Gravações que nós fizemos! Coloque aqui!

David Fernandes

Active Member
Olá pessoal.

Temos colocado muitas gravações em diversos tópicos. Que tal concentrarmos estes links aqui?

Vou compartilhar com vcs a última que fiz, num casamento no último sábado. O conjunto instrumental tinha dois violinos, uma flauta e teclado. O teclado foi captado via direct box. Nos violinos usei o mic condenser JTS TX-9 (um para cada violino) e o resultado me surpreendeu. Na flauta usei o AKG C1000S, à uma distância aproximada de 40 cm. Já postei essa música em outro tópico, mas tô colocando aqui de novo prá inaugurar... :mrgreen:

Segue o link...

[soundcloud]http://soundcloud.com/dafern/song01[/soundcloud]

[]'s
 
Muito bom professor!
Acredito que o tópico é muito importante pra todos, pois é fundamental para o operador analisar (depois do Culto, Show, Evento, etc..) como está a qualidade de captação, equalização, etc... não somente no P.A... E também os músicos podem acessar e ouvir como está sua performance...

Lindo som da Flauta David!!!

Bom, segue meu link das gravações LR no Min de Louvor da Igreja...

http://soundcloud.com/tony-pinheiro-figueiredo

Abs,
 
....deixa eu mostrar tambem um pouco do barulho santo que fazemos por essas bandas de cá, e parabenizar ao Tony e ao Davi pelo excelente trabalho nas mixagens.

segue o link:
<!-- m --><a class="postlink" href="http://soundcloud.com/gregoriodj/sets/culto">http://soundcloud.com/gregoriodj/sets/culto</a><!-- m -->
 
sempre gravo as bandas que veem tocar onde trabalho algumas nao valem postagem mas essa aqui sou fã galera muito boa.

batera foi usado kit - super lux Drkf5h3...
voz guitarra, baterista e na captação no amp da guitarra - super lux pro 248
voz principal - sem fio sennheiser (não lembro o modelo)
baixo direct box ativo

gravado direto do L/R

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=P0lA2R30xkI&feature=youtu.be">http://www.youtube.com/watch?v=P0lA2R30 ... e=youtu.be</a><!-- m -->
 
então...apesar de não ser gravado, e nem da igreja, aproveito o tópico pra pedir opiniao sobre o meu novo projeto.
estou pilotando a mesa para o Programa da Tarde, que passa na record das 14:30 até as 17:30..
quem estiver de bobeira dá uma assitida e me fala o que tá achando do áudio...kkkk

aproveito para colocar uma foto junto com o mestre cesinha, que sonoriza o programa...

2012-09-10-043.jpg



aguardo as opiniões dos colegas e amigos!!!
abração!!
ingo
 
David Fernandes disse:
Olá pessoal.
Temos colocado muitas gravações em diversos tópicos. Que tal concentrarmos estes links aqui?
[]'s

Boa David,
Acredito que não só as gravações, mas os métodos para obtê-las vão ajudar muito, pois quando nos identificarmos com algum som ou timbre captado, podemos perguntar a forma de captação, qual instrumento, tipo de ligação, microfone, etc... este conhecimento pode ser usado agora ou em uma futura ocasião.
Bom trago um áudio que gravei ano passado em um culto especial, porém a intenção de gravar só se deu no início do culto, pois geralmente gravo só as mensagens...

Com isso coloquei um cabo na entrada de microfone do Computador e liguei na saída control room atrás da mesa. Porém eram tantos microfones e o culto teve umas 8 musicas que não deu para ficar parado... cheguei do trabalho fui para igreja posicionei os mics, passei umas 3 musicas com a orquestra e já começou o culto! Muito corrido. Conclusão não deu par eu prestar atenção na gravação que ficou terrivelmente distorcida... :(

mas dá para ter uma idéia de como ficou com os mics descritos abaixo.

Foram 4 clarinetas, 1 flauta, 3 violinos, 2 trompetes, 4 trombones, 1 tuba, 1 trompa, 1 saxofone, teclado, bateria.

Isso tudo para 4 behringer c2, 1 samson c01, 3 shure sm58 e 2 seinnheiser. A mesa é analógica uma Soundcraft GB2.

-> Nas clarinetas coloquei um microfone para cada par cerca de uns 30cm com o Behringer c2 para cada dupla. E microfonei por baixo quase que pegando o meio do instrumento.
-> Para flauta utilizei 1 behringer c2 cerca de uns 50cm da flauta por cima.
-> Para os 3 violinos utilizei 1 behringer c2 com 1 violino na frente e 2 atrás e o mic no meio deles por cima cerca de uns 50cm de altura.
-> A bateria foi microfonada por 1 samson c01 cerca de 1 metro de distância. Já os trombones, tromas e trompetes não microfonei, pois o nível de pressão sonora per eles gerados já foi o suficiente para chegar aos últimos bancos. Mas como artifício, girei o mic da bateria para que captasse o som proveniente desses metais.
-> Na tuba nem lembro, deve ter sido sm58 ou sennheiser pois não tenho outros.
-> Teclado foi um SP88 da kurzweil em linha sem DI
-> Baixo não tinha baixista nesta música só nas últimas músicas onde 1 trombone foi tocar...

