Dúvida sobre cabo P10 balanceado e P10 Estéreo

LeCordeiro

New Member
Olá amigos,

enquanto ligava alguns equipamentos na mesa tive a seguinte dúvida:
O plug P10 balanceado é muito parecido (ou igual) ao P10 estéreo (dois canais e o comum). O que acontece quando ligo um sinal estéreo com plug P10 (como, por exemplo, a saída de um mp3 player) em uma entrada MONO balanceada, como, por exemplo, uma mesa ou caixa ativa? (P10 também) esse tipo de ligação pode estragar o equipamento?

Agradecimentos antecipado pela atenção :)
 
Estragar não posso garantir, mais que o som fica horrível isso fica, estéreo tem 2 canais, o balanceado 1( com positivo negativo e malha) no balanceamento de sinal o canal negativo é invertido para se somar com o positivo, porem no caso do sinal vir estéreo para uma entrada balanceada ao se inverter um canal tudo que for igual no canal l e r vai cancelar.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.somaovivo.mus.br/downloads/artigo06_balanceamento.pdf">http://www.somaovivo.mus.br/downloads/a ... amento.pdf</a><!-- m -->

De uma pesquisada no fórum tem bastante coisa
 
Olá,

O plug P10 balanceado é muito parecido (ou igual) ao P10 estéreo (dois canais e o comum)

São idênticos. É o famoso P10TRS ou P10 Estéreo, que qualquer loja tem.

Balanceamento se refere ao transporte do sinal, que é feito através de dois pólos (positivo e negativo) e uma malha de aterramento.

Eséreo se refere a quantidade de canais (dois) que vem da fonte sonora, que é feito através de dois positivos e um único negativo compartilhado entre os dois sinais.

O plugue é o mesmo, o cabo é o mesmo, mas o que trafega por eles é bem diferente.

O que acontece quando ligo um sinal estéreo com plug P10 (como, por exemplo, a saída de um mp3 player) em uma entrada MONO balanceada

Como já falaram, pode sim haver cancelamentos, pois o sinal estéreo é formado por diferenças de sinal geradas no momento da gravação. Ao se juntar esses sinais, pode haver cancelamentos. Se o sinal for balanceado, não há problema.

esse tipo de ligação pode estragar o equipamento?

Não. Pode estragar o som, mas o equipamento não.

Espero ter ajudado,

Fernando
 
Boa tarde!

Para não abrir um novo tópico, estou postando neste.

Comprei dois plugues P10 Santo Angelo para usar nas caixa de som. Por engano, acabei pedindo plugues STEREO. O cabo das caixas tem apenas duas vias.

Como soldar?

OBRIGADO!
 
Amigo, dá pra fazer. Basta desprezar o "RING", ou seja, o terminal adicional do conector TRS.

Porém, aconselho que você volte à loja e troque os conectores pelos corretos.
E mesmo que a loja não troque, quanto custou? 10 reais? Deixe guardado para uma necessidade futura e compre os novos.
Serviço bem feito nunca é demais.
 
Boa tarde!

Eu comprei os plugues na internet. Escolhi uma marca boa justamente porque o encaixa/desencaixa acaba trazendo surpresas, como a ponta presa lá dentro, maus contatos e também plugues que ficam soltando. O par custou R$ 13. Queria muito usá-los, preciso montar logo os cabos.
 
Boa gente esse topico tem tudo a ver com a minha duvida rs

Tenho um cabo estereo , Vermelho , branco e malha , posso soldar em cabo mono ?

No caso seria a malha e o vermelho ?

Tem algum problema ?

Obrigado !
 
Boa tarde a todos e parabéns pelo tópico me ajudou muito . Tenho uma mesa de som com saídas mono p10 e uma placa amplificada com entrada mono balanceada p10 , como faço está ligação? Qual cabo devo usar? atualmente uso com cabo stereo plugo o p10 stereo na placa e um dos p10 mono em um canal de saida da mesa , da um som legal mas como não entendo tenho medo de queimar . Por favor me ajudem
 
Sei que esse tópico já é bem antigo, mas não consegui criar outro hehe vamos lá então:

Seguinte, acabei de adquirir uma Mesa De Som Behringer Xenyx Qx1202usb, que possui main out (L/R) em conector P10; Bom, tenho algumas dúvidas quanto a que cabos usar. Irei ligar essa mesa em apenas uma caixa ativa, ou seja usarei somente a saída L .

1- Basicamente eu precisaria de um cabo P10 mono correto??!
2- Existe cabo P10 mono balanceado?
3- E por último, "cabo blindado", oq seria na prática?

Eu encontraria facilmente um cabo com todas essas características?

Gostaria ainda (se não for muito incomodo) tirar mais algumas dúvidas hehe:D:D

Eu tenho dois microfones sem fio; Porém a base deles só tem uma saída P2 (eles acompanham um cabinho p2/p10). Ok. Mas e com uma mesa de som como eu faria? Ligar microfone na entrada Line da mesa não me parece muito correto :confused::confused::confused: e agora? o que fazer?
Tenho uma ideia que não sei se é correta. Seria comprar um cabo P2/XLR e ligar o p2 na base e o xlr na mesa...:confused: será que resolveria o "problema"? Minha preocupação é meus microfones não terem o ganho "correto" , se não eu ligava nas entradas line mesmo.

