Artigo Sete idéias para situações de ausência de orçamento

David Fernandes

Active Member
As páginas das revistas especializadas em áudio estão cheias de ideias, demonstrações e ilustrações de igrejas de todos os tipos país afora. Se você é que nem eu, você lê estas revistas de capa a capa e algumas vezes pensa: "Este sistema ficaria muito bem na minha igreja, mas isto nunca vai acontecer". Então, deixe-me desafiá-lo a crer.

1) A primeira coisa que você pode fazer é orar

Não é meu objetivo transformar este artigo num sermão, mas orar é importante parte de qualquer assunto relacionado à igreja. Separe tempo para orar não somente pelas necessidades técnicas da igreja, mas também pelas pessoas. É incrível o que o espírito de oração pode fazer por sua atitude e perspectiva.

2) O segundo conceito diz respeito à abordagem

A exposição, para sua liderança, das necessidades do setor de tecnologia da igreja não deve ser ofensiva. Em outras palavras, aproxime-se de seus líderes para tratar deste tema com atitude de servo, preocupado com as pessoas que frequentam a igreja e não exigindo explicações de porque aquele novo microfone sem fio ainda não foi comprado. O ponto principal da questão vai além do fato da igreja não possuir os equipamentos que você precisa. O mais importante é, ou deveria ser, saber como as pessoas que vão à igreja toda semana para adorar serão beneficiadas com a aquisição destes equipamentos. Talvez você possa eliminar a distração usando um novo vídeo switcher ou, quem sabe, o líder de adoração pode ser mais eficaz com um novo microfone headset sem fio. A base de toda argumentação deve ser as pessoas. Quando a necessidade das pessoas direciona a necessidade por equipamentos, sua demanda por novos dispositivos tecnológicos adquire dimensão e propósito completamente novos.

3) A próxima ideia requer tato e cortesia

Persistência. Permaneça no tema. Com a abordagem e atitude adequadas, com respeito, perspectiva e oração constante, continue a conversar com os líderes da igreja sobre os pontos que você considera críticos na área de tecnologia. Não desista. Ore. Converse novamente. Ore. Não desista. Eu já mencionei "ore"?

4) Conheça o equipamento que você já possui

Aceite este desafio: saiba o que cada botão e knob faz em cada parte dos equipamentos e como isto afeta o desempenho geral do sistema. Por exemplo, saiba o que os botões de attack e release do compressor fazem e como eles afetam o seu som. Saiba a diferença entre sinal de microfone e sinal de linha. Saiba como os controles de iluminação se comunicam com os dimmers. Conheça o trajeto de cada cabo do seu sistema. Você vai descobrir que quanto mais souber acerca de um equipamento, mais eficazmente poderá usá-lo.

5) Em complemento ao conhecimento do que você já tem, saiba exatamente onde quer chegar

Não é suficiente dizer que você precisa de um novo sistema de som ou de um novo projetor. Qual aspecto do atual sistema de som precisa ser melhorado e o que ele precisa para começar a ser efetivo no ministério da igreja? Se você precisa adicionar mais linhas de microfone do palco para o mixer, quantas destas linhas serão necessárias? Porque isto é tão importante? Se você precisa instalar iluminação cênica, quais problemas esta ação solucionará? Quem será beneficiado? Onde será instalado? Qual o custo da manutenção? Saber as respostas para estas e outras questões capacitará você a apresentar uma proposta completa de reestruturação e renovação tecnológica, que provavelmente conterá as preocupações de outros líderes sobre o setor de áudio, vídeo e iluminação da igreja. Ter uma direção e um plano ajudará a solidificar idéias e mantê-las no foco correto. Você também pode envolver outros líderes da igreja na definição do planejamento da área de tecnologia, compartilhando com eles a responsabilidade por executá-lo.

6) O sexto conceito é a Pesquisa

Saiba quais equipamentos estão disponíveis. Pesquise as dezenas de mixers existentes e que podem ser utilizados na aplicação que você deseja. Saiba mais sobre fabricantes de equipamentos com os quais você não está familiarizado. Leia toda a documentação que você encontrar e conheça as características e benefícios dos vários modelos de equipamentos. Existem muitas fontes disponíveis, impressas e na web. Com certeza há algum produto no mercado com o qual você não está familiarizado, mas que atende perfeitamente à sua necessidade e de um modo que você não pode imaginar. Separe tempo para descobrir o que se adequará melhor às necessidades de sua igreja.

