Desabafo contra o mau gosto no louvor

mateus.dias

New Member
Prezados,

Elencar alguns problemas de mau gosto nos louvores das igrejas e que me incomodam. Lá em nossa igreja, já sanamos muita coisa e, hoje, evoluiu MUITO.

1) Ausência de conteúdo em algumas letras...
Repetitivas, sem fundamentação bíblia, sem algum tema decente ou coisa de analfabeto (ninguém entende). Isso não depende de estilo, vou exemplificar: Existem bandas como Third Day que possuem letras excelentes e, ao mesmo tempo existem corais de social que cantam aquela musiquinha histórica (nada bíblica no sentido de LOUVAR): Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre, também chamado de José da Consolação (e nessa hora uns cantam consolação e outros consolações hahahaha). Esta é histórica e, dependendo do contexto do culto não cabe! Exemplo: O Coral canta isso na época de Sexta-feira Santa (quando deveria cantar, por exemplo, Via Dolorosa).

2) Arrogância - Gente que pega o microfone e se transforma
É só dar uma olhadinha por aí, vendo a galera que acha que arrebenta. Entra num estúdio para gravar, faz um péssimo trabalho e tem coragem de lançar ainda.

3) Para as mulheres e para os homens - Vestimenta indecente
Desculpe o termo, mas independente de denominação (não vamos discutir isto ok?), as mulheres não se vestem bem para adorar ao Senhor muitas vezes. Ou vão com uma calça extremamente colada, como se estivessem numa academia, ou com uma saia tão agarrada que não conseguem nem mexer as pernas para andar! Fora o irmãozinho que toma uns anabolizantes, resolve mostrar os músculos na frente da igreja, não o talento que Deus lhe deu. Está cheio nas igrejas de gente assim e líderes fracos: Ah vou colocar o fulano ou a fulana porque é bonitinho(a) (mas ordinário heheheheheh).

4) Falta de preparo espiritual e técnico
São duas Coisas: Ser um crente fiél, exemplar, de bom testemunho EEEEE ter talento. Não é uma coisa OU outra. São as duas coisas juntas (Álgebra Booleana - operador AND para quem quiser entender melhor de E/OU).

5) Todo mundo na igreja quer cantar
Todo mundo tem o direito de cantar e deve cantar para louvar ao Senhor, mas ser ministro ou vocal no louvor não são todos que devem exercer este cargo. Já pensou se na igreja todos quisessem ser pastor? Não teriam ovelhas. "mas procurai com zelo os melhores dons...."

6) :x - IMPROVISO
Chega o irmãozinho ou irmãzinha e diz: AH meus queridos, não deu para eu me preparar como gostaria, mas vou oferecer esse louvor ao Senhor, Amém? É... para Deus, muitos dedicam a sobra de tudo: sobra do tempo, sobra dos recursos, o que sobra na carteira... sobras... enfim, Deus merece o melhor. É impressionante como tem gente que não se toca e faz isso de forma recorrente. É preciso parar para entender que cantar ao Senhor não é moleza não. É trabalho DURO.

7) Cobrar para tocar
Na nossa igreja tem um problema meio complicado como em muitas igrejas, vou exemplificar: Um irmão engenheiro, fez o projeto de graça de muitas melhorias e não cobrou - trabalho voluntário sério. Porém um determinado músico recebe para tocar. Enquanto os outros músicos não. Para mim, trabalho de verdade ao Senhor é sem cobrar. As bênçãos Dele são mais preciosas. Essa pessoa não vive exclusivamente da obra de Deus. Não é justo isto. Não existe fundamento bíblico distorcido que justifique esse ato.

8) Comportamento duvidoso
Essa aqui é para os velhos músicos da igreja... (gente que está no ministério há anos). Vai o pastor pregar e fala: Abra a sua Bíblia em Amós. Pronto, fica o irmão do louvor (vai pra cá, vai pra lá, vai pra cá... ) manuseia mal a palavra (quem manuseia mal a espada, apanha e sabe de quem? não preciso responder). Fatos falam mais alto.

