Crest CA9 em 2 ohms...bitola adequada para a distância?

Egon

Member
Boa tarde amigos!

Trabalho em uma casa de festas com 2 amplificadores Crest CA9 (110V), sendo que 1 empurra 2 caixas Bose que ficam no canto do salão e o outro empurra 4 Caixas Antera T-350 (pelo fabricante 350W).
Sei que tenho sobra nas Boses, mas como essa caixa fica a 50m de distância tenho usado o ampl em 8ohms com fios de 1,5mm...já ta montado a muito tempo e, como uso pouca potência nas Boses, mantenho esse cabo mesmo.

Na pista 1 ampl Crest CA9 empurra 4 caixas de 350W trabalhando em 4ohms (2 caixas ligadas em paralelo). O ampl dá 900W por canal em 4ohms (1kHz, 0.01% THD+N) e 800W por canal em 4ohms (20Hz-20kHz, 0.1% THD+N).
Uso fios PP de 2X2,5mm mas muitas vezes o ampl tem clipado. Estou pensando em cabos de 2X4mm para ter menos perda de potência.

A dúvida na verdade é que consegui mais 2 caixas T-350 e queria colocar 3 caixas por canal e gostaria de saber a bitola do fio indicado. O ampl dá 1000W por canal em 2ohms (1kHz, 0.01% THD+N) e 900W por canal em 2ohms (20Hz-20kHz, 0.1% THD+N). Pelo que li essa ligação de 3 caixas deixaria o ampl trabalhando em 2,67ohms (não tenho idéia se está correto).

A distância do ampl até as caixas principais é de 10 metros e estava pensando em cabos PP de 2X4mm, visto que a perda de potência é maior em 2ohms. Da primeira caixa pra segunda o cabo é de 1 metro apenas (as caixas ficam empilhadas) e a distância pra terceira caixa é de 5 metros (as caixas ficam no chão do outro lado da pista).

Indicariam essa ligação de 3 caixas por canal com o ampl trabalhando em 2,67ohms ou faltaria potência para as caixas? Cabos PP2X4mm seriam suficiente ou é melhor aumentar a bitola do cabo?
Pelas minhas contas 900W do power em 2ohms + a perda, chegaria menos de 300W para cada caixa (3 ligadas em paralelo). Mas lembrando que estou trabalhando com 34 caixas por canal e não 4, portanto o sistema ficaria acima de 2ohms.

Li toda a matéria sobre dimensionamento de cabos de caixas acústicas e fiquei bem perdido...fico agradecido se alguém puder ajudar.

Obrigado! Muita paz para todos!
 
Certa vez retirei essa tabela aqui do fórum mesmo, tomare que lhe ajude...

va15.jpg
 
Fabio, muito obrigado!
Tenho tb a tabela de perda do manual do CA9 que vou colocar aqui.
Minha dúvida maior era se a quantidade de potência gerada pelo ampl em 2ohms seria suficiente para as 3 caixas de 350W ligadas em paralelo.
Na verdade me parece que o que vale na especificação são os valores para (20Hz-20kHz, 0.1% THD+N) que seriam 900W por canal em 2ohms.
Se eu tiver uma perda de 4,3% em 2 ohms (conforme a tabela do ampl) trabalhando com fio 2x4mm cairia a potência para 861W aproximadamente.
Mas eu não trabalharei em 2ohms e sim em 2,67ohms pois são 3 caixas ligadas em paralelo.
Isso quer dizer que terei mais potência do que 861W (com a perda)? As 3 caixas de 350W totalizam 1050W, mas imagino que não cheguem a esse pico.
Será que vai ficar casado ou é melhor colocar um fio de 2x6mm pra ter menos perda da potência do ampl?

lq9j.jpg
 
Lembrando que todas essas contas são para um canal só.
São 3 caixas por canal pois empilharei 2 e a outra ficará do outro lado da pista no chão.
Acham melhor eu usar os 2 ampls CA9 pra empurrar as 6 caixas T-350 (total) da pista? Aí compraria outro ampl mais fraquinho pras Bose que só fazem fundo do salão.
Daria pra ligar as 4 caixas do chão em bridge (mono) e as 2 caixas de cima em 8ohms (stereo)?
Alguém tem outra sugestão?

Obrigado mais uma vez!
 
Boa tarde Egon,
O ideal é que tenha uma proporção de 2:1 ou seja, o seu amplificador teria que fornecer 2100W (2x1050) por canal para alimentar bem as caixas, e mesmo assim, teria o problema da impedância de 2,67 Ohms.
Mesmo sem as perdas por impedância, cabo, etc. ela já está subdimensionado. Eu tenho uma tabela que consta uma perda de 17% da potência para 2Ohms em 50m de distância com cabo de 4mm, limitando ainda mais o seu amplificador.
Nesta mesma tabela, consta que para potências acima de 600W é aconselhável cabos de 6mm. Na dúvida, o ideal é errarmos para mais :p
Se fosse você usaria os dois amplificadores mesmo, 1 para as caixas Bose (a potencia do amplificador em 8Ohms é de 600W, verifique se é suficiente para as mesmas) e 1 (provisoramente) para as 4 caixas Antera (dessa maneira, 2 caixas por canal em paralelo, ficando em 4Ohms com 700W por canal e 200W de "folga").
[attachment=0]
 

Attachments

  • Tabela de cabos para falantes.pdf
    14 KB · Visitas: 13
Back
Topo