AES'12 - Palestra sobre Áudio nas Igrejas

David Fernandes

Active Member
Olá pessoal.

Estamos trabalhando para escolher o tema da palestra sobre Áudio nas Igrejas para a AES'12. Gostaria que vcs nos dessem sugestões de temas. O que vcs acham de "A interação do som do palco e PA e suas consequências em ambientes fechados"?

[]'s
 
É um bom tema , pois a maioria das igrejas sofrem com isso, devido a cada vez mais os pregadores e musicos quererem mais e mais caixas de retornos, conheço igrejas que tem mais caixas de monitor que no PA.

E isso em ambientes fechados imagine!

Outra diga é sobre a "tendencia da implementaçao de lines em igrejas" onde tem se falado muito que os lines sao a salvaçao das igrejas e quando na verdade isso nao é uma maxima.


Abraços

Abraços
 
David, esse tema é perfeito.
Esse problema vai perseguir a galera que faz áudio indoor para o resto da vida!
Não entra somente o retorno, mas também todo spl gerado, como cubos, bateria, percussão e ai vai.
Eu ainda tenho um dilema quanto ao cubo de guitarra, se proíbo ou não.
Timbre do cubo vs Sujeira do guitarrista surdo.
 
Caio Fábio disse:
David, esse tema é perfeito.
Esse problema vai perseguir a galera que faz áudio indoor para o resto da vida! Não entra somente o retorno, mas também todo spl gerado, como cubos, bateria, percussão e ai vai.

A ideia é esta mesmo. Qd disse "som do palco", me referia exatamente a todas as fontes sonoras que estão no palco.

Caio Fábio disse:
Eu ainda tenho um dilema quanto ao cubo de guitarra, se proíbo ou não. Timbre do cubo vs Sujeira do guitarrista surdo.

Coloque a caixa numa sala fora do templo, microfone e jogue pro fone dele e para o PA. Fica muito bom. É assim que faço.

[]'s
 
Ótima a ideia, já tenho uma sala do lado esquerdo do palco, só resta saber se vai ter porta la...
David, outra coisa que ajuda e a parede do palco ser absorvente.
Um projeto do Aldo em uma de nossas igrejas, pelo que vi no papel a parede do palco e toda coberta por material absorvente.
Isso evitaria bastante a volta do som do retorno.
Ainda não tive oportunidade de ir conferir.
 
David Fernandes disse:
Coloque a caixa numa sala fora do templo, microfone e jogue pro fone dele e para o PA. Fica muito bom. É assim que faço.


David pegando a deixa, vou tentar isso essa semana, pois implementamos o sistema de fones na igreja e o guitarrista achou o timbre da guitarra vindo do power play muito pobre, vou tentar fazer como vc citou, segundo um video que assisti, vc cita que seu guitarrista sentiu uma baita diferença.
 
David

Assunto bem interessante, inclusive como nesses casos temos que escolher os que se dá enfase, eu elegeria dois pontos: retornos via fone e bateria eletrônica.
 
Tema extremamente pertinente, um dos maiores problemas em som idoor ao meu ver...

E s vezes uma mudança de posição (chegar o baterista mais pra lá), uma inclinação do ampli de guitarra, uma baqueta e uma pele mais adequada para bateria, um retorno bem posicionado já fazem milagres...

achou o timbre da guitarra vindo do power play muito pobre

Você joga o sinal da guitarra direto para o power play? Já falei aqui algumas vezes, timbre de guitarra é a guitarra+ampli+falantes, podemos somar isso a qualidade do microfone que estiver captando, para ligar direto na mesa tem que usar ao menos um simulador digital tipo Line6 ou outro a altura para simular o conjunto caixa amplificador, senão não é timbre de guitarra...
 
Vinicius busc'art disse:
David Fernandes disse:
Coloque a caixa numa sala fora do templo, microfone e jogue pro fone dele e para o PA. Fica muito bom. É assim que faço.


David pegando a deixa, vou tentar isso essa semana, pois implementamos o sistema de fones na igreja e o guitarrista achou o timbre da guitarra vindo do power play muito pobre, vou tentar fazer como vc citou, segundo um video que assisti, vc cita que seu guitarrista sentiu uma baita diferença.