9) Ciúme Santo
Gente que faz na igreja sempre sofre algum tipo de perseguição. Natural. Chama-se ciúme santo, que de SANTO, não tem nada. Ou como outros diriam - Inveja Santa. Se você tem inveja de alguém do louvor, trate de corrigir isto. Ou inveja de qualquer pessoa da igreja. Meu irmão, corrija esse defeito.

10) Louvor vazio
A pior coisa é ter a certeza que Deus não recebeu seu louvor. Se você não pratica algumas coisas como dito anteriormente, cuidado, pode acontecer com você, como já aconteceu comigo.

Essas dicas, são até experiências que eu mesmo vivi, tive que aprender e o Senhor me colocou na linha e me corrigiu. Deus corrige quem ama. Ele ama você como ama a mim.

Portanto meus amados, reflitam nessa palavra como uma forma de melhor servir a Deus.

Recomendo o livro: O perfil do Adorador - André Paganelli.

Abraços e fiquem com Deus!
 
Concordo com tudo.
Só vou comentar uma parte:
mateus.dias disse:
7) Cobrar para tocar
Na nossa igreja tem um problema meio complicado como em muitas igrejas, vou exemplificar: Um irmão engenheiro, fez o projeto de graça de muitas melhorias e não cobrou - trabalho voluntário sério. Porém um determinado músico recebe para tocar. Enquanto os outros músicos não. Para mim, trabalho de verdade ao Senhor é sem cobrar. As bênçãos Dele são mais preciosas. Essa pessoa não vive exclusivamente da obra de Deus. Não é justo isto. Não existe fundamento bíblico distorcido que justifique esse ato.
Quase toda igreja tem seus ajudadores pagos. Seja o próprio pastor, que recebe seu MERECIDO salário, seja um zelador, um porteiro, faxineiros e muitos outros, dependendo do porte da igreja.
CONCORDO quando você diz que, para "pessoas que não vivem exclusivamente da obra de Deus", o salário é dispensável, ainda mais quando um levita ganha e outro não.
Por acaso é esse mais importante que o outro?

Porém, não vejo nada de errado em contratar músicos e operadores de áudio que se dediquem 100% à obra, em tempo de estudo, preparo, ensaio...
Assim como o porteiro, ser músico e/ou operador de áudio também é uma profissão digna, e o pagamento desse salário (NA MINHA OPINIÃO) é conseqüência do crescimento da obra.

P.S.: Como aqui no fórum estamos em alta temporada de pessoas sensíveis, frágeis e sentimentalistas, não custa repetir que esse é simplesmente o meu ponto de vista. Não estou dizendo que ninguém está certo ou errado por pagar ou receber dinheiro em troca de trabalho dentro da igreja.

P.S.2: O meu trabalho como operador na igreja é 100% voluntário e ofertado. Nunca ganhei 1 centavo por isso, e não pretendo um dia ganhar.
 
Estas questões são muito complicadas, eu mesmo já participei em uma igreja em que o tecladista recebia da igreja e o restante da banda não. Ele ensaiva todos os coros da igreja inclusive o do colegio, mas nós tocava-mos em todos tambem. Cheguei a ficar indignado um tempo, mas depois atravez de pregador veio a palavra do senhor para mim:

Temos que cuidar do nosso ministerio, o ministerio que Deus nos dá é para nós, não para nosso grupo ou para quem está em nossa volta. Temos que fazer o nosso ministerio como ele nos dá. e deixa os outros. Então meu ninisterio era tocar, tocava sem nenhum recebimento e com muita gratidão a Deus por ele me permitir. Agora meu ministério é o som da igreja, não me importo com os outros, sigo meu ministerio. carrego caixas sozinho, fico até tarde desmontando enquanto todos estão conversando, carrego as coisas no meu carro mesmo, pq a combi da igreja está levando o grupo de louvor em casa, e assim sigo feliz cumprindo meu ministerio.

