Ajuda mesa de som Behringer MX3282 com problema!!!

dr_uil

Member
Olá pessoal, boa noite!

EStou abrindo este tópico porque não encontrei nada parecido na net, então pensei que alguém pudesse me ajudar aqui.
Lá na igreja temos uma Mesa Behringer eurodesk MX3282 que está parada por causa de um problema que ninguém conseguiu identificar (enviaram pra eletrônicos, etc). A mesa ao ser ligada inicia funcionando normalmente, só que depois de um tempo ligada todos os leds dos canais que têm entrada XLR (24) acendem e um barulho muito alto é ouvido, tipo um "huuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm" ( :?
O pessoal que estava cuidado do som não achou/levou a mesa para a assistência, confiando apenas nas palavras do eletrônico que verificou a mesa. Sendo assim, ao fazer parte do pessoal do som, eu gostaria de saber se alguém conhece alguma assistÊncia técnica no RJ ou se sabe o porquê desse problema.

Desde já agradeço a todos!
Um grande abraço
 
Cavalcante disse:
Vcs sempre usaram XLR ou na primeira vez que usou deu isso? Todos os leds da mesa acendem ou alguns?

Olá Cavalcante, sempre usamos os XLR´s da mesa normalmente, até que em uma noite de culto esse problema apareceu. Todos os leds acendem menos os dos canais P10 (25 em diante). O impressionante é que ela funciona por um período de tempo e só depois acontece isso....

Abração
 
Caramba... na minha igreja tem uma beh tb e ela tb tá com problema, mas nada comparado com a da sua igreja.

Será que não é super aquecimento? Vc disse que ela funciona e por um tempo e depois isso acontece então não será aquecimento que faz ela ficar doidona? Sei lá, as vezes acontecem umas coisas sem muita lógica e custamos a encontrar a causa e a solução. Tenta ligar um ventilador perto das entradas de ar dela e veja se resolve...

Abraços.
 
Oi Cavalcante, assim que tiver um pouco mais de tempo (estamos com muita programação na igreja nessas férias...) vou fazer esse teste. Pode ser que seja muito simples o problema...Valeu pela dica
 
Eita... a beh da minha igreja anda esquentando um pouco e qqr coisa vou ver se o ventilador resolve, mas não sabia dessa ae da fonte :X
 
Na minha mesa ocorria isso. Era o pino de entrada de energia.

Retire o conector e veja se não tem nenhum pino com marca de derretido ou maior que os demais. Deve ter algum mau contato. No meu caso era no pino 7. Causava a mesma coisa.
 
Observe tb se o botão de phantom power está ligado... se estiver, desligue-o e veja se resolve. Pode ser curto no segmento do phantom na fonte.

[]'s
 
Retornado ao tópico....

Depois de muuuito tempo, e agora que estou como responsável com outro irmão pelo som, decidimos ver qual o problema da mesa. O problema continua o mesmo. Ontem ligamos a mesa e o mesmo aconteceu: depois de 10 minutos ela liga todos os "leds". Fizemos o que o MHTM falou mas não identificamos nenhum pino solto ou derretido. Também fizemos o que o David disse: desligamos o phantom e mesmo assim o problema aconteceu........Dois técnicos já olharam e não viram nada de anormal na mesa. Estou achando que é a fonte mesmo....

o que acham? Mais alguma dica???
 
Olá galera!
Tenho uma mx3282a que está com o mesmo problema. Depois de um tempo acwndem os leds e fica fazendo um barulho!

Alguma solução??
 
Nossa igreja tinha uma Behringela que dava o mesmo problema.. o lance é assustador.. hehehehe

O problema é mesmo a fonte.. contudo levamos para consertar e depois de um tempinho dava o mesmo problema novamente..

O que acontecia? A fonte superaquecia e clipava a mesa.. (todos os leds acendiam e saia esse som).. solução: Colocamos um ventilador para resfriar a fonte... nunca mais deu problema..

De qualquer forma sugiro levar em uma assistência autorizada Behringer para dar uma olhada na fonte e se já levaram e continua dando problema use a solução do ventilador.. funcionou comigo! ;)
 
Amigos preciso de algumas informações sobre essa mesa de som Eurodesk 3282 a se puderem me ajudar ficarei grato.
Eu assumi o som da Igreja (por livre e expontãnea necessidade) e me deparei com essa mesa de som.
Porém algumas funções ainda me são novas.
Por exemplo: Como ativar ou desativar a função Phanton Power;
Para que serve a função Low Cut;
Como controlar o volume da função RCA de som.
Se alguém puder me ajudar agradeço.
 