7) Finalmente, não se precipite

Frequentemente as igrejas adquirem itens de baixo custo. Se você está procurando um novo microfone, mixer, amplificador, projetor ou qualquer tipo de equipamento para comprar, não se decida pelo mais barato porque ele é mais barato. Em algumas ocasiões, o equipamento mais barato pode ser exatamente o que você precisa, mas normalmente este não é o caso. Não sacrifique a qualidade para economizar alguns tostões. Existem muitos equipamentos disponíveis que são muito baratos, mas que não dispõem de características importantes ou que lhes faltam qualidade. Você encontrará uma grande seleção de equipamentos que são muito bons, fáceis de usar, e que não são nem muito caros nem muito baratos. Enquanto estamos falando sobre não se precipitar, eu gostaria de sugerir que você, com a ajuda do pastor ou outros líderes, estabeleça uma política para aceitar doações de equipamentos. Eu tenho visto muitas igrejas usando equipamentos doados por uma organização ou indivíduo que fizeram upgrades em seus sistemas. Isto é especialmente verdade quando se trata de doações de computadores. Certamente há coisas que continuarão úteis e benéficas, no entanto, na maioria dos casos, se este equipamento está obsoleto para alguém, estará obsoleto também para você.

Equipamentos de alta tecnologia não significam excelência. Empregue o equipamento que você tem da melhor forma que você puder. Esteja preparado para expandir e fazer upgrades sabendo exatamente o que você precisa e como isto irá beneficiar a igreja. Seja persistente e positivo. Busque a excelência em todos os aspectos do ministério de sua igreja. Você pode estar em meio a um momento de pouco orçamento, ou mesmo nenhum, mas você pode continuar trabalhando em direção a excelência com o que você possui. Pode levar tempo, mas você chega lá.

——————————

O autor é diretor técnico da Igreja da Graça em Granger, Indiana, EUA; [email protected].

Artigo extraído da edição eletrônica da Church Production Magazine, jan/fev 2007. Tradução (com permissão) e adaptação de David Fernandes; [email protected].

O artigo original pode ser visto no site da Church Production Magazine.
 
Editado por um moderador:
Otimo topico
Principalmente para mim.
sinceramente as vezes o problema nao é so financeiro
pra mudar posiçao de mesa de som entao ixiii
me lembro de qundo fui fala em muda de posiçao da mesa de som
me olharam como um ET vindo de marte, outros assustados, como vai ser isso?, me lembro que um irmao chegou pro diacomo e falou que quebra a parede iria fazer muita poeira na igreja.( detalhe... eu nunca vi esse irmao na limpeza)

mas ai entra que a parte da oraçao.

abraços.
 
August Kuehn1 disse:
Em outras palavras, aproxime-se de seus líderes para tratar deste tema com atitude de servo, preocupado com as pessoas que freqüentam a igreja e não exigindo
Muitas vezes esquecemos disso!
É bom sempre pensar e repensar no que é necessário.

Tiago Alves disse:
pra mudar posiçao de mesa de som entao ixiii
me lembro de qundo fui fala em muda de posiçao da mesa de som
me olharam como um ET vindo de marte
Hum...
é difícil mesmo Thiago, eles não nos veêm muitas vezes como uma parte técnica essencial, apenas o rapaz que regula o volume...
Lógico que temos que olhar os dois lados, dar lugar a uma mesa em vez de lugares para membros é meio complicado, mas já vi o cúmulo de um rapaz estar quase dentro de um anexo.
o jeito é o meio termo, nem muito bem, nem horrível...
É como em um dos anfiteatros da minha cidade, o rapaz regula tudo pelo fone, é o único jeito, pois ele fica dentro de uma "house mix"mal projetada, no pior lugar possível.

Abçs!
 
Queridos,

Aqui estamos tendo problemas com o posicionamento da mesa pois todos acham que ela no centro do salão fica atrapalhando a visão de quem está atras e tira a atenção dos espectadores em geral!! É uma loucura! Simplesmente impossível agradar a "Gregos e Baianos".

Temos que orar muito e ser persistentes mesmo. Muito pertinente este tópico!
Rodrigo Mello
Igreja Batista da Orla de Niterói
 
Back
Topo