Mas se algum dia Deus tocar no meu coração que eu tenho que deixar meus afazeres profissionais e me dedicar integralmente no trabalho na igreja certamente ele vai me sustentar, e a forma mais pratica é pagando o salario.

Abraços.
 
graça e Paz irmãos,estou colhendo hoje os frutos plantados a praticamente 18 anos ,como, sempre fui ou pelo menos ralo muito para ser operador de áudio na minha igreja,durante os 18 anos de dedicação uma semente foi plantada pela liderança da minha igreja, eles diziam que ia chegar um dia em que eu estaria a disposição do ministério em tempo integral,hoje após essa pequena jornada e com o crescimento da igreja sou funcionário da igreja,além do som,que exige na pior das situações uma pessoa que tenha horário muito flexivel,sou o responsável por pequenas manutenções no templo como por exemplo trocar lâmpadas e ou reatores queimados,consertar uma tomada,abrir/fechar o templo e por ai vai,eu entendo que Deus sempre tem o melhor para nós ,e é um sonho poder ter todo ministério de louvor também em tempo integral,imaginem só, todos os louvores sendo ensaiados exaustivamente,tempo de consagração com jejuns,orações,as reuniões do ministério,tudo sendo feito nos horáris determinados pela liderança sem ter que esperar esse ou aquele irmão chegar do trabalho,tudo tem um propósito e fica uma pergunta:
Quem não gostaria de trabalhar em tempo integral na obra de Deus?
 
Pessoal, vamos lá:

Concordo com o Gabriel também. Talvez minha mensagem não estava tão detalhada. Vou explicar:

Viver da obra de Deus é uma coisa maravilhosa! Um dia almejo isto.

Para mim, viver da obra de Deus significa:

Dedicação, Compromisso, Qualificação etc.

No caso em que citei, esta pessoa não se dedica de forma diferenciada o que justifica um pagamento correto pelo que faz. Não ensaia coral, não prepara nada em especial... eu diria um relaxo vestido de social, apenas.

Bom, tenho irmãos que se dedicam, pagam cursos, estudam, tocam bem, estão lá sempre em todas programações, firmes, inabaláveis.

Leiam Lucas 17:10 (Servos Inúteis).

Nos foi mandado fazer, quem não faz, tá frito eeeeee, quem faz, recebe e faz mal feito, pior ainda!

Na verdade foi nesse sentido que gostaria de transmitir a mensagem .

Moçada, Deus abençoe vocês maravilhosamente pelo empenho e trabalho sério que eu tenho certeza que exercem!

O mal está em "roubar do patrão" como diz em provérbios. E nosso patrão é Deus.

Para mim, o dia em que eu puder me dedicar 100% na obra, será mais feliz. Vou continuar com minhas aulas de computação na faculdade onde leciono e servir ao senhor Durante 40 horas semanais! Pura bênção!

Abraços!
 
Não sei se na igreja de vcs é assim, mas aqui na minha igreja, o ministerio de musica é chamado de Ministerio de Louvor e adoração.
Mas a questão é que eles só tocam e cantam.
Quer dizer que eu que faço operação de audio não louvo e nem adoro?
e a sociedade feminina que atua em todas as programações da igreja? não Louva? não Adora?
Pra mim deveria ser somente ministerio de musica...

Eu já fiz parte do ministerio de "Louvor e Adoração" por muito tempo, mas hpje não teho mais paciencia, sou amigo dos musicos, mas na maioria das vezes vejo pessoas despreparadas, sem compromisso sério com o chamado, pessoas muito dispostas em "aparecer" ( aqui tinha um vocalista que em canticos de jubilos dava uma giradinha no estilo Lulu santos),

E ministrações absurdas , parecem ter sido tiradas diretamente de Heresias 1:1 ...
Sem falar nos Mantras Gospel...
 