Lucas Monteiro Luthier disse:
Amigos preciso de algumas informações sobre essa mesa de som Eurodesk 3282 a se puderem me ajudar ficarei grato.
Eu assumi o som da Igreja (por livre e expontãnea necessidade) e me deparei com essa mesa de som.
Porém algumas funções ainda me são novas.
Por exemplo: Como ativar ou desativar a função Phanton Power;
Para que serve a função Low Cut;
Como controlar o volume da função RCA de som.
Se alguém puder me ajudar agradeço.

Olá Lucas,

vamos tentar te ajudar....

1- Atrás da mesa tem um botão para ligar o phantom power
2- A função low cut vai cortar as frequências abaixo da determinada no botão (acho que é 75Hz).
3- Estava testando a mesa esse fim de semana e tbm não consegui ajustar o RCA (track) para tocar na mesa....estou buscando informações, se alguém tiver vai nos ajudar.....rsrs  :)

Abração
 
Tenho uma Behringerzinha analogica Xenyx 802. Gostava de usar ele somente com som mecanico (notebook - mesa - cx ativa) para me dar um melhor controle. A mesa parou do nada. usei e guardei, quando liguei novamente não reproduz audio nas saídas. Funciona tudo perfeitamente, pelos leds consigo verificar que qualquer alteração de ganho, equalização nos canais, ela responde. Porém masterL, masterR, control Room... não sai nada. Só não testei saida de fones
Alguem ja teve problema parecido? Existe Reparo ou pode preparar mais uns 500,00 para outra mesinha para mesma função?
Grato.
 
Olá! Busquei sobre o mesmo problema que eu tinha na minha mesa. Achei o fórum Som ao Vivo e então comecei a desconfiar da fonte. Tem um CI que é o CI2 LM317 que estava com o seu fator de corte por aquecimento muito baixo. Ao clipar e fazer aquele barulho horrível a mesa cortava o som e abria o circuito. Quando meu sogro cortou o fio 1 (vermelho) que é saida desse integrado de 17v., a fonte voltou a medir na saída desse transistor que custa r$2,40. Claro que troquei tudo, pasta térmica nova depois da limpeza, mica nova, troquei por desencargo os 2 capacitores de 10000/35v, o de 1000/100v e o de 4700/25v. Mas volto a dizer que o problema é o CI LM317 de +17v. Fiz uma readaptação do cooler que tentava fazer sua função, mas os feltros fechavam as saidas e entradas de ar, entao removi todos e coloquei o cooler empurrando o ar da frente para dentro, passando pelo tubo de ar dos ci's e saindo para trás sem resistência dos feltros. Ainda adaptei os 3 dissipadores na diagonal, mas esqueci de colocar a pasta térmica. Farei a qualquer hora. Resolveu o problema. Antes eu ligava a fonte e a mesa ficava aproximadamente uns 2 minutos e zuuuuuuummmmm. Todos os leds vermelhos e verdes acesos no peek dos xlr. Acho que pode ajudar muita gente e evitar que comprem uma fonte só por não conseguirem um diagnóstico. Agradecimentos especiais a Henrique Jorge Guimarães Ulbrich, que me ajudou a decifrar esse problema. Seguem duas fotos da minha fonte.
IMG-20191129-WA0013.jpeg IMG-20191129-WA0011.jpeg
 
Como não consegui editar o post, gostaria de comentar que o CI LM317 é um circuito integrado regulador de tensão, que é ajustável e definida através de resistores. Ele tem dois tipos de proteção, um deles é por calor e o outro é por tensão. Dois fatores que influenciaram no problema dessa fonte. O sr. Henrique fez vários testes e encontrou um problema na saída desse CI, que cortava os +17V após um tempo de o aparelho estar ligado. Com essa informação, no dia seguinte fui em busca dos CI's e outros componentes para trocar e fazer umas adaptações, que achei pertinentes. Quanto ao cooler jogando ar para dentro e saindo pela parte de trás, é que após um tempo ligado ao contrário, notei que o equipamento puxava o ar quente dos outros equipamentos e de seus dissipadores, como amplificadores, etc. Então só tinha mais aquecimento. A inversão seria melhor se na parte traseira tivesse outro cooler jogando o ar para fora pela parte de trás. Se abrirem a fonte de vocês, verão que a poeira é um problema sério, pois fecha os feltros depois de um tempo e não tem mais eficácia contra pó. Vai entrar de qualquer jeito, pode-se colocar um outro tecido mais fino para isso, mas acho desnecessário.
Tensão de entrada 3 V – 40 V
Tensão de saída 1.25 V – 37 V
Temperatura de operação 0 °C – 125 °C
Corrente máxima de saída 1,5A
 
Back
Topo