CAIXA FRAHM FS 15A ou JS151A?

Igorgomesnt

New Member
Ola pessoal.
Sou novo no forum porém ja estou lendo a 2 dias sobre caixas amplificadas, porém não consegui decidir qual caixa comprar, claro dentro do orçamento de R$ 1.500 por caixa.
Achei relatos antigos reclamando das caixas frahm, porém hoje elas continuam com qualidade ruim? Pelo orçamento encontrei os modelos da frahm FS15A 250Wrms e JS151A 200Wrms JBL selenium.

Me ajudem por favor pois irei trabalhar realizando eventos (festas de aniversario e casamentos) com no maximo 300 pessoas.
 
Amigão..nenhuma da duas!
As JS são um modelo de baixo custo da JBL. A Frahm e bem fraca mesmo!

Nesse valor você tem algumas opções:

-Attack MP404TI -- Varia de R$ 1150,00 a R$ 1500,00
Muito boas caixas, compramos duas pra igreja. Falante de 12', driver TI, som bem limpinho e gostoso.

-Selenium SPM 1202-- Nunca as ouvi mas quem as tem fala muito bem sobre elas.

-RCF 310 - É mais cara, mais vale cada centavo. Acabei de comprar duas pro meu grupo, cada uma custou R$ 1900,00. Muito supeior as outras duas, porem o falante é de 10'.

-Oneal eu nem cito. Desde o momento em que o preço deles chegou perto das ATTACK e SELENIUM, desconsiderei a hipotese pois, por mais que sejam caixas razoáveis, mentem muito nos agudos e médio agudos. Na versão com falante de 15' tem um médio grave bem "indefinido", embola fácil, diferente do que ocorre com as outras citadas.

Em ordem de prioridade:

1° RCF
2° ATTACK
3° SELENIUM

Se quiser comprar usado, ai já são outros 500!

Um abraço

Um abração
 
bem vindo ao SAV, vou te contar um pouco que aconteceu comigo, depois de muito tempo, 20 anos, trabalhando com audio, resolvi ter o meu próprio som, um som particular, tocar com os amigos, etc..., fiquei pesquisando durante meses qual caixa comprar, fui em todas as lojas, aqui do RJ, até parar na <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">www.eimusica.com.br</a><!-- w -->, o Luiz (dono da loja e eng. de audio) um cara muito gente fina. Cheguei na loja, por volta de umas 5 horas e sai de lá umas 9 da noite, testei todas as caixas possíveis "LÓGICO QUE SÓ TESTEI CAIXAS QUE O MEU DINHEIRO DAVA PRA COMPRAR", testei oneal, attack, selenium, peavey, staner, frahn, samson, testei com sub sem sub, eu só sei que parei a loja do cara, eu fui na intenção de comprar selenium, por muitos falarem e por eu conhecer e pelos anos de mercado, mais dentre todas as caixas testadas, quando o cara ligou a samson, meu amigo, que pressão, repondeu em todas as frequências e me impressionou mesmo foi o grave, quando em outras caixas falta grave e temos que colocar, nesta eu tive é que tirar, vibrou todos os vidros da loja. Ai filhão, não deu outra, comprei 2 samson, pra brincar.

Todo bem, respeito, e sempre vou, respeitar a opinião dos amigos, mais você tem que ir e testar as caixas, tem que ver qual te agrada mais, logico que JBL, FZ, TURBOSOUND, RCF, são caixas top, mais já vi eventos e shows de peso, com caixas facão, que não deixou nada a desejar.

Hoje com essas caixas, que alguém pode até esculachar, fui fazer um evento, num cinema, para o Pastor BENÉ (koinonia de louvor), e graças a DEUS, fiz o primeiro e estou fazendo até hoje, no final da primeira reunião ele anunciou o fechamento do contrato.

Fui em uma loja em cascadura, onde um cara estava processando 4 caixas, feita por eles, 2 caixas com 2 falantes de 12" da ouversound com 1 TI com guia de ondas cada uma e 2 caixas de sub com 2 falantes de 18" da ouversound cada, meu amigo passei mau, e cada caixa 2mil.