JediRoquer disse:
aqui tinha um vocalista que em canticos de jubilos dava uma giradinha no estilo Lulu santos

KAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

Deixa ele girar em volta do cabo, porém coloque o cabo na altura do pescoço dele. O cara tá pensando que é o Kirk Franklin dentro da igreja? KAKAKAKAKAKK

Você tem toda a razão! Louvor e Adoração. Até parece que os caras andam por cima né!? Falta uma humildade tremenda e também em entender que adorar não é só CANTAR ou TOCAR. Adorar é todas essas coisas que você mesmo disse!

Adorar a Deus é diariamente!

Mas dei muita risada aqui imaginando o MALA (que faz isso para aparecer) dando umas viradinhas... KAKAKAKAKAKAKAKAKA

Na minha tem uns malas. Certa vez o baixista não queria abaixar o som e só dava risada, tirando uma com a minha cara... aí falei... ou você vai abaixar esse som ou você vai ver o que vou fazer com esse cabeçote seu meteoro. Trocar em uma caixa MOOG multifuncional... de 10W hahahahaha.

Ser servo do Senhor não significa abaixar a cabeça para toda ignorância não!

O acúmulo de gente mal educada as vezes também estraga. Gente espaçosa, Vacas de Basã... etc.
 
1) Ausência de conteúdo em algumas letras...
Repetitivas, sem fundamentação bíblia, sem algum tema decente ou coisa de analfabeto (ninguém entende). Isso não depende de estilo, vou exemplificar: Existem bandas como Third Day que possuem letras excelentes e, ao mesmo temo existem corais de social que cantam aquela musiquinha histórica (nada bíblica): Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre, também chamado de José da Consolação (e nessa hora uns cantam consolação e outros consolações hahahaha). Esta é histórica e, dependendo do contexto do culto não cabe! Exemplo: O Coral canta isso na época de Sexta-feira Santa (quando deveria cantar, por exemplo, Via Dolorosa).


... muito me preocupa o conteúdo da música cristã contemporânea... não sei se porque já vivenciei os bastidores de shows gospel e outras coisas similares... e digo que a ausência de conteúdo não está apenas em "algumas letras" ... mas em muitas letras e na vida do ministério de quem está cantando .
Poderia listar aqui várias delas que são cantadas em nossos momentos de louvor , mas aí um vai dizer que é "pela fé " e outro vai dizer que "estou vendo com maus olhos" a letra da música. Então deixa fluir as coisas e boa...me dói na alma quando a igreja canta certas músicas de auto-ajuda... menos de louvor.
Tenho reparado que em alguns cânticos , os "veteranos" da igreja simplesmente se assentam ... exponho a colocação de uma anciã , poço de sabedoria em nossa igreja, com quem muitos se aconselham, e que perguntei a causa de certa atitude :

"Filho... não se pode aceitar de tudo o que se canta e o que se ouve ultimamente. Estamos no mundo mas não pertencemos a ele , o bem e o mau , a luz e as trevas não podem jamais andar juntos. De onde veio esse cântico ? Quem canta ? Qual a história de vida e o testemunho dessa pessoa ?Eu não sei nem quem é , mas tenho ouvido e visto pela TV que esse cantor está até na parada de sucesso das rádios e TV mundanas e dentro da igreja ao mesmo tempo quando na verdade deveriam de ser rejeitado pelo mundo , omitido e perseguido pela imprensa." Aonde está o atrito entre a Luz e as trevas aí ?

reflitam ...
 
deoclecio disse:
... ao mesmo temo existem corais de social que cantam aquela musiquinha histórica (nada bíblica): Era o seu nome Barnabé, natural de Chipre, também chamado de José da Consolação (e nessa hora uns cantam consolação e outros consolações hahahaha). Esta é histórica e, dependendo do contexto do culto não cabe! Exemplo: O Coral canta isso na época de Sexta-feira Santa (quando deveria cantar, por exemplo, Via Dolorosa).

