Divisor de freqência ou crossover?

G

Guest

Guest
Olá pessoal, gostaria de saber se com associação de capacitores para os falantes eu consigo fazer um divisor de freq com qualidade, ou não tem jeito , tenho que comprar um crossover!
 
Olá Fábio, seja bem vindo ao SomAoVivo.

Boa pergunta. Mas para responder, primeiro, vamos dar uma entendida no conceito.

Apesar de ambos os equipamentos fazerem divisão de um áudio em diversas faixas de frequências (também chamadas de vias), existem grandes diferenças.

Divisores de Frequências ou Crossovers Passivos são equipamentos eletrônicos passivos, formados por associação de resistores, capacitores e indutores, que dividem um sinal de áudio em faixas de frequências, em geral agudos, médios e graves.

P9120712.jpg


São instalados dentro das caixas acústicas, ficando entre o caminho do amplificador e os falantes. São energizados pela própria potência elétrica fornecida pelo amplifcador.

Já os Crossovers (ou Divisores de Frequência Ativos) são equipamentos eletrônicos ativos (tem que ligar na tomada, 110V/220V), que também fazem divisão do áudio em faixas canais, em geral em até 4 faixas de frequência: agudos, médio-agudos, médio-graves e graves (é possível trabalhar com 3 ou 2 faixas no mesmo aparelho, em geral).

tpx2342sII_frontal_baixa.jpg


São instalados entre o mixer e o amplificador, dividindo o sinal e encaminhando para um amplificador correspondente, e então para os falantes correspondentes.

Basicamente divisores são utilizados em sistemas de pequeno porte, com caixas full-range (uma caixa que "fala" diversas frequências) e crossovers são usados em grande porte, onde há falantes separados por via.

Uma coisa bem interessante é cada um divisor é construído para funcionar com determinados tipos de falantes. Falantes diferentes (marcas diferentes) podem exigir divisores diferente. Já os crossovers, como permitem seleção dos cortes de frequência, podem funcionar praticamente com qualquer tipo de falante, bastando apenas reconfigurar o aparelho.

Além disso tudo, há vantagens e desvantagens em cada um deles.

Divisores
Vantagens: pequenos, podem ser embutidos dentro das próprias caixas, simplificando tudo.

Desvantangens: chegam a "roubar" 30% da potência do amplificador.
Não suportam muita potência. Sistemas acima de 1.000W RMS por caixa tendem a ser tão caros que não valem a pena.

Crossovers
Vantagens: grande adaptação a qualquer falante, total controle de ajustes.

Desvantagens: implica em um sistema muito mais caro.

Acho que deu para explicar.

Um abraço,

Fernando
 
Bersan, aproveitando o tópico, me tire uma dúvida...


Usando um crossover, como fica a ligação?
(ignorando a parte de equalizadores e outros periféricos)


...............Amplificador para os Agudos -> Alto Falante
................................/\
................................|
Mesa-de-Som -> Crossover -> Amplificador para os Médios -> Alto Falante
................................|
................................\/
................Amplificador para os Graves -> Alto Falante


Estou correto?
Se for isso mesmo, como só há 1 cabo que vai até os PAs?
Teoricamente, teria que existir 3 cabos, não?
 
Apesar de nunca ter trabalhado com crossover, acredito que a ligação seja a seguinte:

Mesa ->(saem canais estéreo) -> entra o sinal no crossover -> saem 3 sinais do crossover: os mesmos estéreo que entraram (só que com frequências cortadas como desejado) + uma saída para subwoofer

Se for uma caixa de três vias, ou se trabalhaem mono, ou com dois crossovers...

Isso é o que eu acho, mas há Grande Probabilidade de eu estar enganado

Israel
 
Isinhol,

é mais ou menos isso mesmo.

EM DIVISORES PASSIVOS
MESA => SINAL DE 20Hz a 20KHZ => AMPLIFICADOR

AMPLIFICADOR => SINAL DE 20Hz a 20KHZ => CX SOM (DIVISOR)

DIVISOR => DIVIDE O SINAL EM FAIXAS (2, 3, 4) =>

SINAL DIVIDIDO É ENVIADO PARA O FALANTE CORRESPONDENTE =>

AGUDOS PARA OS TWEETERS, MÉDIOS PARA OS DRIVERS, GRAVES PARA O WOOFERS, ETC

EM CROSSOVERS

MESA => SINAL DE 20Hz a 20KHZ => CROSSOVER.