Ao contrario, do nosso amigo grpst, fui numa igreja onde tinha 2 oneal como PA e 2 como retorno, e o som estava bacana, muito agradavel, eu não vi o resto dos equipamentos, mais o som estava bem agradável, já fui em outras em que as leac´s também tinha um som bom.

Então, o que você tem que fazer é, ir em uma loja e teste o maior numero de caixas possíveis, e compre a que mais te agradou
 
alex PEREIRA disse:
bem vindo ao SAV, vou te contar um pouco que aconteceu comigo, depois de muito tempo, 20 anos, trabalhando com audio, resolvi ter o meu próprio som, um som particular, tocar com os amigos, etc..., fiquei pesquisando durante meses qual caixa comprar, fui em todas as lojas, aqui do RJ, até parar na <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">http://www.eimusica.com.br</a><!-- m -->, o Luiz (dono da loja e eng. de audio) um cara muito gente fina. Cheguei na loja, por volta de umas 5 horas e sai de lá umas 9 da noite, testei todas as caixas possíveis "LÓGICO QUE SÓ TESTEI CAIXAS QUE O MEU DINHEIRO DAVA PRA COMPRAR", testei oneal, attack, selenium, peavey, staner, frahn, samson, testei com sub sem sub, eu só sei que parei a loja do cara, eu fui na intenção de comprar selenium, por muitos falarem e por eu conhecer e pelos anos de mercado, mais dentre todas as caixas testadas, quando o cara ligou a samson, meu amigo, que pressão, repondeu em todas as frequências e me impressionou mesmo foi o grave, quando em outras caixas falta grave e temos que colocar, nesta eu tive é que tirar, vibrou todos os vidros da loja. Ai filhão, não deu outra, comprei 2 samson, pra brincar.

Todo bem, respeito, e sempre vou, respeitar a opinião dos amigos, mais você tem que ir e testar as caixas, tem que ver qual te agrada mais, logico que JBL, FZ, TURBOSOUND, RCF, são caixas top, mais já vi eventos e shows de peso, com caixas facão, que não deixou nada a desejar.

Hoje com essas caixas, que alguém pode até esculachar, fui fazer um evento, num cinema, para o Pastor BENÉ (koinonia de louvor), e graças a DEUS, fiz o primeiro e estou fazendo até hoje, no final da primeira reunião ele anunciou o fechamento do contrato.

Fui em uma loja em cascadura, onde um cara estava processando 4 caixas, feita por eles, 2 caixas com 2 falantes de 12" da ouversound com 1 TI com guia de ondas cada uma e 2 caixas de sub com 2 falantes de 18" da ouversound cada, meu amigo passei mau, e cada caixa 2mil.

Ao contrario, do nosso amigo grpst, fui numa igreja onde tinha 2 oneal como PA e 2 como retorno, e o som estava bacana, muito agradavel, eu não vi o resto dos equipamentos, mais o som estava bem agradável, já fui em outras em que as leac´s também tinha um som bom.

Então, o que você tem que fazer é, ir em uma loja e teste o maior numero de caixas possíveis, e compre a que mais te agradou

Grande Alex,

Realmente, nosso amigo tem que ir na loja testar e ouvir!

Nunca tive a oportunidade de ouvir as Sanson, mas creio que sejam realmente boas assim como tudo que a samson faz desde seu microfone Q7 de baixo custo, sendo, sem dúvida, o melhor CxB até os R$ 120,00, e seus monitores pra estúdio, espetaculares.

Quanto você pagou em cada?

