Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEARSON

siri.maroto

New Member
Olá pessoal,

Sou novo no fórum e resolvi recorrer a ajuda de vôces após ter feito algumas pesquisas, na tentativa de elucidar algumas dúvidas remanescentes, pois bem, eis a história:

Eu e meus amigos depois de muito tempo sem tocar juntos voltamos a ensaiar e estamos montando um espaço para tal na casa do nosso baterista. Final de semana passado, estavamos ensaiando (só guitarras, baixo e bateria), e após o ensaio, durante o tradicional churrasco conversavamos sobre o equipamento que utilizariamos para reproduzir a/as vozes. Após alguns minutos de conversa, o baterista disse que possuía em seu depósito umas caixas antigas e uma potência antiga também. Pois bem, fomos até o local analisar as ditas cujas.

As caixas são duas SKP SK-208:
Impiedância: 8 ohms
Resposta da Frequencia: 60 Hz - 18 Khz
Pressão Sonora: 93db
Potência Max. (RMS): 100w
Potência Max. (Musical): 200w
Reflexo do Baixo (Fo): 63 Hz
Frequência de Corte: 4,7 Khz
Falantes: Woofer 8'' e Tweeter 1'' Titânio
2 Vias

Foto das caixas
bigPhoto_1.jpg
bigPhoto_0.jpg


Foto das especificações
547632_3314199409435_1101685962_50016687_947230651_n.jpg



A pôtencia é uma desconhecida Pearson POP 2000W:

Parte da frente
551256_3314201889497_1101685962_50016690_1215113936_n.jpg


Parte de Trás
539962_3314203889547_1101685962_50016691_611377564_n.jpg


Fui atrás das especificações e a fonte mais conviavel que encontrei foi um anúncio qualquer em um site de vendas, aparentemente não há informação em lugar nenhum sobre esta potência :/

O anúncio que encontrei:
---=== POTÊNCIA PEARSON (POP 2000W) ===--- 220 Watts RMS Ventilação forçada (ventuínha) Entrada e saída RCA (In - Out para ser ligado em outra potência) Saída Borne 110 - 220 Volts.


Pois bem, vamos as dúvidas:
1) Alguém conhece essa potência, sabe qual a especificação técnica completa dela? A saída da impiedância já ajudaria, não sei se ela conseguirá entregar a potência necessária p/ as caixas, esse é o meu maior medo.
2) Observei que as entradas e saídas da Potência são em RCA, e as da caixa são P10. Como ficariam as ligações, seria necessário o uso de um adaptador Y, correto?
3) Essas 2 caixas de 100w são o suficiente para um ensaio em ambiente fechado será? Andei pesquisando e sei que muitos não são fans da marca SKP, mas temos que fazer o que dá com o que temos hahahaha.
4) Pra entregar o som do Mic à potência vou precisar de uma mesa, correto? Tendo em vista o baixo investimento desejado, e que somente os vocais passarão pela mesa, a marca Behringer apresenta um bom custo x benefício? Pretendo investir no máximo 800 reais. Existem mesas melhores nesta faixa de preço?

Grato em antecipação, espero não ter escrito muito, são muitas dúvidas, eu não entendo muita coisa, enfim... :)
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

Com relação do amplificador não conheço mas normalmente eles são de 4ohm, ou seja pode colocar 2 caixas de 8ohm por canal, mas na dúvida use 1 caixa de 8ohm por canal.
Se ele for de 220wrms fica pouco para esta caixa pois seria 110wrms por canal em 4ohm, isto vai ser cerca de 80wrms por canal em 8ohm, que fica abaixo da potencia nominal da caixa quando o ideal seria entregar 200w por caixa em 8ohhm. Mas para o local pequeno pode atender, faça testes e depois pode trocar o amplificador para um com mais potencia.

