Carpete no chão ajuda na acustica?

Isaac

New Member
olá, bom em nossa igreja tem carpete e o som sai mto bom, sem nenhuma microfonia, mto dificil de dar.. e a acustica é mto boa.. bom agora estao querendo tirar o carpete do chão, e colocar marmore ou piso frio mesmo... a duvida é: Se resolverem fazer isso vai perder um pouco a acustica ? pois já fui em igrejas que tem esse problema, e todas possuiam pisos.. bom fico aberto a respostas de vcs..
 
Bom dia Isaac,

Piso de mármore / pisos frios são completamente lisos, isso significa que não têm absorção nenhuma, todo som que bate nele irá ser refletido, aumentando assim a reverberação.

Já o carpete tem alto coeficiente de absorção, ou seja, diminui consideravelmente a reflexão sonora.

Como você mesmo disse, se trocar para piso cerâmico, a sua igreja vai entrar pro mesmo time das outras igrejas que você visitou e tinham problemas de acústica em decorrência do piso.

Na minha igreja temos um problema assim, a muito tempo atrás, o altar era com piso em carpete, a liderança resolveu trocar e colocou marmore. Ficou lindo, porém nada funcional.
Tem que haver um equilíbrio entre forma e função, não adianta ser o piso mais lindo do mundo, se não for funcional, se prejudicar a sonoridade.

Acredite, as pessoas vão reparar muito mais em um som ruim do que no piso.
 
Se vai piorar, depende. Pode acontecer da acústica da sua igreja com carpete perder muito nos agudos, e retirando o carpete poderia ter uma resposta melhor, ou não. Para responder com certeza, somente analisando o local. Qualquer outra resposta será mera especulação.
 
Realmente só um profissional em acústica lhe dirá com certeza os efeitos da retirada do carpete. Mas, acho eu, que a igreja estará muito mais sujeita a ter problemas de acústica com a retirada do mesmo, do que ficando com ele.
 
carlosecg disse:
Se vai piorar, depende. Pode acontecer da acústica da sua igreja com carpete perder muito nos agudos, e retirando o carpete poderia ter uma resposta melhor, ou não. Para responder com certeza, somente analisando o local. Qualquer outra resposta será mera especulação.

De fato,acústica é algo complexo.
Agora se como você disse que está bom,será que existe a real necessidade?

Se o som vai piorar?
Depende,qual o tamanho da sua igreja,isso também influencia,medida do chão.
 
Isaac.

Vamos fazer uma simulação? Então vamos lá... responda a algumas perguntas. Quais são as medidas de sua igreja (C x L x A)? Qual o tipo de revestimento das paredes? Quantas janelas existem e quais são suas medidas (L x A)? Quantas portas existem e quais são suas dimensões? As portas e janelas permanecem fechadas durante os cultos? O templo tem ar condicionado? Se sim, qual é a temperatura média que vcs costumam usar? Quantas pessoas assistem aos cultos? Quantos bancos/cadeiras existem? São de madeira, plástico, acolchoadas etc? Qual o tipo de forro existe? E o carpete no piso cobre toda a área ou só um trecho. Se for apenas um trecho, qual é a área coberta pelo carpete? Que tipo de piso pretendem colocar (porcelanato, mármore, granito, outros)?

[]'s
 
bom, obrigado pela dica amigos.. bom vou fazer as medidas e te paço..
( e na verdade eu nao queria trocar, pois assim está ótimo! mais tem um pessoal que fala que o carpete já foi a época, mais.. vou lutar pra nao trocar... rs"
 
O carpete ajuda muito na acústica do ambiente, mas como os amigos disseram deve-se levar em conta as dimensões e estrutura física do salão. Tenho um conhecido que é técnico e já fez diversos projetos de acústica para igrejas, câmaras municipais etc.. se precisar entre em contato que passo o contato pra vc.
Abraço
 
Sem o carpete, vai aumentar os agudos, e a reverberação, pincipalmente se as caixas estiverem muito direcionadas para o chão. Creio que se tiver muito problema com agudo e reverberação, deverá repensar o direcionamento das caixas, evitanto o tiro dos drives nas paredes e diretamente ao chão, evitando reflexão, mas isso depende de muita coisa , tipo potência, ângulo, spl,etc, dependerá de um estudo acúsitico, mas acho que deu pra ter uma idéia.
 
existem planilçhas (acredito que até aqui no fórum) que informam o coeficiênte de absorção de determinados materiais, dentre eles o carpet, mas resumindo diferente doque foi falado em algum post carpet NÃO TEM ALTO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO, como também foi falado vai agir somente nas altas, e é muitíssimo raro ter-se problemas de reverberação nessas frequências pelo simples fato de por ter largura de onda bem estreita, ser absorvido por quase todas estruturas dentro do edifício, inclusíve e principalemnte pelo corpo humano, logo, a única coisa que o carpet aumenta é o ácaro...
Carpoet não é taratamento acústico, esse deve ser feito com elementos que realmente tenham essa capacidade, entenda-se alta densidade e fibroso como lã mineral, e principalmente com difusão, o mais pra´tico difusores policilíndricos.
 
Back
Topo