Com relação as Oneal, volto a frizar: São caixas boas, tem um som agradável. Em ambientes com boa acústica se saem MUITO bem! É nesses ambientes que consigo avaliar as caixas. O que me incomoda nelas são os agudos, principalmente! Não são agudos brilhantes! Eles são um pouco "falsos", percebe-se isso quando colocamos uma soprano com voz bem fina cantando...falta aquele brilho.
Nas JBL da minha igreja, o agudo da soprano do meu grupo fica bacana, muito bonito...na Oneal fica só um agudo, e que geralmente me incomoda!
São boas caixas, bem construidas, mas vale lembrar desses detalhes: Mentem um pouco nos agudos(super agudos), a região do médio é indefinida, pelo menos nas versões com falante de 15'.
Quando usamos o PG 58, o resultado é um: Mentem ainda mais no agudo. Com o AKG D5, já melhora em muito, e os agudos ficam um pouco mais bonitos, mas não tão ricos quanto deveriam ser. Geralmente quem compra caixa CxB, compra mics CxB, logo, difícil encontrar um SM58 num PA ONEAL (Existe, eu sei, mas é mais difícil)

E, pra finalizar: Coloque uma Oneal ao lado de uma RCF, JBL ou Mackie...óbvio que são caixas mais caras mas ali fica claro um dos por quês de serem mais caras: Fidelidade nos agudos.

Um abração
 
é isso ai, como você falou, também depende muito dos equipamentos fazendo o caminho até as caixas, boa sua colocação.

nas samson eu paguei R$1.500,00 em cada e ainda ganhei os tripes em aluminium
quando as line da attack deram pau, eu levei as minhas caixas como quebra galho e quase ficaram definitivas
somaovivo007.jpg

nesse dia eu estava usando os sub das attacks como ajuda, eu tinha tocando nela, violão, 2 teclados, baixo, guitarra, violino, sax, flauta e 6 mics ( 4 back e 2 ministros)
 
Olá Alex, vendo Você falando sobre os graves dessas suas caixas "Sansom" lembrei-me de uma situação, será que você pode tirar uma dúvida minha?
Olha só, eu fui a uma igreja que tinha um par de caixas Behringer (Porém não me lembro do modelo), e a sua acústica era mais ou menos uns 5 a 7 segundo de reverberação, um verdadeiro circo, mas consegui reparar algo bem interessante nessas caixas, que ela tinha um grave muito bom, me impressionei realmente, mas nas altas freqüências ela não respondia bem.
Bem, a minha duvida é a seguinte: Responda-me com toda sinceridade, o som dessas Caixas "Samsom", como que responde nas altas freqüências (médios e agudos)?
 
pela qualidade das caixas respondem bem, eu uso elas com os controles em meio dia, volume, grave e agudo, e em certas ocasiões tenho que tirar grave

eu também testei essa caixas da berhinger, eu esqueci de mencionar, foi até uma branca
 
alex PEREIRA disse:
é isso ai, como você falou, também depende muito dos equipamentos fazendo o caminho até as caixas, boa sua colocação.

nas samson eu paguei R$1.500,00 em cada e ainda ganhei os tripes em aluminium
quando as line da attack deram pau, eu levei as minhas caixas como quebra galho e quase ficaram definitivas

nesse dia eu estava usando os sub das attacks como ajuda, eu tinha tocando nela, violão, 2 teclados, baixo, guitarra, violino, sax, flauta e 6 mics ( 4 back e 2 ministros)

Obrigado pela dica Alex, to indo agora testas as caixas nas lojas. So um pergunta, qual modelo dessa caixa SAMSON que você tem?
 
samsom 415a

já que você é aqui do rio, entra na <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">www.eimusica.com.br</a><!-- w --> e telefona pra loja e pede pra falar com o Luiz e fala que foi a pedido do Alex da igreja da barra, ele vai te fazer uma condição boa tanto no preço quanto na forma de pagamento, e vai cobrir qualquer oferta
 
alex PEREIRA disse:
samsom 415a

já que você é aqui do rio, entra na <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">http://www.eimusica.com.br</a><!-- m --> e telefona pra loja e pede pra falar com o Luiz e fala que foi a pedido do Alex da igreja da barra, ele vai te fazer uma condição boa tanto no preço quanto na forma de pagamento, e vai cobrir qualquer oferta

