Ajuda...Line array ou coluna PA

Edsoncle

New Member
Olá sou novo aqui no site, e gostaria de tirar umas duvidas, pois já trabalho com som a mais de 10 anos nas igrejas onde congreguei porém como a maioria dos técnicos aprendendo apanhando bastante rsrsrs. Como gosto muito de som e leio bastante sobre o assunto, a minha duvida é o seguinte na igreja onde estou congregando tenho um sistema que precisa ser melhorado principalmente o PA, e lendo bastante sobre o sistema de line array, e como abordado bastante por inúmeras pessoas sobre tomar bastante cuidado sobre este sistema, pois ele não se aplica a todos os casos. E lendo sobre a lei dos inversos do quadrado, fiz os cálculos com os dois sistemas e verifique que o som ficaria melhor distribuído com o line array. Utilizei as caixas Versa 206A pois me falaram muito bem delas, gostaria que as feras do site pudessem opinar e me ajudar, grato.





 
Aqui em nosso templo fizemos uns teste com a "B-TECH", e gostamos muito.
Como as condições $$$$ nao estavam boas vamos deixar mais para frente.

4. B-tech .............. 2.900 x 4 = 11.600
2. Sub .................. 1.800 x 2 = 3.600
1. Crossover ............. 800 x 800
Total ....................... 16.000,00

b20eda7ade147824c722c02e6ca4b2c5.jpg
 
Edsoncle disse:

edsoncle

Bem-vindo ao fórum ...

quando quiser postar images voce deve indicar um caminho em servidor web ...
ou seja o Forum não faz Upload de imagens e nem tampouco as armazena em seu servidor ...
portanto quando necessário postar alguma imagem, faça o upload da mesma para um servidor web onde possa armazenar, e em seguida coloque aqui no fórum apenas o caminho para esta imagem neste servidor web .....
 
Acesse o link <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.freevar.com">www.somaovivo.freevar.com</a><!-- w -->, faça o upload das imagens e copie o link que vai aparecer e cole aqui.
 
Obrigado pela dica das fotos. Então segue os calculos que realizaei utilizando a lei dos inversos do quadrado para saber qual sistema seria melhor em minha igreja, vejam que tive menos perda de db no sistema line array.
b7b22a90ed6838fcd86aab137cfb4251.jpg
.
08d8005a9a65ceb069f14485ddac83d0.jpg
. Já na figura 3 seria os calculos para calcular as potencia que utilizaria no sistema line, estes calculos retirei de um topico de um colega nosso do forum, vejam se esta correto esta linha de raciocínio. Um abraço.
29f507abc7013a6f5f54106ece5159cb.jpg
 
fala ai, também coloquei um sistema desses numas das igrejas em que trabalho, eu vi que que ia ser preciso o conjunto todo e coloquei 1 grave e 2 versa 206 para 1 set desse para cada lado e o som ficou redondo, aprovado pelos próprios membros (os mais exigentes) graças a DEUS. Esse sistema está ligado em uma mesa digital da roland M-300 pra fechar tudo,
28aca947afcfb61ce55fce4534596507.jpg
 
pode se usar um line como esse com uma mesa analogica ? se sim , um crossover daria conta da divisao , ou teria que ter um processador de audio ?
 
Panda, esse sistema versa 206 já vem processado ela é ativa, mais pra usar com mesa analógica basta um compressor e um EQ bom, mais se você quiser implementar seu set ai pode entrar um processador de efeitos e por ai vai. Agora com uma mesa digital é outra coisa, se der pra pegar uma.
01 v96 faixa: R$ 7.000,00
phonic :R$ 6.000,00
presonus: R$ 8.000,00
 
Então como o colega disse a versa 206 já vem processada, e por enquanto vamos continuar usando a analogixa xenix xl3200 e eq fbq6200, a minha pricipal duvida é se seria como a figura 3, de acordo com as distancia devo usar potencias diferentes para que de acordo com a distancia, usar volumes diferentes? e no final ficar com uma distribuição homogênea.
 
quando estalamos a line, eu fiz o seguinte, começando por baixo a 1ª célula eu coloquei a modo grosso um volume suportável para quem estava debaixo dela e assim fiz com as outras também, lógico que fiquei atento com as frequências pra não faltarem, mais quem vai dar a ultima palavra vai ser o eng. que vem semana que vem.
 
entao o corte dela ja eh fixo ? se sim legal ... o desenho que fizeram eh quase a mesma cituaçao que eu tenho na igreja .. pensei somente pensei em duas versa +1 sub pra tudo .. ou sera que eu teria mesmo que colocar o sub mais as 4 unidades pra se ter um som homogeneo ?
 