Já é a segunda ou terceira vez que vejo alguém dizendo que esta música não é bíblica e não entendo o porquê, já que ela é toda baseada em Atos 4:32-37 e 11:22-25. Barnabé é usado como exemplo de homem íntegro e temente a Deus, que possui um olhar social, que não se preocupa consigo mesmo, mas com o próximo. O autor da música, Guilherme Kerr Neto, quer nos mostrar um homem com o coração de Cristo. Quer nos mostrar o exemplo de um homem que cada um de nós deveria seguir, pois ele seguia a Cristo. Se isto não é bíblico, então não sei mais o que é.

[]'s
 
David Fernandes disse:
bíblica e não entendo o porquê, já que ela é toda baseada em Atos 4:32-37 e 11:22-25. Barnabé é usado como exemplo de homem íntegro e temente a Deus, que possui um olhar social, que não se preocupa consigo mesmo, mas com o próximo. O autor da música, Guilherme Kerr Neto, quer nos mostrar um homem com o coração de Cristo. Quer nos mostrar o exemplo de um homem que cada um de nós deveria seguir, pois ele seguia a Cristo. Se isto não é bíblico, então não sei mais o que é.

David, é um prazer receber seu comentário e muito bem-vindo!

David, vou explicar melhor meu ponto de vista (escrevi errado o que eu queria de fato expressar).

Sim é uma história bíblica, bonita, interessante e devemos seguir o exemplo.

Mas ao mesmo tempo o propósito do uso não é um LOUVOR. Não deixa de ser música, mas não se classifica como uma música de louvor. Vou explicar como eu entendo e, me corrija se eu estiver errado: O Coral deve cantar direcionado a quem? Ao público ou a Deus? Para que você cantaria uma música para Deus falando de Barnabé, se Ele mesmo sabe muito bem dessa história? Você poderia então cantar a música do Capital Inicial que fala daquela prostituta... que ela dançou no final (moral de vida...) e as mulheres pensariam... nossa... não quero nunca ser assim não hahahahaha

A diferença é:

Louvar significa entregar à Deus a música. Cantamos para ELE! É mesma coisa aquelas pessoas que oram assim: Te adoramos porque o Senhor é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó ... (para se mostrar entendidos das escrituras hahahha - Ele é o Nosso Deus e Deles também - Abraão, Isaque e Jacó). Quando deveriam orar: Senhor, te adoro porque mesmo eu sendo um pecador, o Senhor me ama de verdade. Seria mais legal se no meio da oração o cara abrisse o livro de números e começasse a ler... porque o Senhor também é o Deus de... x, y, z... hehehehehe

Em resumo: Não pregamos aos outros na nossa oração e Louvor é a Deus... não às pessoas.

Outra coisa: Até mesmo uma música de Louvor pode ser usada para não louvor, quando sobe de tom 3 vezes por exemplo com meia duzia de palavras repetitivas. Isso é querer mostrar que você canta pra caramba e sobe até o F# da última oitava do piano heheheheheh ...

Me lembro uma vez um cara que ensinei a cantar, talentoso, mas caiu na armadilha. Foi cantar aquele som do Petra: We Exalt Thee hehehehe Ele subiu de tom um monte de vez... no culto a galera só ficava olhando e ele RINDO e cantando só ele e mais uma meia dúzia que estava arrebentando por dentro para chegar na nota. Isso é louvor congregacional? hehehehe não.

David, é assim que entendo as coisas e, me corrija se eu estiver errado.

Um grande abraço e fique com Deus.
 
Quando um cantor ou grupo está cantado deve cantar sim pra nós mas, primeiramente a Deus. Ele deve cantar para nós pois ele esta de certa forma dirigindo nossa adoração... não sei se consegui me expressar bem...
 
Olá a todos!

Eu não concordo com posições extremistas, acho que na igreja o louvor deve ser feito de forma homogênea, para que se possa atingir as várias idades e gostos dos irmãos.

Nas minhas orações quando reúno o grupo antes do culto, sempre peço pra que seja primeiramente em louvor e adoração a Deus e que também o nosso trabalho possa ser guiado pelo Espírito Santo para atingir a todos presentes.