Fala meu camarada não consegui contato com Luiz hoje, e escutei poucas caixas hoje devido as lojas terem pouca opção no centro do Rio. Mas achei uma da Oneal OPB 920 TI de 200Wrms, você sabe sobre a qualidade das Oneal o preço dela tava R$ 1370,00.
 
ela está quase o preço da selenium, ai eu vou de selenium,entre no site da loja e passe um email pra ele, a loja fica no largo do pechincha
 
Igorgomesnt disse:
alex PEREIRA disse:
samsom 415a

já que você é aqui do rio, entra na <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.eimusica.com.br">http://www.eimusica.com.br</a><!-- m --> e telefona pra loja e pede pra falar com o Luiz e fala que foi a pedido do Alex da igreja da barra, ele vai te fazer uma condição boa tanto no preço quanto na forma de pagamento, e vai cobrir qualquer oferta

Fala meu camarada não consegui contato com Luiz hoje, e escutei poucas caixas hoje devido as lojas terem pouca opção no centro do Rio. Mas achei uma da Oneal OPB 920 TI de 200Wrms, você sabe sobre a qualidade das Oneal o preço dela tava R$ 1370,00.

Rapaz, a Attack MP 404 ti você consegue por aproximadamente R$ 1300,00 em Ramos...bem melhor que a Oneal.. Falante de 12', 400RMS, driver TI. O nome da loja é ML musical, só falar com a Sarah.
 
Fala meus camaradas, ainda não comprei as caixa e gostaria mais opinião de vocês sobre a Marca Behringer modelo B315 ele é de 500w, na loja ligada falou bastante legal para o meu objetivo que é musica em geral com um grave sem necessidade de sub. Mas conheço pouco sobre a qualidade (vida util) e caso necessario facildiade de assistencia tecnica aqui no Rio.

Abrs
 
Por quanto você achou essas behringers?

Rapaz, tem que avaliar a qualidade...não creio que tenham tanta qualidade quanto uma attack. Eu comprei minhas attacks por R$ 1.150,00 na ML musical em ramos, com muito choro.

Não preste atenção apenas na potência em RMS, veja a pressão sonora!

Na teoria, cada ganho de 3db de pressão sonora(Db SPL) nos concede o dobro de potência mas já está bem discutido no forum que, para ouvirmos o dobro, precisamos de 10db de diferença.

Veja o exemplo.

Meu grupo tem a oneal opb 2020. Falatnte de 15', 450w RMS + 100w no driver, 101db SPL.

Compramos a RCF art 310a, falante de 10( Teremos menos graves eu sei, mas isso ate nos ajuda), 300w RMS + 50w no driver, 127 db SPL

Traduzindo, a RCF produz quase o triplo de som da oneal se olharmos para a pressão sonora, mas tem menos potência, a oneal tem 50% a mais de potência....veja, no fim da contas, é como se a oneal tivesse 450w em 101de spl, e a RCF, se possuisse 101db SPL, teria uns 800w RMS...compensa né? :D

Um abração
 
Opa

Igor, sobre as Frahm, realmente em muito tempo estudando sobre audio tambem li tambem muitas reclamações (em forum, normalmente 90% só reclamam da marca) porem..tive a oportunidade de escutar um parzinho da linha FS 15 (ativa+passiva), quanto a sonoridade ela ficou no mesmo patamar de uma Selenium, porem sem tantos recursos e quanto a durabilidade/resistencia nao sei lhe responder.
No resultado final elas sao muito boas para um produto nacional e com custo de certa forma baixo, verificando no site ( <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.frahm.com.br">www.frahm.com.br</a><!-- w --> ) me deparei com outros modelos de caixas tambem, de Plastico e Subwoofers, fora claro as multiuso.
É uma marca que acho eu, esta se infiltrando no audio prof., junto com a Hinor..
Não da pra chegar e perguntar qual fala mais e com mais qualidade, pois vai desde a sens. do AF, qualidade dos componentes, classe (sempre vai ter um defendendo os classes D assim como os defendendo e/ou preferindo classe AB, H, etc) e estudo empregado no box p/ uma resposta boa..
O que voce pode fazer de melhor é escutar varios modelos, pode ser que a Frahm te agrade, ou que uma Selenium se mostre melhor. Na minha opinião a escolha alguma delas pode ser muito valida para um custoxbeneficio, agora nada comparado a uma Samson por exemplo.Mas, se as mesmas utilizadas com uma boa potencia/mesa/etc de qualidade boa, provavelmente consiga resultados no minimo razoáveis.