Durante o culto foi muito bom fiquei feliz, o som estava superagradável, pena não poder monitorar a gravação.

DETALHE: tive que aprontar e operar tudo sozinho! Só Deus para Ajudar.

Hj tenho ajudantes, e se não fosse eles... sou grato a eles pois moro a 40km da igreja.
Assim que tiver oportunidade de gravar a orquestra e posto novamente. Pois não eram todos músicos lá da igreja. E a orquestra lá da igreja toca toda quarta feira, este dia estou trabalhando.

Seguem os links...

[soundcloud]http://soundcloud.com/levi-da-silva-santos/vim-para-adorar-te[/soundcloud]

[soundcloud]http://soundcloud.com/levi-da-silva-santos/imensur-vel-s-o-seus-grandes[/soundcloud]

vlw :wink:
 
Vou colocar uma aqui, direto do R e L da Roland, não me pergunte quais microfones usamos pois não quero passar vergonha. :D

htt[soundcloud]p://soundcloud.com/pedro-vitor-viana-caixeta/orquestra[/soundcloud]
 
Legal que a galera sonoriza muito orquestra! Eu ainda não tive a oportunidade disso...

Seria legal se todos que temos SoundCloud seguíssemos (Follow) uns os outros...

Abs,
 
tonypinheiro disse:
Legal que a galera sonoriza muito orquestra! Eu ainda não tive a oportunidade disso...

Seria legal se todos que temos SoundCloud seguíssemos (Follow) uns os outros...

Abs,

Bem, vou abrir o jogo, se não me engano estava usando 2 Behringer C2 nos violinos e 1 c2 nas flautas, tinha mais microfones na orquestra (um L e R) mas eu liberei só esses 3 , de resto foi só vazamento, na bateria é um misto, o over que é Samsom C02 (na verdade aqueles superlux), a caixa que é sm57, a esteira da caixa ficou com um pg56, o bumbo um beta 52, o surdo de 16 um pg52, o hihat hoje é um Shure sm94.

Hoje melhoramos um pouco a sonorização da orquestra, temos um mic de ambiente para gravação, usamos somente 1 JTS CM 502 para os violinos, um c2 ou C02 para a flauta, o ganho do JTS é muito grande, tem que tirar muito ganho na mesa em comparação com o c2, em compensação o som vem lindo, nunca vi um microfone que respondesse como o JTS, os violinos ficam perfeitos.

Vou fazer 2 gravações, ministério de louvor esse domingo e orquestra, porém vou microfonar diferente vou microfonar a orquestra com 2 C02 em X , mais os violinos individualmente.

Cadê o Samuel com as gravações individuais na roland?
 
ingo disse:
então...apesar de não ser gravado, e nem da igreja, aproveito o tópico pra pedir opiniao sobre o meu novo projeto.
estou pilotando a mesa para o Programa da Tarde, que passa na record das 14:30 até as 17:30..
quem estiver de bobeira dá uma assitida e me fala o que tá achando do áudio...kkkk

aproveito para colocar uma foto junto com o mestre cesinha, que sonoriza o programa...

aguardo as opiniões dos colegas e amigos!!!
abração!!
ingo

Olá Ingo,

Parabéns pelo novo projeto!
Legal seu estúdio!
Tenho percebido, principalmente em canais HD, que não existe uma "normalização" do volume em alguns momentos... Por exemplo: Na hora do intervalo comercial há uma alteração (pra cima) muito grande no volume... Aí tenho abaixar o volume da TV e na hora do programa tenho que aumentar... Porque isso acontece?

Eu vi rapidamente o Programa da Tarde essa semana... Que microfone headset está sendo usado pelos apresentadores?

O que você acha da M7 pra essa aplicação? O CentralLogic ajuda?
Essas mesas menores são Mackie?
Que monitores de referência são esses?

Brother, desculpe pelo número de perguntas, mas é que fiquei curioso! rsrs

Abs,
 
oi tony....

nossa...quantas perguntas...rsrs
vou tentar responder tudo!!

esta questão de volume é sim devido a falta de padrão entre as mixes de cada sinal. existe um problema que vai além de simplesmente ter todo mundo em um único padrão de volume. até aí todo mundo mixa em 0db, com +- x db de variação e tá lindo.
mas quando falamos em transmissão, falamos em percepção. uma compressão já muda totalmente a forma como percebemos o som.
vamos supor que eu e vc tony, mixamos duas músicas. temos como referência mixar em 0db. bacana. no gráfico, nossas mixes estão parecidas, com picos próximos e tudo. mas eu usei uma compressão super forte, deixando uma dinâmica quase inexistente na minha faixa. para o leigo, ouvindo em casa, qual parecerá mais alta?
a minha.
esta é uma questão forte no mercado musical, e mais ainda em broadcast. as produtoras de comercial mandam os vídeos com áudio super comprimido, tocando super alto. as emissoras colocam compressores super fortes nas saídas, para não deixar passar nada que possa queimar os transmissores.
para resolver esta bagunça, está sendo levantada a monitoração e medição de loudness.
o loudness pretende medir mais que simplesmente níveis em um gráfico, ou vu da mesa.
a idéia e medirmos com boa precisão, algo subjetivo. a percepção dos nossos ouvidos ao som emitido. não importa em quanto o vu da mesa esteja. mas sim em que sensação de volume estamos ouvindo. aí o papo fica muito louco....kkkkkkkkk já vira outro tópico...rsrs

