Amplificador x caixas acusticas

duda5h

New Member
Som um apreciador de música e possuía um amplificador LAB 75 da gradiente que era ligado a duas caixa QUARTETO também da gradiente e duas caixa magnovox, todos equipamentos da decada de 70 cuja sonoridade eu adoro.
Entretanto o amplificador queimou e eu arrumei um outro um LAB 45, estranhamente ele não funciona com as caixas acima citado, memo quando ligado a apenas duas delas, sai um som baixinho, parecendo que só são emitidos os agudos além de um certo ronco.
Mas ligado a outras duas caixas aiwa de um microsistem que tenho o som é emitido corretamente. Sabem me dizer o que pode estar causando isso?
 
Bom dia

Qual a impedância das caixas? pode ser que as gradiente sejam 4ohm e as outras 8ohm, portanto algum problema no amplificador,

Mas o que parece é que as caixas estejam em curto ou com a impedância alterada, se eu não me engano este modelo da gradiente tem um crossover ajustável, pode ser algum problema com ele, meça com um multímetro a impedância da caixa, e depois ligue somente uma e depois a outra no amplificador e veja o que acontece.

Outra coisa, estes amplificadores são bem fáceis de consertar o que queimou pode ser reparado com bom custo.

Verifique qual a impedância pois este amplificador somente funciona com 4ohm e se as caixas forem de 4ohm so poderá ligar duas (uma por canal)
 
So uma correção conceitual, impedancoa não se mede com voltimetro. Ao usar um multimetro numa caixa acustica ou falante vc estara medindo a resistencia DC da bobina ou de todo o cinjunto.
A impedancia é uma grandeza que implica em outras variaveis, mais especificamente MODULO DA IMPEDANCIA em OHMS e FASE.

Lembre-se que impedancia esta vinculada à variação de frequencia, e um voltimetro comum, simplesmente, injeta uma tensão dc para medir a resistencia, ou seja, não varia a frequencia !
 
Está certo, mas na realizade tanto os amplificadores e os transdutores tem suas impedâncias nominais dadas pela resistência ohmica medida, que é dada pela resistência, indutância e capacitância que gera a impedância nominal, que pode ser verificada por um multiteste normal. Dinamicamente varia conforme a freqüência mas não pode ser adicionada a especificação do produto como um numero e sim através de gráficos, portanto os fabricantes resumem com a impedância ohmica, que é o relevante no caso mencionado
 
Kadu, acho meio complicado medir a impedancia de saida de um amp com um multimetro, pois se tiver uma carga na saida, vc vai ler o valor da carga (resistencia) dela, se não tiver nada ou vai ter um valor infinito caso esteja o amp desligado, ou um valor proximo a zero caso esteja ligado. Assim não posso falar nada ...
No caso de se medir a impedancia de um falante, como disse vamos estar medindo apenas o Re da bobina, dessa medida apenas podemos estimar a impedancia do falante com base na paratica.
Em geral, usando multimetro temos o seguinte :
Caso o Re esteja entre 2 e 3.5/3.8 ohms a impedancia NOMINAL do falante pode ser de 4 Ohms
Se estiver entre 5.0 e 7.6 Ohms, a impedancia NOMINAL do falante pode ser de 8 Ohms
Estando acima de 8 e abaixo de 16 ohms, teremos Znom de 16 Ohms

A definição de impedancia nominal, na verdade é um pouco mais complexa que isso, é seria definida pela normal, como o valor da impedancia onde a curva de fase tem seu segundo ponto de ZERO, o primeiro seria na frequencia de ressonancia do falante.

E mais, atualmente as bobina so atigem suas caracteristicas adequadas qdo estão aquecidas e em funcionamento , fria apenas se tem estimativa da impedancia das mesmas.
Inumeros falantes tem Re de 5.5 ohms, que vai atingir um valor perto de 7 ohms (o Re !) qdo a bobina estiver a uma temperatura de tantos graus e submetida a potencia tipica de operaçao.

Vc pode tranquilamente espcificar uma impedancia em uma tabela, acrescentendo os seguintes dados Frequencia / Modulo da Impedancia / Angulo de Fase ... Não necessariuamente necessita de um grafico. Alias, nos tempos antigos era assim que se levantava a curva de impedancia de um falante, fvariando a frequencia e lendo os valores num osciloscopio ....

E em tempo, por definição toda IMPEDANCIA é OHMICA ...
 
só para dar um pitaco, mesmo testes de amplificador com cargas que costumamos usar como "meios de fortuna" tais quais resistência de chuveiro, têm seus valores alterados conforme a resistência aquece, eu costumo para fins de medida mergulhar a resistência em água fria para manter mais ou menos os valores nominais quando estou testando divisores de frequência principalmente.
A impedância ou mesmo a resistência DC é otimizada para temperatura de operação do falante, como já foi bem dito pelo mestre Ullman.

Vale lembrar também que a norma que regulamenta essas mediadas dá margem para a indústria dar uma "roubadinha" e a impedância nominal dos falantes pode ser bem menor que o especificado...
 
duda5h disse:
Som um apreciador de música e possuía um amplificador LAB 75 da gradiente que era ligado a duas caixa QUARTETO também da gradiente e duas caixa magnovox, todos equipamentos da decada de 70 cuja sonoridade eu adoro.
Entretanto o amplificador queimou e eu arrumei um outro um LAB 45, estranhamente ele não funciona com as caixas acima citado, memo quando ligado a apenas duas delas, sai um som baixinho, parecendo que só são emitidos os agudos além de um certo ronco.
Mas ligado a outras duas caixas aiwa de um microsistem que tenho o som é emitido corretamente. Sabem me dizer o que pode estar causando isso?
Olha,dificil dizer mas se funciona com caixas da aiwa,tem que funcionar com as outras.
Esses amplificadores da gradiente não são de rejeitar serviço.
Não são muito musculosos mas tem uma boa sonoridade.
Meu conselho é que você verifique atentamente as caixas,ligue-as em outro sistema e verifique se o problema permanece.
As caixas são de impedância de 8 ohms e as aiwa,se não me sengano são de 6 ou 4.
Só por aí,verifica-se que há algo errado nas caixas ou fiação.
Uma hipótese é que o problema no amplificador anterior tenha estragado as suas caixas.
Esses amplificadores,apesar de serem bons não possuem qualquer tipo de proteção na saída.
Espero ter ajudado.
William
 
Olá alguem pode me ajudar estou com uma duvida de quantos Amplificadores tenho que usa num sistema AERO 50 são 24 12 Pra cada lado os amps de preferencia studio R
 
Back
Topo