SE ALGUÉM PUDER ME DAR UMA AJUDA EU AGRADEÇO DEMAIS! ;);):)
 
Não existe cabo mono ou stereo. Entenda o que o Bersan explicou acima. A saída pode ser balanceada ou não, mas normalmente é stereo. Mas stereo em mesa de som sempre é formado por dois cabos, um pra sinal esquerdo e outro pra direito. Como irá usar só um lado será mono, se balanceado ou não depende da saída da mesa e da entrada da caixa. Cabo blindado tem uma capa de aluminio em volta.
Qual o modelo de seus microfones? Se a saída da base for em nível de linha, liga numa entrada P10 mesmo, mas se for Nível de microfone, terá de adquirir outros cabos.
 
Bom dia @Juan Lucas ...

Vou ttr te ajudar por tópicos, o que o Ronaldo falou é bem por ai mesmo !!! Apenas os cabos de microfones vem com "3 fios" dentro. Mas tem o seu PORQUE .

Irei ligar essa mesa em apenas uma caixa ativa, ou seja usarei somente a saída L .
Seria o melhor apenas pra uma caixa. (se for ligar reprodutores de som - CD PC TABLET TEL - procure usar dois canais da mesa e os dois na entrada L - FAÇA TESTE PRA VER SE TODO ÁUDIO ESTÁ REALMENTE CHEGANDO - tem mesas que não reproduzem o R pro L e algumas, conflito de fase !

1- Basicamente eu precisaria de um cabo P10 mono correto??!
2- Existe cabo P10 mono balanceado?
Correto, "banana" com um risco, seja de que cor for kkkk.... 2- Mono é sempre um risquinho; com dois, balanceado com pontas diversas de acordo com a utilização. Tem posts no site que falam disso ! Consulta depois com calma. E Cabo Blindado o Ronaldo te respondeu ! Ele tem uma resistência maior e tenta não deixar que hajam curtos.

Eu encontraria facilmente um cabo com todas essas características?
Com as certas, teoricamente sim, opte por Santo Ângelo e que venha embalado com as especificações dos cabos na embalagem, pra não te enrolarem dizendo que tem o que vc precisa !

Eu tenho dois microfones sem fio; Porém a base deles só tem uma saída P2 (eles acompanham um cabinho p2/p10). Ok. Mas e com uma mesa de som como eu faria? Ligar microfone na entrada Line da mesa não me parece muito correto :confused::confused::confused: e agora? o que fazer?
Embora não pareça, esta seria a ligação ideal. Se seu mic obedecer as construções atuais, o sinal que ele emite é bem alto na saída, por isso precisa que a mesa o receba como se fosse um aparelho normal de reprodução. Use o Line que será melhor, com o cabo dele mesmo.

Minha preocupação é meus microfones não terem o ganho "correto" , se não eu ligava nas entradas line mesmo.
Se eles obedecerem as atuais engenharias, funcionarão sem probs; se não, vc terá de partir pros testes Juan. Essa é a nossa vida... tirar leite de pedra ( E SEM MARRETA)

Vai testando que vc se encontra, nossas vivências te passamos !!

Abç e Sucesso !
 
Ronaldo, o modelo dos meus microfones é esse:
Estou também colocando uma foto do manual com as especificações:

Desde de já agradeço demais pela ajuda! ;);)
 

Attachments

  • shopping[1].png
    shopping[1].png
    349.4 KB · Visitas: 5
  • digitalizar0001.jpg
    digitalizar0001.jpg
    574 KB · Visitas: 5
Obrigado pela ajuda também, Elieser. Me ajudou bastante. Quanto aos microfones pretendo ligar na entrada line da mesa mesmo e ver se funciona. Talvez eu tenha um pouco de perda tanto em volume como qualidade, mas me parece mais seguro essa ligação do que usar cabos XLR com uma base que é alimentada por USB (5v)... como já citei vá que o phantom seja ativado sem querer e me queime a base né :( Atualmente eu uso eles conectados numa caixa ativa, amplificada. Um eu ligo na entrada P10 MIC e o outro na entrada line e pra minha decepção o que está em line tem uma perda de qualidade um tanto grande e o volume é bem menor do que está ligado na entrada de microfone. Talvez com uma mesa de som seja diferente... Acredito que dando um ganho no canal eu consiga ter um volume legal.
 
A diferença nesse ganho é porque as entradas de microfone XLR tem sensibilidade maior que as de linha, que geralmente vem sinais bem mais robustos ! Cuidado para não queimar essa entrada da caixa !

Abc
 
Elieser, então você me recomenda a usar um cabo P2/XLR? Como já disse eu não estou com essa mesa ainda... então não sei se vai funcionar ou não ligando na entrada de linha. Só estou perguntando pq irei comprar logo mais alguns cabos como para usar nessa mesa e estou nesse dilema:( alguns me dizem que posso ligar em line mesmo, outros me dizem que eu precisaria ligar no pre-amplificador depois na mesa, e o mais interessante é o que o próprio fabricante disse: O Sistema VLA-42 tem nível de saida de LINHA , você pode plugar o cabo P-10 na entrada P-10 de LINE da mesa de som. E agora? kkkkk
 
E agora você mesmo respondeu sua duvida, suas bases devem ser ligadas na entrada de linha mesmo.
O que acontece, se você ligar um microfone numa entrada de linha, não funciona, fica muito baixo, mas se ligar algum instrumento ou aparelho nível de linha na entrada MIC, vai funcionar com o som extremamente mais alto. Mas não é o correto. Mesmo o som de seu microfone ficando mais baixo na entrada de linha, essa é a ligação correta, de outra forrma vai acabar danificando o pré amplificador da mesa.
 
Entendi :) Logo quando chegar a mesa eu já testo e retorno pra dizer se deu certo ou não. Se não der terei que comprar um cabo P2/XLR e arriscar ligar na entrada XLR da mesa...
 
Back
Topo