Acredito que no culto devemos usar nosso ministério para fazer a Obra de Deus. Algumas músicas não são direcionadas a Deus, mas o que eu peço é que Deus fale com as pessoas através daquelas músicas, eu acredito que algumas pessoas possam ser conquistadas através da música. Algumas pessoas se achegam na igreja com o coração petrificado, as vezes sem fé, sem saber o que está fazendo ali, e estas pessoas necessitam de canções que falem com elas. Uma analogia com o teatro, usamos ele para passar uma mensagem para as pessoas, porque não utilizar a música?

Em relação a se escolher uma música é muito complicado, eu muitas vezes fui contra algumas música e essas foram e são benção na igreja, agora eu como líder barrei uma esse ano, Fidelidade - Danielle Cristina, achei que a proposta da música não tinha nada a ver com a igreja, e estava insuportavelmente na boca de um monte de gente, mas é uma canção que quem conhece cantaria e quem não conhece ficaria assistindo.


E por fim, falando dos outros pontos levantados pelo Mateus, vejo que é uma questão de liderança, o líder do louvor tem que se fazer submisso a visão do pastor e os integrantes submissos a visão do líder, o que fujir disso deve ser tratado severamente, antes um grupo reduzido a um grupo grande e com grandes problemas!


Um grande abraço a todos!

“Se você tem uma maçã e eu tenho uma maçã, se as trocarmos, cada um de nós continuará com apenas uma maçã. Mas eu tenho uma idéia, e você tem uma idéia. Se as trocarmos um com o outro, ambos teremos duas idéias”.

George Bernard Shaw
 
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=jMnTipETrH0">http://www.youtube.com/watch?v=jMnTipETrH0</a><!-- m -->

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=xcybgVDV2OE">http://www.youtube.com/watch?v=xcybgVDV2OE</a><!-- m -->

Acho que está dentro do tema abordado.... vale o play...
 
mateus.dias disse:
Louvar significa entregar à Deus a música. Cantamos para ELE! É mesma coisa aquelas pessoas que oram assim: Te adoramos porque o Senhor é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó ... (para se mostrar entendidos das escrituras hahahha - Ele é o Nosso Deus e Deles também - Abraão, Isaque e Jacó).

Não, não significa. Cantamos em louvor e adoração, mas tb cantamos para a edificação da igreja. Letras bíblicas (históricas como vc diz) servem para educar e edificar o povo... e quando estamos lá na frente, estamos cantando tb para a igreja. Com relação à oração, muitas vezes ela serve como testemunho para pessoas que não conhecem a Deus, nem Sua história... não vejo qq problema em orar citando a Bíblia... e é um excelente exercício de memorização.

[]'s
 
Vou ter que entrar na discussão...

Como o grande Aldo Soares nos ensinou em uma palestra muito abençoada ao ministério de Louvor, O MINISTÉRIO DE LOUVOR tem como TAREFA, RESPONSABILIDADE, OBJETIVO, levar a igreja a adorar a Deus....

Adoração em si podemos fazer dentro de nosso quarto, no nosso trabalho, enfim onde quer que estejamos... pois devemos o adorar em ESPIRITO e em VERDADE, isso significa que, não importa o que façamos, se for para honra e glória dele já estamos o ADORANDO...

Lembro-me de uma frase do Aldo que ficou na minha memória e na memória de todos do Louvor daqui, "Só podemos levar os outros até o nivel onde nós nos encontramos.", explicando sua frase ele nos ensinou que, como o ministério de Louvor tem como objetivo levar a igreja a adoração, o ministro tem que ter em sua mente que ele pode Adorar a Deus em todo o momento, e que ali sobre o altar ele não pode concentrar-se em si mesmo, e sim concetrar-se em levar a igreja a Adorar; e lógicamente a vida de adoração do MINISTRO DE LOUVOR deve ser contínua, por que senão onde vai levar a igreja? ele só vai poder levar a igreja no mesmo patamar espiritual onde ele mesmo está...

