Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo custo

digosoul

New Member
Boa noite fórum :D

Aproveitei minha sexta de folga da faculdade para colocar em prática um projetinho extremamente simples:
a modificação de uma caixinha de som para computador, transformando-a em um amplificador de fones.

Para começar, vou explicar o contexto que me levou a tal projeto.

A igreja de um amigo meu, que participa aqui do fórum, o jaderhe está adquirindo uma nova mesa de som, com 06 auxiliares, uma behringer XL 1600. A igreja está com poucos recursos financeiros para investir em som no momento, essa behringer foi a mesa com mais recursos que conseguimos comprar com a verba disponível. (R$ 1.000,00)

E o fato da mesa ter 06 auxiliares facilita o trabalho com fones de ouvido. Uma solução interessante para monitoração, já que pelo tamanho da igreja, caixas de retorno sujariam bastante o som do P.A.

A solução de custo quase zero que encontramos para monitoração, foi a adaptação de caixas de som para computador, para serem usadas como amplificadores individuais.
O processo é extremamente simples, apenas juntamos os dois canais no conector XLR, formando um canal só, mono, cortamos o fio da segunda caixa e adaptamos uma fonte de 5v. (o original dela é ser alimentada pela porta USB do computador).

Em um primeiro momento, foi utilizada uma fonte de 6v e 300ma, porém essa fonte inseriu um ruído grave bem forte, por isso abandonamos e partimos para outra, dessa vez com os exatos 5v da alimentação USB (era o carregador de um antigo celular motorola). Uma outra solução para fonte seria a utilização das fontes USB (fontes com um conector USB).

O resultado foi muito bom para o investimento total: R$ 7,00 (R$ 5,00 da caixinha no paraguai + R$ 2,00 do conector XLR) o fone de ouvido (porta pro) eles ja possuem e a fonte eu tinha aqui no meu "estoque" de tranqueiras rsrs. o Conector XLR femea foi escolhido por possibilitar o aproveitamento de cabos de microfone, já que as saídas auxiliares da mesa são com conectores XLR macho.

Não é de se esperar uma resposta 100% já que estamos falando de um equipamento de custo de produção baixíssimo, mas obtivemos um som bem definido e sem ruídos de funcionamento consideráveis.

abaixo algumas fotos do pequeno projeto:

Caixa de som original:
original.jpg


Caixa adaptada:
DSCF1633.JPG

DSCF1635.JPG
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

Irei estrear amanha, rçrççrççrçrç... vamos ver se vai funcionar como o esperado :D
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

E aí?! Funcionou, não funcionou???


Uma vez um instrumentista amigo meu teve essa idéia, e eu confesso que quase bati nele :oops: :mrgreen:
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

boa tarde galera do Sav, testei hoje de manha no culto o apm de fones:
APROVADO!!!
Funcionou perfeitamente, meu amigo digosoul mandou bem nessa, nada de ruido, som perfeitamente limpo, e olha que usei um fone de ouvido xing-ling do paraguai (foi o primeiro que achei, e estava encima da hora rçrçr).
:D 100%
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

Parabéns pela iniciativa. !!!!!!!!!!!!!!
Creio de Deus está presente quando fazemos o melhor para Ele, dentro das nossas necessidades. É como a oferta da viúva. Foram centavos que significaram muito mais do que milhões.
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

me expliquem ai , vocês usaram a saída de fone que ja havia na caixinha de som ou tiraram a saída do falantezinho e colocaram um jack para fones?
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

RodrigoHenriq disse:
me expliquem ai , vocês usaram a saída de fone que ja havia na caixinha de som ou tiraram a saída do falantezinho e colocaram um jack para fones?

Rodrigo,
utilizei a saída de fones da caixa, em uma outra tentativa que não deu muito certo (com outro modelo de caixinha que nao possuia saida para fones) eu utilizei a saída dos alto falantes mas ficou um som rachado.

Rapaz, achei tão interessante o resultado, que to querendo montar isso dentro de uma caixinha pequena para o músico prender na roupa, com alimentação de pilhas ou 9v.
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

Eu fiz um desse há uns 5 meses e uso pra estudar.
A diferença é que tirei a placa da caixinha e adaptei em uma outra menor.
Aprovado...... um som muito bom tendo em vista o preço...........hehehehe
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

digosoul disse:
eu utilizei a saída dos alto falantes mas ficou um som rachado.


eu pensei nisso mesmo , tenho 2 pares de caixinhas que tava no jeito pra fazer isso aqui.
mais elas não tem saída para fones.
mais ainda tenho um 3° par que tem entrada de fones ,irei fazer também !


rsrs abraços.
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

Teria como postar um esquema? gostei da idéia, mas não sei como ligar o conector XLR.
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

Mata Pedra disse:
Teria como postar um esquema? gostei da idéia, mas não sei como ligar o conector XLR.

Vou montar outro desse amanha ou sábado ai posto fotos internas.

Mas é bem simples a ligação

Você junta o L + R (geralmente os fios amarelo e branco) da entrada de som da caixinha (corta o plugue p2 fora e descasca) e liga no pino 2 do XLR, a malha voce solda no pino 1 e no pino 3 do XLR e pronto :D
 
Re: Faça você mesmo: Amplificador de fones de baixíssimo cus

RodrigoHenriq disse:
e não da pra deixar a entrada estéreo?

Dá sim, é só colocar 2 XLR ou 2 p10 ao invés do único conector. Mas em sonorização ao vivo não tem tanta utilidade o estéreo.
 
Back
Topo