Não estou conseguindo ver as fotos do amplificador, mas normalmente a entrada é P10 ou rca ou xlr estes conectores são para ligar a mesa de som ou a um pré.
E as saídas normalmente são de bornes de aparafusar ou speakon ou p10 nas mais simples estes vão ser ligados as caixas. assim é só confeccionar o cabo com os conectores ou só o fio se for borne no amplificador, identifique quais os conectores e vá a uma loja de som que ele fazem o cabo sobre medida ou compre os itens e se tiver experiência em solda pode fazer o cabo é simples mas prefira conectores de boa qualidade pois vai te poupar dinheiro e tempo pois o de baixo custo sempre apresentam problemas e tem que ser trocados com frequência se comprar um santo Ângelo ou neutrik só faz o cabo uma vez e dura muito tempo.

Pode ser pouca potencia, mas se tem este equipamento nas mãos faça testes, e poste aqui suas impressões.

A mesa behringer atende, mas dê uma olhada na yamaha e sondcraft pois tem modelos com valor próximo ao que vc tem disponível e tem qualidade melhor
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

Por ter apenas entradas RCA, é provável que seja um equipamento projetado para antigos sistemas de som domésticos.
Daquela época que era bonito ter um rack na sala, com amplificador, equalizador, sintonizador, player CD, "tirador de ruído", etc
A baixa potência fortalece ainda mais essa ideia.
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

siri.maroto disse:
Olá pessoal,


Foto das caixas
bigPhoto_1.jpg
bigPhoto_0.jpg


Foto das especificações
547632_3314199409435_1101685962_50016687_947230651_n.jpg



A pôtencia é uma desconhecida Pearson POP 2000W:

Parte da frente
551256_3314201889497_1101685962_50016690_1215113936_n.jpg


Parte de Trás
539962_3314203889547_1101685962_50016691_611377564_n.jpg


Fui atrás das especificações e a fonte mais conviavel que encontrei foi um anúncio qualquer em um site de vendas, aparentemente não há informação em lugar nenhum sobre esta potência :/

O anúncio que encontrei:
---=== POTÊNCIA PEARSON (POP 2000W) ===--- 220 Watts RMS Ventilação forçada (ventuínha) Entrada e saída RCA (In - Out para ser ligado em outra potência) Saída Borne 110 - 220 Volts.


Grato em antecipação, espero não ter escrito muito, são muitas dúvidas, eu não entendo muita coisa, enfim... :)

1) Alguém conhece essa potência, sabe qual a especificação técnica completa dela? A saída da impiedância já ajudaria, não sei se ela conseguirá entregar a potência necessária p/ as caixas, esse é o meu maior medo.
Como jé relataram,a impedância é de 4 ohms por canal.
Assim,pode usar até 2 caixas de 8 ohms em paralelo.
2) Observei que as entradas e saídas da Potência são em RCA, e as da caixa são P10. Como ficariam as ligações, seria necessário o uso de um adaptador Y, correto?
As entradas são RCA,as saídas para caixas são por bornes.
Você precisa montar cabos de caixa com plug P10 em uma ponta e fio descascado na outra.
Observei também que as caixas possuem conectores de pressão para conexão com o amplificador.Caso as use estacionárias pode usar esse tipo de conexão.
3) Essas 2 caixas de 100w são o suficiente para um ensaio em ambiente fechado será? Andei pesquisando e sei que muitos não são fans da marca SKP, mas temos que fazer o que dá com o que temos hahahaha.
Se for SOMENTE em espaço fechado,sem muita exigência de potência,pode sim.
caso parta para eventos,nem amplificador nem caixas são indicados.
4) Pra entregar o som do Mic à potência vou precisar de uma mesa, correto? Tendo em vista o baixo investimento desejado, e que somente os vocais passarão pela mesa, a marca Behringer apresenta um bom custo x benefício? Pretendo investir no máximo 800 reais. Existem mesas melhores nesta faixa de preço?
Bom,voc~e não relata quantos canais são necessários mas existem algumas Yamaha de até 10 canais nessa faixa de valor que você pretende gastar.
Existe também,como foi citado outras marcas até melhores que yamaha.
Como é somente para ensaio,a Yamaha é minha recomendação.
Espero ter ajudado.
William
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

Obrigado pelas respostas!