sobre os mics, bom, são mics shure beta 53, ominidirecionais headset, montados em sistema sem fio sennheiser. antes que pergunte, a escolha destes mics foi simples. pelo diretor do programa, ia todo mundo de lapela. mas como existe retorno dos mics no estúdio, fica totalmente inviável o uso de lapela. como usar mics de mão estava fora de jogo (determinação do diretor, queria as mãos dos apresentadores livres), recorremos aos headsets mesmo.

esta sala de mix, fica junto com todo o controle de vídeo e tudo o mais. estamos em um espaço provisório, até a reforma das salas de controle que irão passar para HD. ficamos todos dentro de um container, o que prejudica absurdamente o trabalho, mixar em uma sala de metal é complexo. muita reflexões.

sobre o uso da M7, bom não curto muito o timbre dela não. e pra falar a verdade, para uso em broadcast, ela fica devendo algumas coisas. De resto, o operacional dela é simples...como trabalho com meia mesa em DCA, e não temos tempo de ficar mexendo muita coisa, até que o centralogic dá uma ajuda.

os monitores são tanoy. bons monitores, apesar de faltar na minha opinião, as baixas.
as outras mesas são mackie sim. a que está a direita da M7 é usada pelo Mestre Cesinha para os equipos de sonoplastia. entra na M7 em dois canais.
a da esquerda é a mesa stand by.

ufa, espero ter conseguido explicar por cima...se quiser, manda a próxima bateria de perguntas aí!!!! ;-p

abração
ingo
 
Obrigado pela aula de broadcast e os esclarecimentos Ingo!!!

Pode deixar que não vou mais te fazer um montão de perguntas! ;-)


Forte abraço!
 
uma dupla sertaneja veio gravar um clipe aqui onde eu trabalho, mas só queriam as imagens usaram o audio do estudio...mas como eu gravei o show usei as imagens e montei o clipe com o meu audio também... vou postar os dois sons.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=h5EQAi0gCTU">http://www.youtube.com/watch?v=h5EQAi0gCTU</a><!-- m --> ( L/R ao vivo)

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.youtube.com/watch?v=rUi4Gl1eHjs">http://www.youtube.com/watch?v=rUi4Gl1eHjs</a><!-- m --> (estudio)
 
Opa ingo, que experiência ei? tá louco, ahahaha, uma pergunta, para que o uso de tanto material caríssimo (como a M7CL) em um programa como esse ? quando vejo o equipo dos programas de TV eu não entendo nada, tudo muito caro, acho que dava pra fazer o programa com material um pouco mais simples.


Sobre gravação ao vivo, pessoal, pega leve em algumas gravações, as caixas de uso ao vivo não chegam nem perto de bons monitores de estúdio, muita das vezes o ambiente não ajuda, você tem que mixar com um tempo de reverb de 2s ou mais, com os irmão (ou platéia) cantando junto, as vezes o sub tá mais baixo que as altas, ou mais alto que as mesmas aonde você está ouvindo, muita das vezes você tem referência mais de um lado do que do outro (no meu caso).

Minhas gravações são feitas em um ambiente um pouco vivo quando a igreja está com metade de sua capacidade, cheia fica bem mais tranquilo e as MA12 trabalham bem, o que comprova que uma linha superior como a FZ 1203ATW pode sim trabalhar bem em igreja, basta seguir o projeto, o problema meu mesmo é a mesa fica mais pra um lado do PA e o operador ficar em um ângulo de 30º em relação ao centro do falante, perco muita referência bem ai, como já não bastasse os microfones respondem bem diferente na gravação.

Bom mesmo é gravar tudo separado e depois editar certinho colocando uma equalização e efeitos adequados para cada instrumento, no meu caso fiquei impressionado como o baixo tá acompanhando o bumbo, o teclado tá bem alto, na hora tava baixo até demais.

Amanhã coloco mais gravações aqui, juro que eu vou me esforçar ao máximo para que tudo de certo na gravação.
 
A PAZ

Mestre David, assim voce me mata kkkkkkk, se tem 3 musicas que me tocam profundamente são:
Gente Humilde
Pai = Fabio Junior
Fascinação = tanto na voz de Elis quanto na de Nat king cole.
 
V. do FLY PA disse:
no meu caso fiquei impressionado como o baixo tá acompanhando o bumbo, o teclado tá bem alto, na hora tava baixo até demais.

também me impressiono quando acontece isso, o ideal é deixar alguém mixando o PA e você ficar preocupado só com a gravação monitorando todas as vias...
vocês tem digital e eu que sofro tendo que "resetar" a mesa e fazer tudo de novo todo culto... rsrs :wink:
 
Back
Topo