Mais falantes aumenta a pressão sonora?

Bom dia pessoal!!
Me faltava coragem em postar alguma coisa,sempre li muito o fórum que é maravilhoso,estou aprendendo demais aqui.
Na verdade não postei antes por conta de tanta informação preciosa que me senti um "nada"..rs!Mas minha dúvida pode ser de muitas pessoas também!

Antes de mais nada,quero me apresentar e contar um pouco de minha relação com o áudio.
Meu no me é Fernando,sou um entusiasta do mundo do Áudio,sou do Rio de Janeiro e sempre queendo aprender mais e mais!
Tenho um fascínio pelos P.A's desde moleque,mas nunca tive coragem de encarar o mercado tão competitivo que é o mercado de sonorização.No ano passado investi em um P.A de um total de 2 sub de 18" de 600W e 2 médio graves( um woofer de 15" e um TI de 2") de 400W,onde todas as caixas são ativas.

Este conjunto é naquele estilo pedestal,o médio grave em cima do sub.
Mas me interessei pela montagem em fly,até mesmo por ter uma presença mais profissional e achar mais eficiente,não sou especilista,mas me parece que o médio grave no alto me abrange uma área maior do que a montagem que tenho hoje.Estou certo?

Bom qual a minha dúvida?
Se eu colocar 2 falantes de 8 ohms em paralelo eu caso 4 ohms com o ampli.O fato de eu estar com mais um falante o meu sistema iria falar mais ou não?Eu não teria um deslocamento maior,mas com a mesma potência?Ou teria mesmo que incluir mais amplificadores ai meu sistema?

O que eu pensei em fazer?
Caso eu ganhe em rendimento iria fazer 4 caixas de cada lado da seguinte forma:
4 caixas,cada caixa com 2 woofer de 10",cada um com 8ohms em série,totalizando 16 ohms.
Colocando em paralelo estas 4 caisas,daria os 4 ohms para casar com meu amplificador.
Iria fazer a com os subs algu parecido,sai os sub de 4 ohms e entra 2 de 8 ohms,deslocando mais ar.

Daria certo,tô pensando certo?

Forte abraço a todos!!
 
fernando muzi disse:
Bom qual a minha dúvida?
Se eu colocar 2 falantes de 8 ohms em paralelo eu caso 4 ohms com o ampli.O fato de eu estar com mais um falante o meu sistema iria falar mais ou não?Eu não teria um deslocamento maior,mas com a mesma potência?Ou teria mesmo que incluir mais amplificadores ai meu sistema?

A fisica 'e simples : deslocamento (unitario) por altofalante permanecera o mesmo.Total - vai dobrar.Mas somente em caso de "dobra" de potencia devido uma baixa de impedancia.Na vida real essa "dobra" dificilmente acontece principalmente quando se trata das impedancias de 4 e 2 Ohms (aumento de 60-80% de potencia ja pode considerar um grande feito ).Alem disso estamos deixando "pra la" os efeitos de proximidades das massas de ar deslocadas por CADA dos altofalantes com certas diferencas previsiveis.Se aumentar essa proporcao (esquecendo marcas dos AF e amps) vera que depois de certa quantidade dos "pares" dos AF crescimento de SPL pare de ser um tanto significativo...
Obs : como um ganho indiscutivel tera uma diminuicao obvia dos harmonicos impares (devido cancelamento e aquelas pequencas irregularidades dos AF ). Maioria dos sistemas multifalantes goza deste "efeito".

fernando muzi disse:
O que eu pensei em fazer?
Caso eu ganhe em rendimento iria fazer 4 caixas de cada lado da seguinte forma:
4 caixas,cada caixa com 2 woofer de 10",cada um com 8ohms em série,totalizando 16 ohms.
Colocando em paralelo estas 4 caisas,daria os 4 ohms para casar com meu amplificador.
Iria fazer a com os subs algu parecido,sai os sub de 4 ohms e entra 2 de 8 ohms,deslocando mais ar.

A aula de matematica ja foi dada por ai.So faltou resumo :ligacao em serie vai economisar $$$ em amplificacaco mas vai fazer Voce perder $$$ em rendimento.Afinal , qual 'e prioridade ?
- Seu amp 'e muito potente?Entao vende e compre dois menores ..
- Ou seus AF sao muito fracos? Entao compre metade de quantidade com dobro de potencia!
- Suas caixas tem construcao inadequada? Procure uma outra com ganho acustico na SPL!
'E assim : quando precisa passar camisa e calca simultaneamente nao basta de ter dois ferros de passar.Tem que tambem adicionar uma mao que vai usar este ferro (leiam : amplificador que vai gerar energia ADICIONAL).. :wink:

Abrcs,
andry110
 
Aproveitando o tópico:
Quando ligo uma caixa passiva depedendo de uma caixa ativa, eu tenho a soma de SPL, ou só um angulo de cobertura maior? ou ambos aumentam?
Ambas as caixas de mesma marca e série!
 
Back
Topo