Dúvida Prática

Entendido Gabriel e David.

Perdoem-me, gostei do tema, mas acabei “pegando o bonde andando” e não prestei atenção corretamente ao contesto.
Obrigado !
 
David Fernandes disse:
Isso aí, Gabriel... certim, certim...

Philip, disse ao Gabriel para inverter no conector pq as caixas dele são amplificadas. Claro que vc pode inverter nos bornes do amp.

[]'s

Apenas corroborando,

Se preferir, pode ter também um P10 macho- P10 fêmea (Ou speakon ou, como o meu caso, XLR) com fase invertida. Faça um com 1 m e seja feliz, leve-o pra onde quiser. Na correria fica mais fácil do que ir até o amp e mecher nos bornes, vá direto a caixa e só plugue no caminho!

Grande abraço
 
grpst disse:
Galera, aproveitando: Como citei, estamos indo pra Petrópolis e pretendo, lá, implementar alguma das coisas que citei no tópico do link abaixo.
<!-- l --><a class="postlink-local" href="http://www.somaovivo.mus.br/forum/viewtopic.php?f=23&t=12263">viewtopic.php?f=23&t=12263</a><!-- l -->

Poderia só me dizer que posso usar 20 metros de 1,5mm pra levar a ligação de 2 RCF + as 2 ATTACK lá pra trás, no gerenciados?

Teoricamente sim pois as 4 juntas tem 1300w...dividindo por 2, 650w ou 5,11A. Com o cabo de 1,5mm leva, na pior das hipoteses, 7,5A, estaria tranquilo, estou correto?

Abração

Acho que, após o comentário do Philip, essa mensagem passou despercebida :lol:

Achei uma forma mais fácil de esclarecer minha dúvida!

Pra dimensionar a parte elétrica, pegamos o consumo total de potência/2, logo temos o consumo mais próximo do real. Sendo assim, iremos dimensionar o sistema olhando pra P/2= I X U correto?

Então a amperagem vai seguir o mesmo conceito. Se tenho 4 caixas de 400w e 3a, temos o total de 1600w e 12a. Pela regra, devemos olhar pra 800w e 6a, de forma que um condutor duplo de 1,5mm³(que suporta 7,5A) dará conta do recado e, como não chegamos aos 1200w ou 10A suportados, teoricamente pelas tomadas, podemos ligar em *qualquer uma.

*Qualquer uma que siga os padrões shuah

Correto?
 
grpst disse:
Boa tarde SAV's.
Galera, li um baita texto do David e fiquei com algumas dúvidas, quem puder ajudar agradeço.

Gabriel, tem o link do texto que leu sobre ?

grpst disse:
Pessoal, Lá no audiolist, vi que os valores para o produto entre os extremos pode ser de 400.000 / 500.000 pra sistemas que chegam 30hz, para os outros em geral, podemos considerar 630.000 ou 700.000.
Logo:

Para 50hz usando 630.000 = 12,6khz
Para 50hz usando 700.000= 14 khz

Gostaria de poder ler sobre esse tema, lembro de ter visto algo, não me lembro onde :cry:

Pegando gancho do tópico, estou usando temporariamente duas Behringer B 212 como monitores, desejo fazer Roll - Off nelas, porém, da forma correta. Tentei fazer alguma coisa mais o som ficou sem brilho.
 
rafaelrb disse:
Grpst ou David ... onde está este texto do David .. estou procurando mas ainda não achei !!!

Valeu !!

Segue galera:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/sonorizacao/equalizacao_retorno.htm">http://www.musicaeadoracao.com.br/tecni ... etorno.htm</a><!-- m -->
 
David Fernandes disse:
Vai com fé, Gabriel! :mrgreen:

Só não esqueça de conferir tudo com o instrumento de maior precisão: seus ouvidos.

[]'s

David, fiz o que comentei e seguem as minhas impressões.

Não pude tacar ruido rosa no retorno pois o FBQ só emite o ruido no canal 1, ou seja, pra jogar no outro teria que ficar trocando a equalização...e já tava muito tarde!
Taquei ruido e alinhei a RCF e, logo após, coloquei no meio e alinhei. Percebi um vale em algumas frequências como 400hz, 1khz e 4khz (fiquei impressionado pois, em Macaé, a central tem uma sobra imensa em 1khz). Reforceios vales e atenuei um pouco em 315hz, 800hz, 8kh, fiz os roll-off's.
Após tudo isso, pedi pro rapaz cantar. Quando ele cantou, ficou bacana. O playback estava bem seco, bem marcado. Sumiram os embolos no grave que as vezes tinhamos mas, infelizmente, a voz dele ficou estranha, não estava legal.

Tentei reduzir um pouco certos reforços e aumentar certas atenuações, mexi nas casas ao lado pra preservar a dinâmica. Melhorou um pouco mas, pra mim, ainda tinha ficado fraco.
Quando eu ligava o bypass, a voz melhroava um pouco mas o playback ficava ruim. Decidi acreditar que, devido à fadiga auditiva, estava confundindo os sons e paramos ali.

No dia seguinte, cheguei mais cedo com o pessoal e, voilá! Passamos o som, ficou um pouco melhor(com o EQ ligado do mesmo modo que no dia anterior). Quando fomos cantar, foi melhorando aos poucos a medida que o pessoal estava chegando.

De cara já matamos, vejam:

A igreja tem um telão bem no local onde, na minha visão, deveria ficar a caixa da esquerda. Para não colocá-la na frente do telão, utilizamos o suporte de parede da igreja que, como já é sabido, joga muito som na parede e no teto. Eu já havia percebido a reverberação, mas não era tão crítica. Apesar disso, estava impactando no resultado.
Quando a igreja encheu, o som ficou MARAVILHOSO. As vozes estavam limpas, consegui MATAR o efeito PB, não ouvi nem um puff. O AKG D5 me surpreendeu na voz de uma soprano que estava em um dia ótimo, tudo foi maravilhoso.

Já a tarde, não houve muita plateia. A reverberação aumentou pois havia menos pessoas do que no inicio da programação da manhã. Conseguimos levar, mas os graves sobravam de mais e os agudos eram difíceis de se escutar prejudicando, em muito, a intelegibilidade da voz.

Galera, na minha opinião, o controle das microfonias foi MUITO, MUITO bom. Tivemos poquíssima microfonia, praticamente nenhuma! Só eu mesmo que as percebi. Conseguimos um bom nível de SPL a ponto de alguns irmãos reclamares e, apesar da acústica e do posicionamento das caixas terem atrapalhado um pouco, o resultado foi muito satisfatório.

Caso alguém conheça artigos que falem da utilização do ECM8000 e sobre equalização, me passem, já li muitos, quase todos do forum, e quero aprender mais pois os equalizadores não melhoram o som mas fazem uma grande diferença pois são eles quem mostram realmente o que a acustica esconde!

Um abraço galera!
 
Bom dia pessoal, bem essa questão de Low Cut acho meio pessoal, eu ainda consigo ouvir bastante os agudos, tem músicas que até me incomodam, quando eu estou trabalhando com caixas boas que conseguem ter bons agudos, geralmente eu começo a cortar em 12khz, 18khz em -6db e 20khz totalmente cortado. Já os graves depende da configuração do sistema, se o sub conseguir subir até 150hz ou 180hz eu começo o corte em 200hz, se a caixa estiver sozinha e conseguir descer bem (como as RCF, algumas JBL) eu começo o corte em 50hz.

Já os cortes nos monitores eu concordo, tem que haver mesmo, se o retorno for só para o pastor eu corto em 150hz logo.
 
Back
Topo