Abraço
 
Haryom disse:
Opa

Igor, sobre as Frahm, realmente em muito tempo estudando sobre audio tambem li tambem muitas reclamações (em forum, normalmente 90% só reclamam da marca) porem..tive a oportunidade de escutar um parzinho da linha FS 15 (ativa+passiva), quanto a sonoridade ela ficou no mesmo patamar de uma Selenium, porem sem tantos recursos e quanto a durabilidade/resistencia nao sei lhe responder.
No resultado final elas sao muito boas para um produto nacional e com custo de certa forma baixo, verificando no site ( <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.frahm.com.br">http://www.frahm.com.br</a><!-- m --> ) me deparei com outros modelos de caixas tambem, de Plastico e Subwoofers, fora claro as multiuso.
É uma marca que acho eu, esta se infiltrando no audio prof., junto com a Hinor..
Não da pra chegar e perguntar qual fala mais e com mais qualidade, pois vai desde a sens. do AF, qualidade dos componentes, classe (sempre vai ter um defendendo os classes D assim como os defendendo e/ou preferindo classe AB, H, etc) e estudo empregado no box p/ uma resposta boa..
O que voce pode fazer de melhor é escutar varios modelos, pode ser que a Frahm te agrade, ou que uma Selenium se mostre melhor. Na minha opinião a escolha alguma delas pode ser muito valida para um custoxbeneficio, agora nada comparado a uma Samson por exemplo.Mas, se as mesmas utilizadas com uma boa potencia/mesa/etc de qualidade boa, provavelmente consiga resultados no minimo razoáveis.

Abraço

Amigo,

A Sanson auro, x Attack mp404ti x selenium SPM competem de igual pra igual ao meu ver.

O som das attack é mais fechado, não tem muito brilho nos agudos quanto a selenium, mas compensa no resto. A Sanson ainda não ouvi, mas pelos comentários é bem parecida, se ainda até um pouquinho melhor, dai falar que a Frahm não chega aos pés da auro e é igual a selenium, exagero!

Amigo, como o próprio Haryon citou, não limite-se apenas ao forum. Vá as ruas e escute-as!

Um abraço
 
Pra corroborar mais um pouco:

Temos que comparar assim:

Sansom Auro 412d R$ 1200 a R$ 1700,00
Attack mp404ti R$ 900,00 a R$ 1600,00
Selnium SPM 1202 R$ 1000,00 a R$ 2.000,00

Botei a média de preços que já vi, de usadas a 0km.
Pra mim o melhor CxB vai pra Attack mesmo.

Total parecidas, 400w RMS, drive TI.
 
Ola pessoal.
Sou novo no forum porém ja estou lendo a 2 dias sobre caixas amplificadas, porém não consegui decidir qual caixa comprar, claro dentro do orçamento de R$ 1.500 por caixa.
Achei relatos antigos reclamando das caixas frahm, porém hoje elas continuam com qualidade ruim? Pelo orçamento encontrei os modelos da frahm FS15A 250Wrms e JS151A 200Wrms JBL selenium.

Me ajudem por favor pois irei trabalhar realizando eventos (festas de aniversario e casamentos) com no maximo 300 pessoas.


SEM DUVIDA A JBL, A FRAHM NÃO TEM 250W,
 
Back
Topo