O CROSSOVER DIVIDE O SINAL EM X FAIXAS (2, 3, 4). Então:

FAIXA DE AGUDOS => CANAL A DO AMPLIFICADOR 1 => TWEETERS
FAIXA DE MÉDIOS-AGUDOS => CANAL B DO AMP 1 => DRIVERS
FAIXA DE MÉDIO-GRAVES => CANAL A DO AMP 2 => WOOFERS
FAIXA DE (SUB)GRAVES => CANAL B DO AMP 2 => (SUB)WOOFERS

Um abraço,

Fernando
 
bersan, isso eu já tinha entendido, mas a pergunta continua

se vou usar 3 amplificadores para fazer o PA, como só vai 1 cabo até as caixas de som?
 
gabriel_renascer disse:
bersan, isso eu já tinha entendido, mas a pergunta continua

se vou usar 3 amplificadores para fazer o PA, como só vai 1 cabo até as caixas de som?

Resposta, não vai somente um cabo pras caixas de som... o número de cabos é de acordo com o numero de vias....

digamos que vc utilize driver Ti + Woofer 12... e sub com Woofer de 15...
O sinal sai da mesa para o crossover, 1 cabo para cada amplificador, e do amplificador para as caixas.... ou seja, vc terá 3 cabos indo para as caixas.
 
Caixas com apenas uma entrada (acho que é por isso que vc fez essa cara de espanto... hehe) já tem divisores internos ou mesmo crossovers internos (casos de algumas ativas).

Essas caixas que estão sendo citadas teriam uma entrada para cada via, até por isso que estamos dividindo as frequências em um crossover...


(Posso estar equivocado novamente, se estiver, por favor me corrijam...)


Israel
 
exatamente... e alguns casos, mesmo havendo crossover externo, pode-se usar um cabo com conector speakon (4 polos) oq minimiza a quantidade de cabos... se for apenas driver + WF dá pra usar apenas 1 cabo com 4 condutores e conector speakon... mas logicamente essa não é a situação mais comum em nossas igrejas. O mais comum (e barato) são caixas com divisor passivo interno.
 
Primeiro de tudo...

Talvez você esteja vendo um cabo único indo dos amps para o PA, mas na verdade, entro do cabo, pode haver 4 fios (ou mais), então dá para implementar uma divisão em duas vias (ou mais) tranquilamente. Por exemplo, um woofer e um driver titânio com um único cabo, mas que na verdade são 2 conjuntos de fios, só compartilhando o mesmo isolante.

Lembrando que o conector Speakon prevê essa utilização, já que são 4 terminais em cada conector (2 vias).

Speakon_plug.gif


Por outro lado, existem caixas que possuem conectores diferentes entre si, prevendo utilização em full-range ou em sistemas bi-amplificadas (crossover com duas vias). Por exemplo, a foto abaixo:

P1010120.jpg


Se você entrar com o áudio pelo P10, o sinal será encaminhado para o divisor de frequência interno da caixa e funcionará full-range. Entretanto, a caixa também tem um conector Speakon, e nesta condição ela trabalhará em sistema bi-amplificado, com o som sendo encaminhado diretamente para cada falante. Logo, exige um crossover e um cabo de 4 condutores.

Um abraço,

Fernando
 
Então, já que cada Speakon tem 4 polos, se eu quiser fazer essa divisão através de um crossover externo em 3 bandas (agudos, médios e graves) preciso de 2 conectores Speakon?

Nunca vi uma caixa que seja assim... Entrada para Agudos/Médios, e outro plug para os Graves.... Ou qualquer coisa nesse estilo...

Quer dizer, já vi uma sim, mas era uma adaptação caseira, então nem dei valor...


Obs: não trabalho só com igrejas, faço bastante shows por ai, mas todos os equipamentos do meu dia-a-dia tem divisores internos...
 
Gabriel,

na verdade, o Speakon veio atender a uma necessidade dos profissionais, que é o som em 4 vias.

