Curso IAV

rogerwars

Member
A Paz do nosso Senhor queridos.

Estou querendo investir profissionalmente na area de AUDIO.
Trabalho no ministério de SOM onde congrego, a mais ou menos 10 anos. Verifiquei q uma das melhores escola é IAV (Instituto Audio Visual) e sei q investir nessa escola tem um custo alto. Gostaria da opinião dos amados quanto ao mercado de trabalho, se vale a pena investir nesta area e trabalhar profissionalmente.

Desde ja agradeço a atenção

Deus Abençoe
 
Boa tarde Rogério,

Paz.

Antes de tudo, uma correção. IAV = Instituto de Áudio e Vídeo.

Vamos lá... me formei no IAV em 2009, mas antes já trabalhava a muito com áudio. Na verdade, decidi que me especializaria em áudio justamente porque trabalhava a muito com áudio e precisava de uma formação/informação teórica; uma base mesmo bem definida. Para mim, trabalhar sabendo apenas o que era passado por outras pessoas, não era o suficiente. Queria e precisava de um "respaldo teórico". É aquela velha história: a melhor escola, é a estrada. Concordo e muito, mas ainda acrescento que um profissional que alia a prática (estrada) com a teoria (escola) é um profissional teoricamente mais capacitado.

Com relação ao instituto em si, pesquisei o CAM, a OMiD e o IAV. No CAM as aulas eram uma vez por semana durante dois meses se não me engano. Na época o curso saíria por ~ 1.3K. Na OMiD por algum motivo não gostei. No IAV, como conhecia um monitor na época (diga-se de passagem hoje é coordenador), fiz contato e fui conhecer as instalações e me inteirar um pouco mais. Resultado: uma semana depois, fiz a matrícula. Na época investi algo em torno de 4.5K... duração de 5 meses, com aulas todos os dias da semana, 3h por dia. As aulas foram (e ainda são) ministradas por conceituados profissionais como Marcelo Claret, Franklim Garrido, Renato Cipriano, Katya Freire, Jô Borges... sem contar os coordenadores (que são extremamente capacitados).

Com relação ao mercado, você tem vários nichos: live sound, estúdio, games, broadcast, sound designer, e por aí vai... o áudio é uma ciência que está em praticamente em todo lugar; e todo lugar significa grandes chances de trabalho. Em relação as áreas de atuação, você tem as locadoras, igrejas, teatros, integrante de uma equipe técnica, e etc. Mais uma vez: o áudio está presente em todo lugar. Hoje particularmente falando, meu nicho é o live sound e minha área de atuação são as igrejas. Estou voltando a ter contato com locadoras para conseguir algo nesta área também. Futuramente pretendo me tornar especialista de produtos de alguma grande marca do áudio pro. Enfim, você pode e consegue atuar em diversos lugares, trabalhando com o que gosta e sendo remunerado por isso. Junta o útil ao agradável!

Agora, uma recomendação: não esqueça que depois de investir no FAA (Fundamentos de Áudio e Acústica), você não pode parar. Continuamente, terá de investir em cursos, workshops, etc., para se manter um bom profissional. Acredito que todos os institutos tenham isso, mas se não tiverem, como ex-aluno do IAV você tem descontos nos demais cursos que fizer (PT, Mesa digital, Logic, Efeitos, etc...).

Em suma, não me arrependi em momento algum de investir neste curso. Uma pelo profissional que saí de lá (mas prepare-se pois a realidade é um pouco diferente do que é passado. Por isso a importância da "estrada" na formação do profissional), e outra pelos contatos e até amizades que fiz.

Se quiser ir conhecer lá, me mande uma MP.

Espero ter ajudado e grande abraço!
 
Boa noite Anselmo

Primeiramente obrigado pela correção. IAV = Instituto de Áudio e Vídeo.

Bom, foi de grande ajuda suas informações, e com certeza vou seguir em frente nesta area e ja vou preparar o bolso, pois minha intenção é fazer o curso no ano que vem. E realmente a melhor escola é a estrada e nossos conhecimentos, e nunca parar, pois é algo que sempre falo aos meus liderados. Audio é uma ciencia que sempre ira crecer e devemos sempre estar caminhando junto.

Muito obrigado e que Deus abençoe sua vida, e com certeza vou querer conhecer o IAV, e iremos nos comunicando.

Grande abraço
 
Back
Topo