Considerando as sugestões propostas, realizei uma procura e achei a mesa soundcraft 124fx bastante atrativa dentro das condições especificadas, em uma faixa de preço semelhante, porém pelas reviews que li, a qualidade sonora é superior. Uma vez que iremos ligar apenas 1 ou 2 microfones na mesa, parece ser o ideal.

Confesso que sou bastante leigo e não tinha nem idéia da existência destas conectores borne, a primeira vista me pareciam conectores RCA mais robustos HAHAHA. :oops:

Enfim, permitam-me fazer mais alguns questionamentos que surgiram ao ler as respostas dos colegas.

Como a caixa tem 2 vias, seria necessario a confecção de 2 cabos p10/plug banana ligados em série na saída do amplificador para cada caixa, como a imagem a seguir, correto?
80652682.jpg


E em relação a conexão da mesa com o amplificador. As entradas do amplificador são RCA, mas as saídas da mesa em p10. O correto seria jogar o som da mesa para potência através de cabos como estes?
412558g.jpg


E como o amplificador só tem entradas e saída desbalanceadas fará alguma diferença se eu usar o plug p10 TS ou TRS?

Muito grato pela colaboração de vocês, e desculpem a minha ignôrancia. :)
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

siri.maroto disse:
Obrigado pelas respostas!

80652682.jpg



412558g.jpg




Muito grato pela colaboração de vocês, e desculpem a minha ignôrancia. :)
Como a caixa tem 2 vias, seria necessario a confecção de 2 cabos p10/plug banana ligados em série na saída do amplificador para cada caixa, como a imagem a seguir, correto?
Não,a caixa possui um par de conetores p10 para serem usados caso você precise ligar mais uma caixa na mesma saída.
Esses conectores possuem,internamente,uma ponte ligando um ao outro.
Dessa forma,você só precisa de um unico cabo que ligue a caixa ao amplificador.
O sinal proveniente do amplificador é dividido pelo crossover interno da caixa.

E em relação a conexão da mesa com o amplificador. As entradas do amplificador são RCA, mas as saídas da mesa em p10. O correto seria jogar o som da mesa para potência através de cabos como estes?
Sim,são esses mesmos os cabos que você precisa.
Procure usar conectores de boa qualidade,tipo Santo Ângelo ou Amphenol ou Neutrik.
Esses conectores além de garantir a transferencia do sinal são duráveis.

E como o amplificador só tem entradas e saída desbalanceadas fará alguma diferença se eu usar o plug p10 TS ou TRS?
Isso depende.
A maior diferença que você encontrará,dependendo do comércio local é a do valor.
Em se tratando de som,como você vai ter que desbalancear,o Ts é mais indicado.
No caso de você usar o TRTS,internamente você terá que interligar o pino do meio com a carcaça(GND) para desbalancear.
Espero ter ajudado.
William
 
Re: Dúvidas: Equipamentos p/ voz e potência desconhecida(PEA

Bom, acabei optando por encomendar uma mesa soundcraft 124fx para os ensaios.

Me resta uma ultima dúvida antes de encomendar os cabos. Dei mais uma pesquisada e não me recordo aonde obtive esta informação, mas acredito que foi aqui no fórum do som ao vivo mesmo, me parece que as conexões de fio direto são preferíveis às conexões P10 nas caixas. Uma vez que as caixas tem conectores de pressão, e serão usadas estacionárias, posso ligar Cabo desencapado nas caixas + Cabo desencapado na potência?

E observando pelas imagens da potência o diametro das entradas borne, uma bitola de 2,50mm² serviria?

Obrigado novamente!
 
Back
Topo