Alex como ficou a questão do sub no alto, pois sempre ouvi que os subs devem ficar no chão, já li em um artigo o sub e pra ser "sentido e não ouvido".
 
p/ Panda, sim o crte dela é fixo, olha pra trabalhar com folga teria que ter + uma célula de cada lado, mais não tinha necessidade pois estou trabalhando com sistema de retorno de fone e todo os instrumentos estão ao meu comando, se não fosse assim eu ia travar uma guerra com monitores e os cubos, mais com o que tenho hoje da pra se escutar todas as frequências funcionando, mais ainda tenho a opção de colocar + 1 de cada lado quando for necessário. Cuidado com as sobras de médio e altas, o certo é vc pedir um eng. de audio uma avaliação na sua igreja, pra vc não gastar dinheiro atoa. Veja os videos que vou mencionar abaixo para o Edsoncle.

p/ Edsoncle, tem no youtube uns videos "Seminário Técnicas de Sonorização" de David Fernandes, Aldo Soares e David Distler, "nossos mestres" falando sobre vários tópicos, e um deles é sobre isso, assista todos os videos, o sub no alto seria teoricamente um reforço de graves, pois como esse modelo de line, de pequeno médio porte, já vem processado, as versa 206a com frequências de médias e altas, e versa 118a como baixas, no vídeo um deles fala sobre o contesto do som sair de um único ponto, e os posicionamento dos subs em quinas de parede próximo a 1 parede a 1 parede e no chão, vale apena ver os videos, bom como na minha igreja sobra grave, elas no alto está sendo, Hoje, o ideal pra mim
 
hum entendi ... eh que minha maior dificuldade hoje ,é achar algo pra galeria ... nao sou profissional nem nada .. mas tipo ao meu ver minha galeria é extremamente fora de padrao ... baixa demais na parete superior (muito proxima ao teto) enviabilizando que eu tenha uma caixa no teto apontada para a galeria , portanto precisaria de um deley com caixas na lateral .. e na parte inferior ela eh ate alta , porem somente com possibilidade de usar caixas na lateral ... ate por que teria uma dificuldade imensa de colocar as caixas top para atender tambem a parte de baixo , por que ela tem um viga muito larga (cerca de 1 metro) entao no inicio ela tem altura de 2 metros e pouquinho (menos de 2,5cm ) e o som das caixas tops eh totalmente refletido ali na viga ...
Pois bem , entao eu queria que as top atendesse tanto a parte de cima da galeria quanto a nave .. e o deley ficasse apenas pra parte de baixo da galeria ... o que eu pensei (apenas pensei ... ate por que ja tive resposta do pastor que nao teremos compra de nada pra som tao cedo ) eh que eu poderia usar a seguinte cofiguraçao ...

Adaptar o sistema como versa206 sobre um versa 118 e sob o sub outra versa 206 ... a primeira versa ficaria apontada pra galeria (parte superior) o sub como eh multidirecional ficaria no meio uma versa apontada a 120° pra nave da igreja .... ai me preocuparia com uma caixa pequena com falante de 8" para a parte inferior da galeria ...

minha igreja eh pequena , entao os 300wrms da versa seria capaz de sonorizar uma are de mais ou menos 95m quadrados ...

pessoal sei que vcs vao falar de profissional e tal .. mas isso eh so uma suposiçao ... ja disse que nao vou mexer com som tao cedo na minha igreja ... mas eh so mesmo por curiosidade
 
você pode até tentar fazer isso, mais tome cuidado pra manter a qualidade sonora da nave colocando caixas muito inferiores as da versa 206, o sub ou fica em baixo, quando o sistema é montado no chão, ou em cima quando suspenso, nunca no meio.

Um amigo tinha um problema bem parecido com o seu, como alimentar a galeria com pouco dinheiro pra comprar um sistema bom, a unica solução que ele encontrou foi a seguinte:

ele comprou um sistema na mesma configuração que a minha: 1 sub e 2 versa 206 de cada lado. Ele fez varias configurações dentro da nave e chegou na seguinte conclusão; pendurou as 4 versas, uma versa 206 dedicada pra galeria, com o volume adequado, as outras 2 para o plenário, também com o volume adequado, e as duas caixas de sub ele colocou no chão em cima de duas rampas, 1 no canto L e outra no canto R, anguladas para viajar um pouco pra galeria e um pouco pra nave. essas rampas é tipo aquelas que se usa pra inclinar cubo de instrumento, sendo que ele fez de alvenaria. Essas caixas, de sub pro chão, são até mais baratas, ai ele comprou umas mais potentes ativas de outra marca. Muita gente não gostou do que viu, mais depois que ele botou pra funcionar mudaram de ideia, não sei se vai funcionar pra você, não é uma solução, mais pode ser uma opção.
 