Não só o guitarrista, mas eu também achei a diferença muito grande... e prá melhor. Não esqueça de colocar um bom mic: o Shure SM57, que é tradicional para esta aplicação, ou uma solução mais barata, como o AT MB2-k. Prá quem não pode comprar um mic agora, um SM58 ou similar resolvem o problema.

Com relação ao tema do tópico, já estamos pensando em fazer um painel sobre o assunto.

[]'s
 
Muito bom o tema... Parabéns David?

Quais os dias da AES esse ano?

To morrendo de vontade de ir... espero conseguir vender bastante produtos da DB, só assim dá pra ir esse ano...
 
A AES'12 será realizada no ExpoCenter Norte, no período de 8 a 10 de maio. Lembro aos interessados em ir, que sócios pagam muito menos que os não sócios. Ano passado o congresso custou R$ 450,00 (se me lembro bem) para não sócios. Associados pagaram R$ 50,00.

Quem quiser se associar, entre em contato com a Rosi, pelo telefone (21) 3269-0970, ou pelo e-mail <!-- e --><a href="mailto:[email protected]">[email protected]</a><!-- e -->. Para quem ainda está estudando, o valor da anuidade sai com 50% de desconto. Aproveitem a oportunidade.

Informações e detalhes podem ser vistos nos links abaixo.

http://www.aesbrasil.org/blog/2011/...cresce-e-sera-realizado-no-expo-center-norte/

http://www.musttour.com.br/2010/feiras.php#eve_154



[]'s
 
Obrigado pela confiança, Marinaldo.

No entanto, queremos fazer um painel com, pelo menos, 4 pessoas. Se houver chance, vou ficar na audiência.

E, pessoal, há algum outro tema relativo à sonorização de igrejas, que vcs gostariam de ver tratado na AES'12?

[]'s
 
Outro assunto que poderia ser tratado poderia ser explorado ser "tecnicas para captação e gravação de cultos"...
 
boa deneripr, e no meio disso, apresentar programas para isso, outro assunto que poderia ser falado era sobre mesas digitais ou analogicas, pois vejo uma briga qual o melhor e mais pratico nas igrejas, digitas ou analogicas?
e no meio disso, falar sobre line array a suposta "solução" nas igrejas
 
gostei mto de um dos temas que foi trabalhado no mais recente Comunicai!: "Relacionamento entre músicos e operadores de som", acho que esse tema poderia ser mais comentado e discutido, de maneira a gerar mais idéias, afinal de contas sem esse relacionamento todo o esforço dispensado pode se tornar em vão...

acima de tudo o amor precisa prevalecer, certo?!
 
alex PEREIRA disse:
... outro assunto que poderia ser falado era sobre mesas digitais ou analogicas, pois vejo uma briga qual o melhor e mais pratico nas igrejas, digitas ou analogicas? ... e no meio disso, falar sobre line array a suposta "solução" nas igrejas

Alex.

Estes assuntos são tratados normalmente nos congressos da AES e se os trouxermos para a palestra de sonorização de igrejas, estaremos sendo repetitivos. Os mesmos princípios que se aplicam nas turnês, shows, casas de espetáculo etc, se aplicam nas igrejas e nos eventos chamados "gospel".

Mateus Silva disse:
gostei mto de um dos temas que foi trabalhado no mais recente Comunicai!: "Relacionamento entre músicos e operadores de som", acho que esse tema poderia ser mais comentado e discutido, de maneira a gerar mais idéias, afinal de contas sem esse relacionamento todo o esforço dispensado pode se tornar em vão...

acima de tudo o amor precisa prevalecer, certo?!

Mateus.

As palestras da AES são eminentemente técnicas. Este tipo de abordagem não se encaixa no perfil do evento. O Comunicai! tem outra pegada... então podemos tratar de assuntos técnicos e espirituais tb. Não é o caso da AES.

[]'s
 
entendi, um dos meus sonhos é poder participar de um evento como AES ou O comunicai, pro isso dei pitaco errado, outro assunto, não sei se já foi tratado, seria: A importancia do lider "pastro" na qualidade do audio.
saber o que esta fazendo desde a contrução do templo passando pela acustica e chegando aos equipamentos.
 
Back
Topo