidade com rede elétrica, interferência de RF...

O sinal trafega nos pinos 2 e 3.

Se vc inverter essa ordem e colocar a malha no 2 ou 3 vc terá um cabo com mt ruído, e, provavelmente, sem nada de sinal.

Para os pinos 2 e 3, bastam que sejam as mesmas cores nas duas pontas. Porém, é extremamente recomendado q vc siga o padrão de cores. 2 positivo(hot, geralmente vermelho) 3 negativo(cold, geralmente preto ou transparente).

Numa futura manutenção, vc já sabe a posição das cores e não corre o risco de fazer uma solda equivocada. Assim como o pino 1 deve ser sempre a malha, os pinos 2 e 3 devem ser sempre as mesmas cores nas duas pontas. Se vc alterar em uma das pontas os pinos 2 e 3 vc inverte a polaridade e gera problema de fase, cancelamentos...

"No caso do Mic ser mono, se eu usar uma conexão XLR-P10 balanceada, ele vai funcionar normal e mandar a mesma faixa de áudio pra ambos os "lados" ou vai ficar um mudo e outro com som ou só testando mesmo?"

Uma confusão mt comum no áudio é mono x desbalanceado.
Um cabo ou uma conexão mono é onde trafega apenas um unico sinal. Uma única informação.

Eu posso ter uma ligação mono, num cabo balanceado. Assim como tb posso ter num cabo desbalanceado.

Mono e estéreo é completamente diferente de balanceado e desbalanceado.

Agora, respondendo a pergunta, se o canal da sua mesa ou interface for um canal mono, esse canal não tem separação de esquerda ou direita. O sinal vai na msm proporção para os dois lados.

O que difere é se a entrada do canal da interface ou mesa for estéreo. Ali ela tem duas entradas separadas para o sinal da esquerda e direita. Se ligar na direita, só vai sair na direita.

Geralmente, os equipamentos que possuem canais estereos, por padrão, costumam colocar a entrada L desse canal como mono.

Digamos q vc tem um sinal q vem de um celular num cabo de uma p2 e duas pontas p10.

Se vc ligar esse cabo em um canal estereo da mesa de som, o sinal da esquerda vai para esquerda e o da direita vai para a direita. Existe a separação.

Agora digamos q vc tem uma guitarra com p10 x p10 e liga na entrada L desse canal estereo. Por padrão, qd o equipamento não identifica nenhum sinal no canal R conectado a este equipamento ele entende q é uma ligação mono e passa a mandar o unico sinal plugado na entrada L para suas saídas L e R no msm volume.

Se vc ligar seu mic com cabo balanceado numa entrada mono p10 balanceada(1/4' TRS), o mic sai nos dois lados. L e R.

Se ligar na entrada L de um canal estéreo o mic sai dos dois lados.

Se ligar na entrada R de um canal estéreo, o mic só sai na direita.


Os P2 e P3 são pra poder usar o mic no PC e celular, a P10 e XLR vou fazer balanceada, porque não teria motivo pra desbalancear.
Pelo que entendi o P2 posso manter balanceado, mas o P3 desbalanceia de qualquer forma ou tem jeito de manter balanceado?[/QUOTE]
Sobre a pinagem do p2 ou p3 não sei te informar. Não sei se todos aparelhos seguem o msm padrão.

Mas, provavelmente, a conexão seja desbalanceada no celular. No computador não sei te precisar.

Tb não garanto que vá funcionar. Os microfones precisam de pré amplificadores para funcionar. Alguns tb precisam de Phantom. Pode ser que funcione mas fique mt baixo.

Na mesa de som, cada canal tem seu pré amplificador. No celular e pc não tem. Por essas e outras que nas conexões profissionais utilizamos interfaces.[/QUOTE]

Entendi.
No caso o mic tem possibilidade de alimentação interna ou por phanton power, creio que por uma interface o som vá ficar melhor de fato, mas no momento não tenho condições de arrumar uma, pretendo usar o Voicemeeter para dar uma ajeitada na questão do ruído e aumentar um pouco o som.

O plug P2 sei que é estéreo, se tiver opção blindada creio que dê para manter balanceado, o P3 só tem um canal pra entrada de áudio, então é certeza que não vai ficar balanceado.

No cabo desbalanceado a blindagem consegue evitar a interferência externa da mesma forma?
 
"No cabo desbalanceado a blindagem consegue evitar a interferência externa da mesma forma?"

Não, não consegue. Porém, quanto menor o cabo, menores são as interferencias, menos sinal perdido, menos ruído. Provavelmente, se vc fizer um cabo pequeno não vai sentir mt diferença em quantidade de ruído.
Quanto maior o cabo, mais ruído, interferencia, diminuição do sinal...

No resumo, faça o cabo do exato tamanho q vc precisa. Quanto menor puder ser esse cabo, melhor.
 
Não, não consegue. Porém, quanto menor o cabo, menores são as interferencias, menos sinal perdido, menos ruído. Provavelmente, se vc fizer um cabo pequeno não vai sentir mt diferença em quantidade de ruído.
Quanto maior o cabo, mais ruído, interferencia, diminuição do sinal...

No resumo, faça o cabo do exato tamanho q vc precisa. Quanto menor puder ser esse cabo, melhor.

Hummm, interessante, então o segredo pra esse caso é usar um cabo mais curto pra evitar os chiados.
O cabo P10 vou manter balanceado, o P2 vou tentar fazer o mesmo e o P3 vou fazer curtinho, já que dá pra usar próximo do equipamento.
Obrigado pela dica.
 
E lembre, tanto o mic, quanto o cabo qt a mesa/interface devem ter conexões balanceadas. Se a entrada da mesa/interface for desbalanceada já não funciona. Nesse caso, vai precisar de um cabo desbalanceado msm.
 
E lembre, tanto o mic, quanto o cabo qt a mesa/interface devem ter conexões balanceadas. Se a entrada da mesa/interface for desbalanceada já não funciona. Nesse caso, vai precisar de um cabo desbalanceado msm.

Descobri que o cabo que vem com o mic é XLR P10, ele veio só com o 3 ligado na malha e o 1 ligado no hot ele é mono, isso seria uma ligação balanceada, certo?
Mantenho o padrão balanceado para as próximas ligações certo?
Inclusive se eu quiser usar uma interface ou mesa com phantom power vou ter de fazer um XLR XLR balanceado, entendi certo?
 
A malha é sempre no pino 1. Esse cabo é DESbalanceado.

Sempre que possível, mantenha todo o sistema balanceado.

Sim, pra usar phantom sempre use ligações balanceadas. Em sua grande maioria, são conexões XLR x XLR. Algumas poucas são XLR x P10 TRS. Mas sempre deve ser balanceado.
 
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