Seguindo o pensamento ele nos disse que após o término do culto o ministro pode se prostar, chorar, orar, fazer o que quiser na presença de Deus, pode o adorar ali por quanto tempo quiser, mas na hora do culto ele deve ser o LIDER da adoração CONDUZINDO a igreja...
 
David Fernandes disse:
mateus.dias disse:
Louvar significa entregar à Deus a música. Cantamos para ELE! É mesma coisa aquelas pessoas que oram assim: Te adoramos porque o Senhor é o Deus de Abraão, Isaque e Jacó ... (para se mostrar entendidos das escrituras hahahha - Ele é o Nosso Deus e Deles também - Abraão, Isaque e Jacó).

Não, não significa. Cantamos em louvor e adoração, mas tb cantamos para a edificação da igreja. Letras bíblicas (históricas como vc diz) servem para educar e edificar o povo... e quando estamos lá na frente, estamos cantando tb para a igreja. Com relação à oração, muitas vezes ela serve como testemunho para pessoas que não conhecem a Deus, nem Sua história... não vejo qq problema em orar citando a Bíblia... e é um excelente exercício de memorização.

[]'s

Querido, concordo com o que diz, por outro lado a questão é quando você percebe que a pessoa se faz para se mostrar e levantar o ego. A única pessoa a ser adorada, elogiada e referenciada no templo é Jesus Cristo. Pois não somos nada. Falta humildade ao povo de Deus.

Quando você fala em letras históricas, você faria uma música com a genealogia citada em números para cantar? Você a classificaria como louvor a Deus? Louvor é exaltação. É como no livro de Salmos. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra hehehe.

Grande abraço e fique na paz!
 
Mateus.

Existe um negócio chamado bom senso. Eu não posso julgar quem está cantando, quem está orando. Eu não vejo o coração. Deus vê. Ele sabe, eu não.

[]'s
 
Queridos,

Graça e Paz! Louvo a Deus pela discussão aqui neste tópico. Vários page views. Fato que todos se importam bastante com este assunto que deve ser levado a sério sempre.

A história do louvor ao Senhor começa lá no antigo testamento. Muito antes de Jesus vir. Naquela época, existia também sociedade e existiam princípios diferentes que pautavam a sociedade para que um bom levita fosse agradável em proceder etc. Basta estudar e quem não me entendeu, vai compreender o que quero discutir.

O problema meus irmãos é: A vida fala mais alto. E muitas vezes, falta autoridade à liderança de louvor.

Vou ser bem direto e pragmático: Deus aceitava ovelhas com manchas em sacrifícios? A resposta é NÃO. Vou explicar melhor:

Certa vez um líder de louvor (uma pessoa que eu gostava muito de outra igreja), discretamente tirou uma menina vocalista do louvor para que tratasse um problema. Foi um líder, discreto, não amplificou o problema, mas se disponibilizou inclusive a ajudar. O problema era que a menina dava mal testemunho e tinha relações sexuais regularmente antes do casamento (e o namorado dela mesmo pediu ajuda ao pastor e o pastor pediu que o líder a tirasse do louvor para que fossem disciplinados no caminho e na conduta para que pudessem se casar no futuro preparados e abençoados).

Agora digo a vocês o seguinte: A menina ameçou de processar a igreja. Ninguém fofocou, mas ela mesma tornou o pecado público. Sabe por que? Porque o Espírito Santo não deixa as coisas encobertas :)

Bom meus irmãos, o louvor como todos os outros ministérios incluindo som, devem ser levados a sério. E o que vejo hoje, é um bando de relativistas que gostam de participar por prazer e não ESTREMECER na presença do todo poderoso (isso sim é adorar).

Ai do sumo sacerdote se entrasse em pecado no lugar santíssimo. Quem estuda a palavra vai responder essa rapidinho.

Então, a responsabilidade é grande e, se a vida não estiver OK com o Senhor, é feito para a própria condenação da pessoa.

Meus amados, é bom conversar com vocês. É bom tê-los como irmãos em Cristo.
 
Back
Topo