Pessoal,

vocês estão comentando sobre Line Arrays e, ao mesmo tempo, falando em desmembrar as caixas, inserindo subs entre elas, usando apenas uma caixa por lado etc. Um pouco da teoria; O que é um Line Array ? um arranjo de fontes omnidirecionais em linha vertical. Ao angularmos as caixas entre si, perdemos o efeito de line array e passamos a ter um vertical array. Um arranjo em linha sem os efeitos completos de um line. O que se ganha com um line array ? maior pressão sonora no eixo, menor perda com a distância (apenas 3dB contra os 6dB das caixas convencionais-teoricamente), maior diretividade e maior redução das reflexões no ambiente.

Então percebemos que são Vertical Arrays e não Line Arrays. Termo que inclusive é utilizado pela Attack, fabricante do sistema (Versa = Vertical Array). Como apenas as baixas frequências em geral são omnidirecionais, o empilhamento das baixas frequências tende a se comportar como um line. No caso das altas frequências que se encontram em guias de onda e são muito direcionais este efeito não acontece da mesma forma. Em geral, sistemas de vertical array tendem a ter ganhos nas baixas frequências e baixo ganho nas altas, devido ao acoplamento diferenciado entre baixas e altas frequências. Como uma única caixa de vertical array possui ângulo de cobertura vertical bem estreito, intencionalmente, sabemos que para se ter boa cobertura vertical é necessário o empilhamento. Muitas vezes usamos maior quantidade de caixas para se ter cobertura e não pressão sonora. Assim sendo, não se atenham apenas as potências elétricas e sim a cobertura sonora por faixa de frequência. De nada adianta ter pressão sonora sem ter inteligibilidade. No caso das caixas Versa206A o máximo de empilhamento são 4 caixas. A Attack possui outros modelos com características diferentes. As VRD112A, por exemplo, permitem o empilhamento de até 16 elementos. Utilizar os subs junto as caixas, no mesmo bumper, trás o benefício de melhor acoplamento de fase e imagem sonora. O som vêm todo de um único ponto. Diferentemente dos sistemas com as altas frequências no teto e os subs no chão. A imagem sonora fica distorcida. Algo mais ou menos assim: Bumbo no piso e caixa no teto. Se é feita a inserção de um sub entre os elementos do vertical array, aí é que ele não comportará mesmo como um vertical array. Passará a se comportar como um caixa convencional com pouca cobertura vertical.

No caso desta igreja, pode-se usar o mesmo modelo de caixa para sonorizar o mezanino inferior e superior. As caixas Versa206A são muito estreitas e cabem em diversos ambientes, incomodando muito pouco a estética. Se ainda assim atrapalhar a visão, pode-se pensar na hipótese de um reforço sonoro no teto do mezanino superior, através de caixas do tipo arandela. Dê preferência a caixas com back box (caixa acústica posterior). O som é mais interessante. Gosto de evitar o uso de caixas nas paredes. Mesmo que se alinhe o tempo em relação as caixas principais, sempre teremos muitos cancelamentos em função das diferenças de tempo e fase.

Certamente será necessário o uso de um gerenciador digital de sistemas para alinhar o sistema em frequência, fase e tempo.

Um abraço,

Denio Costa
 
sim, concordo com vc, mais nao falamos em colocar caixas de ub entre as medio, sim em usar caixas de sub no chão, logico que as line array foram feitas que as frequencias saiam de um memo ponto, temos que ver qual sistema funciona melhor e é justamentea duvida dele, numa das igrejas em que trabalho no audio, a faixa de 350m², colocamos line array da attack, 1 grave em cima e 2 celulas para L e outro set desse para R, eu sinto que esta até sobrando, na outra igreja 280 m² + - coloquei 2 peavey 1012 para L e outra para R, o tec de som da igreja nova jeruzalem elogiou o som na 3 igreja a menor, tem 2 caixas montadas pela girimum detale, elas falam bonitas, esta sendo o ideal, ele tem que testar varias sistemas antes de comprar. Eu dei algumas ideias só isso.

Grande abraço.
 
Alex,

o texto abaixo é do Panda, onde ele comenta a inserção de um sub entre caixas Versa206A. Entendi mal ?

"Adaptar o sistema como versa206 sobre um versa 118 e sob o sub outra versa 206 ... a primeira versa ficaria apontada pra galeria (parte superior) o sub como eh multidirecional ficaria no meio uma versa apontada a 120° pra nave da igreja .... ai me preocuparia com uma caixa pequena com falante de 8" para a parte inferior da galeria ... "
 
Back
Topo