Temos subgraves, graves, médios e agudos. Então, imagine um sistema com 2 gabinetes (as caixas), um com os sub e graves, outro com médios e agudos.

Então, precisaremos de 2 cabos PP de 4 condutores cada, com 2 conectores Speakon nas pontas, cada um ligando em um gabinete, cada par de condutores alimentando uma via de falantes.

Do outro lado, nos amplificadores, descascamos o isolante do cabo PP, separamos os cabos por pares, e ligamos nos respectivos falantes.

Dessa forma, temos 4 vias, 2 cabos, 2 conectores.

Você citou sistemas de 3 vias com um único cabo. Na verdade, é feito assim:

O cabo é de 4 condutores, e o Speakon é um só. Um par leva somente a via de subgraves (até 200Hz, tipicamente), devidamente cortado em um crossover (não precisa ser um crossover de 4 vias, algum aparelho que faça corte nos graves - muitas mesas já tem isso). O outro par leva os sons de 200Hz para cima, até 20KHz. Este sinal entra em um divisor de frequências passivo, e é então encaminhado para um woofer (graves) e para um driver titânio (médio-agudos e agudos).

É um sistema misto, mas muito comum. As locadoras tem isso porque, quando não precisam de subgraves, mandam só as caixas top (chamam de top porque ficam por cima das caixas de sub), com menos periféricos, mas usam o mesmo cabo, etc.

Um abraço,

Fernando
 
olá pessoal acabei de me cadastrar.
desculpem reavivar o tópico. Mas to procurando na net e não estou entendendo, essa explicação aqui foi a mais completa.

a minha dúvida era similar ao do colega aí!

ele queria saber como levar várias frequencias num só cabo.
vcs responderam através do cabo pp de 4 vias e o conector speakon 4 polos.

até aí td bem.

a minha dúvida é a seguinte.
digamos q eu tenha uma mesa, um crossover de 2 vias (grave e agudo), dois amplificadores.

as saidas do aplificador tem conector speakon também.

na ponta do cabo que chega a caixa de som (passiva) plugasse o speakon e faz-se a divisão das vias através da ligação.

mas e nos amplificadores?
sendo que o sinal de grave saiu do crossover e foi para o amplificador e dele saiu o cabo direto pra uma caixa de 3 vias digamos com tweeter, driver e woofer.


só seria possível essa divisão dos cabos se eles forem conectados nos amplificadores atraves dos bornes, correto ??


desculpem minha burrice.
 
terminando a explicação.

q geralmente vemos indo somente um cabo até a cx de grave e em seguida é somente feita uma ponte para a full range.

Fiz um desenho mais ou menos.
diagramax.png


neste casso não tem como utilizar o conetor speakon pra conectar ao amplificador ? certo ?
já que preciso utilizar o sinal do amp 1 para mandar os agudos e do amp 2 para os graves.
aí somente com os bornes, correto ??
 
Exatamente meu parceio. Neste caso você terá que utilizar os bornes para enviar o sinal. Uma forma muito utilizada e como o da figura abaixo. Colocamos uma placa no fundo do rack de amplificadores e nelas colocamos os conectores Speakon, seja de 4 ou 8 vias e em cada dupla de vias (1+ e 1-, 2+ e 2-, 3+ e 3- e 4+ e 4-) ligamos o sinal positivo e negativo de cada saida do amplifcador nos pares de terminais. Assim voce pode fazer duas vias de crossover nos Speakon de 4pinos e até 4 vias do crossover no caso do Speakon de 8 pinos.

P7190022.JPG


P7190024.JPG


Abraços...
 
Os conectores de saída atrás do amplificador são ligados em paralelo, tanto faz usar um ou outro. Não há diferença nenhuma em tirar o sinal pelos bornes ou pelo Speakon. Tudo depende das caixas, se elas têm divisor passivo interno ou não.
 
Olá...desculpem minha ignorância no assunto mas...

Temos uma potência Stanner upa 4000, saída de bornes(preto e vermelho). Estamos comprando a caixa Attack mp404 que tem a entrada speakon.

Hoje, ligamos nas caixas atuais através de cabo pp. Como faço a ligação com as attack ?? Não temos sub...
 
Back
Topo